Título: Então Você Quer Ser Um Jedi? (Star Wars: O Império Contra-Ataca como você nunca viu)
Título Original: So You Want To Be A Jedi?
Autor: Adam Gidwitz
Ano: 2015
Páginas: 272
Editora: Seguinte
Sinopse: Com a ajuda de Luke Skywalker, a Aliança Rebelde conseguiu uma grande vitória contra o Império. Mas a guerra está longe de acabar. Agora, instalados em Hoth, um planeta gelado, os rebeldes temem que seu esconderijo seja descoberto pelas forças imperiais. Infelizmente, não demora muito para que o temível Darth Vader os encontre e organize o ataque. Esta é uma versão de Star Wars: O Império contra-ataca (episódio V) como você nunca viu. A edição vem acompanhada de ilustrações incríveis e apresenta a história original a uma nova geração de leitores, assim como fornece uma perspectiva inédita para os fiéis fãs da saga. Aqui, você entrará na pele de Luke Skywalker, dando os primeiros passos para se tornar o maior Jedi da galáxia, e encontrará uma série de lições para aprimorar seus conhecimentos Jedi.

* Exemplar cedido pela editora


Então Você Quer Ser Um Jedi?” é o segundo livro da série que vai recontar os enredos dos filmes de Star Wars de uma forma como ninguém nunca viu. Esta novelização de “O Império Contra-Ataca” (Episódio V de Star Wars) é assinada por Adam Gidwitz.



Diferente de Alexandra Bracken (autora de "A Princesa, o Cafajeste e o Garoto da Fazenda"), que recontou "Uma Nova Esperança" com uma narrativa linear em terceira pessoa, Adam Gidwitz decidiu inovar ao: 1) usar uma narrativa em segunda pessoa; 2) focar praticamente todo o livro no Luke e 3) intercalar os capítulos do livro com lições interativas que têm como objetivo transformar o leitor em um Jedi.

"— Luke, vá para o Sistema Dagobah. — Parece a voz do Ben. — Encontre meu antigo professor, mestre Yoda..." - página 40

Tais inovações feitas por Gidwitz foram duramente criticadas por alguns leitores, mas devo dizer que discordo deles. Como a proposta desta nova série é recontar os clássicos filmes de Star Wars de uma forma "como ninguém nunca viu", as modificações na forma de contar "O Império Contra-Ataca" são aceitáveis.

E querem saber mais? Ouso afirmar que são essas inovações feitas pelo autor que deixam a história mais interessante. A narrativa em segunda pessoa nos aproxima ainda mais de Luke Skywalker e meio que nos empurra para dentro da história. Além disso, as lições hilárias boladas por Adam trazem os ensinamentos Jedi para o nosso dia a dia, o que faz a ligação entre o leitor e Star Wars ser ainda mais forte.

"(...) — Não tenho medo.
Os olhos de Yoda escurecem. Ele levanta, cada vez mais alto, até parecer que ocupa todo o ambiente, até parecer que é a mais imponente, grandiosa e alta criatura que você já conheceu.
— Você terá — ele diz, observando você de cima, através de você e dentro de você. — Ah, você terá." - página 12

Outro ponto positivo na escrita do autor é a sua sagacidade. Adam Gidwitz tem uma manha na hora de narrar "Então Você Quer Ser Um Jedi?" e faz o que bem entender com a história: pula as partes onde há romance e as resume em poucas linhas por achar que não são necessárias para nosso treinamento Jedi e entre outras coisas.

"Han vira para Leia. Antes que se dê conta, ela o beija. Na boca.
— Eu te amo — ela sussurra.
— Eu sei. — Ele dá um sorriso irônico e uma piscadinha." - página 223

Se os saudosos fãs de Star Wars ainda estão com receio de ler este livro, saibam que todas as partes importantes do longa (que eu tive que pesquisar, pois ainda não o assisti) estão presentes na obra. Então, nem se preocupem, pois vocês verão: Luke treinando com o incrível Yoda (um dos melhores personagens do livro); Todo o perrengue passado por Han, Leia, Chewbacca e C-3PO na Millenium Falcon em sua fuga para o Sistema Bespin e claro, o fodástico (me desculpem pelo termo) confronto final entre Luke e Darth Vader.   
 
