Título: Alice no País das Maravilhas
Título Original: Alice's Adventures in Wonderland
Autor: Lewis Carrol
Ano: 2014
Editora: Universo dos Livros
Páginas: 112
Sinopse: Obra-prima criada pelo escritor inglês Lewis Carroll, no século 19, Alice no País das Maravilhas imortalizou-se na literatura mundial como uma fábula capaz de encantar adultos e crianças. Uma ficção sem igual que se tornou sucesso há mais de cem anos e ainda hoje é um clássico obrigatório para leitores de todas as idades.
O livro conta a história de uma menina curiosa que decide seguir um coelho branco de cartola, quando de repente cai em sua toca e é levada a um reino onírico onde convive com criaturas estranhas e se envolve nas mais inusitadas aventuras. Neste universo inesperado, não há limites entre sonho e realidade.
Mais do que uma obra ficcional infanto-juvenil, Alice no País das Maravilhas é uma alucinante viagem por um mundo nada óbvio em que imaginação, desafios de lógica, jogos de palavras e situações nonsenses se combinam de maneira única e inesquecível. 


"Alice no país das Maravilhas" sempre foi e ainda é uma das minhas histórias favoritas. Desde muito pequeno, quando minha mãe contou a história para mim pela primeira vez, que sou louco pela história da garotinha curiosa e inteligente que segue um coelho atrasado, cai em sua toca e adentra no país das maravilhas. Durante a minha passagem da infância para adolescência as adaptações para esse clássico que já vi foram muitas, mas cito três:  A versão animada de 1951 dos estúdios Walt Disney; A versão em live-action de 2010 (também da Disney) do diretor Tim Burton e a versão televisiva de Edward Kitsis e Adam Horowitz intitulada "Once Upon a Time in Wonderland".


O engraçado é que por mais que eu tenha assistido e ouvido a diversas versões da história, nunca tinha parado para ler a obra original escrita por Lewis Carrol e publicada em 1865. Não contente com isso, resolvi que em 2015 (ano em que a obra completa 150 anos de existência) leria o livro e foi o que eu fiz.

Uma das primeiras impressões que tive ao ler a obra foi a de que eu ainda tinha muitas coisas para descobrir e muitas histórias (como a da Falsa Tartaruga) para conhecer. Percebi que a obra de Lewis Carrol é muito mais rica e completa que qualquer adaptação que já fizeram ou irão fazer para a sua história. Ela é única, repleta de metáforas, mensagens e significados que podem ser bem distintos. 

"Puxa! Puxa! Como tudo está tão estranho hoje! E ontem as coisas estavam tão normais! O que será que mudou à noite? Deixe-me ver: eu era a mesma quando acordei de manha? Tenho a impressão de ter me sentido um pouco diferente. Mas se eu não sou a mesma, a próxima questão é 'Quem sou eu?' Ah! esta é a grande confusão!"  - página 15

O legal no livro "Alice no País das Maravilhas" é que ele pode ter inúmeras interpretações e vários modos de leitura. Você pode ler o livro só por diversão: para se divertir e ficar encantado com a viagem bem louquinha da Alice ao país das maravilhas. Mas você também pode ler para compreender o enredo bem complexo da história: Há no livro diversas mensagens e metáforas deixadas por Lewis. A minha leitura foi a junção dessas duas: Enquanto me divertia com a Alice, o Chapeleiro Louco, a Lebre de Março e Cheshire, parava para analisar melhor o enredo do livro e tentar decifrar as metáforas presentes na história. O resultado disso tudo foi uma leitura única, leve, divertida e carregada de significados. 

"— Que tipo de gente vive por aqui? 
— Naquela direção, — o Gato disse, apontando sua pata direita em círculo, — vive o Chapeleiro, e naquela, — apontando a outra pata — vive a Lebre de Março. Visite qualquer um que você queira, os dois são malucos.  
— Mas eu não quero ficar entre gente maluca — Alice retrucou.  
— Oh, você não tem saída, — disse o Gato — nos somos todos malucos aqui. Eu sou louco. Você é louca.  
— Como você sabe que eu sou louca? — perguntou Alice.  
— Você deve ser, —  afirmou o Gato, — ou então não teria vindo para cá." - página 51

Pude notar várias metáforas na obra de Carrol, mas uma que gostei bastante foi a que aborda a adolescência. Percebi que o autor utiliza das repentinas mudanças de tamanho da Alice para falar sobre as mudanças que nós quando adolescentes passamos. A questão da busca pela identidade que todo adolescente passa (muitas vezes mal sabemos quem nós somos e queremos a todo instante saber quem de fato somos) também está presente no livro (de uma forma subentendida, é claro. [Alice a todo momento se queixa de ter mudado bastante e de não saber mais quem ela é de fato.]) Há ainda outras metáforas que eu pude perceber, mas não falarei sobre elas aqui. Deixo essa tarefa para vocês mesmos. Tentem encontrar vocês mesmos os significados das diversas metáforas presentes na história, será bem prazeroso (eu garanto!).

