Título: Toda Poesia
Autor: Paulo Leminski
Ano: 2013
Páginas: 424
Editora: Companhia das Letras
Sinopse: Paulo Leminski foi corajoso o bastante para se equilibrar entre duas enormes onstruções que rivalizavam na década de 1970, quando publicava seus primeiros versos: a poesia concreta, de feição mais erudita e superinformada, e a lírica que florescia entre os jovens de vinte e poucos anos da chamada “geração mimeógrafo”.*Exemplar cedido pela editora
Ao conciliar a rigidez da construção formal e o mais genuíno coloquialismo, o autor praticou ao longo de sua vida um jogo de gato e rato com leitores e críticos. Se por um lado tinha pleno conhecimento do que se produzira de melhor na poesia - do Ocidente e do Oriente -, por outro parecia comprazer-se em mostrar um “à vontade” que não raro beirava o improviso, dando um nó na cabeça dos mais conservadores. Pura artimanha de um poeta consciente e dotado das melhores ferramentas para escrever versos.
Entre sua estreia na poesia, em 1976, e sua morte, em 1989, a poucos meses de completar 45 anos, Leminski iria ocupar uma zona fronteiriça única na poesia contemporânea brasileira, pela qual transitariam, de forma legítima ou como contrabando, o erudito e o pop, o ultraconcentrado e a matéria mais prosaica. Não à toa, um dos títulos mais felizes de sua bibliografia é Caprichos & relaxos: uma fórmula e um programa poético encapsulados com maestria.
Este volume percorre, pela primeira vez, a trajetória poética completa do autor curitibano, mestre do verso lapidar e da astúcia. Livros hoje clássicos como Distraídos venceremos e La vie en close, além de raridades como Quarenta clics em Curitiba e versos já fora de catálogo estão agora novamente à disposição dos leitores, com inédito apuro editorial.
O haikai, a poesia concreta, o poema-piada oswaldiano, o slogan e a canção - nada parece ter escapado ao “samurai malandro”, que demonstra, com beleza e vigor, por que tem sido um dos poetas brasileiros mais lidos e celebrados das últimas décadas. Com apresentação da poeta (e sua companheira por duas décadas) Alice Ruiz S, posfácio do crítico e compositor José Miguel Wisnik, e um apêndice que reúne textos de, entre outros, Caetano Veloso, Haroldo de Campos e Leyla Perrone-Moisés, Toda poesia é uma verdadeira aventura - para a inteligência e a sensibilidade.
Difícil falar sobre "Toda Poesia". O livro que reúne todos os escritos poéticos do curitibano Paulo Leminski é extremamente complexo. Uma verdadeira obra-prima.
Como tenho certeza que não conseguirei passar toda a grandiosidade da obra e todos os sentimentos contidos nela nesta resenha, focarei apenas em comentar um pouquinho sobre cada livro presente nesta coletânea e dizer as poesias que mais gostei em cada um deles.
Quarenta clics em Curitiba (1976)
O primeiro livro de "Toda Poesia" é "Quarenta clics em Curitiba". Ele é bem pequeno (tem só 12 páginas) e cheio de poesias curtas e diretas. Alguns dos versos falam sobre a vida, as pessoas, o ser humano e sentimentos diversos.
Poesias que merecem destaque: Gente que mantém, Hesitei horas, O olho da rua vê, Frutas que só ficam e Depois de hoje.
Caprichos & Relaxos (1983)
"Caprichos & Relaxos" acabou se tornando o meu livro preferido de Paulo Leminski. Nele pude perceber toda a genialidade do poeta, que nesta obra escreve desde poesias com uma construção mais clássica à poesias que mostram uma construção ousada, extremamente criativa e diferente de tudo que já vi. Ah, os jogos de palavras feitos por Leminski nas poesias desta obra também são ótimos e geniais.
Poesias que merecem destaque: Contranarciso, Cesta feira, Desmontando o frevo, Quem nasce com coração?, O assassino era o escriba e todas as poesias da seção Sol-te.
Distraídos Venceremos (1987)
Em "Distraídos Venceremos", Paulo Leminski retoma a forma mais clássica de escrever poesias. Mesmo o livro sendo recheado de poesias mais "formais", há inovações aqui e acolá, como uma (ótima) seção dedicada a haicais e poesias que fogem do padrão.
Poesias que merecem destaque: Aviso aos náufragos, Por um lindésimo de segundo, Além alma (uma grama depois), Plena pausa, Sorte no jogo e todos os haicais da seção Kawa Cauim.
La vie en close (1991)
"La vie en close" é o primeiro dos livros presentes em "Toda Poesia" que foi publicado após a morte de Leminski. Não gostei tanto do livro como gostei dos outros, mas ainda assim fiquei encantado com toda a graça e genialidade do poeta.
Poesias que merecem destaque: Estupor, Ímpar ou ímpar, Suprassumos da quintessência, Você está tão longe, Rumo ao sumo e O esplêndido corcel.
O Ex-estranho (1996)
Não sei muito bem o porque, mas o fato é que a leitura de "O Ex-estranho" me deixou bem melancólico. Esta reunião de poemas inéditos deixados por Leminski me tocou de uma forma única e foi nela que eu encontrei a minha poesia favorita do livro (nunca sei ao certo).
Poesias que merecem destaque: Já disse nós, Sei lá, Nunca sei ao certo, O que o amanhã não sabe e todos poemas da seção Parte de AM/OR.
Winterverno (2001)
Apesar de breve, "Winterverno" consegue ser marcante e encerrar a seleção de livros de Paulo Leminski com chave de ouro.
