Uma noite que começa com clássicos do Planet Hemp e termina com um show dos Racionais MC's tem tudo para ficar na história. O VMB 2012, que aconteceu nesta quinta-feira (20), em São Paulo, reuniu o melhor de várias gerações da música, especialmente do rap, e viu passar pelo palco nomes que vão dos veteranos Marcelo D2 e Gal Costa aos jovens do ConeCrewDiretoria.
Na premiação, Gaby Amarantos foi o grande destaque, levando três VMBs para casa - Capa do AnoMelhor Artista Feminino e Artista do Ano. E como o tema deste ano era cultura urbana, o cenário da premiação era uma grande pista que recebeu skates, bicicletas, patins, street dancers, tudo junto e misturado.
Tudo isso, é claro, foi coroado com o show de encerramento dos Racionais MC's!
Veja as fotos abaixo:

Celebração da música
O VMB 2012 foi a maior premiação da MTV de todos os tempos. Foram dez shows, 4 horas de duração, plateia de 4 mil pessoas e uma grande festa misturada. A premiação começou em altíssimo estilo com um eletrizante show do Planet Hemp, o suficiente para incendiar o público. 
Falando em incendiar, quem deu início à premiação propriamente dita foram Deco e Lucas, do MTV Sports, que acenderam um enorme baseado (cenográfico!) no palco, que acabou colocando fogo em Deco, com a devida autorização de Marcelo D2, que fez seu show solo pedindo para "queimar tudo". 
Foto Marcos Issa/Argosfoto
O segundo show da noite ficou por conta de Karina Buhr, que trouxe para o palco do VMB seu punk rock torto de 'Cara Palavra', música nervosa e totalmente visceral. Sua banda contou com os guitarristas mais criativos do país, Edgard Scandurra e Fernando Catatau, e com o igualmente requisitado ultra cool trompetista Guizado. Ao fim do show, Karina aproveitou para fazer um protesto político. "Fora polícia da Favela do Moinho, fora polícia!", gritou. 
Pitty e Martin, do duo Agridoce, subiram ao palco para um momento mais introspectivo na premiação. Anunciado por Negra Li e Lucas, da Fresno, o Agridoce emocionou a plateia presente no Espaço das Américas. Utilizando os dois palcos montados para os shows, o duo de Pitty e Martin convidou um grande coral para a música ‘Please, Please, Please, Let Me Get What I Want’.
Foto Marcos Issa/Argosfoto
O rap voltou com tudo, juntando a rima do rapper paulista Projota com o grupo carioca ConeCrewDiretoria. Projota 'desceu a ladeira' na pista de skate da premiação, agitou a galera e passou o bastão para a galera do ConeCrew, que incendiou a galera.
 'Dedo Na Ferida', de Emicida, que ganhou o VMB de Melhor Música, também ecoou no Espaço das Américas, e a plateia em coro cantou o refrão que já entrou para a história do rap brasileiro. "Foda-se vocês, foda-se suas leis...!"
E se não tivesse sacanagem e muita pegação, não seria VMB. O trio Bonde do Rolê subiu ao palco acompanhado de dançarinas e dançarinos em trajes sumários para mostrar toda a ginga e sensualidade da música 'Brazilian Boys'. 
Gal Costa, um dos ícones da música brasileira e indicada em três categorias doVMB, também esteve presente para uma sensacional interpretação da música 'Neguinho'. 
encerramento triunfal do VMB 2012 ficou por conta do grupo Racionais MC's, o maior grupo de rap do Brasil. Eles não subiam ao palco da MTV desde 1998, mas entraram em grande estilo neste ano. Além de Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay, subiram ao palco cerca de 30 pessoas, ao lado de duas motos, para dar início a um show de meia hora para finalizar a premiação.
