Título: Com Outros Olhos
Autora: Thati Machado
Ano: 2014
Páginas: 50
Sinopse: A vida perfeita de aparências da jovem Lana se desfaz como pó depois de um trágico acidente com seu então namorado Lucas. Destinada a ultrapassar todos os obstáculos que a vida lhe impõe, Lana ingressa na Companhia Raoul de Teatro - com a ajuda de seu irmão - sem que saibam das suas limitações. Seus companheiros de trabalho parecem não facilitar a vida da moça, principalmente Arthur, que interpreta seu par romântico na peça. Ironia do destino ou não, Lana vai descobrir que uma vida sem luz ainda pode lhe oferecer tudo que uma garota sempre sonhou. E que as aparências... Sempre enganam. 

"Com Outros Olhos" foi o meu primeiro contato com a autora Thati Machado, Até então eu só conhecia o trabalho da autora como blogueira no Nem Te Conto. Agora tendo finalmente lido algo da autora posso dizer o que já suspeitava: A Thati é talentosíssima e sabe muito bem o que faz!

O livro é bem curtinho, tem só 50 páginas (45 na versão para blogueiros), mas consegue passar muita sensibilidade e o que mais acho importante: mensagens para o leitor! Ao terminar "Com Outros Olhos" você com certeza vai passar um bom tempo refletindo as mensagens que a Thati passou no decorrer do livro e perceber que muitas vezes, assim como a antiga Lana, também erramos ao enxergarmos as pessoas com os olhos e não com o coração!

"A familiaridade daquele som agressivo me invadiu como uma corrente elétrica. Não resisti por muito tempo. Antes mesmo de me dar conta, eu já estava cantarolando a melodia junto com Arthur. E no refrão nós gritamos. Paramos em um semáforo e se houvesse algum carro ao lado do nosso, o motorista com certeza nos encararia enquanto gritávamos a plenos pulmões “Hello, hello, hello, how low”." - página 18

Gostei muito mesmo de ver a mudança e o amadurecimento da Lana após o acidente. Antes ela era uma menina vazia que só ligava para aparências, festas e ter um namorado gato e agora, após o acidente (que a deixou cega) ela percebe o quanto estava errada e com o decorrer dos capítulos ela começa a ver o mundo com outros olhos e a aprender a enxergar as pessoas com o coração. O que ao meu ver é o mais importante.

"Fiquei pensando sobre a minha vida, sobre como eu estava determinada a vencer barreiras e conquistar o meu espaço como atriz... Eu não sabia que pequenos detalhes seriam capazes de me deixar destroçada daquela forma. Eu não me sentia assim em relação aos meus colegas de cena ou em relação ao meu trabalho, mas por algum motivo eu estava me sentindo assim em relação a Arthur; por algum motivo desconhecido eu não queria parecer patética diante dos olhos dele. Por que de repente eu me importava tanto?" - página 25

A escrita da Thati é bem gostosa de ser lida. Adorei a narração da Lana, a garota às vezes parece está realmente conversando com o leitor e em alguns momentos é bem divertida! Outra coisa que gostei na escrita e no estilo da Thati que ela foge do convencional na hora de criar os seus personagens. Aqui temos personagens que fogem do padrão da maioria dos livros que estamos acostumados a ler! Temos uma protagonista cega, um personagem gay e um personagem que é... Bem, esse é melhor eu não contar, para não perder a graça! rs É muito bom ver a nossa literatura brasileira fugindo dos padrões e trazendo personagens que dificilmente ganham o destaque que realmente merecem ganhar! Que mais autores façam como a Thati e tragam em seus livros personagens que quebrem tabus!

Perceberam que eu pouco falei sobre o enredo do livro? Essa é a melhor coisa a se fazer, vão por mim! O bom é vocês pouco saberem da história para no ato da leitura serem surpreendidos. É, surpreendidos! Certeza que vocês vão se surpreender com essa história! "Com Outros Olhos" é uma daquelas histórias que são únicas e marcantes. Uma história sensível e tocante, cheia de amor e superação!

