Olá, pessoal! Tudo bem? Então, hoje temos mais uma entrevista aqui no blog! \o/
A entrevistada da vez é a Raquel Machado, autora de "Vingança Mortal" (clique aqui e seja redirecionado para a resenha do livro).
Confiram logo abaixo uma pequena biografia sobre a autora e em seguida a entrevista que fiz com ela:
Raquel Machado é formada em Ciência da Computação, e participa do mundo das artes desde criança, sendo a literatura uma de suas maiores paixões.Há anos em meio à blogosfera literária e com histórias sendo escritas em rascunhos, decidiu tirar do baú suas ideias e compartilhar com o mundo.A autora reside no sul do Brasil, na cidade de Caxias do Sul/RS. Mora com os pais, quatro cachorros e uma estante cheia de livros.
1- Primeiramente quero te agradecer por ter aceitado fazer a entrevista. Bom, por que não começamos a entrevista com você se apresentando para os leitores? Conta para a gente: Quem é Raquel Machado?
Sou uma pessoa extremamente criativa e apaixonada pelo mundo das artes. Comecei no teatro aos nove anos, e já participei de corais, grupos de dança, equipes de eventos, e hoje minha grande paixão está na literatura. Sou apaixonada também pelo cinema e por animais (tenho três cachorros). Sou formada em Ciência da Computação e trabalho como Analista de Sistemas. Moro com meu noivo em Caxias do Sul/RS.
2- Todo leitor e escritor tem uma história sobre quando começou a se apaixonar pela literatura, certo? Qual a sua? Quando você se apaixonou pela literatura e decidiu que queria ser escritora?
Minha mãe sempre foi minha grande inspiração no mundo da literatura. Ela adora ler e passou essa paixão para mim desde cedo, com as coleções do Monteiro Lobato. Porém, fui me apaixonar pela leitura na minha adolescência, lembro que meu primeiro livro foi da Danielle Steel - Maldade, estava na praia e enquanto minhas primas saiam para pegar sol eu o devorava em casa. Sobre a escrita o que dizer, escrevo desde que me conheço por gente, escrever para mim é algo tão normal como respirar, as ideias ganham vida própria no papel e espero daqui por diante poder estar compartilhando elas com o mundo.
3- Como você vê o atual cenário literário brasileiro? Em comparação com o de alguns anos atrás, você ver melhorias nele? Ser escritor no Brasil continua sendo difícil?
As coisas mudaram muito com o passar dos anos sim. Como disse escrevo desde cedo e antigamente não era nada fácil ser publicado ou reconhecido. Acredito que as redes sociais e os e-books vieram mudar esse cenário. Atualmente é mais fácil alcançar um número maior de pessoas e compartilhar nossos textos, porém também acredito que precisamos ainda batalhar por um espaço maior nas editoras e livrarias do país, pois temos muitos autores nacionais bons que merecem estar nas estantes.
4- Você e vários outros autores costumam fazer parcerias com blogs, não é? Queria que você me contasse sobre o papel dos blogs literários na sua carreira como autora!
Para mim os blogs tem um papel fundamental no marketing e no feedback de nossas histórias. Como sou blogueira desde 2008 sei como é essencial a divulgação dos autores nacionais por meio dessas redes. É um trabalho muito importante que cada um de vocês fazem e sou extremamente grata por cada retorno que tenho.
5- O seu livro de estreia, “Vingança Mortal”, é um Thriller/Romance Policial. Você é uma grande fã do gênero? Se inspirou em algum autor que gosta na hora de escrever a obra?
Essa é uma boa pergunta, esse gênero não é um dos meus favoritos não. Sou mais fã de romances, estilo Meg Cabot. Escrevi Vingança Mortal em 2001 e naquela época eu lia muitos livros do Sidney Sheldon, um autor do qual sou fã. Posso dizer que muito de minha inspiração veio dele.
6- Por falar em “Vingança Mortal”, você poderia nos contar sobre o processo de criação do livro? De onde surgiu a ideia de escrever a obra?
Como comentei faz anos que escrevi essa história, então realmente não lembro exatamente de onde surgiu a ideia, mas lembro que na época era fã de livros de suspense. E sempre gostei de histórias que tivessem vários personagens com personalidades diferentes e que envolvesse um mistério.
7- Qual a maior dificuldade em bolar uma trama do gênero policial?