"— Gatinho de Cheshire, — começou bem timidamente, pois não tinha certeza se ele gostaria de ser chamado assim: entretanto ele apenas sorriu um pouco mais. "Acho que ele gostou", pensou Alice, continuou. — O senhor poderia me dizer, por favor, qual o caminho que devo tomar para sair daqui?
— Isso depende muito de para onde você quer ir —  respondeu o Gato.  
— Não me importo muito para onde... — retrucou Alice.  
— Então não importa o caminho que você escolha — disse o Gato. 
— ...contanto que dê em algum lugar — Alice completou.  
— Oh, você pode ter certeza que vai chegar, — disse o Gato — se você caminhar bastante." - página 51

Quanto a edição do livro: Eu só tenho elogios! A Universo dos Livros preparou uma edição bem linda, recheada de belíssimas ilustrações. As ilustrações (que foram feitas por Luciana Ruivo), a propósito, estão impecáveis. Combinam bastante com o clima lúdico e psicodélico da obra e dão um charme a mais para a história. A diagramação e a tradução também estão ótimas! A linguagem é atual e não possui nenhum errinho sequer.

"O Coelho Branco colocou seus óculos. 
— Por onde devo começar, se Vossa Majestade permite? — ele perguntou.   
— Comece pelo começo, — disse o Rei com muita gravidade — e siga até o fim: daí, pare." - página 103

Seja para se divertir, ou para refletir e divagar, "Alice no País das Maravilhas" certamente será uma ótima pedida. Recomendadíssimo para todas as idades.




Nota: 5 de 5 estrelas


Algumas fotos das ilustrações livro:





 


51 Comentários

  1. Bom, preciso ler esse livro. Apesar de ter visto filmes, ter lido releituras, nunca li a obra original. Tem tantas coisas desse universo que não conheço, que preciso conhecer. Se der vou comprar essa edição ai que parece estar linda.

    Blog Prefácio

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Pois é, realmente ainda tem muitas coisas desse universo a serem descobertas! Essa edição está muito linda mesmo, espero que você consiga comprá-la! :)

      Excluir
  2. Já li muitas versões desse conto, e esse tbm parece ser super interessante..
    Amei a resenha

    http://its-sucker.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fábio! Fico feliz que você tenha curtido a resenha! :)

      Excluir
  3. Oie,
    Adoro esse livro *-* Li e me apaixoneii
    Beijinhos Screepeer
    screepeer.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ágatha! Alice no País das Maravilhas é muuuito bom, né? :D

      Excluir
  4. Oi Tony!

    Ainda não li Alice, mais está na minha meta de leitura.
    Adorei a edição desse livro.

    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cintia! Espero que você possa ler o livro em breve. A edição está bem bacana, né? :)

      Excluir
  5. Muito boa a resenha... bem explicadinha! Alice fez parte da infância da maioria das pessoas não tem como negar! Isso de saber muito sobre a história ainda descobrir mais lendo o livro também aconteceu comigo, só que foi com O mágico de Oz. Lindas as ilustrações... tem muitos ensinamentos na trama.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paloma! Obrigado! :) Também tenho bastante vontade de ler O Mágico de Oz, talqualmente como Alice o livro parece ser ótimo! :D

      Excluir
  6. Oi Tony, (sim, eu tô vivo)
    Apesar de você ter falado super bem do livro, não é algo que eu pretenda ler... Conheço as animações, não sei se as mesmas que você citou, conheço animações, mas não sei de onde saíram... enfim... é uma história que não me interessa, e o que eu sei sobre o autor não me motiva a ler algo dele :p
    Grande abraço!!!!

    Leitor Antissocial

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rudi! Como vai, cara? Sei, te entendo... Ah, acho que sei quais são essas coisas que você sabe do autor. Realmente, são coisas que (quando eu soube) me deixaram bem triste... É lamentável saber que um grande autor como ele fizesse coisas assim.

