Olá, pessoal! Tudo bem? Então, hoje temos mais uma entrevista aqui no blog! \o/

A entrevistada da vez é a Thati Machado, autora dos livros "Ponte de Cristal", "Com Outros Olhos" (clique aqui e seja redirecionado para a resenha do livro), "Poder Extra G" e "Singular".

Confiram logo abaixo uma pequena biografia sobre a autora e em seguida a entrevista que fiz com ela:

Thati Machado tem 24 anos e mora em Niterói – RJ. Suas paixões são muitas: os livros, a escrita, os palcos, a lente das câmeras... Começou a escrever poemas e versos aos doze anos. Aos quinze escreveu sua primeira peça no colégio. Logo em seguida começou a escrever histórias para publicar em redes sociais. Alcançou a marca de mais de 3.500 membros na comunidade de suas histórias e cada uma de suas páginas tinha mais de dez mil comentários. Estudou artes cênicas e publicidade, trabalha como modelo Plus Size, é blogueira literária no www.nemteconto.org e todo o restante de seu tempo é destinado às histórias que habitam sua mente. Atualmente possui um livro físico (Ponte de cristal), duas obras na Amazon (Com outros olhos & Papel, caneta e ação) e a mais recente (Poder Extra G) está disponível no wattpad.

1- Primeiramente quero te agradecer por ter aceitado fazer a entrevista. Bom, por que não começamos a entrevista com você se apresentando para os leitores? Conta para a gente: Quem é Thati Machado?

Eu é que agradeço pelo convite (e peço desculpas pela demora, rs!). Bom, sou uma otimista incorrigível, sempre vejo o lado bom das coisas. Na vida, optei por ser guerreira ao invés de vítima. Fiz de cada dificuldade, uma oportunidade. Meu sobrenome é coragem quando se trata de perseguir os sonhos e torná-los realidade. Amo escrever e acredito no poder das palavras. Através delas, espero não só entreter os leitores, mas também lhes trazer algo único, singular. Por falar nisso... Sou escritora, rs! Acho que é por isso que estou aqui.


2- Todo leitor e escritor tem uma história sobre quando começou a se apaixonar pela literatura, certo? Qual a sua? Quando você se apaixonou pela literatura e decidiu que queria ser escritora?


Acho que nunca decidi, de forma consciente, ser escritora. Simplesmente aconteceu. Não fui uma criança apaixonada pelos livros... Muito pelo contrário.  Achava que ler era um tédio sem fim. Na escola, me obrigavam a ler clássicos que eu não compreendia e fazer provas onde, o que eu tinha absorvido de cada livro, não era importante. Foi tudo muito frustrante. Aos doze anos, recebi um castigo do meu pai: ler um livro até o final e contar a ele minhas impressões. Apesar da pouca idade, meu pai me deu “Lembranças da meia noite”, do Sidney Sheldon. Foi amor à primeira página.  Comecei a tomar gosto pela leitura e não demorou para que eu quisesse contar minhas próprias histórias. O fiz no Orkut, onde publiquei minhas fanfics até os dezessete anos.



3- Como você vê o atual cenário literário brasileiro? Em comparação com o de alguns anos atrás, você ver melhorias nele? Ser escritor no Brasil continua sendo difícil?

Ser artista, de uma forma geral, no Brasil, ainda é muito difícil. No mercado literário, no entanto, vejo avanços. Há alguns anos, tínhamos pouquíssimos escritores brasileiros nas prateleiras de destaque das livrarias. Algumas editoras tradicionais nem sequer cogitavam lançar uma obra nacional. Na Bienal, por exemplo, os eventos mais disputados ficavam por conta dos escritores estrangeiros. Predominava a ideia de que o best-seller “de fora” era melhor. Sei que ainda há um longo caminho a ser percorrido, mas as conquistas são muitas e não podem ser ignoradas. Sem contar que as plataformas digitais de autopublicação chegaram para ajudar a vida dos escritores iniciantes. No geral, o cenário é muito positivo e promissor.


4- Você e vários outros autores costumam fazer parcerias com blogs, não é? Queria que você me contasse sobre o papel dos blogs literários na sua carreira como autora! 

