Título: Sete Anos
Autora: Fernanda Torres
Ano: 2014
Páginas: 192
Editora: Companhia das Letras
Sinopse: Em 2010, Fernanda iniciou colaboração com o caderno Poder da Folha de S.Paulo. Sua missão era escrever sobre as eleições para a presidência. Muitos dos textos sobre política incluídos em Sete anos tiveram origem nesse período. Passadas as eleições, Fernanda passou a manter uma coluna mensal no caderno de cultura do mesmo jornal.
Mas há um texto inédito. É o pungente Despedida, que trata da morte de seu pai. Por pudor, Fernanda preferira não publicá-lo à época, mas agora decidiu compartilhar a experiência dolorosa com seus leitores.
As crônicas aqui reunidas foram escritas ao longo de sete anos e contam a história do meu noviciado, diz a autora na apresentação do livro. Desenvolver uma ideia dentro de um espaço determinado de linhas, falar de temas de interesse comum sem abrir mão do tom pessoal e dar valor à concisão são algumas lições que tomei do jornalismo.
Um ator, mesmo que a sós, em cena, carece de um aparato custoso para exercer seu ofício. Não é o que ocorre com o escritor, cujos limites são impostos apenas por sua capacidade de imaginar.
Poder escrever que vinte elefantes entraram em um quarto é uma libertação para alguém acostumado à rotina teatral, diz Fernanda. As letras têm me feito grande companhia.
Da plateia, os leitores agradecem.
Se com “Fim” eu já havia tido uma boa impressão da “Fernanda Torres escritora”, com “Sete Anos” eu passo a aplaudir a autora de pé.
Fernanda Torres é uma excelente escritora. Isso é fato. A autora consegue falar sobre qualquer tema sempre com uma escrita exemplar, bem segura e poética.
"Todo jovem acredita que a divisão entre o falso e o verdadeiro é uma linha definida. Com a idade, descobre-se que essa fronteira não é tão clara assim. A Dilma de antes acreditava na revolução armada, a de agora aceita a tortura fascista do salto alto. É o sinal dos tempos. A democracia midiática no lugar da revolução. A gente não sabe nada a respeito do porvir." - página 74
Por mais que “Sete Anos” seja bem curto (o livro tem menos de 190 páginas), a obra consegue ser bem abrangente. Há crônicas sobre política, teatro e cinema; crônicas mais pessoais; crônicas em forma de perfis de personalidades como Hany Abu-Assad e Bráulio Mantovani; crônicas em forma de homenagens a pessoas que a autora admirava (Fernando Torres [seu pai], Dercy Gonçalves, Jorge Dória e Fernando Coutinho e João Ubaldo Ribeiro) e entre outras.
"O homem é um ser gregário e influenciável, um animal que tende a imitar o que acontece em sua volta." - página 78
Mesmo com toda essa diversidade, há obra em nenhum momento se torna confusa ou sem nexo. Como bem disse Antonio Prata na orelha do livro: “(...) quer fale das filmagens de Kuarup, do julgamento do Mensalão ou das contribuições do aspargo para a sexualidade humana, a voz de Fernanda Torres se sobressai, garantindo a coesão do volume.”
"A retaliação exemplar é a garantia da boa intenção. O altruísmo só existe porque a punição, moral ou genética, é tão ameaçadora que algo nos obriga a agir como heróis. Ou ratos." - página 80
Foi uma delicia acompanhar esses sete anos de crônicas escritas por Fernanda. A autora conseguiu me fazer rir (em algumas passagens de “Kuarup” “Hany no Alá-lá-ô”, “Bráulio é Pau Brasil”, “Buquê” e “Dória’), emocionar (em “Despedida”, “A dança da morte”, “Acaso” e “Ubaldo”) e refletir sobre diversos temas da nossa realidade brasileira (em “Folhetim”, “Parecer ser ou não ser”, “A ocasião”, “O mercador de Veneza”, “Caos”, “O Rebu” e “Pecado Mortal”).
