Título: O Ceifador
Título Original: Scythe
Autor: Neal Shusterman
Ano: 2017
Páginas: 448
Editora: Seguinte
Sinopse: A humanidade venceu todas as barreiras: fome, doenças, guerras, miséria… Até mesmo a morte. Agora os ceifadores são os únicos que podem pôr fim a uma vida, impedindo que o crescimento populacional vá além do limite e a Terra deixe de comportar a população por toda a eternidade. Citra e Rowan são adolescentes escolhidos como aprendizes de ceifador - um papel que nenhum dos dois quer desempenhar. Para receberem o anel e o manto da Ceifa, os adolescentes precisam dominar a "arte" da coleta, ou seja, precisam aprender a matar. Porém, se falharem em sua missão - ou se a cumplicidade no treinamento se tornar algo mais -, podem colocar a própria vida em risco.

*Exemplar cedido pela editora

Eu até já tinha planos para qual livro escolher no mês do lançamento de “O Ceifador”, do autor Neal Shusterman (mesmo autor de Fragmentados), mas pensei melhor depois de ler a sinopse da obra e conhecer mais sobre a (futura) série (~˘▾˘)~.


Quem acompanhou minhas ultimas resenhas percebeu que gosto bastante de livros Young Adult, e O Ceifador me chamou bastante atenção não só por ser desse gênero, mas também por abordar temas que me interessam como imortalidade e juventude eterna.

Sim, no mundo em que se passa a história, o ser humano conseguiu vencer todas as doenças e barreiras maléficas e consegue viver em paz; mas, convenhamos: isso acarretaria em outros problemas como, por exemplo, a superlotação da Terra e a grande demanda por suprimentos para todos. É justamente para controlar a quantidade de pessoas no planeta que existem os ceifadores, que foram criados pela Nimbo-Cúmulo, uma inteligência artificial que ajuda os humanos em literalmente tudo o que você conseguir pensar.

Os Ceifadores são tratados como reis pela população ‘comum’, apesar de que onde quer que eles estejam, sempre há desespero e medo, pois, todos sabem que muito provavelmente pessoas ali presentes morrerão. Além de anjos da morte, os ceifadores também podem dar imunidade (em alguns casos, vitalícios) às pessoas, um gás a mais para as pessoas fazerem tudo para agradá-los.

“O caráter sagrado da lei... e o bom senso de saber quando ela deve ser quebrada”

Citra e Rowan são aprendizes do Honorável Ceifador Faraday, um dos mais antigos e respeitados ceifadores de todos. Nenhum dos dois queria se tornar ceifador e não se imaginavam como um, mal sabia eles que esse é o primeiro requisito para se tornar tal. A maior parte do livro se passa na preparação desses até o caminho de se tornarem ceifadores oficialmente.


Quase no meio do livro acontece uma reviravolta que, sinceramente, por essa eu não esperava! Ç_Ç. Citra e Rowan são obrigados a seguirem caminhos diferentes e nos é deixado claro pelo autor que somente um dos dois irá se tornar ceifador; o outro, será coletado (‘morto’ é uma palavra muito forte, segundo eles mesmos) pelo vencedor. Honestamente, achava que algo como isso iria acontecer lá no finalzinho do livro. Mas é a partir daí que temos mais ação – e mortes inesperadas – do que nunca.

Todos os desafios enfrentados pelos aprendizes até o final do livro nos prendem muito a leitura, além da história de vida de cada um dos personagens que, aliás, foram muito bem criadas. Sem sombra de dúvidas, essa foi a minha melhor leitura do ano até agora (falei isso na minha última resenha, sorry).

“Sem a ameaça do sofrimento, não temos como sentir a verdadeira alegria”

“O Ceifador” é o primeiro livro de uma trilogia que ainda está sendo escrita pelo Neal e foi publicado no Brasil pela editora Seguinte, com um total de 442 páginas. A edição está ótima, com um leve relevo no título da obra na capa. A escrita do autor é bem simples, o que faz com que você devore muitos capítulos em pouco tempo. Enfim, definitivamente recomendo a todos! Uma leitura magnífica.


(Só tenho que falar algo ruim que me aconteceu: acho que fiquei muito tempo com o livro aberto em uma posição ruim, o que fez com que a capa ficasse com um amassado relativamente grande 😭 😭 😭, quase me estapeei quando vi aushahsu). (-_- )ノ

Nota:






30 Comentários

  1. Oi, Tony.
    Achei muito interessante o tema do livro, talvez um pouco diferente das tão semelhantes distopias que se vê por aí.
    Tem esse lado da imortalidade, juventude eterna, controle de população e de alimentos...
    Deve ser difícil ter como missão matar pessoas, especialmente se você não se enquadra como um psicopata.
    Está na lista de desejos.
    Bela resenha.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diego,
      É bem diferente, sim! Obrigado e espero que a leitura te agrade ;-)
      Abraços.

      Excluir
  2. Oi, Leandro!
    Nossa, eu amei demais esse livro! Um dos melhores que li esse ano com certeza.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Concorra ao livro Depois do Fim autografado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu,
      Cara, siimmm!!! Fico feliz em saber que gostou ^^
      Abraços.

