Título: Fim
Autora: Fernanda Torres
Ano: 2013
Páginas: 203
Editora: Companhia das Letras
Sinopse: O público brasileiro acostumou-se a ver Fernanda Torres no cinema, no teatro ou na televisão .Com 'Fim', seu primeiro romance, ela consolida sua transição para o universo das letras. O livro focaliza a história de um grupo de cinco amigos cariocas. Eles rememoram as passagens marcantes de suas vidas - festas, casamentos, separações, manias, inibições, arrependimentos. Álvaro vive sozinho, passa o tempo de médico em médico e não suporta a ex-mulher. Sílvio é um junkie que não larga os excessos de droga e sexo nem na velhice. Ribeiro é um rato de praia atlético que ganhou sobrevida sexual com o Viagra. Neto é o careta da turma, marido fiel até os últimos dias. E Ciro, o Don Juan invejado por todos - mas o primeiro a morrer, abatido por um câncer. São figuras muito diferentes, mas que partilham não apenas o fato de estar no extremo da vida, como também a limitação de horizontes. Sucesso na carreira, realização pessoal e serenidade estão fora de questão - ninguém parece ser capaz de colher, no fim das contas, mais do que um inventário de frustrações. Ao redor deles pairam mulheres neuróticas, amargas, sedutoras, desencanadas, descartadas, conformadas. Paira também um padre em crise com a própria vocação e um séquito de tipos cariocas. Há graça, sexo, sol e praia nas páginas de 'Fim'. Mas elas também são cheias de resignação e cobertas por uma tinta de melancolia.


Dos muitos adjetivos que posso dar a “Fim”, livro de estreia da atriz Fernanda Torres, original e ousado são dois que facilmente se encaixam com a obra.


“Fim” tem uma proposta bem ousada e original: O livro narra o dia da morte de cada um dos cinco amigos: Álvaro, Sílvio, Ribeiro, Neto e Ciro. Mas o foco do livro não é só na morte, muito pelo contrário, Fernanda nos conta em cada parte de sua obra, um pouco dos passados dos protagonistas. Nos conta as lambanças e percalços vividos por cada um desses cinco cariocas que protagonizam “Fim”.

Fernanda Torres ainda vai além da vida dos cinco amigos e também nos conta (com muitos detalhes) sobre as vidas dos outros personagens que fazem parte da história de cada um dos cinco amigos. Então somos apresentados as esposas, os filhos e filhas desses personagens e até mesmo o Padre Graça, personagem que está presente nos enterros dos protagonistas e é o elo que liga todas as histórias.

Gostei e não gostei dessa construção. Deixem-me explicar: Acho a construção do livro fantástica, ela nos mostra que a Fernanda pensou em tudo na hora de criar a trama do livro e se preocupou em fazer com que nenhuma ponta ficasse solta. Mas ao mesmo tempo em que elogio a construção de “Fim” tenho que criticá-la. O motivo de eu fazer isso? Fiquei muito confuso lendo o livro e tive de voltar muitas páginas para entender algumas coisas. Tipo, o livro começa em 2014, com a morte de Álvaro; Vai para 2009, com a morte de Sílvio; Vem para 2013, com a morte de Ribeiro; Volta novamente para o passado (em 1992), com a morte de Neto; E regressa um pouquinho mais no tempo, para 1990, com a morte de Ciro. Ok, tenho que confessar que no final tudo faz sentido, mas enquanto lia o livro fiquei bastante perdido e confuso.


"A queda é a maior ameaça para o idoso. "Idoso", palavra odienta. Pior, só "terceira idade". A queda separa a velhice da senilidade extrema. O tombo destrói a cadeia que liga a cabeça aos pés. Adeus, corpo." - página 13

Tirando esse pequeno detalhe e mais um que abordarei logo a seguir, o livro é incrível. Muito bom mesmo. Mas não me satisfez ao ponto de eu dar cinco estrelas para a obra.

Outro ponto que é ao mesmo tempo positivo e negativo é os personagens da obra. Torres criou uma gama de personagens, todos muitos bem construídos e marcantes, e a elogio por isso. Mas com um número elevado de personagens, o risco de desgostar de muitos é grande e foi infelizmente o que aconteceu comigo.

Dos protagonistas, adorei Álvaro, Neto e Ribeiro, mas detestei Sílvio e (por alguns momentos [não sempre] e de uma forma menor, que fique bem claro.) Ciro. Já os antagonistas, só gostei (um pouquinho) de Ruth e Murilo. Detestei Irene, Suzana e não fui com a cara do Padre Graça.