E que mulher mais maravilhosa é essa Fernanda Torres, hein? Eu já adorava a atriz/escritora antes de ler o livro, mas depois de “Sete Anos” eu passei a gostar ainda mais dela. Virei fã incondicional de Torres. Sério. A autora ia me surpreendendo a cada página com a sua intelectualidade e forma única de dissertar sobre temas espinhosos como o Mensalão, por exemplo.
"Se a sociedade em peso deseja sonhar com o coelho e apostar na cobra, por que o bicho é proibido? Por que a Mega-Sena pode e o bicho, não? Talvez porque molhar a mão de um policial saia mais barato do que encarar o fisco. A informalidade gera violência, desordem e dividendos." - página 88
“Sete anos” é a visão de Torres sobre vários temas, a reunião de seus sentimentos e pensamentos mais profundos e pessoais. Uma oportunidade imperdível para quem quer conhecer melhor esta grande atriz e autora e de quebra, ser presenteado com um conteúdo rico em conhecimento e extremamente bem escrito.
Nota: 5 de 5 estrelas
Outros quotes:
"A arte é um sério antídoto contra as certezas." - página 99
"Difícil mesmo é reconhecer o que há de humano nos games interativos que meu filho adolescente joga sem parar, on-line, com os amigos virtuais. Quando o vejo aos berros, imerso na batalha imaginaria, tenho dificuldade de acreditar que, algum dia, Hamlet fará sentido para ele; e temo, como a mais retrógrada das santas inquisidoras, pelo futuro da humanidade." - página 108
"Tudo se resume à primeira fala do primeiro ato de Hamlet:
''Quem está aí?''" - página 143
"Uma mãe e uma filha pegaram carona na oração. Era aniversário da menina e as duas foram até a igreja para comemorar a data. O monge incluiu a saudação do cumpleaños da jovem na missa do meu pai. Fez bem, a vida é isso mesmo, nascimento, vida, morte e ressurreição na memória de quem fica." - páginas 161 e 162
PS: Depois de "Bráulio é Pau Brasil" eu passei a ser fã do Bráulio Mantovani. Sério.
PS 1: Rindo até agora das peripécias que o Hany Abu-Assad aprontava quando mais jovem.
PS 2: Por causa da Fernanda, a minha lista de livros para ler e séries e filmes para assistir aumentou (rs): Quero muito ler Hamlet, Anna Karenina e Os Miseráveis; e assistir Jane Eyre, Kuarup e House Of Cards.
PS 3: A edição da Companhia das Letras está muito caprichada. O livro "Sete Anos" está lindo! A obra possui algumas fotos no começo de cada parte (no total são quatro partes com crônicas) e as imagens estão muito bem impressas! Palmas para a editora! :D
PS 4: Um comentário sem relação alguma com o post: O blog atingiu a marca de 400 seguidores! \o/ Muito obrigado pessoal! :)
Oi Toninho! Já expressão aqui meu amor pela Fernanda, mas não gosto de política. Esse seria um livro que eu deixaria na estante sem muita empolgação pra ler. Mas suas resenhas sempre brilhantes.
ResponderExcluirAbraço.
- Digo, Blog Vida & Letras
http://blogvidaeletras.blogspot.com
Oi, Diego! Eu também não curto muito política, mas adorei as crônicas dela sobre o tema! :) Obrigado! :D
ExcluirOi Tony!
ResponderExcluirNão sou muito fã de livros de crônica pelo fato de não consegui sentar e me perder em um monte de histórias de uma vez, mas sou SUPER FÃ da Fernanda Torres, adoro os papéis que ela faz, é uma atriz incrível. Juro que eu não sabia que ela escrevia! E vamos combinar que deve ser ótimo mesmo né, a Companhia das Letras só publica livros bons.
Super abraço!
http://www.roendolivros.com/
Oi, Ana! Eu também sou super fã da Fernanda Torres! Sério? Esse já é o segundo livro dela... Verdade, a Companhia só publica livros bons e esse é muito bom! Vale a pena ler! :)
ExcluirOii!