      Excluir
  3. Oie Leandro, tudo bem?
    Eu estou louca de curiosidade para ler esse livro! A capa chama muuuuito a minha atenção, e a sinopse mais ainda! Amei a sua resenha :)

    Com Carinho,
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Analu, tudo bem sim e com você?
      A capa é incrível! Espero que a leitura te agrade assim como me agradou demais /o/
      Abraços.

      Excluir
  4. Oi, Leandro

    Ei favoritei esse livro fácil fácil! Já estou doida aqui para ler a continuação e tô torcendo muito para que a Seguinte faça uma publicação simultânea! Hahahaha

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tami,
      QUE DEUS (e a Seguinte) TE OUÇA! Tô torcendo muito também. Fico feliz em saber que gostou ;D
      Abraços.

      Excluir
  5. Oie
    Este livro tem um enredo instigante, estou muito curiosa para ler. Adorei saber sua opinião.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nessa,
      Leia sim, aposto que vai gostar bastante! =))

      Abraços.

      Excluir
  6. Oiii Leandro e Tony

    Esse livro é empolgante, não esperava que fosse gostar tanto, realmente acontecem reviravoltas que a gente nunca espera e a escrita do autor prende bem. Espero que publiquem logo a continuação.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Alice,
      SIM, SIM, MIL VEZES SIM!! Também tô muito ansioso pela continuação.. Infelizmente ainda nem foi lançado em inglês, talvez demore um pouco :(

      Beijos.

      Excluir
  7. Oi, já perdi as contas de quantas resenhas já li de "O Ceifador", sempre termino com mesmo sentimento de "eu preciso desse livro" rs. Gostei muito da resenha!

    Beijos
    Vinte Outonos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jennyfer,
      Haha, leia sim!! Se tá gostando das resenhas, com certeza vai gostar do livro ;D e obrigado.

      Beijos.

      Excluir
  8. Eu também não esperava pela reviravolta!! Fiquei bem triste na hora, ainda mais pelo Rowan, já que obviamente ia sofrer muito na mão do novo ceifador. Aliás, postei resenha desse livro hoje mesmo hahaha essa história é demais!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol,
      AAA, eu também fiquei com muito dó! Mas foi necessário pro final ser tão épico uahsuha. É demais mesmo <3

      Abraços.

      Excluir
  9. Oi Leandro! Esse livro, desde o seu lançamento, já me interessou de cara. Sua resenha só me fez ter mais certeza disso. Gosto de tramas assim que te prende e com reviravoltas para surpreender o leitor. Com certeza é uma leitura que quero conferir em breve!

    Beijos

    Vivian
    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivian,
      Fico feliz em saber que gostou! Confira sim, duvido muito que se arrependa haha ;)

      Beijos.

      Excluir
  10. Hey, Leandro, tudo bem?
    Eu acompanha o blog há um bom tempo, mas fiquei afastado da blogosfera e agora estou voltando com um novo projeto hah!

    Sabe, O Ceifador foi uma das minhas melhores aquisições, adoro a leitura e narrativa envolvente. Ótima escolha para resenha o/

    Abraços

    http://www.bananices.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Victor,
      Que ótima notícia! Bem vindo de volta haha =)
      Fico muito feliz em saber que gostou de O Ceifador também. Obrigado! o/

      Abraços.

      Excluir
  11. Oi Leandro e Tony!
    Vejo tantos elogios a esse livro e o mais engraçado é que se eu não lesse as resenhas, ele nunca me chamaria a atenção. Não gosto muito da capa e a sinopse mesmo, não me atrai muito.
    Beeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale,
      HAHAH entendo. Se gosta do gênero ou ta gostando das resenhas positivas, espero que dê uma chance pro livro u.u vale mto a pena ♥

      Beijoss

      Excluir
  12. Olá, Leandro.
    Eu acabei de comprar esse livro na promoção de ontem e estou louca para que chegue logo. Esse enredo é muito interessante. Achei bem diferente de tudo que já li. E gosto dos livros do autor que li até agora.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil,
      Os livros que comprei na book friday chegaram anteontem <3 fiquei muito feliz, espero que O Ceifador já tenha chegado pra você. Tu vai gostar <3

      Abraços.

      Excluir
  13. Oi Leandro,
    Ah, acho que esse é um dos favs do ano que boa parte da blogosfera literária. Virou queridinho mesmo. Eu amei e estou super ansiosa pela continuação.

    tenha uma ótima semana =D
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana,
      De fato, virou mesmo! <3 também tô muito ansioso pela continuação, em nome de god sairá até ano que vem hehe.

      Abraços e um ótimo feriado.

      Excluir
  14. Oi Leandro, tudo bem?
    Vejo muitos comentários sobre esse livro, tenho muita vontade de ler.
    Gostei muito da resenha, e sempre me surpreendo quando tem reviravoltas nos livros haha
    Vou ver se consigo ler ele agora em setembro. Beijos!
    Lost Words!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,
      Confesso que fico louco com essas reviravoltas da vida haha! Espero que a leitura te agrade <3

      Abraços.

      Excluir
  15. Oi Leandro, tudo bem? Eu já li outro livro do autor e gostei bastante! Só leio críticas positivas desse livro, espero poder ler em breve! Adorei a resenha!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi,
      Que ótimo! Leia sim, espero que você goste <3 e obrigado.

      Beijos ;)

      Excluir