Título: Mentirosos
Título Original: We Were Liars
Autora: E. Lockhart
Ano: 2014
Páginas: 272
Editora: Seguinte
Sinopse: Na família Sinclair, ninguém é carente, criminoso, viciado ou fracassado. Mas talvez isso seja mentira.
Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão em sua ilha particular. Cadence - neta primogênita e principal herdeira -, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos.
Durante o verão de seus quinze anos, as férias idílicas de Cadence são interrompidas quando a garota sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu.

*Exemplar cedido pela editora

Como Mentirosos foi um livro que me deixou bastante dividido, resolvi fazer essa resenha de forma diferente. Vou dividir e discorrer a obra em seus pontos positivos e negativos. Então bora lá?!


Pontos positivos:

- A escrita da E. Lockhart é sensacional!
Já havia percebido isso em "Fraude Legítima", mas em "Mentirosos" foi a confirmação de que ela é uma escritora de mão cheia. Com capítulos curtos e um estilo bem singular, a autora torna a leitura do livro extremamente viciante. Não conseguia largar a obra tamanha a habilidade de Lockhart em deixar o leitor fisgado à sua trama.

- Plot twist carpado
Sempre que alguém falava de "Mentirosos" para mim eu ouvia a seguinte frase: "O FINAL É SURPREENDENTE!" Nenhuma pessoa, sem exceção, disse que era algo esperado. Então fiquei naquela: "Será que esse negócio vai me surpreender mesmo?" E surpreendeu, meus caros! Surpreendeu de uma forma que fiquei atônito é só conseguia dizer: "Não não não não não não". É sem dúvidas, um dos maiores plots twist ever e o principal ponto positivo da obra.

- Temas interessantes
Gostei muito dos temas abordado na trama. Essa coisa de mostrar a podridão das típicas famílias ricas americanas me agrada muito e também gostei do fato de a autora abordar uma doença que eu nem sabia que existia, a cefaleia pós-traumática.

- A capa é muito linda!
Embora eu prefira a americana, devo confessar que a capa brasileira ficou maravilhosa. O efeito metálico é sensacional e deu um charme a mais para a edição do livro.



Pontos negativos:

- Pontas soltas
Quando a hiper mega ultra reviravolta acontece, aparecem muitas pontas soltas. Coisas que até agora estou sem entender. E infelizmente a autora não se preocupar em amarrar tais pontas soltas, o que me deixou extremamente frustrado.

- Os personagens não são carismáticos
"Mentirosos" foi o primeiro livro que li onde não me apeguei a nenhum personagem específico. A protagonista (Cady) é bastante sem sal, o par romântico dela (Gat) é um porre e os outros dois Mentirosos (Mirren e Johnny) não tem destaque, então passam despercebidos. O resto dos personagens eu realmente não tenho nada a falar, ou melhor: não sou capaz de opinar. Afinal, eles mal aparecem no livro e quando aparecem têm no máximo umas cinco falas.

- O suspense ficou em terceiro plano
Vi muita gente (incluindo a editora) vendendo o livro como um suspense, mas senti falta do gênero. Quem predomina mesmo é o romance e o drama e o suspense vai ficando de lado no decorrer de alguns capítulos. Confesso que em muitos momentos esqueci de que era um suspense que estava lendo e o livro mais me pareceu um Young Adult desses que estamos acostumados a ler. Não é bem um ponto negativo, mas tal fato me desanimou um pouquinho.

Nota final:





Agora chegou a hora de vocês opinarem: o que acharam de Mentirosos? Concordam ou discordam comigo? Me contem tudo nos comentários! ;)


35 Comentários

  1. Oi Tony,
    Esse é um daqueles livros que sempre ouço o povo falar e nunca crio vontade de ler, já até peguei spoiler da "grande reviravolta" mas nem me lembro mais.
    Agora que minha fila de leitura está com mais de 400 livros é que o livro tem que parecer muito incrível pra me convencer a adicioná-lo a pilha.
    Enfim,
    Longos dias e belas noites :p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rudi! Ler já sabendo da "grande reviravolta" é bem sem graça, viu? Melhor passar esse.

      Excluir
  2. Olá, Tony.
    Eu gostei muito desse livro. Li ele em um dia porque não conseguia largar. Mas concordo que ficou algumas pontas soltas. Se reler ele já sabendo o final, vai aparecer algumas situações em que não encaixou tudo certinho. Mas gostei bastante, mesmo que tenha pego um spoiler antes de ler já que li uma resenha e a pessoa comparou o final a um filme famoso e dai já viu né.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Exatamente! Passei a relembrar de algumas cenas anteriores ao final e muita coisa para mim não fez sentido.

      Excluir
  3. Oi, Tony

    Já te falei que adorei esse livro, né? Um dos melhores livros que eu já li sem sombra de duvida! Deu até vontade de reler agora. E que bom que você gostou apesar das ressalvas.

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Tony!
    Esse livro já foi discutido no clube do livro que participo. Na época, fiquei com vontade de ler, mas agora passou haahhahahah
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe das promoções em andamento e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
  5. Oi Lucas,
    Ainda não li esse livro mas já vi boas críticas sobre ele, todo mundo comenta sobre esse final surpreendente,mas como você o pessoal fala sobre os personagens mal desenvolvidos, então fico dividida também em querer comprar o livro ou não, rs. Mas, quem sabe futuramente.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    https://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raquel! O melhor é você dar uma chance e tirar suas próprias conclusões.

