Título: Fraude Legítima
Título Original: Genuine Fraud
Autora: E. Lockhart
Ano: 2017
Páginas: 280
Editora: Seguinte
Sinopse: Jule West Williams é uma garota capaz de se adaptar a qualquer lugar ou situação. Imogen Sokoloff é uma herdeira milionária fugindo de suas responsabilidades. Além do fato de serem órfãs, as duas garotas têm pouco em comum, mas isso não as impede de desenvolver uma amizade intensa quando se reencontram anos depois de terem se conhecido no colégio. Elas passam os dias em meio a luxo e privilégios, até que uma série de eventos estranhos começa a tomar curso, culminando no trágico suicídio de Imogen e forçando Jule a descobrir como viver sem sua melhor amiga. Mas, talvez, as histórias das duas garotas tenham se unido de maneira inexorável — e seja tarde demais para voltar atrás.

*Prova antecipada cedida pela editora

Recebi a prova antecipada de "Fraude Legítima" e comecei a lê-la sem saber o que esperar. A sinopse não entregava muito da história e nunca havia lido nada da E. Lockhart. Não sei se foi por isso ou porque o livro é realmente maravilhoso, mas o fato é que me surpreendi com ele e o amei com todas as minhas forças. Amei tanto que demorei bastante para consegui escrever essa resenha!


Eu não sei vocês, mas eu amo anti-heróis. E a protagonista de "Fraude Legítima" é uma exímia anti-heroína. No decorrer da obra, Jule West Williams toma decisões ruins e atitudes condenáveis, mas é impossível não gostar da garota. Ela é uma sobrevivente. Faz o possível e o impossível pensando no seu bem estar e isso é uma qualidade notável. A personagem também foge completamente do clichê "donzela em apuros". Luta, consegue memorizar qualquer coisa, imita vários sotaques, é feminista e bem bad-ass. Para quem gosta de personagens femininas fortes como a Mulher-Gato e a Viúva Negra, vai amar Jule.

"Quando se fica longe tempo o bastante, não parece haver muito motivo para voltar." - página 169

Já falei como é a narrativa do livro? Acreditem se quiser, mas a história é contada de trás para frente. O primeiro capítulo é o penúltimo, o segundo o antepenúltimo e assim vai... Parece confuso, né? E de fato é. Mas com o prosseguimento dos capítulos as peças começam a se encaixar e quando chega no início/fim você só consegue ficar boquiaberto e dizer: GENIAL! E. Lockhart ousou ao sair do padrão na hora de contar a história das amigas Jule e Imogen, mas sua estratégia se mostrou eficaz e acertada. O resultado final foi um livro extremamente inteligente, viciante e surpreendente do início ao fim.

Sugiro que vocês procurem poucas (ou nenhuma) informações a respeito do livro. O quanto menos souberem, melhor. Esse é um daqueles livros onde devemos ser cautelosos na hora de falar sobre ele, pois o risco de alguma coisa crucial acabar sendo revelada é muito grande. Estou me esforçando ao máximo para não entregar muita coisa relevante sobre o enredo, pois quero que a experiência de vocês com a obra seja tão surpreendente e deliciosa quanto a minha.

"O importante é isso: ser capaz a qualquer momento de sacrificar o que somos pelo que poderíamos nos tornar." - (Charles Du Bos) página 248

Como eu gostaria de discorrer sobre a complexidade dos perfis psicológicos de Jule e Imogen! Mas aí teria que soltar alguns spoilers. Enfim, só saibam que Lockhart nos entregou personagens extremamente bem construídos. As protagonistas da obra são extremamente complexas e possuem uma série de camadas que vão sendo exploradas no decorrer da trama. Ambiguidade, instabilidade, astúcia, insanidade... Esses só são alguns dos vários adjetivos que descrevem Jule West Williams e Imogen Sokoloff.


Sendo assim (com muito medo de soltar algum spoiler), encerro essa resenha recomendando fortemente a leitura de "Fraude Legítima". Para quem procura por uma história recheada de mentiras, segredos, assassinatos, reviravoltas, viagens ao redor do mundo e empoderamento feminino, esse é o livro ideal.

Nota:


36 Comentários

  1. Arrazô, Tonyzinho! Tu já sabe que quero muito ler, adoro a autora desde Mentirosos, e depois dessa resenha fiquei ainda mais ansiosa!

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Tami! Ainda não li Mentirosos, mas tenho certeza que você tbm vai amar Fraude Legítima! :)

      Excluir
  2. Olá!
    Eu estou doida pra ler esse livro, já adicionei na minha listinha do skoob, e depois de ter lido sua resenha, fiquei mais curiosa ainda!
    Beijos,
    Meise Renata.
    Viciadas em Livros
    Participe do Amigo Secreto Literário do Viciadas em Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renata! Que bom que aguçei sua curiosidade. Quando ler me fala o que achou do livro! ;)

      Excluir
  3. Para tudo! Pausa, pausa, pausa!
    Alguém me diz o que eu faço pra desviciar deste blog! Caraca, é uma resenha melhor que a outra. E essa Tony, então, me deixou mais curioso pra conhecer o livro do que vizinha fofoqueira pra saber o que acontece na casa do vizinho.

    Também gosto de anti-heróis, e estou doido pra conhecer a anti-heroína desse livro. Seu trabalho, Tony, é incrível, jamais desista, você faz um baita trabalho pela literatura com esse blog. Segue firme! sucesso.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dieison! Ahhhhhhhh você me deixa sem palavras! Muito obrigado pelo carinho. E ah, a anti-heroína desse livro é demais!