ResponderExcluirEu ainda não tive a oportunidade de conhecer a escrita da autora mas eu adorei saber que você conseguiu gostar mais ainda da escrita dela.
Gostei da sua resenha e acho que você gosta que eu curto de cronicas e contos e eu gostei de saber dessar versatilidade da autora.
Parabéns pela resenha!
Beijinhos,
www.entrechocolatesemusicas.com
Oi, Ana! Pois é, a Fernanda vem me surpreendendo a cada livro! O que é ótimo! :) Obrigado! :D
ExcluirOs livros da Fernanda me interessam muito, já vi várias resenhas positivas. Adoro crônicas ♥
ResponderExcluirAbraços, Tony! \o/
bookdan.blogspot.com
Oi, Dan! Eu também adoro crônicas! Espero que você leia e goste de "Sete Anos"! :)
ExcluirOi Tony!
ResponderExcluirA Fernanda Torres está arrasando como escritora né?
Preciso ler algo dela. Adorei a resenha e a dica.
Beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com.br/
Oi, Alessandra! Sim, arrasando! ^^ Espero que você leia e goste de "Sete Anos"! :)
ExcluirOi Tony! Como vai?
ResponderExcluirEu amei a resenha e fiquei muito instigado a ler a obra. Assim como ainda quero ler 'FIM'
^^
abraços
http://joandersonoliveira.blogspot.com.br/
Oi, Joanderson! Vou bem e você? Fico feliz que você tenha curtido a resenha! :) Leia os livros da Fernanda mesmo, acho que você vai adorá-los!
ExcluirOi Tony, tudo bem?
ResponderExcluirNão sou muito fã de crônicas então não costumo ler livros desse gênero, mas seu entusiasmo ao escrever a resenha me deixou curiosa, então no futuro vou tentar ler o livro.
*bye*
http://loucaporromances.blogspot.com.br/
Oi, Maria! Tudo ótimo e contigo? Ah, que pena que você não curte muito crônicas... Mas dê uma chance a "Sete Anos" mesmo! Quem sabe você não gosta da obra? :)
ExcluirOlá, Tony.
ResponderExcluirParabéns pela marca alcançada. Não sei se leria esse livro. Crônicas não é um dos meus gêneros favoritos. Gostei dos temas que ela aborda, mas no momento estou na duvida hehe. Respondi algumas tags que você me indicou lá no blog. Antes tarde do que nunca hehe.
Blog Prefácio
Oi, Sil! Obrigado. Hahaha saia dessa dúvida e leia "Sete Anos"! O livro é muuuito bom! :) Opa, vou lá ler as suas respostas!
ExcluirOi, Tony!
ResponderExcluirQue bom que gostou.
Eu não li nada dela, mas eu adoro a atriz. Tenho certeza que vou gostar da versão escritora.
:)
E que legal que ela aumentou a sua lista de livros e filmes. Jane Eyre eu morro de vontade de ver/ler.
Beijooos
www.casosacasoselivros.com
Oi, Teca! A Fernanda Torres é muito talentosa, além de ser uma ótima atriz e está se mostrando como uma ótima autora! :) Haha pois é, a lista aumentou bastante! Jane Eyre parece ser ótimo! :D
ExcluirOi, Tony!!!! :)
ResponderExcluirNão gosto de ler crônicas, sabe? Então esse não seria um livro que eu leria.
Eu também quero muito ler Os Miseráveis, mas deve ser uma leitura bem complicadinha...
Beijo
- Tamires
Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook
Oi, Tamires! Nossa, sério? Eu adoro crônicas! <3 Pois é, acho que deve ser bem complicadinha mesmo...
ExcluirTony, eu adoro visitar seu blog! Suas resenhas são ótimas e suas escolhas de leitura também. Vou procurar esse livro de Fernanda.
ResponderExcluir:*
www.nemteconto.org
Oi, Larissa! Tudo bem? Ah, muito obrigado! Fico feliz em saber que você curte o meu blog! Procure mesmo, o livro é ótimo! :)
ExcluirOlá Tony, como estás?