Acredito que seja atrair a atenção dos leitores, sem dar grandes detalhes do que está acontecendo. Você precisa prender o leitor na trama de uma maneira que ele próprio queira descobrir o mistério, porém sem dar grandes pistas. Além disso, é necessário amarrar todas as pontas para a história parecer factível.
8- Você gostaria de falar mais pouquinho sobre “Vingança Mortal” e dizer por que as pessoas devem ler o livro?
Vingança Mortal como vocês já perceberam é um suspense policial que envolve um mistério geral em sua trama “A morta da personagem Nicole”. Além disso, ele nos remete a cada um dos personagens nos mostrando como as pessoas mudam com o passar do tempo e como cada ação que realizamos hoje pode impactar diretamente no futuro.
9- E sobre os seus próximos projetos? O que você pode nos contar a respeito deles?
Estou com alguns projetos em andamento o principal deles é um novo livro, chamado Histórias do Povo, que será uma coletânea de contos todos relacionados ao dia-a-dia das pessoas, onde o próprio leitor poderá escolher o final que gostaria para cada história, como um livro de RPG. Nesse livro vamos ter questões como: Será que caso ou compro uma bicicleta? Será que ligo ou não no dia seguinte? Será que continuo na dieta ou me acabo nos doces? Além disso, todas as histórias se passaram na cidade do povo, então os personagens serão relacionados entre si, explico melhor, a protagonista da primeira história e irmã do protagonista da segunda história que tem um primo que vai protagonizar a terceira, então as pessoas poderão ainda estar traçando essa árvore genealógica entre todos. Acho que vai ser bem divertido, espero que o pessoal goste.
10- Por último, gostaria que você deixasse um recadinho para os seus fãs e leitores aqui do blog! Ah, e mais uma vez te agradeço por ter topado fazer a entrevista. Foi um prazer te entrevistar, Raquel! :)
Só tenho a agradecer a todos até o momento pelo carinho que tem como meu livro. O retorno de cada um de vocês é extremamente importante para mim e por isso que continuo escrevendo e que me faz seguir adiante. Eu que agradeço a oportunidade de estar conversando com todos e contando um pouquinho mais sobre minha vida literária. Por fim convido a todos a curtirem minha página no facebook: “Escritora Raquel Machado” e conhecer um pouco mais sobre o Vingança Mortal. Beijos.
Raquel Machado na web:
Blog: http://leiturakriativa.blogspot.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/escritoraraquelmachado
Twitter: https://twitter.com/kellnanet2011
Instagram: https://instagram.com/raquel.machado.140193/
E aí, gostaram da entrevista? :)
Olá,
ResponderExcluirA literatura nacional ainda não está tendo um mercado ideal, mas melhorou muito mesmo e aos poucos a gente vai tentando mudar essa realidade, é algo que certamente vale a pena. Gostei da entrevista e já conhecia a autora.
Beijos.
Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com
Oi, Inês! Pois é, em comparação há alguns anos melhorou muito mesmo! E a gente faz o que pode para tentar mudar isso, né? Fico feliz que você tenha gostado da entrevista! :)
ExcluirOláá Tony!
ResponderExcluirNossa, amei a entrevista, não sabia que ela era autora do romance policial Vingança Mortal, vou buscar saber mais sobre o livro, ultimamente estou cada dia mais apaixonada por este gênero! ^^
Bjoos
Jovem Literário
Oi, Eloísa! Fico feliz que você tenha curtido a entrevista! :) Busque mesmo e se der, leia! O livro é ótimo! :)
ExcluirAdorei a entrevista. Já li o livro da Raquel e gostei bastante.
ResponderExcluirConcordo com ela quanto ao espaço para o escritor nacional. Os e-books melhoraram bastante a distribuição, mas ainda falta espaço nas editoras tradicionais.
Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro. Serão seis livros para três vencedores.
Oi, Marcos! Fico feliz que você tenha gostado da entrevista! O livro da Raquel é bem legal, né? Pois é, apesar de tudo, ainda falta espaço nas editoras nacionais! :(
ExcluirOii!!
ResponderExcluirParabéns pela entrevista :D
A Raquel é uma querida e eu gostei muito do livro dela. Gostei de saber um pouco mais dela e da forma como ela começou a escrever. Estou ansiosa para os novos trabalhos :D
Beijinhos,
www.entrechocolatesemusicas.com
Oi, Ana! Obrigado! :) Pois é, a Raquel é uma querida! <3 Também estou ansioso por novos trabalhos dela! :)
ExcluirOie ...
