"ISSO É TÃO BLACK MIRROR!", por mais que você não tenha visto Black Mirror, provavelmente já ouviu esse bordão. Ele é dito quando acontecem situações estranhas e semelhantes as vivenciadas pelos personagens da série.

Com um formato antológico (cada episódio conta uma história independente, com começo, meio e fim), a criação de Charlie Brooker faz reflexões acerca da influência da tecnologia na nossa sociedade.

Como eu sei que poucas pessoas ainda desconhecem Black Mirror, resolvi falar um pouquinho de cada episódio, colocando eles em forma de ranking (dos melhores para os "piores").

1) San Junipero (Temporada 3, Episódio 4)



Misturando ficção científica com drama e romance, "San Junipero" é o único episódio de Black Mirror com final feliz. Na história acompanhamos (por décadas) o romance das personagens Kelly e Yorkie.

2) Queda livre (Temporada 3, Episódio 1)



Com uma abordagem bem perturbadora, "Queda livre" mostra até onde uma pessoa está disposta a ir para ser notada nas redes sociais. É, sem dúvidas, o episódio mais atual e com certeza você vai se identificar com ele. E depois vai ficar mal por ter se identificado. É, Black Mirror tem dessas coisas...

3) Quinze milhões de méritos (Temporada 1, Episódio 2)



Escravidão, realidade virtual, programas de entretenimento... Tudo isso e muito mais é abordado em "Quinze milhões de méritos", um dos episódios mais emocionantes e perturbadores da série.

4) Manda quem pode (Temporada 3, Episódio 3)



Lembrando um pouco a Baleia Azul, o episódio conta a histórias de pessoas que são hackeadas e obrigadas a fazer tudo o que lhe pedirem. Caso contrário, seus segredos mais sujos serão revelados.

5) Versão de testes (Temporada 3, Episódio 2)



Um testador de uma versão beta de um jogo, que tem como vilões os medos de quem joga, passa por maus bocados nesta "versão de testes". É o episódio mais assustador e triste da série.

6) Toda a sua história (Temporada 1, Episódio 3)



Em "Toda a sua história" existe uma tecnologia que permite que as pessoas possam re-assistir (e mostrar para as outras pessoas) suas memórias. Isso, claro, traz problemas para Liam, que estava suspeitando da "amizade" da sua esposa com um velho amigo dela.

7) Volto já (Temporada 2, Episódio 1)



Uma linda e bizarra história de amor é contada em "Volto já", episódio que aborda a possibilidade de trazer ente-queridos de "volta a vida".

8) Urso branco (Temporada 2, Episódio 2)



Com nuances de thriller psicológico, "Urso branco" conta a história de uma sociedade que faz (e televisona) justiça com as próprias mãos.

9) Natal (Especial de Natal)



Nem a época mais feliz do ano escapa de Black Mirror. Aqui são retratadas três histórias sobre descontroles tecnológicos, todas tendo como plano de fundo o clima natalino.

10) Hino Nacional (Temporada 1, Episódio 1)



"Hino Nacional" mostra como a sociedade adora ver o circo pegando fogo e a mídia ama fazer coberturas de desgraças.

11) Odiados pela nação (Temporada 3, Episódio 6)



Mesmo tendo amado a pegada policial do episódio e o que ele propõe (mostrar as consequências de propagar o ódio nas redes sociais), admito que foi cansativo ver o desenrolar da trama nos longos 89 minutos de duração.

12) Momento Waldo (Temporada 2, Episódio 3)



Não é de se estranhar que o único episódio da série que aborda a política seja um dos que menos gosto (Obs: Eu odeio política).

13) Engenharia reversa (Temporada 3, Episódio 5)



Eu não sei explicar o motivo que me fez não gostar de "Engenharia reversa ", mas é fato que, dos 13, esse episódio foi o mais intragável. Não via a hora de acabar! Para não dizer que ele é de todo ruim, gostei da maneira como referenciaram o Holocausto.


E aí? Ficou com vontade de conferir Black Mirror? Todos os episódios da série estão disponíveis na Netflix.


32 Comentários

  1. Oi Tony!! Eu adorei o post principalmente porque todo mundo fala dessa série e não entendia direito do que se tratava, mas deu pra ter uma ideia. Com toda certeza irei ver!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Eu comecei a ver a série. Estava gostando bastante, mas não continuei por falta de tempo. Quero ver ela toda completa. Esse primeiro episódio da primeira temporada pe sinistro.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  3. Oi Tony!
    Olha, eu consegui assistir os 3 eps da 1 temporada e o ep do Urso Branco q uma amg achou um dos melhores. Não tenho essa relação de amor todo pela série, mas adorei Hino Nacional e achei interessante Quinze milhões de méritos. Mas os outros dois... Odiei kk. Ainda estou decidindo se verei até a 3 temp, rs
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! Sério que você odiou Toda sua história e Urso branco? Gosto bastante dos dois. Mas acho que isso varia muito de pessoa para pessoa, né? rs

      Excluir
  4. Olá, Tony.
    Eu assisti a primeira temporada a semana passada e amei. É muito louco. Adorei cada episódio ter uma história e cada um trás uma mensagem muito importante a base do choque mesmo.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! O melhor da série é isso, né? Cada episódio ser independente.