      Excluir
  4. Oi Tony,
    Só eu acho essa capa muito 'real'? Parece 3D, rs.
    Mas sabe que fiquei bem curiosa para ler a obra? Diferente de tudo que eu li e algo totalmente fora da minha zona de conforto.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ale! Não, eu também acho isso hahahaha Que bom saber disso. Espero que você possa ler o livro!

      Excluir
  5. Caramba, Tony! Como você espera que a gente leia uma resenha dessas e fique parado? Agora eu quero ler, mas não tenho dinheiro!! Muita maldade sua, viu hahaha fiquei mega curiosa com a história depois da sua resenha. A capa é misteriosa e honestamente não havia me chamado muito a atenção, mas saber que a autora criou uma trama tão inteligente e, como você mesmo disse, genial, me deixou bem instigada a ler. Achei criativa a técnica dela de construir os capítulos de trás para frente, mas realmente deve ser confuso de ler, mesmo que no fim (começo?) tudo faça sentido.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Leia a resenha do meu livro O Poder da Vingança lá no blog e aproveite para adquirir o seu exemplar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! O que eu espero é que vocês saiam correndo para comprar o livro hahahaha Não sou malvado não rs Sim, é bem confuso, mas muito legal.

      Excluir
  6. Oiii Tony

    Quero tanto esse livro, já li O Histórico Infame de Frankie Landau Banks e amei a escrita da autora e a originalidade da história que toma uns rumos bastante imprevisiveis. Quero aidna ler Éramos Mentirosos e com certeza Fraude Legitima entra na lista logo depois. Li em algum lugar que esse livro é meio que um retelling de O Talentoso Mr Ripley e meu Deus, eu amo totalmente aquela história.
    Fico super feliz em saber o quanto o livro te conquistou

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice! Infelizmente não conheço O Talentoso Mr. Ripley, então não tenho como confirmar essa informação. Mas de uma coisa é certa: o livro é maravilhoso!

      Excluir
  7. Ahhhh amei a resenha! E me interessei pelo livro, principalmente de ser contado de trás pra frente (já sei que iria ficar mega confuso, mas dá vontade) ahahaha

    http://www.sextadimensao.com/

    ResponderExcluir
  8. Oie
    Achei bem interessante o livro e o enredo me pareceu forte, gosto deste tipo de livro.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Tony,
    Que proposta interessante desse livro, achei bem doida essa ideia do formato de trás pra frente. Mas, fiquei curiosa ainda mais pelas partes de suspense.

    tenha uma ótima semana =D
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nana! O livro tem bastante suspense haha é muito viciante!

      Excluir
  10. Oi Tony,
    Não conhecia o livro mas já fiquei mega curiosa quando li esse esquema do livro começar do fim, que papo louco. Deve ser uma história bem intrigante com certeza, vou procurar me informar mais e se puder quero conhecer sim. Adorei as fotos que tirou. aproveitando quero deixar um convite para você vir ao blog hoje postei a resenha de um dos melhores livros que já li e gostaria de sua opinião por lá também.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/2017/09/outlander-viajante-do-tempo-de-diana.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raquel! Que bom que gostou das fotos! E se informe mesmo. Ah, vou depois lá ler sua resenha! :)

      Excluir
  11. Olá, Tony.
    Eu já li dois livros da autora e amei os dois. Teve um deles que fiquei de queixo caído no final. E esse pelo jeito vai ser mais um para entra para a lista dos favoritos. Achei essa ideia da organização dos capítulos muito legal. Assim que der eu vou ler ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Então é certeza que você também vai amar esse! Leia mesmo :)

      Excluir
  12. Não é muito o meu género mas achei a história interessante, então tendo girl power melhor ainda.

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  13. Olá, Ton!
    Menino, com o estágio não consigo mais ver os emails que a companhia manda, de imediato, por isso sempre que eles enviam essas provas antecipadas eu nem vejo e acabo perdendo. Q bad!
    Estou louco para ler esse livro e foi bom saber sua opinião positiva.

    Abraço.

    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Di! Sei muito bem como é. Agora eu tô mais ligado porque não tô estudando mais. Espero que você também goste do livro! :)

      Excluir
  14. Oie!

    Achei lindo a capa do livro. Está na minha lista de lançamentos!

    Abraços...

    https://submundosliterarios.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi Tony, tudo bem?
    NOOSSAAAA, EU ESTOU LOUCA PARA LER ESSE LIVRO!
    Eu li o outro livro dela, e adorei demais.
    Esse também aparece ser muito bom!
    Adorei sua resenha.


    Beijos :*

    Say My Book

    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise! Tudo sim e contigo? O livro é ótimo. Aposto que você vai amar! :)

      Excluir
  16. Oi Tony!
    N li Mentirosos tbm... Eu n sei o q acontece cmg pq os livros da autora n conseguem me chamar tanto a atenção, mas sua resenha está incrível e me deixou curiosa, sim. Interessante a "desconstrução" da narrativa ;)
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! Depois tenta ler Fraude Legítima e ver se gosta!

      Excluir
  17. Oie,
    Adorei a dica, fiquei bem interessado para conferir!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  18. Oie Tony, tudo bem?
    Eu ADOREI essa resenha! Eu ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas agora quero muito, já vai pra lista! Desse autor eu já li Mentirosos e gostei demais! Vou colocar esse na lista com certeza :)

    Com Carinho,
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! Tudo sim e contigo? Estou muito curioso para ler Mentirosos. Ele parece ser muito bom!

      Excluir