"Falei muito mal das mulheres, elas merecem. Os homens também não prestam para nada. E um não foi feito para o outro. 
Desintegro no ar sobre Copacabana. Uma vez, li que a morte era o momento mais significativo da vida, e é mesmo. A minha foi boa, esta sendo, não por muito mais." - página 29

Com tantos personagens que me agradaram e desagradaram, a fluidez da leitura de “Fim” oscilou em alguns momentos. Mas tenho que confessar: Mesmo com personagens irritantes como Sílvio e Suzana, a narrativa e a escrita da autora continuam em um altíssimo nível. Pelo visto, Fernanda Torres nasceu para ser escritora. E parabenizo à atriz por finalmente ter decidido adentrar no mundo da escrita.

Ainda sobre os personagens, quero frisar o quanto eles são bem construídos. A construção dos protagonistas é tão bem feita que até me fez esquecer que era uma mulher (muuuuito longe de seus oitenta anos) que estava escrevendo tudo aquilo. Fernanda Torres soube como ninguém narrar sob as perspectivas de homens idosos. A autora descreve com maestria como é ser um idoso e expõe atitudes e características muito comuns no universo masculino. Os personagens masculinos criados por Fernanda são verossímeis e reais e poderiam existir perfeitamente em nossos cotidianos. Na verdade, eu acredito que existam muitos Álvaros, Ciros e Sílvios por aí...

As doenças e problemas enfrentados por muitos idosos são narradas com muito louvor por Fernanda. Pude (lendo somente algumas linhas escritas por Torres) sentir na pele como é ter depressão, Alzheimer e um infarto. Os momentos derradeiros das vidas dos personagens são descritos de uma forma tão intensa que o leitor passa a sofrer junto com eles.

"Entrei como saí. O homem não muda, transmuta, sempre igual. Até a próxima eternidade." - página 77 

A ambientação da obra também merece elogios. A autora consegue transportar o leitor com facilidade para o Rio de Janeiro.

A edição da Companhia das Letras também está impecável. A qualidade nas páginas, na capa e no acabamento do livro merecem uma infinidade de elogios.

Em suma, “Fim” é uma obra que apesar de algumas pequenas falhas consegue nos proporcionar uma leitura prazerosa. Fernanda Torres está muito segura em sua estreia na literatura. Ela consegue, com muita facilidade, nos fazer rir, refletir e emocionar.


" (...) Você gosta dele? 
Mais ou menos.
Então, não tem problema. 
Por que não tem problema? 
Porque casamento com amor termina sempre em tragédia."  - página 189


Encerro a resenha fazendo uma súplica: Que a Fernanda continue escrevendo mais e mais obras grandiosas e tão boas quanto “Fim”! Os seus fãs (e eu faço parte desse grupo) agradecem...


Nota: 4 de 5 estrelas

PS: Antes que alguém reclame que eu saí soltando spoiler do livro (falando sobre as mortes dos personagens), saibam que em qualquer lugar que vocês procurem informações sobre a obra, saberão desses detalhes.
PS1: Álvaro é o melhor personagem do livro. Sim ou claro?
PS 2: Acabei não falando, mas no livro há (além do drama) muito humor. As cenas narradas pelo Álvaro, por exemplo, me fizeram rir bastante. Há uma cena envolvendo o Ney Matogrosso que também me fez dar boas risadas...
PS 3: Quem mais aqui adorou essa capa?


53 Comentários

  1. Oie,
    não conhecia o livro, mas parece ser muito bonito, mesmo não sendo meu estilo de leitura.
    Acho que minha mãe iria gostar bastante

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa! Sim, o livro é muito bonito! Vale a pena lê-lo! :)

      Excluir
  2. Oi, Tony! Tudo bem?
    É a primeira resenha desse livro que leio. Confesso que fiquei um pouco com medo pela quantidade de personagens, como voce citou.
    Eu esperava mesmo que o livro tivesse muito humor, visto a personalidade da escritora. E fiquei bem curioso pra saber a intensidade da escrita dela em relação as doenças lá.
    Adorei a resenha, livro adicionado a lista. E sim, adorei demais essa capa!!
    Abraço!!
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Markus! Tudo sim e contigo? Apesar da grande quantidade de personagens, o livro é muito bom! Têm umas partes que são hilárias, ri muito! haha É de fato, muito intensa a escrita dela na hora de descrever as doenças e as mortes dos personagens! Fico feliz que você tenha curtido a resenha. Espero que você leia e goste de "Fim"! :)