      Excluir
  7. Olá, Tony.
    Assim como você, ainda não li o livro original da Alice. Aliás, agora você leu. rs
    Fico feliz em saber que a obra é ainda melhor do que se imaginava. Me deu vontade de ler. Eu já tenho a obra, só falta ler.
    Mas a minha não tem essas ilustrações tão bonitas. :(

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcos (?)! Haha pois é, agora (finalmente) li o livro! rs
      O que você está esperando para ler então? Leia o quanto antes, o livro é muuuuito bom! :)
      Ah que pena que o seu não tem essas ilustrações...

      Excluir
  8. OHHHHHHHHH... Como es que no he leído este libro antes?

    Es la segunda reseña que veo de este libro este día y quiero leerlo ya.

    Esta edición es magnifica, así que espero adquirir una parecida.


    Saludos. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Usted no ha leído Alicia en el país de las maravillas? Lea lo antes posible, el libro es genial! Creo que le va a encantar! :D

      Excluir
  9. Oi Tonyyyy

    Olha, eu gostava muito de Alice quando eu era criança, mas depois descobri que a história de Alice é a do próprio Lewis, que Alice é "ele" e o coelho branco é o ópio e aquele mundo fantasioso e surreal são suas alucinações, a história perdeu o encanto pra mim.Há quem diga que essa história é mentira, mas já li bastante coisa que dá margem para dúvida! Não dá para negar que aquelas situações do livro são bem coisa de alucinação mesmo. hahahahah
    E também li coisas sobre pedofilia...enfim, perdeu o encanto! hahahaha

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamires! Nossa, não sabia dessa história! :O Sobre a pedofilia, infelizmente soube... E fiquei bem chateado! :(

      Excluir
  10. Oi Tony! Eu sou suspeito dos pés a cabeça ao falar nesse conto,em Alice e todo universo. Esse conto foi o primeiro que escutei - eu tinha um disco de vinil com a história contada - e logo quando aprendi a ler foi o primeiro livro que li. Desde então foi só amor. E descobertas. Alice no país das maravilhas é um conto atemporal. O tempo passa e a cada leitura a gente encontra uma ideia nova, uma mensagem nova, um entendimento amadurecido. Eu sou declaradamente apaixonado! Sempre que encontro alguma versão do livro eu compro - essa semana comprei mais uma -, mas essa sua eu ainda não tenho. E eu acho linda!
    Ficou ótima a resenha, viu! *---*

    Abraço.
    Diego, Blog Vida & Letras
    http://blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diego! Cara, que legal a sua história com Alice no País das Maravilhas... A minha também é mais ou menos assim! *-* Concordo com tudo o que você falou, Alice é tudo isso mesmo! :) E a edição da Universo dos Livros está bem bacana, espero que você consiga comprá-la! :D
      Obrigado!

      Excluir
  11. Oi!
    Adorei a resenha!, ja li Alica mas quero comprar algumas edições diferente e adorei essa :)
    Abraço!
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Guilherme! Fico feliz que você tenha curtido a resenha! Essa edição é muito bacana, espero que você compre ela em breve! :)

      Excluir
  12. Eu gosto demais de Alice no País das Maravilhas! \O/
    Já leu Através do Espelho, Tony? Tbm é bacana! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vinicius! Alice no País das Maravilhas é bem legal, né? Ainda não li Através do Espelho, mas espero ler ele em breve! :)

      Excluir
  13. Que livro legal, já vi o filme é bem legal
    abraços
    http://sagasalways.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Michael! Alice no País das Maravilhas é bem legal, né? :)

      Excluir
  14. Amo Alice no país das Maravilhas, já li mil vez, e já vi os filmes mil vezes também, o melhor <3
    Gostei muito da resenha.

    http://o-hyeah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rachel! Alice no País das Maravilhas é muuuito bom, né? Fico feliz que você tenha curtido a resenha! :)

      Excluir
  15. Oi, tudo joia?
    Posso dizer que amei? Que gracinha esse livro, amei de verdade !! Ficou muito linda essa edição, que por sinal eu não conhecia, mas agora quero muito <3
    Assim você me deixa pobre, cada dia que venho aqui tem algo novo e maravilhoso, *--*

    Beijos
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Joice! Tudo sim e contigo? Pode sim! haha Essa edição está realmente muito linda! *-* KKKKK essa é a intenção (#brinks)! :D

      Excluir
  16. Oi Tony!
    Concordo plenamente com você sobre a história ser passível de diversas interpretações. Acho até que dependendo da fase da vida em que você ler, irá enxergar coisas diferentes.
    Quanto às adaptações, adoro o Tim Burton e o aspecto visual que ele deu ao filme, mas o filme esta longe de ser um dos meus favoritos dele, rsrs
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mariana! Isso (ele ser passível de diversas interpretações) é o mais legal no livro, né? Sério que o filme do Tim Burton está longe de ser um dos seus favoritos? Eu amei aquele longa! <3

      Excluir
  17. Oi!
    Primeiramente, essa capa está linda de mais!

