Título: A Princesa, o Cafajeste e o Garoto da Fazenda (Star Wars: Uma Nova Esperança como você nunca viu)
Título Original: The Princess, the Scoundrel, and the Farm Boy
Autora: Alexandra Bracken
Ano: 2015
Páginas: 264
Editora: Seguinte
Sinopse: Ainda que a Aliança Rebelde tenha ganhado algumas batalhas contra o Império, a esperança está se esgotando. O Império está prestes a revelar a Estrela da Morte, uma estação bélica capaz de destruir planetas inteiros num piscar de olhos. Agora, o destino da galáxia está nas mãos de uma princesa, um cafajeste e um garoto da fazenda…
Essa é uma versão de Star Wars: Uma nova esperança (episódio IV) como você nunca viu. A edição vem acompanhada de ilustrações incríveis e apresenta a história original a uma nova geração de leitores, assim como fornece uma perspectiva inédita para os fiéis fãs da saga. Cada parte da narrativa é contada pelo ponto de vista de um dos três protagonistas, se aprofundando nos conflitos desses heróis que se unem para combater o mal que ameaça toda a galáxia.


* Exemplar cedido pela editora

A Princesa, o Cafajeste e o Garoto da Fazenda” é o primeiro livro da série que vai recontar os enredos dos filmes de Star Wars de uma forma como ninguém nunca viu. Esta novelização de “Uma Nova Esperança” (Episódio IV de Star Wars) é assinada por Alexandra Bracken.


A primeira pergunta que fiz a mim mesmo ao terminar de ler esse livro foi: "Por que raios eu ainda não tinha assistido os filmes de Star Wars?" A segunda foi: "É possível um livro ser tão perfeito assim e não ter nenhum ponto negativo?". Ainda não encontrei a resposta para a primeira, mas a da segunda é sim, é possível um livro ser tão perfeito e não ter nenhum ponto negativo, pois Alexandra Bracken me convenceu que “A Princesa, o Cafajeste e o Garoto da Fazenda” é esse livro!

“Leia levantou, endireitando-se, e começou a observar sua cela novamente, procurando uma saída. Podiam achar que tomaram dela o que mais importava. Que a tinham destruído. Mas havia uma parte de Leia que nenhum deles o imperador, Vader, Tarkin jamais poderia atingir.
Seu coração era uma estrela cuja luz, cujo calor, jamais esgotariam.
E iria ofuscar todos eles.” – página 73

São muitos elogios que tenho para essa obra maravilhosa, mas começo elogiando a autora por ter escolhido narrar o livro sob as perspectivas dos três personagens principais (Leia, Han e Luke). Além da escolha fazer com que o ritmo do livro seja mais dinâmico, ela ajuda os leigos em Star Wars a saber quem é quem e até presenteia os fãs fiéis da franquia com novas perspectivas e novos pensamentos de seus personagens favoritos.

Eu não sei como foi a construção dos personagens no filme, mas a do livro é perfeita! Bracken parece conhecer os personagens a fundo e os desenvolve tão lindamente que a impressão que fica é que eles foram criados por ela mesma. Além disso, ela soube absorver cada característica marcante dos protagonistas e as passar para as suas narrativas, o que resulta em pontos de vistas bem distintos, autênticos, personalizados e marcantes.


“A ideia de que tudo acontece por um motivo era mesmo um pensamento reconfortante, até Han tinha que admitir. Mas não pilotar sua própria vida não era nada atraente. E Han sabia mais do que ninguém que o “bem” e o mal” não eram lados tão definidos  quanto o velhote fazia parecer. A maioria das pessoas – inclusive o próprio Han – tinha de viver naquela área cinzenta, estreita e imprecisa entre os dois. Porque geralmente o que garantia uma vida longa era uma boa pontaria com a pistola laser, uma nave rápida e amigos em que se podia confiar, não a proteção de um grande campo de energia.” – página 105

O enredo do livro segue fielmente um bom roteiro cinematográfico e nos apresenta (com muita ação, naves espaciais e sabres de luz) uma ótima introdução, um desenvolvimento excelente e um desfecho épico. 