      Excluir
  3. Oi Tony,já estou querendo ler esse livro assim que foi lançado quando vi uma entrevista com a Fernanda Torres falando do seu livro,achei super engraçado a maneira que ela convidou os leitores para conhecer a obra.
    Gosto de ler livros que possui muito humor,ainda mais o humor da autora(que eu adoro) por isso pretendo ler esse livro ainda esse ano.
    E o que falar dessa capa,é simplesmente encantadora.
    Beijos
    http://nadadecontodefadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Erika! O humor presente em "Fim" é muito bacana! Ri bastante em alguns momentos! haha Sim, a capa é encantadora! <3 Adoro ela! :)

      Excluir
  4. Oi Ton! Tudo bom?
    Eu já disse que sou fã da Fernanda, né? Atriz linda, incrível e segue com louvor os passos da mãe, outro mostro da dramaturgia.
    Não conheço a Fernandinha como escritora, mas espero ser fã dela desse jeito também.
    Quero muito ler esse livro, não só por ser escrito por ela, mas porque a história parece dramática e interessante.
    Assim que eu ler te conto o que achei. E sim, eu amo essa capa.

    Um abraço.
    =)
    - Diego, Blog Vida & Letras
    http://blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diego! Tudo ótimo e contigo? Disse sim! Pois é, a Fernanda atriz é tudo isso mesmo: linda e incrível! *-*
      A Fernanda escritora também é talentosíssima! O livro dela é muito bom, acho que você vai curtir bastante a obra! :)

      Excluir
  5. Oiee, Tony
    Tudo bem?
    Não sabia que a Fernanda Torres era escritora, que legal.
    Confesso que a história em si não me chamou muita atenção, mas a ideia de personagens complexos sim. O que eu mais gosto nos livros é isso.
    Beijinhos Screepeer
    screepeer.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ágatha! Tudo sim e contigo? Ela é desde 2013, já escreveu dois livros desde então. Os personagens são bem complexos mesmo, se você curte personagens assim vai adorar o livro! :)

      Excluir
  6. Oi, Tony.
    A capa desse livro é perfeita e eu compraria só por ela hehe. Gosto muito do trabalho dela como atriz por isso tenho curiosidade em conhecer seu trabalho como escritora. Gostei de saber que tem humor no livro, afinal não poderia deixar de ter né? hehe. Vou deixar anotado aqui para não esquecer, pois, no momento não lerei, mas mais para frente sim.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Sim, a capa do livro é perfeita! <3 Também gosto muito do trabalho dela como atriz e posso garantir que o trabalho dela como escritora também é ótimo! :) Pois é, não poderia faltar! rs Espero que você leia e goste de "Fim"! :D

      Excluir
  7. Oi Tony. Concordo com você em muitos pontos.
    Eu fiz essa leitura já tem um tempo e também achei que a Fernanda constrói o cenário de uma maneria fantástica e te carrega pra lá. Eu normalmente não curto muito esse estilo de leitura e acho que por isso pra mim ela foi um pouco arrastada, mas de toda forma impecável no aspecto de 'amarrar' a trama e a vida dos personagens.
    Adorei a resenha.
    Bjs*.*
    MaH

    O que disse, Alice? - www.oquedissealice.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, MaH! Que bom que você concorda comigo! Acho que deve ter sido por isso mesmo, pois comigo a leitura fluiu bastante! *-* Fico feliz que você tenha curtido a resenha! :)

      Excluir
  8. Oi Tony!
    Que coincidencia! marquei hoje de tarde esse livro como desejado hahahah, to doido pra ler, adoro a Fernanda e esse livro parece ser ótimo.
    Uma pena que nao tenha sido tuudo isso.
    Abraço!
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Guilherme! Haha que coincidência mesmo! O livro é muito bom! Tem algumas pequenas falhas, mas mesmo assim consegue ser um livro muito bom! :)

      Excluir
  9. Oi Tony,
    Primeira resenha que leio sobre esse livro e adorei.
    Achei bem interessante ela ter tratado o tema - morte - desse jeito, fiquei bem curiosa.
    MAS, tenho esse problema com a cronologia que nem você, eu ia preferir todos os anos organizados haha ia confundir muito minha mente também.

    bjs e tenha uma ótima sexta.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nana! Que bom que você curtiu a resenha! :) A ideia é muito interessante mesmo, e o desenvolvimento também é bacana. A única coisa que pecou um pouquinho foi essa ordem mesmo! rs
      Uma ótima sexta para ti também! ^^

      Excluir
  10. Oi Tony!
    Essa capa <3
    Nunca tinha visto uma resenha sobre esse livro e nem sabia do que se tratava, só tinha visto na televisão por ter sido escrito pela Fernanda Torres.
    Gostei bastante da resenha, drama e risadas? Quero ler!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra! Sim, essa capa é muito: <3<3<3<3 Fico feliz que você tenha curtido a resenha! :) O livro é muito bom, vale a pena lê-lo!