ResponderExcluirJá te disse que suas resenhas são maravilhosas? Muito bem explicadas, digitada, você leva jeito!
Eu não conhecia esse livro, mas já vi outros trabalhos dessa autora, ela é ótima, mas desse livro soube agora, porém o mesmo parece ser bacana :)
Abraços,
olivroemquehabito.blogspot.com.br
Oi, Pedro! Estou bem e você? Ahh muito obrigado! Fico feliz em saber que você acha isso das minhas resenhas! :) Sim, o livro é muito bacana! Espero que você o leia em breve! :D
ExcluirOi Tony!
ResponderExcluirNão tenho o hábito de ler crônicas, nem lembro de quando li a última. Também não sou muito fã de politica. Esse livro não chamou muito atenção, os outros livros dela me deixaram mais curiosa, inclusive adorei sua resenha de Fim.
Beijos!
Cintia
http://www.theniceage.blogspot.com.br/
Oi, Cintia! Ah, que pena que o livro não tenha te chamado tanta atenção assim... Ah, obrigado! Fico feliz que você tenha gostado da minha resenha de Fim! :)
ExcluirOi, Tony ony do meu coraçãããão! Tudo bem?
ResponderExcluirAh! Adoro chegar em boas horas. E que resenha é essa, hein? Antes não dava nada pelo livro, mas agora estou morrendo de curiosidade para conhecê-lo também. Não sabia que a atriz também é uma escritora de peso! Não merece nem palmas, mas um Tocantins inteiro!
Um beijo,
Doce Sabor dos Livros docesabordoslivros.blogspot.com
Oi, Jeniiiiiii! Tudo ótimo e contigo? Olha, o livro é muito bom! Vale super a pena lê-lo. Haha pois é, merece o Tocantins inteiro! rs
ExcluirOlá, Tony!
ResponderExcluirAinda não conhecia esse livro e nem o lado escritora da Fernanda Torres. rsrsrs. Apesar de achar o enredo bem interessante, talvez não seria algo que eu leria. Parabéns pela resenha, super bem detalhada e escrita... Um passeio pela estória.
Beijos, And!
- Tem post novo: Blog Cantinho da And -
Oi, Andressa! Ah, que pena que você não tenha tanto interesse em ler o livro, ele é ótimo! Muito obrigado! :D
ExcluirOlá, Tony.
ResponderExcluirEu adoro crônicas, mas confesso que não esperava que esse livro da Fernanda Torres fosse tão bom. Tanto que nem me preocupei em procurá-lo para ler. Pelo visto, estava enganado.
Em relação à diversidade de crônicas, acho isso fundamental. Livros desse gênero que tratam de apenas um assunto, geralmente, se tornam enfadonhos.
Excelente dica.
Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto. Serão dois vencedores.
Oi, Marcos! Eu também adoro crônicas! :) Cara, "Sete Anos" é ótimo! Leia ele, algo me diz que você vai curtir a obra! :D
ExcluirOlá, Tony!
ResponderExcluirAdoro crônicas. E como disso o coleguinha do comentário acima, quando soube deste livro nem dei muita bola, mas poxa! Parece ser ótimo! Fiquei bem curiosa *o*
http://blogexplicita.blogspot.com.br/
Oi, Rebeca! Também adoro crônicas! <3 "Sete Anos" é ótimo, super recomendo a obra! :)
ExcluirOi, Tony!
ResponderExcluirEu realmente quero ler algo escrito pela Fernanda. Suas opiniões a respeito dos dois livros dela que leu, deixaram-me curioso. E muito, confesso. Acredito que irei gostar. Ah, e a Companhia das Letras sempre arrasa nas edições.
Parabéns pela resenha!
P.S.: Ganhei os três livros da Gillian Flynn publicados no Brasil. Como você é fã da autora e eu estou feliz com as aquisições, quis compartilhar. rsrs
Abraço!