Impossível não vibrar quando Han aparece para ajudar Luke na batalha final do livro, ficar de coração partido quando R2-D2 é atingindo, ou ficar com os olhinhos brilhando (no epílogo) quando nossos heróis recebem medalhas da Princesa (DIVA!!!!) Leia.

A impressão que ficou o tempo todo enquanto lia a obra era a de que estava presenciando de perto o enredo de um filme épico, onde a ação e a emoção estão presentes o tempo todo. E não estou errado, certo? Tenho certeza que "Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança" é de fato um longa assim. Isso só faz com que a minha vontade de assisti-lo aumente.

Ei, Luke... Han chamou, um leve sorriso no rosto. Que a Força esteja com você.” – página 221

Se não bastasse todos esses pontos positivos, o livro ainda consegue nos ganhar completamente com a sua edição, que está divina! A capa tem vários detalhes em verniz e ainda possui um marcador destacável na sua orelha. Além disso, “A Princesa, o Cafajeste e o Garoto da Fazenda” ainda possui uma diagramação impecável (com várias ilustrações e uma fonte num tamanho ótimo) e folhas bem grossas.

Em suma, “A Princesa, o Cafajeste e o Garoto da Fazenda” é uma obra para ninguém botar defeito. Tanto sua história quanto seu aspecto físico são impecáveis e o resultado final é um livro excelente, digno de ser favoritado.
 

“(...) Aquilo devia ser impossível. Mas talvez fosse isso o que Ben estava realmente tentando dizer: o impossível podia ser possível, se Luke estivesse disposto a confiar em si mesmo e na Força.” – página 242

Seja para quem nunca assistiu Star Wars e tem vontade de conhecer as tramas de seus filmes, ou para quem já viu, reviu, mas quer ter uma nova perspectiva para os clássicos longas, ler essa nova série de livros publicada pela Editora Seguinte será a decisão mais certa a se tomar.


Nota: 5 de 5 estrelas


Algumas outras fotos do livro:






42 Comentários

  1. Muito Show!! Nunca li nada de Star Wars, pois não sei por onde começar, e como não vi os filmes fico mais perdido ainda. rsrs!

    -Ágno R. Vilar
    bookbus1.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ágno! Acho que é bom você começar com esse livro! :)

      Excluir
  2. Olá Tony,

    Estou na mesma vibe do Ágno, rs não assisti nenhum filme.
    Você sabe de algum lugar para baixar?

    Um beijo,

    http://alicetwins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice! Também nunca vi nenhum filme! :( Olha, nesse site você encontra todos os filmes para assistir: http://www.filmesonline2.com/

      Excluir
  3. Oi...
    Achei bem legal a resenha !
    Acredita que não sei NADA de Star Wars ... Pois é ! Uma vergonha rsrs
    A diagramação tá linda :)

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diane! Ah, fico feliz que você tenha achado isso da resenha! :) Hahaha eu só sei poucas coisas! rs

      Excluir
  4. Oi Tony!

    Mino, mas essa diagramação tá perfeita mesmo! E plmdds, quê cê tá esperando pra assistir aos episódios logo!? Quero muito ler esses livrinho e comparar com os filmes, ver a releitura que fizeram. E convenhamos: para quem conhece os filmes, esse título está genial. 😹😹😹
    Aguardo resenha dos outros dois volumes, OK?

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! Haha assim que eu ler os três primeiros livros dessa série eu vou ver os filmes, pode ter certeza! rs Quando lemos o livro, o título realmente se torna genial! :) Ok, em breve elas serão postadas! :D

      Excluir
  5. Oi Tony !! Tudo bem ??
    Acredita que eu também nunca assisti Star Wars ?? rsrs
    Mas fiquei com muita vontade de ler o livro !!
    Com certeza está na minha wishlist *-*
    Bjim

    blogpatyrezende.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paty! Tudo ótimo e contigo? Ah, achava que eu fosse o único! rs Espero que você leia o livro em breve! :)

      Excluir
  6. Olá Tony!
    Essas edições da Editora Seguinte estão lindas! Quero muito comprar essa trilogia.
    Sua resenha está ótima, se o filme já é épico o livro deve ser estupendo!
    Obrigada pela visita no meu blog!
    Beijos

    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! ^^ Tudo bem? Ah, fico feliz que você tenha achado isso da resenha! :) De nada!