''− Não era importante – respondi acariciando seu rosto com as mãos geladas. – Por muito tempo enxerguei com os olhos, agora enxergo com o coração.''  - página 44


Nota: 5 de 5 estrelas

PS: Nem preciso dizer que virei fã da Thati, né? Já quero ler Ponde de Cristal e Papel, Caneta e Ação (Esse, na verdade, eu já estou lendo! rs)!
PS 1: Bem bacana a inserção da peça "Romeu e Julieta" na história!


30 Comentários

  1. Oi!
    Não conhecia o livro (ou conto?) mas sua resenha me deixou curioso, parece ser uma história legal.
    Abraço
    http://leituraforadeserie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Guilherme! Acho que é um livro mesmo, um livro curto! rs A história é muito legal, vale super a pena ler. Espero que você também leia e goste! :)

      Excluir
  2. Tooooony! O seu interesse na nossa parceria já tinha me deixado muito feliz e agora, depois de ler essa resenha LINDA, só posso dizer que estou muito agradecida e realizada.
    Obrigada pelo carinho, pelo apoio, pela oportunidade...
    Fico feliz que esses personagens, tão singulares e ao mesmo tempo reais, tenham conquistado um espacinho no seu coração!
    Espero que esse conto chegue também aos seus leitores *-*
    Obrigada por tudo <3

    Beijos ♥

    Thati Machado;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thati! E eu, após ler esse seu comentário, fiquei ainda mais feliz do que já estava! =D Muito bom saber que você curtiu e achou minha resenha linda! Por nada, eu que agradeço você por ter me proporcionado uma leitura tão marcante! <3
      Também espero que esse ÓTIMO conto chegue aos meus leitores! :3

      Excluir
  3. Aiii que tudo...
    Fiquei super empolgada em conhecer o livro, deve ser uma história muito bonita.
    Beijos.

    http://ateliedoslivros.blogspot.com.br/2015/03/resenha-coracao-ferido.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Samanta! Tudo bem? A história é muito bonita mesmo. Vale super a pena ler ela! Espero que você leia e goste de Com Outros Olhos! :)

      Excluir
  4. Que perfeição! Esse livro deve ser incrivel! Fiquei curiosa para saber um pouco mais! haha'
    Jardim de primavera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lara! Sim, o livro é incrível! Espero que você leia e goste dele também! :)

      Excluir
  5. Fiquei curiosa para ler o livro, me espantou ser tão curto. Me pergunto se a autora não se apega aos detalhes ou se é objetiva o bastante para deixar a história curta sem ser comum.
    A história parece ser interessante e nos passar uma linda mensagem.
    Sempre curto as tuas resenhas, Tony. Abraço! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! Então, Com Outros Olhos é um conto lançado como se fosse um livro curto, sabe? Por incrível que pareça, apesar das poucos páginas, o livro é cheio de detalhes e consegue passar muitos sentimentos e mensagens para o leitor! É uma história imperdível! Fico feliz em saber que você sempre curte minhas resenhas! :)

      Excluir
  6. Tony! Tudo bem?

    Como você já sabe, eu li Com Outros Olhos e amei! Concordo em tudo o que você falou e parabéns pela bela resenha sem nenhum spoiler, haha! :3

    Espero poder ler as outras obras da Thati, pois ao ler Com Outros Olhos tive certeza de que ela escreve super bem! Adorei a resenha!

    Abs!

