Título: Extraordinário
Título Original: Wonder
Autora: R.J. Palacio
Ano: 2013
Editora: Intrínseca 
Páginas: 320
Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.


Eu sempre via as pessoas falando de "Extraordinário". Os comentários sobre a obra eram super positivos e todas as pessoas recomendavam o livro fervorosamente: "Leia Extraordinário, você não vai se arrepender!", "VOCÊ PRECISA LER EXTRAORDINÁRIO, O LIVRO É PERFEITO!!!", mas mesmo com essa repercussão toda eu não tinha vontade de ler o livro. Não sei explicar o porque, mas o fato era que eu não queria ler o livro e ponto final. Passado algum tempo, em 2014 (na Turnê Intrínseca) um vídeo me fez mudar de opinião (Se você estiver interessado em ver o vídeo, aqui está o link dele: https://www.youtube.com/watch?v=L5Hx-yYIMlw). Esse vídeo em questão era o book trailer do livro e ele não só fez com que eu ficasse todo arrepiado como me fez perceber que eu realmente precisava ler aquele livro. 


Começo de fato essa resenha dizendo que sim, Extraordinário é realmente Extraordinário! O livro faz jus ao seu nome e a todo o burburinho que causou e ainda causa na blogosfera. Logo nas primeiras páginas da obra percebemos que ela é especial e diferente de muitas outras que estamos acostumados a ler. A começar por seu protagonista, que é "feio". Você se lembra de já ter lido algum livro onde o protagonista tenha uma deformidade facial que acabe deixando ele "feio"? Acho que não, né? Eu pelo menos só estou acostumado a ver e a ler livros onde os personagens são estupidamente lindos. Em meio a milhares de autores existentes no Brasil e no mundo, poucos se arriscam a lançar um livro onde o protagonista fuja do padrão e a R.J. Palacio já começa a se destacar e a ganhar pontos aí, por ter criado um livro que foge do padrão e quebra tabus.

"(...) Deveríamos ser lembrados pelas coisas que fazemos. Elas importam mais que tudo. Mais do que aquilo que dizemos ou do que nossa aparência. As coisas que fazemos sobrevivem a nós." - página 22

August (Auggie para os íntimos) Pullman nasceu com uma síndrome genética rara que acabou deformando o seu rosto. Com apenas 10 anos, o garoto já passou por mais de 26 cirurgias e diversas complicações médicas. Por causa do seu rosto (que sempre assusta as pessoas), Auggie acabou passando a sua vida sempre em casa e nunca frequentou uma escola e verdade (ele tinha aulas em casa), mas isso está prestes a mudar... O pontapé inicial da história se dá por conta deste acontecimento: A ida do Auggie à uma escola de verdade. E pode até parecer um acontecimento simples e monótono que pouco irá empolgar o leitor, mas nada é o que parece. Essa "simples" ida do Auggie à uma escola acarreta um turbilhão de emoções na vida do personagem e na do leitor também. O leitor fica apreensivo, triste, revoltado (com tanta intolerância e preconceito bobo) e feliz (com os primeiros passos e conquistas do Auggie na vida escolar, os seus primeiros amigos, as suas primeiras descobertas...). É muito interessante ver como um livro onde a simplicidade é predominante pode conquistar e mexer tanto com o leitor.


Creio que dois pontos que façam desse, um livro extraordinário, sejam esses: os seus personagens e a escrita de Palacio. Os personagens são muito cativantes, gostei de praticamente todos presentes no livro (Menos os que ofendiam e tratavam o Auggie mal, é claro!), mas destaco: Auggie, Via, Summer, Jack, Sr. Buzanfa, Justin e Miranda. Já a escrita da autora é um dos pontos alto do livro, sempre muito simples e tocante a escrita de Palacio faz com que a leitura de Extraordinário seja bem leve e fluída. Uma coisa que vale ressaltar é a forma como o livro é estruturado: Extraordinário é intercalado por capítulos narrados não só pelo ponto de vista de Auggie, mas como também pelos de Via, Summer, Jack, Justin e Miranda. Isso deixa o livro mais dinâmico e faz com que o leitor esteja a par de tudo o que está acontecendo na trama. Além de ser uma ferramenta ideal para fazer com que o leitor entenda um pouco melhor como as outras pessoas (amigos e familiares) veem o Auggie e lidam com a condição especial dele.

"Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo.” página 313
 
Além de possuir personagens cativantes e um narrativa dinâmica, "Extraordinário" ainda possui diversas mensagens para o leitor. Com o livro passei a perceber que muitas pessoas consideradas feias fisicamente pelas outras pessoas são lindas e maravilhosas e que pessoas consideradas lindas fisicamente pelos outros são feias e horríveis. Também percebi que devemos parar de julgar os outros pelas suas aparências e que é muito melhor escolher ser gentil do que escolher está certo. Ser sempre gentil e amar as pessoas pelo que elas são (e não por suas aparências) são só algumas das várias mensagens presentes nesse livro inesquecível.