"Palavras ao Vento..."
www.leandro-de-lira.blogspot.com
Oi, Leandro! Espero que você leia as obras dela mesmo, a autora me agradou bastante com os seus dois livros publicados! Agradou tanto que eu já estou ansioso para os próximos livros dela! rs Obrigado! :)
ExcluirNossa, cara! Que demais! Eu também estaria bem feliz com essas aquisições... Espero que você acabe virando fã dela também!
Olá,
ResponderExcluirTaí uma autora que eu não conheço o trabalho, a verdade é que nunca tinha analisado verdadeiramente a possibilidade de ler uma obra dela, mas ando apaixonada por crônicas desde que li Lia Luft e Martha Medeiros (que você simplesmente PRECISA LER), especialmente as nacionais. Então esse livro provavelmente vai me agadar.
Beijos.
Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com
Oi, Inês! Tudo bem? Eu já gostava de crônicas, mas acabei gostando ainda mais do gênero depois de ler "Sete Anos"! O livro é ótimo, acho que você vai gostar bastante dele! E ah, quero muito ler Martha Medeiros! :)
ExcluirOlá, Tony!
ResponderExcluirSua resenha está incrível, mas acho que a premissa do livro não me agrada tanto! Não sou fã de crônicas e de política, uma combinação das duas coisas... Sei não haha!
Beijos,
http://apenasumaleitura.blogspot.com.br/
Oi, Mariana! Obrigado! Ah que pena que você não curte muito a premissa da obra! :( Mas ela não fala só de política não, hein? rs
ExcluirAdoro a Fernanda Escritora, não é de hoje, em suas colunas em revistas e jornais por aí.
ResponderExcluirÉ muito boa.
Eu realmente não me encanto muito por livros de crônicas, acho que elas cabem mutio bem como leituras esporádicas, mas, a Fernanda merece toda a dedicação da leitura.
Ótima resenha Tony.
Bjs*.*
MaH
O que disse, Alice?
Oi, MaH! Pois é, a Fernada Escritora é muito boa! :) E concordo contigo: A Fernanda merece toda a dedicação a leitura! Obrigado! :D
ExcluirOlá Tony!
ResponderExcluirParabéns pela resenha! Adorei :) Não sou fã de livros com esse tema, mas depois da sua resenha darei uma chance. Parece muito bom e pelo visto nos faz pensar/questionar as coisas haha
Beijos, Nathália
https://livrosdagarotavermelha.wordpress.com/
Oi, Nathália! Obrigado! :) Sim, o livro é muito bom e realmente nos faz pensar/questionar as coisas! :D
ExcluirOi Tony!
ResponderExcluirNossa, realmente fiquei curiosa para conhecer a escrita da Fernanda! Você elogiou muito o livro "Fim", mas "Sete Anos" parecer ser ainda melhor. Além disso, gostei de saber da diversidade das crônicas!! Não estou acostumada com este tipo de leitura, mas é bom sair da zona de conforto de vez em quando rs.
Ótima dica, obrigada!
Beijos,
http://versosenotas.blogspot.com.br/
Oi, Bárbara! Pois é, "Sete Anos" consegue ser ainda melhor que "Fim"! A Fernanda está se mostrando uma excelente escritora! Sim, é bom sair da zona de conforto mesmo! :) De nada! :D
ExcluirOi Tony,
ResponderExcluirMuito obrigado, estava precisando que alguém me convencesse a ler esse livro, não acredito que preferirei a Fernanda em detrimento a Martha mas nada me impede de gostar dela também... vou fazer ele furar a fila agora :p (mas não começarei imediatamente)
E, corrigindo, ali está marcando 401 u.u a propósito, parabéns ^^
Grande abraço carinha!!!
Oi, Rudi (Cara, eu morro de rir dessas coisas coisas que você escreve entre parênteses rsrs)! Ah, de nada! Estou aqui para isso. Pois é, nada te impede! E algo me diz que você vai gostar da Fernanda! :) Pois é, a marca subiu depois que escrevi isso! rs Obrigado! :)
Excluir