Além de escritora, também sou blogueira. Confesso que não dedico ao blog todo o tempo que gostaria, mas isso se deve à total falta de tempo da minha parte. Por isso, sei como é difícil e custoso manter um blog. É algo que a gente faz por prazer e satisfação e, nem sempre, somos reconhecidos. É claro que tem um monte de blog “meia boca” por aí, mas acho que isso acontece em toda área, não só na blogosfera. No entanto, existem blogueiros muito competentes, que escrevem bem, dedicam tempo e esforços para trazer pautas bacanas, se preocupam com transparência e compromisso... A importância desses blogueiros não pode ser medida em palavras. A opinião deles é capaz de interferir e até mesmo mudar a opinião de terceiros. Tenho total ciência de que, sem a ajuda dos meus parceiros, minha jornada teria muito mais obstáculos.


5- O que mais admiro em seu trabalho é a sua ousadia em criar personagens que fogem dos padrões impostos  por nossa mídia e sociedade. Você acha que personagens como Nina, Lana, Ana Luna e Ana Bárbara podem fazer a diferença? Desde que você criou todas essas personagens e as tornou conhecidas ao público, você pôde perceber alguma mudança no modo como as pessoas lidam com as diferenças dos outros? 

Acredito que a empatia é um dos sentimentos capazes de mudar o mundo. Para que haja empatia, no entanto, as pessoas precisam conhecer temas e questões para os quais, provavelmente, ainda não deram atenção. Ao criar personagens como as mencionadas acima, é exatamente isso o que tento fazer. Quero que os leitores se divirtam, mas que conheçam a realidade dos cegos, dos gordos, dos desajustados... Quero mostrar que são as nossas diferenças que nos tornam únicos.


6- Falando em Nina e em “Poder Extra G”, você poderia nos contar como está lidando com todo o sucesso da obra? Você em algum momento imaginou que o livro fosse chegar a 500 mil leituras no Wattpad?


A felicidade é tanta que preciso atualizar o número: já somos mais de 700 MIL ♥ Nunca imaginei esse retorno, confesso, e até tive certo receio na hora de publicar a história. Ficava me perguntando como os leitores receberiam uma protagonista gorda e cheia de autoestima. Achei que estava sendo ousada demais, mas ainda assim criei outro personagem polêmico: um transexual. Não sabia se as pessoas estavam prontas, mas o meu coração me dizia que eu precisava contar essa história. E bem, eu não poderia estar mais feliz com o resultado. Diariamente, recebo mensagens de leitores que tiveram suas vidas mudadas através das minhas palavras. Não existe nada mais gratificante para mim.


7- No Wattpad os leitores têm liberdade para opinarem e sugerirem o que quiserem, certo? O que quero saber é: Você acaba sendo influenciada pelas vontades dos leitores ou não, continua com o plano inicial que havia feito para a história?

Acho que é impossível se desconectar completamente dos leitores e do que eles esperam. Escrever um livro em uma plataforma interativa é como escrever uma novela: precisamos acompanhar a “audiência”. Já me peguei pensando em várias sugestões e chegando a conclusão de elas eram melhores que a ideia original, pensada por mim. Ainda assim, quando acredito no rumo de uma história, não desvio dele por pressão. A história ainda é minha e preciso fazer o que acredito ser o melhor para ela.


8- Você gostaria de falar um pouquinho sobre cada uma das suas obras e dizer por que as pessoas devem lê-las? 


Bom, vamos lá. Tenho dois livros publicados no formato impresso. São eles: “Ponte de cristal” e “Com outros olhos”. O primeiro é uma mistura de vários gêneros que eu amo: romance, ação, suspense, distopia... Cada capítulo desse livro traz uma reviravolta, então, se quiser lê-lo, é bom tomar fôlego. O segundo, por sua vez, é um romance leve e fofo, com personagens fortes (ah, isso é uma característica de todas as minhas histórias, não tenho paciência para mimimi, rs) que vão te conquistar. “Poder extra G” está disponível no wattpad e na Amazon (com cenas inéditas) e acho que já falei bastante sobre a obra... Espero que vocês deem boas gargalhadas e terminem a leitura reconhecendo seu próprio poder. Tenho muitos outros contos e histórias espalhadas por aí... Em todos eles, vocês podem esperar por pessoas reais.


9- E sobre os seus próximos projetos? O que você pode nos contar a respeito deles?

No momento, estou escrevendo “Singular”, continuação de “Poder extra G”, também no wattpad. Tenho trabalhado no projeto “Doze por doze”, um e-book que reunirá 12 escritores contando 12 histórias diferentes, uma para cada mês do ano. Estou reescrevendo uma das minhas fanfics para publicá-la no natal e... Ufa, acho que é isso!