"Extraordinário" é um daqueles livros que são marcantes, emocionantes e que merecem ser lidos e ovacionados (e preferência com aplausos de pé) por todas as pessoas do mundo. Foi um dos primeiros livros favoritados por mim em 2015 e é sem dúvidas um dos melhores que já li até então.


Ah, não posso terminar essa resenha sem antes me juntar ao grupo das pessoas que recomendam essa obra fervorosamente: Pessoal, vocês PRECISAM ler esse livro! Ele é incrível e perfeito e será (sem dúvidas) umas das melhores leituras que vocês irão fazer nessa vida. Sério, vocês não vão se arrepender de embarcar nessa leitura mega marcante e tocante!!!!!

" — Obrigado por me fazer ir para a escola — falei baixinho. 
Ela me abraçou mais apertado, se inclinou e deu um beijo no alto da minha cabeça. 
— Eu é que agradeço, Auggie — respondeu ela. 
— Pelo quê? 
— Por tudo o que nos deu. Por entrar nas nossas vidas. Por ser você. 
Inclinou-se de novo e sussurrou em meu ouvido: 
— Você é mesmo extraordinário, Auggie. Você é extraordinário." - página 310


Nota: 5 de 5 estrelas


40 Comentários

  1. Oi Tony <3 Eu adorei sua resenha, a postagem ficou bem dinâmica também! :3
    Eu nunca tive muita vontade de ler esse livro, deve ser porque tô "meh" pro gênero, mas ele está na minha listinha! No momento estou investindo na paixão por livros de psicopatas ukhfsdfuhdkfusdfkushfksddf

    Beijoss!

    www.carolespilotro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! Ah fico feliz que você tenha curtido a resenha! :) Ah eu também era sim, não tinha vontade de ler o livro... Mas mudei de ideia, li e posso dizer que foi uma ótima escolha que fiz! Espero que você também mude de opinião! :3 Hahahaha sério? Tenho medo de psicopatas! kkk

      Excluir
  2. Olá, Tony.
    Acho que é meio complicado ler esse livro e não se tornar uma das pessoas que o recomendam avidamente, chorei lendo e senti que, no fim das contas, me tornei outra pessoa ao conhecer essa história. Adorei sua resenha, esse livro é incrível <3.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Inês! Pois é, é meio complicado mesmo! rs Eu também me tornei outra pessoa ao conhecer essa história. Ai, ai... esse livro é muito bom, né? Amei ele! <3 Eba, fico feliz em saber que você curtiu a resenha! :)

      Excluir
  3. Adorei a resenha e fuquei muito afim de ler! Muito interessante. Bjin

    www.carladominic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carla! Eba, fico feliz que você tenha curtido a resenha! :)

      Excluir
  4. Oi, Tony!
    Eu não me canso de recomendar Extraordinário.
    É um livro que na sua simplicidade nos transmite uma mensagem linda.
    Ainda não vi uma pessoa sequer que não gostou do livro. Ele realmente faz jus ao seu nome!
    Beijos

    Construindo Estante || Curta a fan page
    Sorteio de caneca personalizada de A Culpa é das Estrelas. Participe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eliana! Então somos dois, pois agora eu recomendo o livro para todas pessoas que conheço! rs Também não me recordo de já ter visto alguma pessoa falando mal do livro ou que não tenha gostado dele. Sim! Extraordinário é Extraordinário! <3

      Excluir
  5. Olá, Tudo bem? Extraordinário é de fato um livro maravilhoso! Eba, fico feliz que você tenha curtido a resenha! :)

    ResponderExcluir
  6. Estou com ele na estante faz mais de ano e ainda não li hehe. Mas meu motivo é diferente do seu. Simplesmente acho que ainda não chegou o momento de eu ler ele. Sei que se ler agora não vou aproveitar a grandeza da obra. Parabéns pela resenha, está perfeita.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Te entendo. Mas espero que em breve chegue para você o momento de ler o livro! Ele é muito bom, acho que você vai adorar a obra! :) Muito obrigado! :3

      Excluir
  7. Aii amor. Sou apaixonada por livros que tem personagens contagiantes. E a escrita do autor deve ser realmente boa porque muitas pessoas falam muito e muito bem do livro, como voce mesmo disse.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paloma! Se você é apaixonada por livros que tenham personagens contagiantes vai amar Extraordinário! O livro é recheado de personagens extremamente cativantes! :)

      Excluir
  8. Oi Tony!

    Vou adiando a leitura desse livro, acho que vou morrer de chorar. Do começo ao fim! HAHAHAHA. Adorei a resenha mais por enquanto, sem coragem para ler.

