Olá, pessoal! Tudo bem? Então, hoje temos mais uma entrevista aqui no blog! \o/
A entrevistada da vez é a Danielle Medeiros, autora de "Dores e Amores" (clique aqui e seja redirecionado para a resenha do livro).
Confiram logo abaixo uma pequena biografia sobre a autora e em seguida a entrevista que fiz com ela:
Daniele Medeiros de Souza, nascida em 1985 no Rio de Janeiro/RJ, descobriu o universo da poesia em 1998, ao fazer um trabalho de Português no Ensino Fundamental.
Tornou-se grande admiradora de Fernando Pessoa. Descobriu o prazer de escrever seus próprios poemas, e não parou mais de expressar seus sentimentos.
Ganhou dois concursos de poesia em escolas que estudou.
Em 2013, lança seu livro de poemas Dores e Amores, que reúne 42 poemas escritos entre 1998 e 2001.
1- Primeiramente quero te agradecer por ter aceitado fazer a entrevista. Bom, por que não começamos a entrevista com você se apresentando para os leitores? Conta para a gente: Quem é Danielle Medeiros?
Sou uma pessoa que gosta muito de música, cinema, animais, fotografia, de ler e escrever. Gosto de conversar e trocar experiências e conhecimento.
2- Todo leitor e escritor tem uma história sobre quando começou a se apaixonar pela literatura, certo? Qual a sua? Quando você se apaixonou pela literatura e decidiu que queria ser escritora?
Sempre tive o estímulo da leitura na escola, o que ajudou bastante. Apaixonei-me pela leitura ao conhecer o que era poesia e poema em uma aula de Português. Então ganhei um livro de Fernando Pessoa e apaixonei-me pelo gênero.
3- Como você vê o atual cenário literário brasileiro? Em comparação com o de alguns anos atrás, você vê melhorias nele? Ser escritor no Brasil continua sendo difícil?
Vejo um cenário que melhora a cada dia, mas que ainda precisa melhorar bastante. Alguns gêneros ainda não encontram espaço no mercado brasileiro, o que é uma pena. Ainda é bastante difícil conseguir entrar no mercado brasileiro, devido ao pouco espaço, competitividade e à restrição de gêneros.
4- Você e vários outros autores costumam fazer parcerias com blogs, não é? Queria que você me contasse sobre o papel dos blogs literários na sua carreira como autora!
Os blogs literários exercem um papel importantíssimo ao dar espaço aos autores brasileiros. Muitos livros bons que não encontram espaço nas prateleiras e principais sites de venda passam a ser conhecidos quando resenhados ou citados em blogs.
5- As suas poesias e poemas são brilhantemente bem escritas. De onde surgiu esse talento? Você se inspira em algum autor do gênero?
Fico muito feliz que essa seja a sua opinião. Esse talento surgiu após conhecer o gênero em uma aula de Português e me apaixonar por ele. Fernando Pessoa tornou-se minha inspiração.
6- Você poderia nos contar sobre o processo de criação do livro “Dores e Amores”? De onde surgiu a ideia de escrever a obra?
Dores e Amores foi criado aos poucos, sem pretensão alguma. Apenas escrevia como forma de desabafo o que vivia e sentia, e também o que via e imaginava. Então um dia percebi que havia escrito uma quantidade de poemas que poderia tornar-se um livro, então aí está.
7- Algumas das poesias do livro “Dores e Amores” são bem pessoais. Você em algum momento ficou com receio de publicá-las?
Sim. Expor o que escrevo nunca foi fácil para mim, pois sempre tive vergonha. Receber o julgamento das pessoas não é fácil, e expor o que sente e pensa também não. Mas lancei o livro mais como uma realização pessoal, sem a pretensão de agradar a todos, pois isso é impossível. Uma vez que fiquei feliz com a realização de um sonho, já valeu à pena. E quando vejo que alcancei o coração de alguém, fico muito feliz e ainda mais realizada.
8- Você gostaria de falar um pouquinho mais sobre "Dores e Amores" e dizer por que as pessoas devem lê-lo?
Dores e Amores é uma leitura que deverá ser apreciada lentamente, um poema de cada vez. Provavelmente o leitor irá identificar-se com algum poema, com algum sentimento nele expressado.
9- E sobre os seus próximos projetos? O que você pode nos contar a respeito deles?
Lançarei o segundo livro de poemas, Linhas do meu ser. E quem sabe não me aventuro em outro gênero...