      Excluir
  11. Oi, Tony!

    Olha aí o livro dos cogumelos novamente! hahahahaha
    Olha, naõ gostei do enredo...sei lá! Só o fato de você ter falado que teve que voltar várias vezes pra entender já foi dez baldes de água fria! Detesto livros em que tenho que fazer tal coisa!
    O fato de haver muitos personagens também me incomoda...esse livro eu passo!

    Mas eu curto os cogumelos! hahahahha

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamires! Hahaha o livro dos cogumelos é ótimo! rsrs Ah, que pena que você não tenha curtido o enredo do livro e não se interessado em lê-lo! Apesar desses probleminhas, o livro consegue ser muito bom! :)

      Excluir
  12. Eu ADOREI essa capa! Não conhecia sobre o livro mas me interessei muito! Ótima resenha!

    Participe do TOP comentarista no blog: http://meusdespropositos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alyne! Obrigado, fico feliz que você tenha curtido a resenha! :)

      Excluir
  13. Oi Tony!
    Que bom saber que além de talentosa atriz a Fernanda também tem o dom para a escrita!!
    A capa é bem bacana mesmo, mas não sei se o leria neste momento. Esta é a primeira resenha que leio sobre esse livro e você conseguir transmitir como ele é confuso em algumas partes com esse vai e vem cronológico..
    No entanto, a dica está anotada e vou conferir mais resenhas :)
    Parabéns pela leitura e tenha um ótimo fim de semana!!

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bárbara! Sim, a Fernanda tem o dom da escrita! Ela arrasou nesse livro de estreia! :) Sim, às vezes o livro é meio confuso. Ele requer uma maior atenção do leitor, sabe? Mas espero que você o leia em breve! :)
      Obrigado e um ótimo fim de semana para ti também!

      Excluir
  14. Oi Tony!
    Esse livro sempre me chama atenção, mas acabo nunca comprando. Já li muitas coisa boas sobre ele, tenho que dar uma chance a ele.
    Gostei muito da resenha!

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juh! Fico feliz que você tenha gostado da resenha! Espero que você leia e curta "Fim"! :)

      Excluir
  15. Oi Tony!

    Nunca tive curiosidade por buscar alguma informação desse livro, acredita que fiquei perdida nesse vai e vem de mortes? só no pedacinho que você comentou? HAHAHAHAAHA.
    Acho que não daria certo pra mim.

    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cintia! Hahaha sério? rsrsrs O livro requer uma maior atenção do leitor, sabe? Se não prestar atenção, não entende! rs

      Excluir
  16. Oi, Tony!
    Eu quero ler esse livro só para conhecer a escrita da Fernanda Torres; meio que avaliar uma nova faceta dela além da atuação.
    Eu entendi bem sua opinião e acho bem provável que sentirei o mesmo com a leitura. De fato, é uma gama de personagens. Não sei se isso pode vir a ser bom no meu caso com o livro.
    Enfim, adorei saber sua opinião e sua resenha.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leandro! Te entendo... Mas mesmo com muitos personagens, o livro ainda consegue ser muito bom, sabe? Espero que você leia e goste de "Fim"! :) Fico feliz que você tenha curtido a minha opinião! :D

      Excluir
  17. Oi, Tony!!!!!

    Que bom que sua leitura foi agradável, a resenha está muito completa e bem estrutura. O livro não é meu estilo de leitura, mas acho que pode me surpreender. Quem saiba eu não experimente :D

    Abraços do Dan !
    •bookdan.blogspot.com
    •facebook.com/leituradan
    •twitter.com/@leitura_dan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dan! Fico feliz em saber que você achou isso da minha resenha! :) Experimente mesmo!