    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cintia! Ahh te entendo, mas espero que em breve você o leia. Creio que você irá amar Extraordinário! :) Eba, fico feliz que você tenha curtido a resenha!

      Excluir
  9. Tony, eu estava igual a você antes de ler.
    Todo mundo falava bem, mas a sinopse não me fazia querer ler, talvez por ser tão diferente e fora da caixinha.
    Quando terminei de ler, tudo o que eu pensava era POR QUE EU FUI BURRA E PRECONCEITUOSA E NÃO LI ISSO ANTES?
    É incrível, é extraordinário.
    E você está certinho, os personagens e a escrita são o ponto alto.
    Quero muito o 365 Dias Extraordinários.
    *.*

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Teca! Olha, eu também pensei isso quando terminei de ler o livro! Extraordinário é perfeito, fico feliz de ter dado uma chance a ele! :) Ah eu também quero muito o 365 dias Extraordinários! :3

      Excluir
  10. Olá,
    Que tudo a sua resenha, tenho o livro a algum tempo, e até agora não realizei a leitura do mesmo, ma s agora estou super ansiosa. Adorei a resenha.
    Beijos.

    http://www.adorkable.com.br/2015/04/resenha-um-porto-seguro.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Samanta! Fico feliz que você tenha curtido a resenha! O livro é incrível. Espero que você o leia e o ame também! :)

      Excluir
  11. Tony, estou aqui de novo, dessa vez é para indicar um livro do Harlan Coben, como você pediu lá no meu blog.
    Melhor ler os "avulsos", não da série.
    Meus preferidos são: Cilada, Desaparecido Para Sempre, Não Conta a Ninguém e Seis Anos Depois.
    Minha mãe leu O Inocente também e disse que é fantástico.
    Quase todos esses têm um final surpreendente.
    Para quem gosta do gênero de policial, vai adorar.
    E da série dele, leia o primeiro do Myron Bolitar, Quebra de Confiança. É muito booom! O Myron é um ótimo protagonista.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Teca! Opa, obrigado por vir aqui me indicar os livros do Harlan! Vou adicionar Cilada, O Inocente e Quebra de Confiança a minha lista! Obrigado novamente pelas indicações! :)

      Excluir
  12. Oi, tudo joia?
    Já estou namorando esse livro pra comprar a um bom tempo, mas quando pego pra comprar ele sempre acabo escolhendo outro, eu tenho que tomar vergonha na cara e comprar logo, eu vejo críticas e mais críticas super positivas dele :D, amei a resenha;

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Joice! Tudo ótimo e contigo? Haha sei como é isso, mas espero que você o leia em breve e que goste dele assim como eu gostei! :) Eba, fico feliz que você tenha curtido a resenha!

      Excluir
  13. Oi Tony,
    Extraordinário e muito bom, não? *--*
    Comprei ele porque me apaixonei pela capa (eu é essa mania). Mais não me arrependi a R.J Palacio tem um jeito incrível de escrever.
    O Auggie me fez ver o mundo de um jeito diferente, me emocionei muito com esse livro.
    Mais chega de falar de mim hhehe... Adorei sua resenha, ficou ótima. Parabéns! Tá muito bem escrita. A foto ficou bem legal :D <3
    Beijos ♥

    Livros Para o Chá das Cinco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ketelyn! Sim, Extraordinário é muuuito bom! Pois é R.J. Palacio tem um jeito incrível de escrever! E o Auggie também me fez ver o mundo de um jeito diferente!
      Ahhh muito obrigado, fico feliz que você tenha curtido a resenha e gostado da foto! :)

      Excluir
  14. Tony, eu adorei a resenha. vc escreve muito bem!
    Ouço falar tão bem desse livro que não sei por que ainda não li.
    Sempre compro outros e acabo não trazendo ele pra casa. Estou perdendo muito, heins!
    Espero gostar muito da leitura.

    Abraço.
    Diego França, Blog vida e letras
    http://blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diego! Muito obrigado, fico feliz que você tenha curtido a resenha! :) Está sim, hein? rsrs Espero que você leia o livro e goste bastante dele! :)

      Excluir
  15. Oi, Tooooony

    E mais uma vez "booom" resenha maravilhosa! hahahaha
    Eu também tenho o mesmo problema que você tinha...ouço todo mundo falando super³²¹ bem desse livro e nunca tomo vergonha pra ler! Não tenho vontade por birra! hahahaha
    Mas como você sofria do mesmo mal que eu adorou, vou pensar com mais carinho! ♥

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamires! Ahhh muito obrigado, fico feliz que você tenha achado isso da minha resenha! :)
      Pense mesmo, vai que acontece com você o mesmo que aconteceu comigo? Se você ler, me diz o que achou, tá?

      Excluir
  16. Se me olvidó seguirte la vez anterior.


    Espero que cuando lea este libro me guste mucho.


