Título: Cidades de Papel
Título Original : Paper towns
Autor: John Green
Ano: 2013
Editora: Intrínseca
Páginas: 368
Sinopse: Quentin Jacobsen tem uma paixão platônica pela magnífica vizinha e colega de escola Margo Roth Spiegelman. Até que em um cinco de maio que poderia ter sido outro dia qualquer, ela invade sua vida pela janela de seu quarto, com a cara pintada e vestida de ninja, convocando-o a fazer parte de um engenhoso plano de vingança. E ele, é claro, aceita.
Assim que a noite de aventuras acaba e um novo dia se inicia, Q vai para a escola e então descobre que o paradeiro da sempre enigmática Margo é agora um mistério. No entanto, ele logo encontra pistas e começa a segui-las. Impelido em direção a um caminho tortuoso, quanto mais Q se aproxima de Margo, mais se distancia da imagem da garota que ele achava que conhecia.


"Cidades de Papel" foi o segundo livro do John Green que li (O primeiro foi o "A Culpa é das Estrelas") e é o primeiro (do autor) que resenho aqui no blog!

O livro é narrado em primeira pessoa (pelo personagem principal, Quentin Jacobsen) e possui três partes (Os Fios, A Relva e O Navio).

Na primeira parte conhecemos Quentin Jacobsen (Q.) e sua vizinha/amiga/paixão Margo Roth Spielgeman. Como vocês devem ter lido na sinopse, em uma certa noite a garota aparece na janela do quarto de Q e o convida para participar do seu plano de vingança. Esse plano de vingança toma conta de toda a primeira parte do livro e é muito hilário! Impossível não rir da aventura da louca  da Margo e do atrapalhado do Q. O bom humor presente aqui, somado a agilidade dos acontecimentos tornaram a leitura muito agradável!

A parte dois já possui um ritmo mais lento e foca em Quentin tentando resolver as pistas e solucionar o mistério em torno do desaparecimento da Margo. Essa parte tinha tudo para ser insuportável mas o John consegue torná-la suportável, engraçada (com Ben e Radar [amigos de Q] que são muito engraçados!) e reflexiva (com sábios pensamentos de Q a respeito de Margo, dele mesmo e das pessoas).

O livro se encerra com a parte 3 (a melhor, na minha opinião) que é muito divertida, ágil e surpreendente!

O final me decepcionou um pouco! Não foi nem pelos acontecimentos mas sim por ser tão "em aberto", fiquei com muitas questões a respeito dos desfechos dos personagens. Até entendo que foi o final adequado para um livro tão poético que é o "Cidades de Papel", mas para mim não funcionou muito!

Fora o final, eu gostei muito do livro, da história e dos personagens (extremamente cativantes) que o John Green criou.

PS: Muito interessante o significado das "Cidades de Papel"! 
 
Nota: 4 de 5 estrelas


4 Comentários

  1. Oi...

    Já vi tantas resenhas negativas desse livro. Pelas poucas que eu vi ainda sim, tenho vontade de ler.

    Beijos

    Cintia

    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cintia!

      Tirando o final, eu gostei do livro sim! Espero que você consiga ler e que goste também! :)

      Obrigado pela visita!

      Excluir
  2. Oi Tony!

    Já li todos os livros do John Green, e de todos esse é o que eu menos gosto. Não sei o porquê. Gostei muito do enredo, mas não gostei tanto assim dos personagens. Sei lá. Dei 3 estrelinhas para ele no Skoob. Espero que cê tenha oportunidade de ler os outros do autor.

    Beijos!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!

      Eu gostei de ''Cidades de Papel'' mas prefiro ''A Culpa é das Estrelas''! O próximo que lerei do autor será ''O Teorema Katherine'', Espero gostar dele também! :)

      Obrigado pela visita!

      Excluir