ResponderExcluirUltimamente estou vendo muito a Raquel pela blogosfera .
Ela parece ser muito simpática ... Sucesso para ela :)
Beijos
http://coisasdediane.blogspot.com.br/
Oi, Diane! A Raquel é muito simpática mesmo! :)
ExcluirOioi tudo bem!!! Amei a entrevista! E tenho visto mto sobre o livros desta escritora na rede social, e legal ver escritores brasileiros se destacando....
ResponderExcluirSucessos a ela!!!!
beijus
http://acidadeliteraria.blogspot.com.br/
Oi, Kaah! Tudo bem sim e contigo? Fico feliz que você tenha curtido a entrevista! :)
ExcluirOi Tony!
ResponderExcluirJá vi várias resenhas do livro da Raquel, mas não imaginava que ela curtisse mais romances do que policial. Também não sabia que ela já era blogueira há tanto tempo. Tá vendo porque eu gosto dessas suas entrevistas? Sempre tem uma surpresa ;)
Beijos,
alemdacontracapa.blogspot.com
Oi, Mari! Haha pois é, eu também acabo sempre me surpreendendo com as respostas dos entrevistados! :D
ExcluirEi, Tony! Tudo bem?
ResponderExcluirConheci a autora no começo desse ano através de alguns blogs parceiros, e me interessei pela obra dela... em breve farei o possível para lê-la.
Gostei bastante da entrevista. É sempre bom ver o crescimento da literatura nacional.
Até mais,
http://entreserieselivros.blogspot.com.br/
Oi, Plínio! Tudo ótimo e contigo? Faça mesmo, o livro é ótimo e eu tenho certeza que você vai adorar ele! :) Ah, fico feliz que você tenha gostado da obra! :D
ExcluirHeey!
ResponderExcluirAdoro conhecer autores nacionais e essa entrevista com a Raquel foi incrível!!
Abraços ^^
Blog - Desbravando o Infinito
Oi, Guilherme! Ah, fico feliz que você tenha achado isso da entrevista! :)
ExcluirOi querido,
ResponderExcluirComo sempre para mim é um imenso prazer em estar aqui no seu blog. Agradeço de coração a oportunidade de falar um pouquinho mais sobre ele por aqui e aguarde que se deus quiser ano que vem teremos novidades.
Beijos
Raquel Machado
Escritora Vingança Mortal
http://leiturakriativa.blogspot.com.br/p/vinganca-mortal.html
Oi, Raquel! Realmente é um prazer e uma honra ter você por aqui! :) Ah, de nada! E obrigado também! <3 Aguardo as novidades ansiosamente! :D
ExcluirOi, Tony!
ResponderExcluirAdorei a entrevista. Como gosto muito de romance policial, fiquei com vontade de ler "Vingança Mortal", que parece ter uma ótima trama - além de bem escrita.
Foi incrível conhecer um pouco mais sobre a autora, seu processo de escrita e as demais novidades.
Aliás, difícil não gostar da Meg Cabot!
Beijocas.
http://artesaliteraria.blogspot.com.br
Oi, Rafaela! Tudo bem? Fico feliz que você tenha curtido a entrevista! :) A trama de "Vingança Mortal" é de fato ótima! Adorei o livro! :)
ExcluirOlá Tony! Parabéns pelo blog (já estou seguindo) e pela entrevista, ficou muito legal!!! Já li Vingança Mortal e adorei! É um suspense surpreendente e que te prende até o fim. E a Raquel é super querida mesmo, conheço pessoalmente. Agora estou na espera por mais uma história dela. abraços nos dois
ResponderExcluirOi, Claudia! Obrigado, fico feliz que você tenha gostado da entrevista! :) Eu também adorei Vingança Mortal! :D Ah, a Raquel é muito querida, né? Deve ser ainda mais legal pessoalmente. Também estou aqui na espera! rs
ExcluirOie, Lucas! Tudo numa nice?!