    Adorei tua resenha, como tu antes de ler, nunca li a história original, acho que por falta de oportunidade. Adorei sua resenha, e as imagens colocadas.
    Beijos
    www.modaeeu.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tudo bem? Pois é, essa capa está muito linda! <3 Fico feliz que você tenha curtido a resenha! :D

      Excluir
  18. Oi, Tony! Tudo bem?

    Cara, amei a tua resenha. Acredita que até hoje não conheço a história da Alice direito? Nunca li o livro e só vi ao filme no começo desse ano. Essa edição está maravilhosa e bem convidativa pra mim! Amei os quotes que citou na postagem também e a questão das metáforas. Adoro metáforas!

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jeni! Tudo ótimo e contigo? Ahh fico mega feliz que você tenha curtido minha resenha! :) Então está na hora de você ler o livro, hein? Espero que você possa ler ele em breve e gostar do livro tanto quanto eu gostei! :)

      Excluir
  19. É minha história preferida, ainda bem né, já que meu nome é Alice por causa dela! hehehe
    Adorei esta edição, não conhecia ela!
    beijinhos

    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice! Haha que legal! :D A edição está bem bacana, né? :)

      Excluir
  20. Oi Tony, tudo bom?
    Poxa, assim como você, adoro a história da Alice e todas as suas versões cinematográficas. Nunca parei para ler a obra também, o que é um erro tremendo, né? :S
    Depois de ler a sua resenha fiquei super curiosa. As ilustrações da obra estão lindíssimas e a Universo da Letras está realmente de parabéns!
    Beijo grande e boa semana ♥

    >Thati Machado;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thati! Tudo ótimo e contigo?
      Sim. é um baita erro! rs Espero que você possa ler o livro em breve. Ah essa edição está muito linda, né? :)
      Para você também! :D

      Excluir
  21. Lucas! Saiba: sua resenha ficou muito boa. Até porque o título do livro por si só dispensa qualquer comentário detalhista e sobra apenas a opinião de quem leu. Concordo contigo sobre as metáforas e essa é riqueza do livro - as incontáveis interpretações possíveis, que vêm gerando vários estudos literários. Fiquei com uma vontade imensa de reler. Haha! Agora você precisa ler "Através do espelho e o que Alice encontrou por lá". ;)

    Beijos!
    agathaodaisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Agatha! Nossa, que ótimo saber que você achou isso da minha resenha! :) Releia mesmo! haha Preciso mesmo, espero ler ele logo! :D

      Excluir
  22. Oi Tony, cara eu tô precisando ler esse livro rss, vou usar ele em um projeto de estágio na universidade... me empresta? rss binks, mas a resenha como sempre está ótima, parabéns! Só aumentou minha vontade de ler ainda mais essa tão linda obra.

    Abraços!

    http://joandersonoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Joanderson! Hahaha que legal isso de usar o livro em um projeto de estágio. Espero que você colha bons frutos com esse projeto... Fico feliz que você tenha curtido a resenha e espero que você leia o livro logo! :D

      Excluir
  23. Sou nascida no mesmo dia que o Mr Lewis. Tem como nao amar essa históriamaluca?

    | A Bela, não a Fera |
    | FB Page A Bela, não a Fera|

    ResponderExcluir
  24. Oláá Tony...
    Ainda não tinha visto esta edição, e parece maravilhosa e super divertida *O*
    Amei a resenha, como sempre bem crítico e com uma incrível descrição! Parabéééns...
    Abraços

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eloísa! Sim, essa edição é de fato maravilhosa e super divertida! :D Fico feliz que você tenha curtido a resenha. Obrigado! <3

      Excluir
  25. Eu que já sou, e estou, louca por Alice, ainda venho aqui e leio isso... É para morrer de vontade de comprar os livros mesmo haha Amei a resenha! Sério.
    Já estou juntando dinheiro para comprar algumas edições - sim, porque cada edição desse livro tem algo que me agrada...- E confesso que a que mais me encantou foi a edição comemorativa de 150 anos sabe...
    E agora essa que você me apresentou foi muito legal também.
    Riscoculto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sarah! Hahahaha fico feliz que você tenha curtido a resenha! :) Essa edição é ótima e bem linda, super recomendo-a! :D

      Excluir