Título: Rani e o Sino da Divisão 
Autor: Jim Anotsu
Ano: 2014
Editora: Gutenberg
Páginas: 320
Sinopse: Quem não conhece bem Rani pode até achar que ela é uma adolescente comum, que mora em uma cidade do interior, acorda cedo para frequentar o ensino médio, e toca em uma banda de punk death metal com sua melhor amiga, Marina.
Só que sua vida começa a se distanciar totalmente da normalidade quando, um dia, ao ir para a escola, ela resolve cortar caminho pelo cemitério, onde vê um garoto estranhamente bonito, vestido com roupas coloridas e tênis fluorescente, que a olha de uma maneira intrigante. Mais tarde, para sua surpresa, ela descobre que Pietro é aluno novo em sua classe. Dias depois, ele revela a Rani que faz parte de uma turma de excluídos, chamados Animais de Festa, uma facção de jovens (e nem tão jovens) seres sobrenaturais. E mais: que ela deve se juntar a eles, já que é uma xamã adormecida que precisa de treinamento imediato, pois está sob a mira de Aiba, um xamã poderoso que se alimenta da força vital de seus semelhantes.
Cética mas curiosa, de repente ela se vê mergulhada em uma aventura com seus novos e estranhos amigos para encontrar o Sino da Divisão, o único artefato mágico capaz de derrotar o destrutivo e cruel Aiba.


* Exemplar cedido pela editora


Desde a primeira vez que eu vi "Rani e o Sino da Divisão" (não me lembro onde foi) minha atenção foi despertada e um interesse (muito grande) de ler o livro tomou conta de mim. Passado algum tempo desde a primeira vez em que eu vi o livro, pude finalmente (graças a Gutenberg que me enviou o exemplar) ler o livro e a única conclusão que chego é de que: Se eu não tomar cuidado, vou passar por uma ressaca literária das grandes! Sério. O terceiro livro do autor Jim Anotsu é SENSACIONAL! Estou a todo momento tentando não pensar muito na história, porque se eu começar a pensar vou ficar com os sintomas básicos de uma ressaca literária: ficar triste por o livro ter terminado, começar a achar que não vou encontrar  nenhum livro tão legal quanto esse... Enfim, aqueles típicos sintomas que todos vocês já devem ter passado.


A história contada em "Rani e o Sino da Divisão" é muito mágica e bem divertida, além de ser surpreendente. Lendo o livro eu me senti como a Alice adentrando no País das Maravilhas! Assim como a garotinha eu fui ficando cada vez mais surpreendido e maravilhado com o que era me mostrado.

Até então, não me lembro de ter lido um livro de fantasia tão bem escrito e criado como esse. Jim possui uma escrita leve e sarcástica e dá um show ao introduzir os diversos mundos e criaturas de sua obra. Para quem é fã de seres fantásticos esse é o livro certo a ser lido! Em "Rani..." encontramos de tudo: Vampiros, Xamãs, Magos, Demônios, Espíritos, Lobisomens e até Dinossauros!

"Ele passou por mim e foi em direção às escadas, navegando por entre o canteiro de tomate e as batatas que brotavam. Pietro não olhou para trás e também não disse mais nada. Ele sumiu dos meus olhos em um átimo de segundo, como se nunca houvesse pisado ali. Fiquei para trás. Eu e a convicção de que o mundo estava diferente, de que tudo havia mudado e eu estava perdida no meio de um oceano de vagas tão bravias, de que meu naufrágio era só uma questão de tempo. O cheiro do perfume dele ainda ficou algum tempo depois de sua partida." - página 30

Os personagens são pra lá de carismáticos e bem marcantes. A turma de amigos da Rani é bem singular e muito querida! Adorei o Pietro, a Marina, a Valentina, o Fred, o Tales, e até o chato do Jefferson

A Rani também foi uma personagem que eu gostei bastante. Ela foge dos estereótipos da maioria das protagonistas que existem por aí e se mostra como uma garota bem autêntica: Toca em uma banda de punk death metal, se veste como uma rockstar, é sarcástica, ateia e negra! Gostaria de dizer que adorei (finalmente!) encontrar um livro em que a personagem principal é negra! Não sei vocês, mas eu sinto muita falta de protagonistas negros em livros... Espero que outros autores também tomem a iniciativa do Jim e deem mais destaque aos personagens negros em seus livros!