"— Estou mudando o acordo — Vader informa. — Reze para que eu não o altere ainda mais. Agora, vá. Skywalker chegou, posso sentir." - página 225 

Saindo dos detalhes da narração e indo para os aspectos físicos, dedico um parágrafo para elogiar o trabalho da Editora Seguinte que continua impecável. As maravilhosas ilustrações Ralph McQuarrie e Joe Johnston estão lindamente impressas em um papel de alta qualidade, a diagramação está linda e a revisão está excelente. Não encontrei nenhum errinho sequer no livro, acreditam?

Em suma, "Então Você Quer Ser Um Jedi?" é um ótimo livro que reconta a história do mais clássico filme de Star Wars de uma forma única e original. Tanto para quem está começando a se aventurar nesse universo, quanto para quem é fã de longa data da franquia, o livro é uma excelente pedida.



Nota: 5 de 5 estrelas


Algumas outras fotos do livro:







Novelizações da trilogia clássica de Star Wars: 

Episódio IV: A Princesa, o Cafajeste e o Garoto da Fazenda
Episódio V: Então Você Quer Ser Um Jedi?
Episódio VI: Cuidado com o Lado Sombrio da Força!


50 Comentários

  1. Mandando já a sua resenha para uma amiga louca por Star Wars. Ela vai pirar!

    ResponderExcluir
  2. Oi Tony!
    Primeiro, respondi a TAG que me indicou lá no blog. ;)
    Depois, eu vim falar que eu acho que vou apanhar, mas eu não assisti Star Wars, então não me interessei pelo livro. Mas sua empolgação me deixa curiosa, sabe?
    Quem sabe depois de ver os filmes eu não leia?
    Gostei bastante!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra! Ah, eu já fui lá dar uma olhadinha nas tuas respostas! :) Eu também nunca assisti, acredita? Nenhum dos seis... :/ Sei sim! :D É, quem sabe, né?

      Excluir
  3. Olá :)
    O livro parece ser ótimo, ademais a trilogia dessa série parece ser top, começando pelas capas e essas ilustrações maravilhindas *o*

    Beijão,
    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? O livro é ótimo mesmo! Super recomendo-o! :)

      Excluir
  4. Olá Tony!
    OMG preciso dessa trilogia com urgência *-* Sua resenha está fantástica e me deu ainda mais vontade de ler! Pelo visto será incrível ler mais detalhes sobre essa história que tanto amo <3
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nath! Ah, obrigado! Se você já conhece a história será bem bacana relê-la de uma forma diferente! :)

      Excluir
  5. Oii
    Infelizmente eu entendo bem pouco do universo de Star Wars. Mas acho muito legal quem curti. A edição do livro é linda mesmo. A editora sempre capricha!

    Beijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raíssa! Também entendo pouca coisa, mas cá estou eu me aventurando nesse universo tão bacana! :)

      Excluir
  6. Oi Tony
    Ai, eu adoro os livros de Star Wars e estou ansiosa para ler estes lançados pela editora seguinte, as edições estão lindas!!
    Gostei muito de saber sua opinião sobre e de como foi escrito essa recontagem da história. Quero muito ler.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nessa! As edições são ainda mais lindas de perto! *---* Fico feliz que você tenha gostado de saber minha opinião a respeito do livro! :)

      Excluir
  7. Oi Tony !! Tudo bem ??
    Adorei sua segunda resenha de Star Wars e confesso que ainda não assisti aos filmes (rsrs), mas quem sabe uma hora sobra um tempinho não é mesmo ??
    E mudando de assunto um pouquinho estou apaixonada pelo episódio 4 de Scream queens (o que foi aquilo ??)
    Bjim

    blogpatyrezende.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paty! Tudo ótimo e contigo? Ah, que bom que curtiu a resenha! É, quem sabe, né? :)
      Ah, esse episódio foi muito bom mesmo! :D E o 5 é ainda melhor!