      Excluir
  7. MEU DEUS TONY, que coisa mais linda as ilustrações desse livro!! <3 Eu já estava super ansiosa pra ler, como fã de Star Wars, mas depois de ver essa resenha e as fotos, vou correndo comprar esse livro..

    Beeijo, Paola
    uma-leitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paola! As ilustrações do livro são incríveis, né? Ah, se você é fã de Star Wars, vai amar "A Princesa, o Cafajeste e o Garoto da Fazenda"! :)

      Excluir
  8. Oi, tudo bem?
    Li esse livro esse mês.
    Achei essa edição maravilhosa e concordo quanto a fidelidade ao filme, eu ia lendo e lembrar das cenas. Mas dei 4 estrelas por no fim achar que faltou grandiosidade. Vendo só o lado dos 3 e mal presenciando o lado negro, apenas correndo ou vendo por fora. Achei interessante ler o livro olhando através da Leia, Han e Luke mas ainda prefiro o filme.
    bj

    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jess! Tudo ótimo e contigo? Sério que você achou que faltou grandiosidade? Bom, eu ainda não vi o filme, então acho que foi por isso que achei que não faltou nada...

      Excluir
  9. Olá, Tony, tudo bem?
    Ainda não li nada sobre o universo Stars Wars, mas vontade não me falta. Pelo que você disse, essa edição está incrível.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renato! Tudo ótimo e contigo? Sim, está incrível mesmo! <3

      Excluir
  10. Oi, Tony! Nunca li sobre Star Wars, nem vi os filmes e confesso que não tenho muito interesse nessa história, mas talvez eu mude de ideia algum dia. Essas edições da Seguinte ficaram bem bonitas. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Tonyyyyyyyyy! Que bom saber que você gostou do livro <3 Eu não li ainda, mas vi os filmes e sou muito fã! Adoro a estória, e é bom saber que esses livros estão à altura! haha
    E a capa, diagramação, edição, é tudo lindo s2 ♥
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renata! Ainda não vi os filmes, mas tenho certeza que os livros estão à altura deles. É tudo muito lindo, né? :)

      Excluir
  12. Que ilustrações incríveis! Mas como assim você ainda não viu o filme, que doido kkk na verdade eu tava pensando se de fato esse monte de livros que tão saindo de star wars são bons, porque o filme foi feito bem antigamente e só agora tá sendo lançado uma enxurrada de livros, então sei lá, as chances de tirarem a graça da história real é grande né, mas pelo visto felizmente isso não foi o que conteceu :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Gelo Negro", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! Hahahaha pois é, nunca vi os filmes! #mejulgue Como eu nunca vi os filmes, é meio difícil de dizer se estragaram o enredo original e tal, mas a impressão que tenho é de que isso não rolou.

      Excluir
  13. Oiii!
    Entendo bem pouco de Star Wars, mas acho bem legal.. hahaha
    Agora estão lançando vários livros nesse universo. Hoje mesmo meu irmão comprou um. Quem sabe eu não leio para entender a estória?

    Beeijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raíssa! Também entendo bem pouco sobre esse universo! haha É, quem sabe, né? :)

      Excluir
  14. Olá,
    Aai, tinha ficado com receio de solicitar esse livro, mas agora já estou com vontade de esperar a próxima news e pedir esse livro, provavelmente vou fazer isso. Sua resenha era a confiança que faltava em mim para eu solicitar a obra.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Inês! Ah, que bom que minha resenha acabou sendo a confiança que faltava em você! Olha, se eu fosse você, solicitava mesmo! :)

      Excluir
  15. Oi Tony,
    A primeira coisa que me passou na mente ao ver a capa desse livro foi Star Wars e não sabia do que era...rsrs...mas com sua explicação e o titulo tudo ficou claro...rsrs...eu já assisti todos os filmes mais de uma vez,não sou uma viciada nisso mas acompanho e conheço então acho que ia curtir sim esse livro,mas passarei a dica para meu excelentíssimo noivo que sim é um nerd viciado no star wars..rsrs
    Beijos
    Raquel Machado
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raquel! Também acho que você ia curtir o livro, mas passe a dica pro seu noivo sim! Algo me diz que ele vai amar a obra! :)

      Excluir
  16. Oi, Tony. Eu não sou fã da saga Star Wars. Então, esses livros não vem fazendo muito significado para mim. Porém, vejo bastante fãs bem felizes por esta nova forma de acesso à história da Guerra nas Estrelas e fico feliz por eles. PS. As ilustrações feitas pelo Jeffrey Brown sobre a série são maravilhosas!
    Consumidor de Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ycaro! Ah, te entendo... As ilustrações são muito lindas, né? :)

      Excluir
  17. Olá, Tony.
    As únicas coisas que sei sobre Star Wars é o que vejo lá no blog do Marcos hehe. Eu até que fiquei com vontade de comprar essa trilogia depois dessa sua resenha tão empolgante, mas sei que vou gastar dinheiro a toa, porque vai ficar parado lá na estante e vou dar preferencia a outros livros que já estão na frente hehe. Eu acho esquisito isso dos livros serem escritos por autores diferentes hehe. Esses livros são baseados nos filmes?

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Hahaha o Marcos é bastante fã de Star Wars, né? Acho que ele vai amar esse livro! :D Também estranhei isso, mas confio no talento dos autores. E sim, são baseados nos filmes...

      Excluir
  18. Eu também me pergunto por que não li antes essa série. Mas adorei começar a ler a partir dos livros da SEGUINTE. Me incomodou um pouco no livro, principalmente na parte 1, as frases abertas da autora, por exemplo: ela começa escrevendo e para com reticências. Isso me incomoda numa narrativa, principalmente se for utilizado de maneira frequente. Mas aí nos próximos capítulos fui tomado por inteiro. E vmos ao próximo episódio.

    Abraço, Ton.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Di! Também estou adorando começar a conhecer Star Wars por esses livros da Seguinte! :) Nossa, sério que você se incomodou com isso? Eu não me incomodei com isso, mas cada um tem sua opinião, né? Fico feliz que a partir dos outros capítulos você tenha tomado gosto pela obra! :D E lá vamos nós! \o/

      Excluir
  19. Oi, Tony

    Eu ainda não entendi muito bem a proposta desses livros, são releituras, é isso? Eu não sei absolutamente nada sobre a franquia Star Wars!Só sei que tem aquele maluco do capacete preto estranho! hahahaha
    Que bom que você curtiu tanto a leitura, Tony!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tami! Isso mesmo. Os livros são releituras dos filmes... Hahaha, esse aí é o Darth Vader! rs

      Excluir
  20. Para tudo, Tony. Como assim você ainda não assistiu a Star Wars? Isso é um pecado gravíssimo. Melhor você se converter logo ao lado sombrio. hausahsausa
    Brincadeiras à parte, estou com muitas expectativas em relação a essa obra. Não comecei a ler ainda, mas está na lista de próximas leituras. Acredito que eu vá gostar tanto quanto você.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de novembro. Você pode ganhar um livro incrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcos! KKKKKK não sei explicar o porquê de eu ainda não ter assistido Star Wars, mas se isso te acalma: assim que ler os três livros da trilogia, vou partir para os filmes! rsrs
      Ah cara, acho que você vai amar o livro, hein? :)

      Excluir
  21. Olá Tony!
    Sou louca por essa coleção nova! Ela parece ser fantástica *-* Amo Star Wars e pelo visto esse livro vai superar minhas expectativas! Adorei a resenha!
    Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nath! Ah, se você já curte Star Wars é provável que vai amar essa nova coleção! :) Fico feliz que tenha curtido a resenha! :D

      Excluir