      Excluir
  6. Oi Tony
    Na época que este livro foi lançado eu queria muito lê-lo, vi diversos comenátios sobre ele que me deixam curiosa, mas no fim acabei deixando de lado. Gostei da sua resenha, hj em dia já não tenho mais interesse nele.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nessa! Eu só vim ter interesse em ler ele após ter lido Fraude Legítima.

      Excluir
  7. Já ouvi falar desse livro e a opinião era similar, não me conquista muito e ainda por cima você disse que os personagens não são carismáticos, isso é a pior coisa para mim numa história.

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  8. Oi Tony,
    Eu já vi muitas pessoas criticarem esse livro, então eu nunca me animei a lê-lo.
    Aliás, essa capa deixa a desejar (na minha opinião, rs).
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ale! A capa americana é bem melhor, né? Mas gosto dessa.

      Excluir
  9. Vejo sempre resenhas positivas desse livro, e gostei de você nos apresentar uma resenha que aponta todos os lados da história, tanto os negativos como os positivos. Esse final surpreendente com certeza desperta a curiosidade, e a escrita do autor sempre ajuda a história a fluir. Uma pena que os personagens não são carismáticos, mas se isso não altera a qualidade da obra, acho que até dá pra encarar né. Ótima resenha!!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! Sim, dá pra encarar sim, principalmente pelo fato da escrita da autora ser envolvente.

      Excluir
  10. Oi Tony! Eu vejo mesmo todo mundo falando do final desse livro que me deixa mega curiosa! É bom saber que não é tão suspense assim e o fato de os personagens não serem muitos carismáticos é um fator importante para levar em conta. Enfim, vou ler mais pela curiosidade sobre o fim mesmo rsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi! Menina, o final é de deixar qualquer um de queixo caído.

      Excluir
  11. Oi Tony,
    Ah, você sabe que curto suspenses, então mesmo com poquinho, já me deixou animada. Uma pena esse caso das pontas soltas, mas será que a autora não estava cogitando uma continuação? :O Adorei a dica!

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nana! Não vejo o livro ganhando uma continuação, mas tudo é possível, né?

      Excluir
  12. Olá, tudo bem? Este livro é, sem dúvidas, um dos que mais tenho curiosidade de ler, exatamente por dizerem que o final é surpreendente... Adorei este formato de resenha e fiquei mais curiosa pra ler a obra do que já estava!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa! Tudo sim e contigo? Que bom que curtiu o formato da resenha! Espero que você leia e goste de Mentirosos.

      Excluir
  13. Oiii Tony

    Amei a resenha destacando ponto a ponto as partes positivas e negativas. Dessa autora só li O Histórico infame de Frankie Landau Banks que foi bem diferente á tudo que eu havia lido em juvenil na época, foi um livro bem legal justamente por isso. De Mentirosos escuto falar demais desse final, e eu quero ler justamente porque todo mundo sem excecao foi surpreendido por isso e eu gosto e fico super curiosa. Uma pena que ficam essas pontas soltas ai que relamente incomodam um leitor mais atento

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice! Estou com vontade de ler esse outro livro dela que você citou e realmente, não conheço ninguém que tinha acertado o final.

      Excluir
  14. Olá, Ton!
    Estou lendo Fraude legítima e estou apaixonado pela narrativa dessa autora. De fato, é singular, única, criativa.

    Estou amando.
    Preciso ler Mentirosos, pois muita gente, ou a maioria das pessoas, só diz coisas boas sobre o livro, e agora vocÊ.

    Por que não pensei antes em pedir também esse? Tô lerdo. Breve vou ler.

    Abraço.
    Di, Blog Vida & Letras.
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Di! Tá lerdo mesmo, viu? rsrs Fraude Legítima é maravilhoso demais! Mentirosos fica aquém, mas é bom também.

      Excluir
  15. Oiii
    Esse livro é um dos que eu tenho mais dúvidas se eu iria gostar ou não. Toda hora mudo de ideia se quero ler hahahaha
    Isso exatamente por causa das resenhas... Umas são positivas, outras nem tanto.
    Ainda tô em dúvida haha


    Beijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raíssa! O melhor​ a se fazer é você ler e tirar as próprias conclusões!

      Excluir
  16. Oi Tony!
    Li esse livro no pré-lançamento, pois na época eu tinha parceria com a editora e eles mandaram a prova antecipada pra mim. Portanto, eu não sabia o que esperar, o que me deixou ainda mais surpresa com o final. Eu nunca imaginei aquele desfecho!
    Já li tb o primeiro livro da autora, O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks, e tb é ótimo, apesar de ter uma pegada diferente da de Mentirosos.
    Agora pretendo ler Fraude Legítima tb. :)
    Beijos!

    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi! Pelo visto sua experiência com Mentirosos foi parecida com a minha com Fraude Legítima. O li bem antes de todo mundo. Ah, ele é maravilhoso, viu? Tenho certeza que você vai gostar! :)

      Excluir
  17. Oi Tony,tudo bem?
    Parece ser um livro bem interessante, valeu pela dica
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  18. Ola,
    Li Mentirosos esse ano, e foi um livro que me dividiu muito, por um lado gostei bastante da escrita, e gostei dos personagens, porém achei que ela não tinha muita ideia do que escrever e ficou enrolando, enrolando, enrolando e enrolando mais um pouco, dando voltar em circulos sem chegar a lugar nenhum, e a autora repete a mesma coisa em 'O Histórico Infame de Frankie Landau Banks', é uma escritora que não sei se vou voltar a ler tão cedo.
    xoxo

    Planeta 94

    ResponderExcluir