10- Por último, gostaria que você deixasse um recadinho para os seus fãs e leitores aqui do blog! Ah, e mais uma vez te agradeço por ter topado fazer a entrevista. Foi um prazer te entrevistar, Thati! :)

Tenho os melhores leitores que poderia ter <3 Sem eles, nada disso faria o menor sentido. Sinto-me muito agradecida por, em apenas um ano de carreira, já ter tantas conquistas. MUITO, MUITO OBRIGADA! Aos leitores, blogueiros, amigos... Todos que tornam essa jornada tão gostosa quanto doce de leite!


Thati Machado na web:

Blog: http://www.nemteconto.org/
Facebook: https://www.facebook.com/pontedecristal
Twitter: https://twitter.com/thatimachado
Instagram: https://www.instagram.com/machadothati/


E aí, gostaram da entrevista? :)  
 


40 Comentários

  1. Que lindeza, Tony!
    Obrigada pela oportunidade e carinho <3
    Espero que os seus leitores gostem da entrevista :D

    Beijo grande ♥

    Thati Machado;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thati! Obrigado você por ter topado fazer a entrevista! <3 Também espero que eles gostem! :)

      Excluir
  2. Sidney Sheldon encanta todo mundo <3
    Não conhecia a autora mas vou já procura-la no wattpad
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiza! E eu nunca li nada dele, acredita? Procure mesmo, não vai se arrepender! :)

      Excluir
  3. Escritora, blogueira e palestra de ma forma mágica, cativando a todos com suas palavras. Parabéns ao Blog e a Thati !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Anônimo! Ela é tudo isso e muito mais! <3 Obrigado! :)

      Excluir
  4. Oi, tudo bem?
    Que legal, interessante conhecer mais dos autores.
    bj

    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jess! Tudo ótimo e contigo? Ah, fico feliz que você tenha achado a entrevista legal! :)

      Excluir
  5. Taty lindonaaa uhul o/
    Adoro essa mulher gente!!
    Ela também deu uma entrevista lá pro blog e foi só amores! haha
    Além de ser uma grande escritora ela é uma pessoa super simpática!

    Beijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raíssa! Eu também adoro ela! haha Pois é, além de arrasar na escrita, é um amor de pessoa! :)

      Excluir
  6. Olá, Tony.
    Eu adorei a entrevista. Já conheço a Thati, mas ainda não sabia um monte de coisas que li aqui na entrevista. Que legal que ela se apaixonou pela leitura com um livro do Sidney Sheldon, ele é maravilhoso. Acho super legal ela colocar como protagonistas dos seus livros personagem não tão comuns.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Ah, que bom que curtiu a entrevista! :) Isso é muito legal mesmo, né? Faltam autores que tenham essa coragem de colocar como protagonistas personagens que fujam dos padrões!

      Excluir
  7. Oi, Tony!
    Adorei a entrevista. A Thati é bem verdadeira e gostei muito disso. Nunca li os livros dela, mas tenho vontade!
    Abraços!
    http://apenasumaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mariana! Ah, que bom que curtiu a entrevista! :) Espero que você leia algum livro da Thati em breve!

      Excluir
  8. Oi Tony!
    Não conhecia a autora, mas foi bem legal conhecê-la pela entrevista. Fiquei com vontade de ler os livros dela.

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bianca! Espero que você possa ler os livros da Thati em breve! :)

      Excluir
  9. Oi Tony!!
    Adoro conhecer novos autores (novos pra mim pelo menos rsrs) e estou dando uma chance pra literatura brasileira hehe
    Gostei bastante de conhecer a Thati, a achei bem determinada, guerreira e com certeza quero conhecer o trabalho dela !!
    Também amo o Sidney Sheldom é claro rsrs
    Bjim

    blogpatyrezende.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paty! Espero que você consiga conhecer o trabalho da Thati e que goste dele também! :) Nunca li nada do Sidney Sheldon, acredita?

      Excluir
  10. Oi Tony
    Tudo bem?
    Que gracinha!! Adorei entrevista!!
    Conhecia a autora mais ainda não tive a oportunidade de Ler nenhum livro dela.. Mas vou procurar mais sobre quem sabe??
    Ela e um fofinha adorei!! E ainda bem que pai dela como castigo fez ela ler um livro HAHAHAHA
    Beijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! ^^ Tudo ótimo e contigo?
      Procure mesmo! Quem sabe você não gosta dos livros dela?
      Haha pois é! :D

      Excluir
  11. Oi, Tonyyy

    Que entrevista legal! Eu adoraria poder ler outra coisa da Thati...até agora só li o conto Impermeável, que eu achei muito fofo! ♥
    Eu fiquei interessada em Poder Extra G! Uau, 700 mil leituras, que fantástico!
    Desejo muita boa sorte para a Thati em seus projetos! ♥

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamires! Ah, obrigado! Fico feliz que você tenha achado isso da entrevista! :)
      Impermeável! <3<3<3
      Pode Extra G está bombando, né? Espero lê-lo em breve!