"Apesar de tudo, apesar do pior dos tempos, eu estava feliz por tê-los ali comigo, por ter encontrado pessoas que me aceitaram como eu era e que nunca me pediram para mudar. Que foram inusitadas quando tudo era normal, que usaram pijamas, que tinham dinossauros favoritos e que nunca respeitaram uma regra idiota." - página 297

Outra coisa que eu simplesmente amei nesse livro foi o fato de ele ser recheado de referências da cultura pop! Há referências à Doctor Who, Pokémon, Game Of Thrones, The Walking Dead, Sherlock, One Piece, Jogos Vorazes, O Guia do Mochileiro das Galáxias, O Hobbit e muuuuuuito mais!

Eis aí uma referência à Game Of Thrones! haha

As bandas do bom e velho Rock and Roll também estão presentes no livro! Em cada capítulo da obra há um trecho de uma música de alguma banda de Rock, que por incrível que pareça, casa direitinho com o que será narrado no capítulo.

Esse capítulo é bem legal! Ele é escrito nos moldes de uma tragédia grega.

A resenha está ficando enorme, eu sei! Mas antes de encerrá-la eu PRECISO elogiar o trabalho impecável da Gutenberg na edição de "Rani e o Sino da Divisão"! Gente, o livro está muito lindo! Primeiro tem essa capa (que é ainda mais bonita ao vivo) e depois vem a diagramação que é simplesmente maravilhosa (há várias páginas em que a Rani faz algumas anotações para explicar melhor o que foi citado anteriormente e essas anotações ficaram com um efeito bem bacana!)! Há também várias páginas com uma espécie de material bônus (criado pelo Jim e moldado pela editora, eu suponho.), e esse material está muito bem feito! Confiram vocês mesmos nessas fotos:





Clique para ampliar as imagens




Em suma, "Rani e o Sino da Divisão" é uma história nacional das boas, recheada de sarcasmo, música, amizades verdadeiras e fantasia. Sem dúvida alguma ela irá encantar e prender você do começo ao fim! ;)



Nota: 5 de 5 estrelas


P.S.: E o oscar de melhor biografia em uma orelha de livro vai para...
... JIM ANOTSU!
P.S.1: A garota do cemitério e o garoto fluorescente formam o melhor casal EVER, pronto falei! hahaha
P.S.2: Chateado por não ter uma sede dos Animais de Festa aqui onde moro! :(
P.S.3: Gertrudes! <3
P.S.4: Já quero ler todos os livros do Jim! XD
P.S.5: Por falar em Jim... Ele é bem simpático! Aceitou o meu pedido de amizade no facebook e ainda falou comigo por lá! :3


19 Comentários

  1. Oi, Tony.

    Eu recebi a resenha desse livro por e-mail da editora, fiz uma postagem e fiquei curiosa para ler. Não sei bem os motivos de terem me chamado a atenção, pois o enredo é diferente do que costume ler. Mas gostei, achei a capa muito bem elaborada.

    Ps. Vi que tu tem Twitter!!! Me segue que faço o meso contigo.

    https://twitter.com/rs_juliete

    http;//mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliete! A capa do livro foi uma das coisas que mais chamou minha atenção! Ela é bem linda, né? :)

      Opa, pode deixar que te sigo! ;)

      Excluir
  2. Awww, que legal! Faz tempo que não leia uma fantasia que me empolga desse jeito, sem sombra de dúvidas vale a pena arriscar nessa aventura e embarcar junto, porque depois de tantos elogios, tem que ser bom mesmo!! haha

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Tem resenha nova no blog de "Um mais um", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! Opa, vale muito a pena arriscar nessa aventura! Pode ler sem medo, tenho certeza de que você vai adorar "Rani e o Sino da Divisão"! :D

      Excluir
  3. Olá, Tony!
    Você bem sabe instigar leitores! A premissa do livro é ótima e captou minha curiosidade (olha que não me interesso por fantasias desde que li aquelas clássicas quando mais nova), ainda mais por ser de um autor nacional. Parece-me uma diversão imperdível. Obrigada pela dica e parabéns pela ótima resenha, Tony!
    Adoro o blog.

