Título: 5 Centímetros por Segundo #2
Título Original: 秒速5センチメートル (Byōsoku 5 Senchimētoru)
Autor: Makoto Shinkai
Ilustrador: Yukiko Seike
Ano: 2015
Páginas: 240
Editora: NewPOP
Sinopse: A história se passa no começo dos anos 90, onde a internet ainda não era uma alternativa viável para comunicação a distância. Takaki Tono e Akari Shinohara se conhecem desde o primário, e um sentimento amoroso surge involuntariamente entre eles. A relação, porém, se complica quando Akari tem que se mudar para o interior do país e os dois passam a se comunicar somente por cartas.
Com o passar do tempo, a situação só piora, pois, chega a vez de Takaki se mudar, para ainda mais longe de Akari. Na vida do garoto, também entrará uma nova personagem: a sonhadora Kanae Sumida. Será que ele conseguirá esquecer Akari? Irão eles se reencontrar no futuro?

***

Trama

TL: Com mais uma passagem de anos a trama mudou completamente. Tendo os personagens se transformado em adultos chega aquele clima melancólico e recheado de incertezas. Apego ao passado, insatisfação com os rumos que suas vidas tomaram e outras coisas do tipo estão presentes neste volume. Essa foi uma das poucas coisas que gostei no mangá e motivo pelo qual não dei uma nota ainda menor. Contudo, ainda há problemas na história. O que mais me irritou foram umas cenas mal escritas e que me deixaram extremamente confuso.

LF: Mesmo sendo um mangá relativamente curto, demorei um pouco mais para terminar de ler em comparação ao volume anterior, isso porque achei o desenrolar um pouco monótono e sem grandes emoções até certo ponto. Nesse volume vemos os protagonistas divididos sobre algumas escolhas na vida, assim como as consequências de elevar muito as expectativas para determinada coisa e, no fim, se decepcionar.


Personagens

TL: Se já não bastasse Kanae Sumida (que ganha ainda mais destaque neste segundo volume), há ainda a introdução de uma nova personagem: Risa Mizuno. Isso só fez com que Akari perdesse mais espaço na trama, o que me deixou muito chateado, pois adorei ela. Se não bastasse isso, comecei a me irritar com o Takaki que em muitos momentos não tem atitude e age como um bundão.

LF: Eu gostei da Kanae ter ganhado um espaço maior nesse volume, mas achei desnecessário a Akari ter aparecido tão poucas vezes, bem como no primeiro volume depois que ela muda de cidade. Fiquei irritado com o Takaki em alguns momentos também, em outros, eu faria o mesmo que ele.


Suas expectativas foram correspondidas?

TL: Não mesmo. Esperava uma coisa e foi outra totalmente diferente. Odiei com todas as forças o final e fiquei muito puto. Para mim foi uma completa perda de tempo e decepção, o que me deixou muito triste, pois havia gostado do primeiro volume. Espero que eu tenha interpretado a história de forma errônea e que ela tenha sido melhor do que achei. Mas de qualquer forma, o sentimento que ficou no fim mesmo foi de decepção. Infelizmente.

LF: Mantenho meus comentários sobre as expectativas para o mangá. Elas não estavam elevadas, por isso, não me decepcionei tanto, mas confesso que para uma história aparentemente tão banal como essa, esperava um final totalmente diferente. Não gostei do desfecho do mangá. A história terminou como se fosse ter um volume posterior.


Considerações finais

TL: Infelizmente os únicos pontos positivos que encontrei dessa vez foram os traços e a retratação das decepções da vida adulta. Todo o resto não me agradou. Até a edição que havia elogiado na outra resenha me decepcionou dessa vez. Não teve folhas em formato especial e coloridas e também encontrei alguns errinhos de revisão. Sendo assim, "5 centímetros por segundo" é uma obra que prometia muito e não cumpriu nada. Posso estar equivocado, pois muita gente rasga elogios para o mangá, mas depois desse segundo volume só posso dizer que ele não funcionou comigo, o que é uma pena.

LF: Os erros de revisão também estão presentes no volume 1, mas em um número menor. Não acho que isso tenha atrapalhado de alguma forma meu pensamento sobre a obra, mas não há como passar despercebido. A edição como um todo continua bonita, apenas acho que a New Pop deveria ter mantido as páginas iniciais com o efeito especial do volume antecedente. Lendo algumas resenhas do mangá (e do filme), vejo que muita gente falou bem da história e da reflexão que essa nos proporciona, mas sinceramente não consegui captar tais mensagens 😝 talvez porque tenha lido o mangá esperando outra coisa, ou porque o gênero não é um dos meus preferidos, enfim, não sei. Em alguns momentos me identifiquei com o Takaki e pensei que faria o mesmo no lugar do personagem, bem como entendi que nem tudo é um mar de rosas e que as vezes temos, sim, que abrir mão de algumas coisas para conseguir outras, mas não foram lá pensamentos que me fizeram refletir muito como todos diziam.

Nota:



20 Comentários

  1. Poxa vida, que pena que o livro apresentou tantos aspectos negativos! A história tinha tudo pra ser fofa, só faltou um desenvolvimento melhor, e olha que a capa também é magnífica! Pior coisa é se decepcionar com obras né, mas acontece, infelizmente :/

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Carol. Isso é muito sad :( E concordo sobre a capa.

      Excluir
  2. AAAh poxa :( Que pena que não rolou bem a história, mas me indicaram pra ver o OVA. Será se é melhor?
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do Natal Literário e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
  3. Oi Tony,
    Não é muito meu estilo, essa dica vou deixar passar...
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  4. Olá, meninos.
    Que pena que a obra não correspondeu ao que vocês esperavam. É uma pena porque eu tinha ouvido alguns comentários positivos, mas pelo jeito o segundo volume só veio para fazer volume mesmo.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Olá! Achei linda a capa e a premissa, porém que pena que não agradou neh? As vezes a gente acha que vai gostar e acaba se decepcionando. =(

    Beijos

    Vivian
    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vivian! Sim, e o pior é que o primeiro tinha sido bem legal...

      Excluir
  6. Olá,
    Que legal essa leitura coletiva de vocês. Mas, uma pena que esse volume não trouxe bons resultados. Imagino que pelo menos, acompanhar a evolução dos personagens deve ter sido a parte bacana.

    tenha uma ótima quarta =D
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana,
      Hehe, obrigado! É uma pena mesmo.

      Tenha um ótimo começo de semana ^^

      Excluir
  7. Oi, Tony

    Que chato que acabou não correspondendo as expectativas de vocês. Que bom que pelo menos o Leandro não estava esperando demais da obra! Rss


    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tami,
      SIMM! Romance não é meu gênero favorito então nem esperava muita coisa, rss

      Beijos! =)

      Excluir
  8. Oi, Tony!

    Uma pena você não ter gostado desse mangá, mas não esquenta que o que não faltam nesse mundo são mangás bons esperando para serem lidos...

    Beijão,
    Vinicius
    omeninoeolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      Sim!! Eu adoro mangás e uma frustraçãozinha não vai me fazer parar de gostar deles <3

      Beijo. ^^

      Excluir
  9. Uma pena que tenha deixado a desejar.
    É ruim quando as expectativas nos decepcionam.

    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi meninos,
    Eu acho um máximo leitura coletiva e esse post compartilhado também ficou ótimo.
    Uma pena que o livro não funcione, confesso que não me animei muito a ler, rs.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale,
      Muito obrigado! Fiquei muito feliz lendo seu comentário c:, o livro realmente não funcionou com nós, mas muita gente fala bem.. Vai saber, né :P haha

      Beijoss.

      Excluir