      Excluir
  8. Oi Tony!
    A edição parece estar linda. Eu ainda não havia visto fotos internas.
    Como assim você não assistiu O Império Contra-Ataca?! É disparado o melhor filme da saga ;)
    Também acho que dentro desta proposta é válido alterar a maneira de contar a história. O que não vale é mudar eventos, mas isso parece que o autor não fez então não vejo razão para reclamações.
    PS: Adoro essas capas minimalistas.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari! Sim, está linda mesmo! :) Então, eu ainda não assisti nenhum filme de Star Wars, acredita? Mas vou assistir em breve, prometo! rs
      Né? É assim que penso também, mas já vi várias pessoas reclamando do modo de narrar do autor...

      Excluir
  9. Oi Tony!

    Confesso que estou louca para ler esses livros, viu. Esse medo provavelmente é normal para todos os fãs da série, porque a gente meio que fica com medo de estragar a história, mas ao que parece o enredo está bem fiel. Mestre Toda também é um dos meus personagens preferidos. 💕

    Beijos!
    http://www.roendolivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! É, talvez seja isso mesmo! Yoda é demais, né? :)

      Excluir
  10. que livro maravilhoso ♥ ♥ e essas ilustrações?/? adorei a sua resenha e já quero roubar seu livro hasuahsu adorei o seu blog e estou seguindo, poderia seguir de volta? ♥ http://www.dearmaidy.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Yara! As ilustrações são incríveis, né? Obrigado por seguir o blog! :)

      Excluir
  11. Não sou uma fã do universo de star wars, nutro uma admiração pelo mesmo mas não me considero uma aficionada, porém confesso que lendo sua resenha fiquei com vontade de "experimentar", hahaha.
    Estou adorando o blog, e claro, já estou seguindo também!
    Criei um blog, recentemente, para falar de cinema e arte no geral, caso se interesse em conhecer eu ficaria imensamente grata: http://cineleva.blogspot.com.br/ :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Experimente mesmo! hahaha Ah, obrigado por seguir o blog! :)

      Excluir
  12. Olá,
    Acho bacana essa proposta de recontar uma história tão clássica e que inspirou gerações, claro que isso vem com desafios e nem sempre as mudanças feitas são bem aceitas, mas creio que são necessárias, principalmente nesse contexto de mudança. Quero conhecer a história por essa nova perspectiva.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Inês! É o que penso também: as mudanças são necessárias! Espero que você possa ler o livro em breve! :)

      Excluir
  13. Oi querido,
    Vou indicar sua resenha para meu excelentíssimo que é fã dessa série. Eu já assisti a todos os filmes mas não sei se leria o livro, talvez somente pelas partes onde o Yoda aparece ensinando o Luke...rsrs...e muito divertido.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raquel! Indique mesmo! rs Haha verdade, essas partes são muito divertidas mesmo! :D

      Excluir
  14. Gente, essas ilustrações são demais! <33 ainda não me arrisquei a ler nada de Star Wars, até porque andaram lançando tantos livros que nem sei por onde começar hahaha mas a dica já está anotada!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Tempestade de Areia", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! Sim, demais mesmo! <3<3 Começa por esses, eu estou começando por eles e adorando! :)

      Excluir
  15. Já vai logo pra wishlist hahahaha, sou super apaixonada por star wars, esse livro parece ser incrível, gostei bastante da resenha também!!
    Primeira vez aqui no blog e amei tudo, seu template é lindo! Vejo você lá no blog hein! Beijos!
    vishamiga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Milena! Hahaha sim o livro é incrível mesmo! Vale super a pena lê-lo! :) Obrigado! <3

      Excluir
  16. Oi, Tony. Justamente por eu não ser fã de Star Wars este livro me interessou, gostei imensamente da proposta de reconto com uma história inovadora nunca vista antes. Como o original não me interessa quem sabe eu não me apaixone por Então Você Quer Ser Um Jedi?. Vou dar uma chance.
    Blog: Consumidor de Sonhos | consumidordesonhos.blogspot.com.br
    Instagram: Consumidor de Sonhos | CdS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ycaro! Dê mesmo, quem sabe você não acaba gostando do livro? :)