      Excluir
  18. Olá Tony, como estás?
    O livro parece ser maravilhoso, não só esse livro, como essa capa que é realmente muito linda :ng
    Gostei muito, parece ser interessantíssimo, mas falta dinheiro né hehehehe
    Abraços,
    http://olivroemquehabito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pedro! Estou bem e você? Sim, a capa é muito linda! :ng
      Espero que você leia e goste de "Fim"! :)

      Excluir
  19. Ah, que chato esse bolo dos anos, o leitor fica super perdido né. Mas fiquei curiosa pra saber o porquê dessas cinco mortes!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Tem resenha nova de "Caixa de Pássaros" no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! Sim, a gente acaba ficando um pouco perdido, mas depois tudo faz sentido! :)

      Excluir
  20. Olá, Tony.
    Tenho muita curiosidade em ler Fim. Gosto bastante da Fernanda Torres e espero assim como todos que leem seu escrito, vir a surpreender-me.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renato! Eu também gosto bastante da Fernanda Torres! <3 Olha, acho que você vai se surpreender mesmo, hein? :)

      Excluir
  21. Olá, Tony! Acabei de encontrar seu blog e já quero deixar bem claro que adorei tudo por aqui, desde o layout até o modo como você escreve. Tenho um certo vídeo em blogs literários e procuro sempre dou uma lidinha nas resenhas, antes de comprar algum livro. É a primeira vez que vejo uma resenha sobre este livro e já fiquei interessada pela leitura. Abraço.

    Seguindo.
    http://blog-epifanias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isa! Nossa, fico muito feliz em saber que você tenha adorado tudo por aqui! :) Espero que você leia e goste de "Fim"! :)

      Excluir
  22. Oláá!!

    Logo que comecei a ler nacionais esse tinha me chamado a atenção, mas eu nao fui atras de informações, me encantei pela capa. Como não tenho muuuito tempo acabei deixando de lado e gostei de ver resenha aqui pois consegui entender um pouco mais da obra.
    Gostei do que li. Achei interessante e diferente essa narrativa. Ela é tem tudo para dar muito certo ou muito errado fico feliz que mesmo se confundndo um pouco vc tenha gostado. As vezes um numero muito grande de personagens me atrapalha um pouco sabia?
    Daí meu receio aumenta mais ainda. Maaaas não vou desistir da leitura.

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! Essa capa é muito linda, né? :) Sim, a narrativa é bem original e interessante! Pois é, apesar das pequenas falhas, eu consegui gostar muito do livro! :) Sei como é isso, mas vale a pena arriscar na leitura de "Fim". Eu garanto! :D

      Excluir
  23. Sempre li elogios ao livro e não é por menos, não cheguei a ler ainda - mas pretendo -, mesmo assim me parece uma história tão gostosa de se acompanhar. Entendo seus altos e baixos por causa dos personagens, vira e mexe eu também me deparo com livros assim.
    Espero poder conferir o livro em breve.
    Beijos,
    http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dany! Sim, apesar de tudo, é uma história bem gostosa de se acompanhar! :) Espero que você leia e goste de "Fim"!

      Excluir
  24. Olá tony!
    Adorei a premissa do Livro , pois parece que Causa uma controvérsia pelo fato dela ser Atriz e escrever um livro. Esse não é meu Gemênero de livro favorito mas axho que irei lê-lo
    Um abraço
    Www.doctorleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vinci! A premissa do livro é muito bacana, né? Espero que você leia e goste de "Fim"! :)

      Excluir
  25. Oi Tony como vai?
    O Livro é maravilhoso, eu já sou fã da Fernanda de muito tempo, a até mesmo sabia que ela também é escritora, mais nunca me interessei em ir da uma olhada nos livros dela, pois é arrependimento acabo de começar, ela é uma bela escritora, e além da história olha só essa capa, que incrível, tipo meio 3D kkk
    Abraços!!!

    Passa lá no blog, esta cheio de novidades!!!

    www.pedrosanttos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pedro! Vou bem e você? Eu também sou fã da Fernanda há muito tempo e cara, ela manda muito bem em tudo o que faz! Certeza que você vai adorar Fim! *-* E sim, essa capa é incrível! :)

      Excluir
  26. Oi Tony! Parabéns pela sua resenha, adorei! A ideia do livro me pareceu bastante interessante, não li nenhum livro nacional de autor "famoso", quem sabe posso começar por esse? Achei muito interessante, verdade!

    Te indiquei para responder uma TAG lá no blog, confere lá:
    http://apenasumaleitura.blogspot.com.br/

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mariana! Obrigado, fico feliz que você tenha curtido a resenha! :) Espero que você leia e goste de "Fim"!
      Obrigado pela indicação, vou lá ver a tag! :)

      Excluir
  27. Oláá Tony
    Nossa eu ainda não conhecia esse livro, mas me interessei muito ^^
    A capa é muito interessante e as quotes que vc separou foi incrível!
    Parabéns pela resenha, está perfeita como sempre hehe
    Bjoos

    http://soujovemliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir