Título: Carrie, A Estranha
Título Original: Carrie
Autor: Stephen King
Ano: 2013
Páginas: 199
Editora: Suma de Letras
Sinopse: Livro de estreia de Stephen King ganha nova versão cinematográfica, estrelada por Julianne Moore e Chloë Moretez.
Carrie, a estranha narra a atormentada adolescência de uma jovem problemática, perseguida pelos colegas, professores e impedida pela mãe de levar a vida como as garotas de sua idade. Só que Carrie guarda um segredo: quando ela está por perto, objetos voam, portas são trancadas ao sabor do nada, velas se apagam e voltam a iluminar, misteriosamente.
Aos 16 anos, desajustada socialmente, Carrie prepara sua vingança contra todos os que a prejudicaram. A vendeta vem à tona de forma tão furiosa e amedrontadora que até hoje permanece como exemplo de uma das mais chocantes e inovadoras narrativas de terror de todos os tempos.
Com tantos ingredientes de suspense, Carrie, a estranha logo se transformou num enorme sucesso internacional e passou a integrar a mitologia americana. Ao ser transportado para as telas, em 1976, pelas mãos de Brian de Palma, teve a atriz Sissy Spacek e John Travolta em seus papéis principais. Agora, a nova versão cinematográfica, lançada em dezembro de 2013, é estrelada por Julianne Moore e Chloë Moretez.

*Exemplar cedido pela editora
                     
"Carrie, A Estranha" foi o primeiro livro que li do Stephen King. Por coincidência, ou não, essa foi a primeira obra publicada do autor. Li "Carrie" pela primeira vez em 2014 e a resenha que vocês acompanharão a seguir é da releitura que fiz há algumas semanas.


É interessante notar como o livro consegue ser tão atual. Apesar de ter sido publicado na década de 70, as situações relatadas nele poderiam ser facilmente encontradas nos dias atuais. Fanatismo religioso, relacionamento abusivo com a mãe, bullying... Esses e alguns outros temas da história ainda estão em pauta na nossa atual realidade.

Terminei meu curso recentemente. Foi a primeira experiência pós ensino médio que tive. Apesar dos momentos agradáveis, pude sentir na pele o que é sofrer bullying por ser "diferente". Acho que foi por isso que gostei tanto de Carrie. Rolou uma certa identificação. Uma conexão. Quem sofre bullying sabe os sentimentos que permeiam nas nossa cabeças: há raiva, tristeza, uma vontade louca de fugir e principalmente, dar o troco. Por mais que haja medo, nas profundezas dos nossos pensamentos, numa parte bem escura, há aquele desejo de querer ver todos sofrerem.

Talvez vocês me achem uma pessoa horrível, mas não vou negar: eu vibrei e me deleitei com a vingança de Carrie White contra todos que a oprimiam. Há quem diga que violência não é a solução e blá blá blá, mas existe casos, casos extremos como o da garota, que violência é a única saída. E foi maravilhoso ver todos aqueles que fizeram Carrie sofrer literalmente sofrendo com as consequências dos seus atos. 


Deixando a história de lado, gostaria de reservar um parágrafo para enaltecer a escrita de King. De todos os livros que já li do autor, achei "Carrie" o mais ousado. Nele Stephen brinca com os formatos. Há fragmentos de matérias de jornais e de livros inventados exclusivamente para a obra, transcrições de depoimentos jurídicos, uma ficha de atestado de óbito, e por aí vai. Me surpreendeu também a audácia do autor ao nos encher de spoilers. Mal havíamos chegado no começo da história e já sabíamos que uma tragédia ia acontecer, muitas pessoas iam morrer e pior: SABÍAMOS QUEM IA MORRER! São poucos os autores que tem coragem de fazer coisas assim, hein? É por isso que gosto tanto de Stephen King. Ele é O autor e merece toda a aclamação que recebe.

A edição do livro está bacana. A minha é a da capa do filme de 2013 (meu favorito) e tem essa imagem linda da Chloë Grace Moretz ensanguentada. Revisão e diagramação estão ótimas. Nada a reclamar. Ah, gostaria de agradecer ao Paulo (ele trabalha na Companhia das Letras) por ter atendido a minha exigência e enviado justamente a edição que pedi! <3

Sabe aqueles livros que te impactam, assustam e ainda te enchem com tristeza e revolta? Então, "Carrie, A Estranha" é um desses livros. Uma leitura marcante e bastante impactante. Vale a pena conferir.

Nota:




19 Comentários

  1. Entendo completamente o que você disse. O bullying nunca foi algo fácil de exterminar, e nos anos onde a história de Carrie se passa, era bem pior, então concordo com você sobre inclusive algumas pessoas merecerem. Não algo tão radical, talvez, mas uma lição bem dada. #rancorosos hahahaha. Ainda não li a obra, mas conhecendo a escrita do SK, deve ser um livro extraordinário mesmo!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! #rancorosos kkkkk Ah, você precisa ler algo do King logo!

      Excluir
  2. Oi Tony!
    Já disse q preciso ler algo do SK? XD
    Carrie eu vi o filme há muito tempo atrás, e nunca pensei em ler, na verdade.
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi querido amigo,
    Depois de algum tempo afastada estou de volta ao mundo virtual. Aconteceu algumas coisas na minha vida pessoal por isso me afastei tanto tempo mas agora pretendo voltar com tudo e vim te ver. Então primeira pergunta antes de mais nada, você lançou um livro? Me conta mais...Sobre sua resenha fiquei feliz de ver essa obra do King por aqui, sabe que estou com ela na minha estante para ler, já conheço o filme e sei como tudo acaba (em muito sangue) mas quero muito ler o livro também. Falando em King estou louca para ir assistir a Torre Negra no cinema você já foi? Enfim, se puder dá uma passada lá pelo blog e me conta as novidades também.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raquel! Há quanto tempo! Espero que esteja tudo nos conformes na sua vida pessoal. Pois é Raquel, li sim. Aqui na aba "Minhas obras' você encontra mais informações sobre o livro! ^^ Espero que você leia Carrie logo. E não, não vi a Torre Negra! :(

      Excluir
  4. Oi Tony!! Eu só assisti as duas versões das adaptações e prefiro inclusive a primeira. realmente eu tb me vi torcendo pela Carrie rsrsrsrs Depois que li O bazar dde sonhos ruins fiquei com muita vontade de ler outros do King e vou começar por esse <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi! Eu já vi todas as adaptações, mas prefiro essa. Espero que goste do livro! :)

      Excluir
  5. Oi Tony!
    Eu ainda não li nem vi o filme. Adoro a Cloë, então quero dar uma chance.
    Mesmo não sendo uma temática que me agrade. Eu morro de medo, rs.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ale! Mas o filme/livro não faz medo, viu? É mais puxado pro suspense/drama.

      Excluir
  6. Oi, Tony.
    Tenho um livro do Stephen King aqui na estante que ainda não li :(
    O primeiro que eu vou ler dele, mas faz tempo que está encostado na prateleira.
    Sobre Carrie, só vi o filme, mas dá pra perceber que fala de várias questões que ainda acontecem atualmente.
    Bullying é algo muito sério.
    Abraços.
    Diego || http://diegomorais18.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diego! Pois trate de ler esse livro logo, hein? O King é um autor excepcional!

      Excluir
  7. Oi, Tony

    Eu não sabia que esse era um livro tão fininho! Na minha cabeça ele tinha mais de 300 páginas! Hahahaha
    Sobre gostar da vingança da Carrie, eu adorei! Não li o livro, mas no filme eu fiquei pensando tipo "Isso aí, garota! Mata todo mundo!" Hahahaha
    O Paulo é um divo, super atencioso SEMPRE!

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tami! Pois é menina, ele é bem fininho. Kkkkkkkkkkkk eu falei algo tipo isso hahaha Paulo >>>>>>>>>>>>>>>>>>>

      Excluir
  8. Sempre tive curiosidade em ler livros dessa autora, mas confesso que tenho bastante medo pois não estou acostumada! Nunca li nenhum livro desse tipo de gênero e sempre fico com receio quando penso.

    Mas sempre ouvi horrores de tantos elogios bons sobre ela e seus livros. Tenho muitos amigos que são apaixonados!

    Te convido a conhecer o meu blog e se gostar do conteúdo, deixar a sua opinião e vir fazer parte do nosso público para que possamos crescer! Já estou fazendo parte do seu.

    https://leticiaaamaral.blogspot.com.br/

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Letícia! Autor! O Stephen é homem rs E vou dar uma olhadinha no seu blog sim ;)

      Excluir
  9. Aff,
    Escrevi um textão aqui e na hora de mandar apertei sem querer no botão errado 😰
    Enfim, dizia que quando você fala do King eu me obrigo a comentar.
    Gosto bastante de Carrie, mas ele não está nem no meu top 5
    Meu filme favorito é o de 2001, mas gosto bastante do de 2013 também, apesar de a Carrie estar muito queridinha nele, adoro a parte do livro que ela chega em casa depois do baile.
    Esse mês li A Longa Marcha, um livro escrito antes de Carrie e que foi lançado sob a alcunha de Richard Bachman, e ele alcançou, com larga vantagem, a posição de pior livro do King que já li
    Enfim... acho que é isso

    Longos dias e belas noites (já entrando no clima pro filme da Torre Negra)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aff, Rudi! Agora vou ficar na curiosidade kkkkkk de tudo que você escreveu rs Como eu ainda li poucos do King, não dá pra fazer um top 5, mas amo demais Carrie. Não conhecia esse A Longa Marcha. Muito bom ver você por aqui, Rudi! :)

      Excluir
  10. Para mim, os filmes por que são muito interessantes, podemos encontrar de diferentes gêneros. De forma interessante, o criador optou por inserir uma cena de abertura com personagens novos, o que acaba sendo um choque para o espectador, que esperarava reencontrar de cara as queridas crianças. Desde que vi o elenco de A Torre Negra imaginei que seria uma grande produção, já que tem a participação de atores muito reconhecidos, pessoalmente eu irei ver por causo do ator Idris Elba, um ator muito comprometido. Filme A Torre Negra para Eles são uma ótima opção para entreter, além disso, acho que ele é muito bonito e de bom estilo.

    ResponderExcluir