Os premiados
A grande vencedora da noite foi Gaby Amarantos, que levou três prêmios: Capa do Ano, Melhor Artista Feminino e Artista do Ano. O troféu de Clipe do Ano, premiação mais esperada do VMB, foi entregue aos Racionais MC's pelo vídeo de 'Mil Faces de Um Homem Leal (Marighella)'
Foto Marcos Issa/Argosfoto
BNegão & Seletores de Frequência levaram o VMB de Melhor Disco pelo trabalho produzido no álbum 'Sintoniza Lá', que foi publicado de graça na internet. "Eu nem acredito! A gente estava ali conversando, bebendo uma cerveja e falaram nosso nome, porra", disse BNegão à equipe da MTV após deixar o palco.
Na categoria Melhor Música, um fato inusitado: Wado e Emicida ficaram empatados na votação da Academia VMB e dividiram a premiação. O cantor e compositor Wado levou o troféu pela canção 'Com a ponta dos dedos', que conta com a participação do casal Marcelo Camelo e Mallu Magalhães. E, simultaneamente segurando o outro lado do troféu, está o rapper paulistano Emicida com a poesia política de 'Dedo da ferida'. A política voltou à festa no discurso de Emicida. "Neste momento que estamos celebrando aqui, a Polícia Militar de São Paulo está sitiando a Favela do Moinho em São Paulo", protestou o rapper.
O Vanguart, banda mais indicada ao VMB 2012, levou o prêmio de Melhor Banda. "Hoje em dia é tão difícil ter banda, e a gente ganha aqui. A gente agora não vai desistir nunca", afirmou Hélio Flanders, vocalista da banda Vanguart, em entrevista à MTV após deixar o palco.
Criolo, maior vencedor do VMB 2010, mostrou que se consolidou como um grande artista e levou o VMB de Melhor Artista Masculino. "Estou trabalhando muito, fazendo coisas do meu coração. Só tenho a agradecer. O rap é um som forte e coeso", afirmou Criolo, em entrevista à MTV no backstage do VMB. 
E foi das mãos de Criolo que o rapper Projota teve a honra de receber o troféu na categoria Revelação.
Foto Marcos Issa/Argosfoto
A banda One Direction, que foi a grande vencedora do VMA no começo deste mês, bateu Justin Bieber, Demi Lovato e muitos outros e garantiu o VMB de Artista Internacional
Na categoria Hit do Ano, que teve a votação aberta até o meio do VMB, a disputa foi feroz. Os fãs da banda Restart mostraram sua força na internet, derrotaram em uma acirrada disputa o pessoal da ConeCrewDiretoria, e deram o prêmio de Hit do Ano ao maior vencedor do VMB 2012 pela música 'Menina Estranha'. 
Após receberem uma sonora vaia, os integrantes da banda subiram ao palco, agradeceram os votos dos fãs e afirmaram que nunca precisaram desrespeitar ninguém para chegar onde chegaram. "Tem muita gente que não gosta da gente, mas tem muita gente que gosta. A gente só tem a agradecer nossos fãs. Vocês são livres para gostar de quem quiserem, mas respeitem. A adrenalina está alta!", disse Pe Lanza, em entrevista à MTV após deixar o palco.
Veja abaixo todos os vencedores:
Artista do Ano - GABY AMARANTOS
Melhor Disco - BNEGÃO & SELETORES DE FREQUÊNCIA - SINTONIZA LÁ
Melhor Música - empate: WADO - COM A PONTA DOS DEDOS e EMICIDA - RDEDO NA FERIDA
Melhor Capa - GABY AMARANTOS - TREME (arte: Greenvision/Gotazkaen)
Melhor Artista Masculino - CRIOLO
Melhor Artista Feminino - GABY AMARANTOS
Melhor Banda - VANGUART
Revelação - PROJOTA
Aposta - O TERNO
Clipe do Ano - RACIONAIS MC'S - MIL FACES DE UM HOMEM LEAL (MARIGHELLA)
Hit do Ano - MENINA ESTRANHA - RESTART
Artista Internacional - ONE DIRECTION

[TEXTO: REDAÇÃO MTV]



Deixe um comentário