10- Por último, gostaria que você deixasse um recadinho para os seus fãs e leitores aqui do blog! Ah, e mais uma vez te agradeço por ter topado fazer a entrevista. Foi um prazer te entrevistar, Danielle! :)
Gostaria de agradecer a todos pelo carinho, pelos elogios e críticas construtivas. Espero que o amor pela leitura que há em cada coração jamais se apague. Tenham sempre a mente e o coração abertos a novos gêneros, saiam da zona de conforto e arrisquem-se em novas leituras.
Mais uma vez te agradeço Tony pelo espaço em seu blog e todo o carinho. Desejo a você muito sucesso! Beijo enorme!
Danielle Medeiros na web:
Blog: http://poemasdoreseamores.blogspot.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/DanielleMedeirosBSB
E aí, gostaram da entrevista? :)
Oi Tony!
ResponderExcluirConcordo em muitos aspectos com a Danielle. Eu mesma conheci MUITOS livros nacionais incríveis através de blogs, sabe? Alguns nem estão à venda mesmo, o que é revoltante. Confesso uma coisa: eu escrevo também, alguns contos, histórias soltas... A única pessoa que lê é minha mãe, porque eu morro de vergonha. Tenho até um blog pessoal com esses textos, mas nem divulgo. Então realmente é dificil expor as coisas que a gente escreve.
Beijo!
http://www.roendolivros.com/
Oi, Ana! Pois é, também super concordo com ela! O bom da blogosfera é isso, né? Poder conhecer vários livros legais! :) É de fato muito difícil, comecei a escrever recentemente e sei muito bem como é isso!
ExcluirAchei bem bacana a entrevista. Gosto de ler entrevista com autores porque eles deixam de ser uma entidade suprema hahahhaha
ResponderExcluirPena que não curto muito poesia :(
Balaio de Babados
Oi, Luiza! Fico feliz em saber que você achou isso da entrevista! :) Também gosto de ler entrevistas por causa disso! haha
ExcluirTony, estou adorando ver todos os seus post's haha.
ResponderExcluirAdorei a entrevista, e agora vou ir ler a resenha do livro hehehhe <3
http://www.1001julietas.com
Oi, tudo bem? Ahhh obrigado! Fico feliz em saber disso! :)
ExcluirOi :D
ResponderExcluirMuito legal esse post.
Essas entrevistas são ótimas, nos da uma proximidade com os autores.
Adorei conhecer a Danielle.
bj
@saymybook
saymybook.blogspot.com
Oi, Jess! Ah, fico feliz que você tenha curtido o post! :)
ExcluirOlá, Tony.
ResponderExcluirNão sou muito fã do gênero que a autora escreve, mas desejo muita sorte para ela. Eu vejo o cenário atual mudando um pouco. Gente que nunca quis ler livros nacionais estão dando uma chance de conhecer. E os blogs ajuda muito. Eu nem fazia ideia de que tinha tanto livro nacional bom antes de entrar nesse mundo dos blogs. Parabéns pela entrevista.
Blog Prefácio
Oi, Sil! Pois é, é o que penso também! Às vezes me pego vendo a minha "estante" e me perguntando: será que eu teria lido esse livro se não fosse por causa da blogosfera? A resposta sempre é não. A blogosfera é a responsável por eu ter lido vários livros legais! :)
ExcluirOláá Tony, tudo bem??
ResponderExcluirOiii sil, tudo bem??
Amei a entrevista e suas perguntas foram maravilhosas, super criativas! Parabéns.
Tony, lá no blog tá ocorrendo o Sorteio do livro Em Busca do Verdadeiro autografado + Marcador com 2 regras bem simplesinhas e quero te convidar a participar.
Bjoos
Jovem Literário
Oi, Eloísa! Tudo ótimo e contigo? Obrigado, fico feliz que você tenha curtido a resenha! :) Opa, vou dar uma olhadinha no sorteio!
ExcluirMuito bom!
ResponderExcluirMe identifiquei c a autora já por ela ser apaixonada por Fernando Pessoa. Temos esse gosto em comum. Gostei das respostas dela também.
Vou dar uma.olhadinha na resenha do livro.
Abraço, Ton.
Diego, Blog Vida e Letras
http://blogvidaeletras.blogspot.com
Oi, Diego! Ah, fico feliz em saber que você tenha se identificado com a autora e gostado das respostas dela! :)
ExcluirOi Tony!
ResponderExcluirMe identifiquei com a autora a respeito do medo da crítica. Acho que um dos pontos mais difíceis em publicar uma obra (além de encontrar uma editora que publique rs) é aceitar que pessoas podem ler e não gostar. Acho que no caso de poesia é mais forte esse sentimento, pois dá a sensação que estamos abrindo nossas emoções para o mundo.