ResponderExcluirGostei da entrevista com a autora. Já a conhecia e tinha visto um monte de resenhas sobre o livro dela. Acho que os blogueiros tem um papel incrível na divulgação desses autores novos. Acho importantíssimo essas atitudes louváveis e encorajadoras. Ajuda a enaltecer a literatura brasileira. Concordo com a autora que escrever um livro policial não é uma tarefa das mais fáceis, mas ao fim da estória vem a melhor coisa: testemunhar a experiência da surpresa do leitor com o desfecho! É massa demais!! :)
Beijin...
Pieces of Alana Gabriela
http://piecesofalanagabriela.blogspot.com.br/2015/10/resenha-rainha-vermelha-victoria-aveyard.html
Oi, Alana! Tudo sim e por aí? Fico feliz que você tenha gostado da entrevista! :) Pois é, também concordo com ela! Só de imaginar o processo de escrever um livro policial, meu cérebro já começa a dar um nó! rsrs
ExcluirOi Tony!
ResponderExcluirGostei muito da entrevista, tão bom conhecer um pouco mais dos autores né?
Fiquei curiosa para conhecer a obra.
Beijinhos
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/
Oi, Nessa! Fico feliz que você tenha gostado da entrevista! :) Pois é, é muito bom mesmo!
ExcluirOi, Tony! Como vai?
ResponderExcluirJa conhecia essa autora de alguns lugares e várias resenhas que ja li.
Acho que os autores nacionais estão ganhando cada vez mais espaço e isso é muito bom.
Abraço
mundoemcartas.blogspot.com.br
Oi, Markus! Vou bem e você? Pois é, isso é muito bom mesmo! :)
ExcluirOi, que legal.
ResponderExcluirAdoro essas entrevistas para conhecer mais sobre o autor.
bj
@saymybook
saymybook.blogspot.com
Oi, Jess! :D :D :D
ExcluirOi Tony!
ResponderExcluirA Raquel é uma fofa e desde que li Vingança Mortal tenho vontade de ler mais obras dela. Saber que seu estilo literário preferido é romance me fez imaginar como seria um romance criado por ela.
Adorei a entrevista!
Beijos,
http://versosenotas.blogspot.com.br/
Oi, Bárbara! Pois é, a Raquel é uma fofa mesmo! :) Fico feliz que você tenha curtido a entrevista! :D
ExcluirOlá, Tony.
ResponderExcluirAdorei a entrevista. Eu li o livro Vingança Mortal e adorei. O único problema foi ser muito pequeno hehe. Acho que os ebooks vieram mesmo para facilitar o leitor a conhecer os livros nacionais. Eu mesmo conheci um monte deles assim.
Blog Prefácio
Oi, Sil! Fico feliz que você tenha curtido a entrevista! Pois é, menina, o único problema é a quantidade de páginas do livro! rs
ExcluirOi Tony! Já ouvi falar no livro da Raquel mas ainda não tive a oportunidade de ler, tenho marcadores aqui e sempre tive curiosidade :) Viva a literatura nacional, amei a sua entrevista (a gente se sente tão importante quando faz entrevista no blog né? Sensação de dever cumprido haha), eu também escrevo e também prefiro escrever romance policial, um pouco de suspense, mas pra ler? Meg Cabot é diva! \o/ Então eu a compreendo :)
ResponderExcluirBeijos!
http://www.trocandodisco.com.br/
Oi, Fernanda! Fico feliz que você tenha curtido a entrevista! :) Haha pois é, a gente se sente bem importante mesmo! Já li algumas coisas da Meg Cabot e ela manda muito bem mesmo! :D
ExcluirMuito boa a entrevista com a Raquel! Ela é uma fofa sem tamanhos. Concordo plenamente que a literatura nacional atual está ganhando seu espaço. Estou torcendo para ver mais amigos escritores com livros pelas prateleiras das nossas livrarias.
ResponderExcluirBeijos,
Monólogo de Julieta
Oi, Paloma! Pois é, a Raquel é uma fofa mesmo! <3 Também torço por isso! :)
ExcluirOpa Tony, tudo joia!?
ResponderExcluirQue entrevista maravilhosa! Super completa, adorei.. e a autora parece ser muito simpática, um amor. Ainda não a conhecia, nem tinha familiaridade com a obra da mesma, já estou lendo mais sobre o trabalho dela e tem me agradado tudo que li. Obrigado por trazer um post tão organizado e espalhar mais o apoio aos escritores nacionais com autores tão bacanas. Amei conhecer mais sobre a mesma. Grande abraço!