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jhonatan! Tudo ótimo e contigo? Haha obrigado, sempre tento não dar nenhum spoiler nas resenhas que faço! rs
      Eu também espero ler outras obras da Thati, pelo que vi em Com Outros Olhos também posso afirmar que ela é uma ótima escritora e escreve super bem! Fico feliz que você tenha curtido a resenha! :)

      Excluir
  7. Oii Tony, tudo bem??? A Thati é super talentosa mesmo. Li esse livro-conto e me apaixonei :)
    Papel, caneta e ação, estou para ler, mas ainda não consegui :P
    Fico muito feliz que tenha gostado da leitura :)
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gih! Tudo ótimo e contigo? Ah eu também me apaixonei por Com Outros Olhos! Já comecei a ler Papel, Caneta e Ação e estou adorando! :)

      Excluir
  8. Oi Tony! Haaa e eu amei a resenha, nossa o livro já me ganhou quando propõe que devemos ver com o coração <3 perfeito! =)

    http://joandersonoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Joanderson! Eba, fico feliz que você tenha curtido a resenha! Ah eu adorei essa mensagem! <3

      Excluir
  9. Olá, Tony!
    Nossa, fiquei impressionada com sua resenha. Você sempre consegue me instigar - confio muito em suas opiniões. Esse não é "meu tipo" de livro, mas fiquei muito curiosa. Parece sair do clichê. Talvez, também, porque seja de uma autora brasileira. De qualquer forma, obrigada pela dica. Ótima, ótima resenha.

    Beijos!
    cacofonia-aguda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Agatha! Tudo bem? Fico muito feliz em saber que consigo te instigar e que você confia em minha opinião! É muito gratificante para mim saber que as pessoas confiam em minha opinião e tal... Olha, mesmo ele não sendo o "seu tipo" de livro, acho que você vai curtir bastante a história! Por nada e obrigado também! :)

      Excluir
  10. Tony, me senti da mesma forma que vc em relação a esse conto, ele é ótimo msm, super bem escrito e quebra tabus.
    Excelente resenha!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! Que bacana, fico feliz em saber que você também sentiu isso ao ler "Com Outros Olhos"! :) Obrigado!

      Excluir
  11. Oi, Tony
    Sou bem curiosa com os textos da Thati, e gostei ainda mais desse por ser leve e com menos páginas que as outras. Curti muito, quero ler também.

    beijos

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliete! Ah se você gosta de histórias curtas e bonitas vai adorar "Com Outros Olhos"! Espero que você leia e também goste do conto! :)

      Excluir
  12. Oi, Tony.
    Mas que resenha excelente. Acredita que eu não conhecia esse livro?Só se Marcos já viu por aí. Salvo engano, ele foi num evento ontem e conversou com essa autora, não sei bem ao certo porque não falei com ele com detalhes haha. Whatsapp serve para me manter informada, um pouco rs.
    O livro é bem pequeno, que coisa ótima! Ando com uma vida corrida sem tempo nem para ler direito, iria adorar o livro não apenas pelo tamanho.
    Belíssima resenha!

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 3 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Natalia! Obrigado! Hahaha olha eu acho que eu vi uma foto da Thati com o Marcos mesmo. Acho que foi no evento "Do Blog ao livro"!
      Sim, o livro é bem curto e muito bom! Acho que você vai gostar dele! :) Obrigado novamente.

      Excluir
  13. Olá, Tony.
    Não conhecia este livro, mas gostei muito de sua opinião.
    Me pareceu uma leitura que flui rapidamente. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renato! Eba, fico feliz que você tenha gostado da minha opinião sobre Com Outros Olhos! A leitura flui bem rapidamente mesmo! :)

      Excluir
  14. Oi Tony, eu já havia visto uma resenha desse livro e também era bem positiva, desde então já estava curiosa para ler o livro, e agora com sua resenha fiquei bem mais! Adoro ser surpreendida por uma leitura, e como você falou, esse vai me surpreender também :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kétrin! Fico feliz em saber que minha resenha aumentou a sua vontade de ler o livro! Espero que você leia, goste e seja surpreendida por "Com Outros Olhos"! :)

      Excluir
  15. Eu adorei esse conto. Até resenhei ele, mas ainda não publiquei hehe. A autora escreve muito bem e tem esse diferencial de não colocar protagonistas "perfeitos" nas suas histórias.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! A história de Com Outros Olhos é muito bacana, né? Depois publica a sua resenha! haha

      Excluir