      Excluir
  5. Oi, Tony!
    Engraçado que o que você mais gostou foi o que eu menos gostei. Achei que San Junipero não tem muita alma de Black Mirror.
    Os meus favoritos são White Bear e Hated in the Nation.
    Playtest me deu muito medo de ser jogadora beta de realidade virtual.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Três Anos do blog A Colecionadora de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiza! Por mais que San Junipero seja diferente, acho que ele tem sim, a alma da série. White Bear é muito bom!

      Excluir
  6. Oi Tony
    Eu assisti alguns episódios, mas não terminei, até gostei sabe, mas não é o tipo de série que me causa prazer em assistir e acabei parando, mas quem sabe em outro momento eu termine de assistir.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nessa! Super entendo e espero que depois você consiga concluir a série.

      Excluir
  7. Oi, Tony.
    Vergonha na vida... eu nunca assisti Black Mirror! Me julgue!
    Mas na verdade vejo tanta gente falando, que até tenho a sensação de já ter assistido a alguns episódios! rs
    Bjs*.*
    MaH

    O que disse, Alice?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, MaH! Normal hahaha muita gente ainda não assiste a série.

      Excluir
  8. Oi, Tony

    Eu conheço a série, mas não assisti a nenhum capítulo até agora. É uma série com uma proposta bem interessante e acho que eu iria curtir, mas eu tenho muita série atrasada, então não dá pra ficar encaixando mais, não antes de terminar as que eu já assisto.

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tami! Entendo. Mas quando aparecer uma brecha, encaixe a série.

      Excluir
  9. Olá, preciso assistir essa série! Já estava interessada pelos comentários que vi pelas redes sociais, mas depois de ver suas considerações sobre os melhores e piores episódios, fiquei ainda mais interessada.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari! Que bom saber disso. Espero que você assista a série logo.

      Excluir
  10. Que série foda né? Dá um nó louco na nossa cabeça hahahah muito bom pra refletir. Os meus preferidos são: Queda livre, toda a sua história, versão de testes e volto já. Curto muito o especial de natal também


    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! Sim! Por isso que gosto tanto de Black Mirror. Esses episódios que você gosta são ótimos mesmo! :)

      Excluir
  11. Oie Tony, tudo bem?
    Blacl Mirror ainda não chamou a minha atenção, eu atualmente acompanho 36 séries, 18 estão atrasadas (A culpa é da Netflix que não atualizada as temporadas kkk) então, nem se eu quisesse poderia acrescentar mais alguma a grade kkk. Mas de toda forma, a premissa dela não chama muito a minha atenção...
    De toda forma, gostei do post!

    Com Carinho,
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! Tudo sim e contigo? Meu Deus! 36 séries? É muita coisa kkkk

      Excluir
  12. No meu hanking fico com 4, 6, 12 e 8 no primeiro lugar.
    e 7, 9 e 11 no segundo.
    Não me peça para escolher entre eles, eu amo a série, se tornou a minha preferida. gosto do episódio das abelhas, também.
    Xoxo
    http://ja-ta-crescida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabi! É muito difícil fazer o ranking, né? Sofri horrores na hora de fazer.

      Excluir
  13. Oi, Tony.
    Ainda não vi esse seriado.
    Parece muito bom abordar histórias diferentes em cada episódio.
    Fiquei bem curioso.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  14. Oi Tony,
    Eu assisti a season 1, preciso terminar.
    Mas adoro essa frase 'isso é tão Black Mirror', uma expressão inteligente! HAAHAH
    Ainda mais quando a realidade anda tão absurda que tudo se confunde com a ficção.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Tony,
    Quanto tempo? Tudo?
    Então tive que vir ver esse post que você fez. Todo mundo fala dessa série, da polêmica e do estado psicológico que ela deixa a pessoa, é claro que eu tinha que conferir.
    Assisti o primeiro episódio esse do "Hino Nacional" e a série foi muito mais pertubadora para mim do que eu imaginava, a polêmica em volta disso e como você se referenciou as desgraças que as pessoas gostam de assistir e a TV transmitir me causou nauseas, enjoos e uma sensação tão ruim que fui dormir mal. Não vou assistir o resto desse seriado, pois pelo que percebi todos eles tem o mesmo jeito e fiquei muito mal mesmo, pensando em como isso poderia ter acontecido e como as pessoas são doentes, eu não consegui ver aquilo inteiro e até hoje ao lembrar ainda fico mal com isso. Interessante a ideia de fazer algo que fazem as pessoas pensar sobre as coisas que acontecem, mas eu não tenho estomago nem estado de espírito suficiente para ver algo assim, nem na realidade e nem de brincadeira.
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raquel! Estava sumida! Eu estou bem e você? Realmente, Black Mirror é uma série que muito com o emocional e psicológico das pessoas. Tem que ser forte, viu? Mas até que acho isso necessário para enxergarmos as coisas com outros olhos.

      Excluir
  16. Oiii vi o episodio de numero 2 e 3. Ambos são interessante e trazem uma crítica social super atual, gosto da série, mas nunca terminei as temporadas, vejo episódios soltos sempre hahaha

    Beijos Joi Cardoso
    estantediagonal.com.br

    ResponderExcluir