    Beijos.
    cacofonia-aguda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Agatha! A minha intenção é justamente essa: Instigar vocês! hahaha Olha, o livro é realmente uma diversão imperdível! Espero que você o leia e que também goste dele! Por nada e obrigado! :D

      Excluir
  4. Oi Tony,
    Adoro livros com referências a outras obras, e confesso que não me encantei muito pela capa e nem tinha muita ambição de ler esse livro, depois da sua resenha isso mudou (Dinossauros ♥), mas ainda fico um pouco receoso por se tratar de fantasia... não é meu gênero favorito e tenho medo dele, mas espero ter a oportunidade de dar uma chance a ele (essa frase ficou meio desconexa :s)
    Grande abraço!!!

    Leitor Antissocial

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rudi! Eu também adoro livros assim! Além das referências que eu citei, há várias outras! Tem referências até do seu autor preferido: Stephen King! Eba, que bom que minha resenha fez você mudar de opinião! Mesmo o gênero não sendo o seu favorito, dê uma chance ao livro mesmo! Algo me diz que você vai curtir a história! Ah, falam bastante sobre Dinossauros no livro! :D

      Excluir
  5. Hello, Tony!
    Cara, eu tenho sido seduzido por esse livro, li outras resenhas e até posts seus referente a ele, eu gostei da resenha porque foi especificada com todos os postos positivos, e as curiosidades foram além da minha expectativa. um problema é que parei de comprar livros porque tenho tido pouco tempo pra eles, mas esse livro e uns outros que tenho lido aqui mesmo no TLB, tem me feito querer gastar um dinheirinhos e dormir menos! rsrs


    gabryel fellipe - quimeras mirabolantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Gabryel! Tudo certo? Legal saber que eu tenho feito você querer gastar dinheiro e dormir menos para ler os livros que posto aqui! hahaha Fico feliz por você ter gostado da resenha! Espero que você consiga ler "Rani e o Sino da Divisão" e os outros livros que você tem visto por aqui! :)

      Excluir
  6. Tony, do céu!
    Eu nunca tinha ouvido falar sobre esse livro, porém sua resenha me deixou pra lá de curiosa.
    Sério... Parece uma delícia a história.. E o que é essa lindeza de diagramação e cuidado com a obra? Mil vezes parabéns a editora.. Adoro livros assim *-*
    Grande beijo ♥

    Thati Machado;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thati! Haha fico feliz em saber que aticei sua curiosidade! rs É realmente uma delícia de história! <3 Demais, né? A diagramação ficou incrível! Pois é, mil vezes parabéns a Gutenberg, que arrasou na edição desse livro! *-*

      Excluir
  7. Oi, Tony!
    Nunca tinha ouvido falar sobre o livro :/ Mas me pareceu ser bem interessante. Amei a resenha haha

    Beijos, Juliana.
    http://afinefrenzzy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliana! Tudo bem? O livro é bem interessante mesmo! Fico feliz que você tenha curtido a resenha! :)

      Excluir
  8. Oi Tony! Tudo bem?

    Eu já conhecia o livro e morro de curiosidade para lê-lo *-* Sério, faz o meu tipo, o meu gênero, ah, enfim, eu amo livros assim :3 Tenho parceria com a Gutenberg e vou ver se consigo arranjar um pra resenha, haha, caso contrário, vou providenciar o meu exemplar!

    E parabéns pela resenha, ficou muito boa :3 As imagens que você escolheu para ilustrar a resenha ficaram ótimas ><

    Abs!

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jhonatan! Tudo ótimo e contigo? Ah, arranje mesmo ou compre, mas leia! hahaha O livro é perfeito! Tenho certeza de que você vai amar ele! :3 Muito obrigado! :D

      Excluir
  9. Oi tony,
    Adorei a resenha e achei interessante o livro ter as frases referenciando as outras culturas...adorei a frase do guerra dos tronos...e realmente quando acontece de um livro nos pegar para ficarmos pensando nele dias depois e porque ele é ótimo. Adorei a dica
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raquell! Eba, fico feliz que você tenha curtido a resenha! Hahaha eu também adorei a frase de Game Of Thrones! Pois é, o livro é ótimo! Amei ele! :3

      Excluir