      Excluir
  17. Oi Tony!
    Que ilustrações legais! Tenho vontade de ler os livros do mundo extendido, mas esses livros tem chamado minha atenção também. Amo Star Wars <3

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Quero muito ler esse livro, mês passado eu li A princesa, o cafajeste e o garoto da fazenda.
    Esse livro parece ser bem lindo, adorei essa edição ilustrada *-*


    bj
    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jess! Tudo ótimo e contigo? Sim, ele é bem lindo mesmo! Espero que você possa lê-lo em breve! :)

      Excluir
  19. Olá Tony
    Tudo bem?
    Gosto bastante de Stars Wars mas não a ponto de ler os livros!
    Não tenho muito curiosidade não sei por que, alguns livros mesmo contendo filmes, os livros não me chamam tanto atenção, gosto de filmes que contem efeitos, e coisas fictícias, mas os livros geralmente não fazem meu gênero, não quer dizer que seja ruim HAHAHA apenas não tenho curiosidade, gostei bastante da sua resenha, tão bem explicadinha! Fico feliz que você tenha apreciado a leitura, adorei as imagens ilustradas *-*
    Beijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! ^^ Tudo bem sim e contigo? Entendi... Ah, fico feliz que você tenha curtido minha resenha! :)

      Excluir
  20. Eu sou apaixonada pelo Universo Star Wars e to muito ansiosa para ler essa nova série... Narração em segunda pessoa é bem manhosa, mas pode ser muito boa se for bem executada. Adorei saber dessa inovação. É bem raro se ler em segunda pessoa hoje em dia (pelo menos para mim é raro encontrar livros assim). Adorei sua resenha, Tony! e as fotos do livro estão lindas. :D beijos
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renata! É assim mesmo e acredite: a desse livro é super bem executada! Fico feliz que você tenha curtido a resenha! :)

      Excluir
  21. Heey, Tony!
    Eu gosto muito de Star Wars e quero muito ler essa coleção que está sendo lançada pela Seguinte haha
    Mal vejo a hora de conhecer as inovações desse autor <3
    Abraços!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Guilherme! Espero que você possa ler os livros dessa série em breve! :)

      Excluir
  22. Oi Tony. Tudo bem? Confesso que nunca assisti o li Star Wars mais essa resenha me deixou um tanto curioso para ler essa trilogia. Abraço. :)

    garotoliterariio.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thiago! Espero que você possa ler a trilogia em breve! :)

      Excluir
  23. Oi Ton!
    Pois bem... eu adorei essa narrativa e gostei mais deste livro. Não pela história, mas ela maneira como foi contada. A Seguinte fez realmente um trabalho lindo! E nossas opiniões estão juntas nas aventuras de Guerra nas estrelas. (rs.).
    Mais uma resenha ótima!

    Abraço.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Di! Ah, essa narrativa é demais, né? Sim, um trabalho lindo! <3 Pois é! Obrigado! :)

      Excluir
  24. Oi Tony, tudo bem??? Acredita que nunca li e nunca vi nada de Star Wars? Acho o universo um pouco confuso, são muitos livros, muitos filmes, hqs, nunca entendi a ordem das coisas hahahha. Mas o Marcos, do Desbravadores me deu algumas dicas e agora vou poder conferir essa série que tantos amam =D
    E essa é uma das coleções que eu vou querer hahahha, achei as edições tão lindas :)
    beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gih! Tudo ótimo e contigo? Acredito, pois até um dia desses eu também era leigo em Star Wars! rsrsrs
      As edições são muito lindas, né? :)

      Excluir
  25. Olá, Tony.
    Eu queria esse livros só para deixar na estante, porque para ler não tenho vontade hehe. Esse negócio de cada livros ser escrito por um autor diferente me incomoda muito. E também são liros demais para comprar hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Ah, entendi... Até agora não me incomodei com a troca de autores a cada livro, mas vai de cada um, né? rs

      Excluir