Espero ler algum poema dela em breve! Sucesso a autora :)
Beijos,
versosenotas.blogspot.com.br
Oi, Bárbara! Pois é, também me identifiquei com a Danielle em relação a isso. Agora que estou escrevendo sei muito bem como é isso! Exatamente, também penso assim.
ExcluirOlá!
ResponderExcluirAdoro autores que valorizam nosso trabalho de blogueira :D
Não conhecia o trabalho da autora e por sua entrevista, achei ela muito simpatica.
Ótima entrevista!
Beijinhos,
www.entrechocolatesemusicas.com
Oi, Ana! Também adoro isso! haha Pois é, a Daniele é super simpática! :)
ExcluirOiiiiiiii, Tony
ResponderExcluirAdorei a entrevista. Eu nunca li um livro de poesias ou poemas, sabia? Não é muito um gênero que eu aprecie. Às vezes leio algumas poesias avulsas, acho que faz mais sentido para mim.
Mas acho muito intenso os sentimentos que as poesias e poemas carregam! E mesmo sem curtir muito o gênero, desejo muito sucesso para a Dani! ♥
Beijo
- Tamires
Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook
Oi, Tamires! Fico feliz que você tenha curtido a entrevista! :) Ah, não sabia disso! Mas te entendo.
ExcluirEu, como futura autora (espero e sonho um dia ser, pelo menos né!?), adoro quando em entrevistas fazem a minha pergunta predileta: o processo criativo.
ResponderExcluirAchei ótima a entrevista. Danielle me parece bem simpatica.
Bjs*.*
MaH
O que disse, Alice?
Oi, MaH! Eu como também pretendo ser autor, adoro saber sobre os processos criativos! Por isso que sempre pergunto isso! haha Pois é, a Danielle é bem simpática mesmo! :)
ExcluirOi Tony,
ResponderExcluirMuito legal esse seu quadro de autores nacionais. Já tinha escutado falar da autora e apesar de não ser fã de poemas parece que seu livro é muito lindo. Desejo muito sucesso a mesma. Se puder dar uma passadinha lá no blog hoje tem um super post sobre a Bienal e sorteio.
Beijos
Raquel Machado
Leitura Kriativa
http://leiturakriativa.blogspot.com.br/2015/09/bienal-do-rio-2015-parte-i.html
Oi, Raquel! Tudo bem? Fico feliz em saber que você está achando o quadro legal! Em breve a entrevista que fiz com você será postada, hein? :) Opa, pode deixar que vou dá uma passadinha no teu blog! :)
ExcluirOii Tonny, tudo bem???? Gostei bastante da entrevista e de conhecer a autora :) poesia não é meu gênero favorito - na verdade não curto muito - mas as vezes me encanto. E pelo que li na entrevista e na resenha, acho que iria curtir esse sim :)
ResponderExcluirBeijooos
http://profissao-escritor.blogspot.com.br/
Oi, Gih! Tudo ótimo e contigo? Ah, fico feliz que você tenha gostado da entrevista e de conhecer a Danielle! O livro dela é muito bom, acho que você vai curti-lo! :)
ExcluirTony agradeço pela oportunidade de participar mais uma vez do seu blog. Gostei muito das perguntas.
ResponderExcluirAgradeço também a todos os leitores, que são sempre muito carinhosos.
Conte sempre comigo.
Beijo enorme,
Danielle Medeiros de Souza
Autora do livro Dores e Amores
Oi, Danielle! Ahhh eu que te agradeço! :)
ExcluirE você também pode sempre contar comigo, viu?
Olá Tony!
ResponderExcluirAdorei a entrevista ^^ Não há nada melhor que conhecer mais a pessoa por trás de sua incrível obra! Suas perguntas foram ótimas! Adorei!
Beijos, Nathália
https://livrosdagarotavermelha.wordpress.com/2015/09/14/parceria-autora-ligia-ortiz/
Oi, Nath! Fico feliz em saber que você curtiu a entrevista! :)
ExcluirMuito boa a entrevista. Já conhecia a autora, tive oportunidade de ler o livro dela. Muito legal...estou ansiosa por essa segunda obra que ela mencionou.
ResponderExcluirBeijos,
Monólogo de Julieta
Oi, Paloma! Eu também estou bem ansioso para essa segunda obra! :)
ExcluirOlá, Tonyyyy! Amei sua entrevista, a autora me pareceu ser super legal. Concordo com ela, a maioria dos livros nacionais não conseguem o espaço merecido nas estantes das livrarias :/
ResponderExcluirxx,
Alfrêdo
http://www.paginou.com.br/
Oi, Alfrêdo! Fico feliz que você tenha curtido a entrevista! :) E eu também super concordo com ela quanto a isso!
Excluir