    Saludos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola, Yukimaru! Gracias por seguir el blog. También espero que les guste el libro suficiente! :)

      Excluir
  17. Oi, Tony! Cara porque você demorou tanto para ler Extraordinário? (rsrsrs) sabe alguns livros mudam nossa vida completamente de forma muito positiva. Extraordinário é o tipo de livro que nos faz repensar toda a nossa existência e nossa forma egoísta de ver o outro, e perceber suas singularidades! O Último quote que você postou é o meu preferido... "quando tiver que escolher entre está certo e ser gentil, escolha ser gentil" o mundo seria tão mais agradável e a convivência se parássemos tanto de brigar por ter sempre razão... escolher ser gentil pode mudar muita coisa! ^^

    Excelente resenha Tony! Grande abraço!

    joandersonoliveira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Joanderson! Então, não sei explicar o porque, mas não tinha muita vontade de ler ele sabe? rs Ainda bem que me interessei em ler o livro, porque foi uma das melhores leituras que fiz até então! :) Pois é, o livro mudou muito me fez repensar muitas coisas e me ensinou muitas coisas também. Essa de ser gentil é muito bacana, seria muito legal se todo mundo agisse assim, né? :) Obrigado!

      Excluir
  18. Olá Tony! Sobre a pergunta que fez lá no blog, que eu não sei se respondi, o "prazo" é até dia 20 :D
    Eu já diversas resenhas sobre esse livro, desde a primeira tenho vontade de lê-lo. A historia do Auggie parece ser do tipo que me faria chorar, e de forma estranha, eu gosto quando livros me levam a isso.
    Eu tenho uma enorme curiosidade de lê-lo. De fato, acredito nunca ter lido um livro onde o protagonista fosse "feio", a deformidade de Auggie parece vir para traçar uma nova visão do que é realmente belo ou feio.

    { Rabbits and Wolfs }

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Ok, obrigado por responder! Mas acredito que nem vai dá para mim se inscrever, ultimamente ando tão ocupado... :(
      Sim, acredito que a autora quer realmente passa isso para os leitores. Espero que você possa ler e amar "Extraordinário"! :)

      Excluir
  19. Oi Tony,esse é um dos livros mais incríveis que já li,igualmente O Pequeno Príncipe,livros que possui uma simplicidade tão fantástica,e são livros igualmente o titulo.
    Esse livro me surpreendeu muito,e com certeza é uma leitura para qualquer tipo de pessoa.Ainda mais aqueles tem tem um certo preconceito,seja sobre pessoas ou até preconceito com a cor de um gato.
    E depois de ler ele,segui com o que sempre fiz na minha vida "Ser mais gentil que o necessário"
    Ótima resenha como sempre <3

    http://nadadecontodefadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Erika! Pois é, concordo contigo! Extraordinário também é um dos livros mais incríveis que já li. Sim, o livro é altamente recomendado para qualquer tipo de pessoa, mas principalmente para essas que você falou, Obrigado, fico feliz que você tenha curtido a resenha! :)

      Excluir
  20. Oi Tony, tudo bem?
    Primeiro tenho que dizer que a frase "Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo", vai ficar marcada para sempre em mim *-*
    Bom, eu comprei esse livro sem nem saber do que se tratava, simplesmente fui na Saraiva e pensei 'quero comprar um livro' kkkk olhei para ele, e tals e pronto, comprei, dai cheguei em casa e começei a ler, e sim terminei no mesmo dia, esse livro envolve você de uma maneira incrível, eu me apaixonei e é um do meus livros favoritos *-*
    Adorei sua resenha, tanto que fiquei com vontade de reler o livro, e é isso que vou fazer, adorei as fotos e os quotes que usou, parabéns :) Lost Words / Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline! Tudo ótimo e contigo? Essa frase é muito perfeita, né? Também vai ficar marcada para sempre em mim! :3 Eu também me apaixonei por Extraordinário! E o livro também virou um dos meus favoritos! <3 Ahh que legal! Muito obrigado, fico feliz que você tenha curtido minha resenha! :)

      Excluir
  21. Acabei de ler ele anteontem e a primeira coisa que me veio a cabeça foi em como algumas crianças podem ser maldosas. As vezes por não entender, ou até mesmo por causa de como são criados. Provavelmente eu seria uma dessas crianças que ficariam um pouco assustadas e agiria um pouco mal, a maioria das crianças não estão prontas para o desconhecido.. E fiquei pensando no que podemos fazer pra mudar isso... Penso que, infelizmente hoje em dia os país não conversam muito com os filhos pra lhes ensinar o certo e errado. E daí conversar com os filhos é um grande passo pra não deixar que sejam maldosos ou que sejam os alvos, e mesmo que sejam os alvos ajudar eles a lidar com isso. Eu adorei o livro e adorei o Auggie! É uma leitura super leve e com boas lições!

    ResponderExcluir