      Excluir
  12. Oi Tony!
    A Thati é tão amor, né? Sou doida para ler os livros dela!
    Tomara que consiga antes do final do ano. Muito sucesso para ela!
    Beijos
    P.S.: Denise voltou com tudo em Scream Queens!!!!! *--------*
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra! Sim, a Thati é muito amor! <3 Também espero que você consiga ler algo dela antes do final do ano! :)

      PS: Ansioso para ver Denise divando em Scream Queens! :D

      Excluir
  13. Oi Tony,
    Excelente entrevista. As perguntas foram feitas e as respostas são ainda melhores.
    Sei que a Thati é uma fofa, mesmo ainda não tendo lido nenhum de seus livros. Coisa que está nos meus planos fazer.
    A apresentação que ela faz dela mesma é super inspiradora e e identifiquei com ela em alguns pontos.
    Abraços.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! ^^ Tudo bem? Ah, fico feliz que você tenha achado isso da entrevista! :D A Thati é demais! Espero que você possa ler algo dela em breve.

      Excluir
  14. gente que quadro legal cada vez que venho aqui conheço alguem pra admirar
    vou ja procurar alguem livro dela pra ler :)
    serio adorei e ela fala com tanta convicção a respeito do proprio trabalho que é impossivel nao querer ir ler ela me convenceu
    meu sonho é escrever um livro e eu tenho alguns contos que queria expandi-los para tornarem-se livros as vezes a gnt que as coisas sao impossiveis mas percebi que nao
    casta acreditar no seu sonho :)

    www.meumuraldeideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcelle! Ah, fico feliz em saber que você acha isso do quadro! :) Procure mesmo e não desacredite de seu sonho, muito pelo contrário: invista nele! :D

      Excluir
  15. Oi Tony, tudo bem??? A Thati é uma graça mesmo. Adoro ela. E o melhor para mim é justamente isso: os personagens que ela coloca em seus livros. Na literatura atual, onde quase sempre vemos homens ricos e sedutores, donzelas em perigo e virgens e com aquele padrão de beleza já estabelecido, os personagens de Thati são ousados, mas de extrema importância. Eu acredito que o autor tem um papel e uma responsabilidade social enorme. Eu fico muito feliz em ver essa autora cumprindo tão bem esse papel <3
    Parabéns pela entrevista. Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gih! Tudo ótimo e contigo? Também adoro a Thati! Ela é demais! <3 Também acredito nisso e fico feliz ao ver que ela usa esse papel com louvor! :)

      Excluir
  16. Minha prima é fã da Tati e eu ouço sobre ele sempre que estamos conversando sobre livros.
    Tem um livro dela que quero muito ler (aquele da capa de olhos vendados). Adorei a resposta dela sobre os blogs parceiros e meu contato c a leitura foi um.pouco parecido com o dela.

    Parabéns por mais uma entrevista.
    Abraço.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Di! Ah esse livro que você está falando (Com Outros Olhos) é ótimo! Vale super a pena lê-lo! Obrigado! :)

      Excluir
  17. Olá Tony!
    Que entrevista maravilhosa! Não conhecia a autora, mas adorei conhecer. Ela parece ser incrível e além de escritora é blogueira awn <3 Fiquei curiosa pelos livros dela haha
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nath! Ah, obrigado! A Thati é demais, né? Espero que você possa ler os livros dela em breve! :)

      Excluir
  18. Oi Tony! Que entrevista mara com a Thati querida!
    Tem duas coisas citadas que eu gosto nela: a primeira é ter começado a ler com Sidney Sheldon (praticamente o meu caso tbm); e os personagens fortes, realmente fazem a diferença!
    Minha vergonha é n ter lido Poder Extra G ainda kkk
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! A Thati é demais, né? Menina, eu também morro de vergonha por ainda não ter lido Poder Extra G! rs

      Excluir
  19. Que fofa a entrevista. A Thati é uma linda. Eu vejo sempre as notícias dela por ai. Tenhoum e-book dela que irei ler em breve.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paloma! Ah, que bom que achou isso da entrevista! :) Leia mesmo!

      Excluir