Ewerton Lenildo - Viajante das Letras.
viajantedasletras.blogspot.com
Oi, Ewerton! Tudo sim e contigo? Ah, obrigado! Fico feliz que você tenha achado isso da entrevista! :) Ah, de nada! Estou aqui para isso.
ExcluirOi, Tony, tudo bem??
ResponderExcluirQue linda a Ra, e que bacana saber que ela está com um projeto novo tão promissor, né?
Hoje em dia é bem "fácil" para um autor publicar seus livros, mas ainda há um looongo caminho a ser percorrido, infelizmente!
Beijoo
- Tami
http://www.meuepilogo.com/
Oi, Tami! Tudo ótimo e contigo? Pois é, é muito bacana mesmo! :) Sim, ainda há um longo caminho a percorrer! :(
ExcluirAhhh ela é puro amor pela arte, hein! Teatro e tudo mais. Amo <3
ResponderExcluirLi a sinopse do livro e parece interessante, gostei do que li.
Sucesso para a autora e boas leituraspra ti.
Abraço.
=)
Diego, Blog Vida & Letras
www.blogvidaeletras.blogspot.com
Oi, Diego! Sim, ela respira arte! :)
ExcluirOi Tony,
ResponderExcluirÓtima entrevista e engraçado que postei resenha do livro dela esses dias.
Eu gostei e espero ler mais coisas da Raquel.
Já a conhecia pelo blog e desejo muito sucesso.
Também adoro a Meg haha
E concordo com ela em relação aos e-books, ajudam muito os autores independentes. Tem muito autor bom, escondidinho ainda haha
tenha uma ótima sexta.
Nana - Obsession Valley
Oi, Nana! Obrigado, fico feliz que você tenha achado isso da entrevista! Também espero ler mais coisas da Raquel! :)
ExcluirAh, uma ótima sexta para ti também!
Oi Tony !! Mais uma vez adorei a entrevista, e como disse anteriormente tinha um preconceito com a literatura brasileira, mas quero mudar isso !! Saber que ela gosta de Meg Cabot e Sidney Sheldom me deixaram animada, já que também gosto hehe
ResponderExcluirBjim
blogpatyrezende.blogspot.com
Oi, Paty! Fico feliz que você tenha curtido a entrevista! Ah, mude isso mesmo! O Brasil também tem excelentes autores! :D
ExcluirOlá Tony!
ResponderExcluirAdoro conhecer autores nacionais! Gosto ainda mais por aqui ter várias entrevistas com eles haha A Raquel parece ser incrível e o livro muito bom! Adorei! Parabéns pela entrevista!
Beijos, Nathália
livrosdagarotavermelha.wordpress.com
Oi, Nath! Obrigado, fico feliz que você tenha curtido a entrevista! :) A Raquel é realmente incrível e o livro dela é muito bom mesmo! :D
ExcluirOlá, Tony! Morro de inveja de quem é criativo, sério. POR QUE NÃO EU, DEUS?? Acho que ela é uma das poucas pessoas que não começaram a gostar de ler por causa de Harry Potter, tô no mesmo barco. Os autores nacionais mais... falados, digamos assim, são, infelizmente (ou felizmente) aqueles que escrevem frases de efeito e poesia. Provavelmente, isso é por causa das redes sociais. Convenhamos, é mais fácil ler um poema (e não entender) e compartilhá-lo que ler um livro todo e fazer a mesma coisa. Olha, não tô reclamando ( :) ), até porque eu gosto bastante (e sei que você gosta), mas já parou pra pensar que os thrillers são os novos livros distópicos? Hoje em dia, você chega numa livraria e é o que mais tem. A entrevista ficou ótima e eu acabei de curtir a página da autora, hahaha
ResponderExcluirxx
Alfrêdo - http://www.paginou.com.br/
Oi, Alfrêdo! Hahaha morto contigo! rs Eu também tô nesse barco! haha Eu te entendo... Ah, fico feliz que você tenha achado isso da entrevista! :)
ExcluirOi Tony!
ResponderExcluirAdoro a Raquel.Também ja tive a oportunidade de entrevista-la la no blog!
Como sempre ela foi muito querida!
Como é bom autores assim né?
Bjs da Le
http://www.leversosecontroversias..com
Oi, Letícia! A Raquel é demais, né? Adoro ela! <3 Pois é, é muito bom ter autores assim! :)
Excluir