Poesias que merecem destaque: Tudo me foi dado, ÉEÉ, Em cima, Nada fica e Meu desejo.
Além destes livros, ainda há uma seção intitulada Poemas Esparsos com os poemas que faltaram ser publicados em "Toda Poesia", um texto sobre o lado cancionista de Leminski e uma apêndice com materiais que foram publicados originalmente nas edições dos livros presentes na coletânea.
***
Com uma edição perfeita e um conteúdo recheado de arte, bom humor e genialidade, "Toda Poesia" é um daqueles livros para serem lidos aos poucos. E para ser lido em todas as horas. Seja nas boas, nas ruins, nas tristes, ou nas alegres, o livro será uma excelente pedida, afinal tem coisa melhor do que estar na boa companhia das poesias e poemas de Paulo Leminski?
Nota:
Oi, Tony!
ResponderExcluirRecentemente eu li esse livro por causa do clube do livro que participo. O livro escolhido do mês foi esse.
Não sou muito fã de poesias, mas curti algumas.
Beijos
Balaio de Babados
Oi, Luiza! Eu curti quase todas as poesias do livro! hahaha
ExcluirOi Tony
ResponderExcluirAs pessoas quase me matam quando du falo que não sou muito fã de poesia. Mas é claro que para toda regra há uma exceção e, no meu caso, essa exceção é o Leminski. Meu Deus, como sou apaixonada pelos escritos desse cara, um dos livros que mais queria ter na minha estante é o Toda Poesia. As coisas que ele escreve são simples, mas focam a gente demais, né?
Beijo!
http://www.roendolivros.com
Oi, Ana! Hahaha que bom saber que você gosta de Leminski. "Toda Poesia" é muuuuito lindo! <3 Sim, exatamente! :)
ExcluirOi Tony!
ResponderExcluirInfelizmente, eu não sou uma fã de poesias. Vejo muitos elogios desse livro, mas não faz meu gênero, sabe?
Beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com.br/
P.S.: Assistiu Shadowhunter 01x02? Estou gostando hein? Só achei que a Clary não precisava se jogar tanto para cima do Jace, HAHAHA.
Oi, Alessandra! Sei sim.
ExcluirSim, também estou gostando! :) E super concordo contigo: Essa Clary tá muito atirada! rsrsrs
Olá, Tony.
ResponderExcluirEsse é uma das minhas leituras do momento. Na verdade, estou lendo faz tempo, pouco a pouco, para absorver bem. É um livro complexo, mas incrível.
Estou adorando!
Ótima resenha.
Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de janeiro. Serão dois vencedores!
Oi, Marcos! Sábia escolha, viu? O melhor a fazer com "Toda Poesia" é justamente isso: ler aos poucos. Obrigado! :)
ExcluirOi, Tony!
ResponderExcluirNão sou muito de ler poesia, mas um dos melhores escritores que eu já tive experiência foi Cruz e Souza. O cara é transcendental! A obra destaque dele, pra mim, é Últimos sonetos... é incrível, se não o conhece e gosta desse gênero, acho que deveria ler ;)
Fico muito curiosa com o Paulo, acredito que ele realmente faz jus à fama que tem... espero poder ler algo dele em breve, vai que eu não me apaixono de vez pelas poesias?haha
Beijoss
www.vidaemmarte.com.br
Oi, Kathleen! Ainda não conheço a obra de Cruz e Sousa, mas tratarei de fazer isso em breve. Obrigado pela dica! :)
ExcluirTambém espero que você possa ler algo do Leminski em breve! ;)
Oi Tony!
ResponderExcluirNão gosto muito de poesia, mas você falou tão bem deste livro que fiquei curiosa para conhecer. Cada palavra deve ser bem intensa!
beijos ♥
nuclear--story.blogspot.com
Oi, Dani! Sim, são todas muito intensas mesmo! :)
ExcluirOie...
ResponderExcluirJá faz um tempo que quero ler esse livro e a sua resenha agora me fez desejar ainda mais :)
Já havia lido comentários de sua diagramação perfeita.
Beijos
http://coisasdediane.blogspot.com.br/
Oi, Diane! Que bom que minha resenha tenha feito com que você ficasse mais interessada pelo livro! :)
ExcluirOlá, Tony!
ResponderExcluirAdoro o estilo de poesia de Leminski. Me identifico bastante! E esse livro é muito lindo! :)
Ps. Tá rolando promoção no meu blog. Confira. Super beijo!
exploradoradelivros.blogspot.com
Oi, Iasmin! Sim, ele é muito lindo mesmo! <3
ExcluirOi Tony !! Tudo bem ??
ResponderExcluirAcredita que nunca li um livro de poesias ?? rsrs
Menina desinformada, né ??
Mas achei bem fofo e gostaria de ler !!
Adorei a resenha !!
Bjim
Paty
blogpatyrezende.blogspot.com
Oi, Paty! Tudo ótimo e contigo? Nossa, nunca? :O Espero que você consiga ler algum em breve.
ExcluirOlá,
ResponderExcluirJá estou apaixonada por esse livro, quero um exemplar dele para ontem, meu deus. Sou doida pelo Leminski e sempre quis esse livro, vou solicitar independente de qualquer coisa. Não é sempre que vou ter acesso a todas as obras dele. Sensacional.
Beijos.
Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com
Oi, Inês! O livro é incrível. Tenho certeza que você vai amá-lo! :) Solicite mesmo! ;)
ExcluirNão sou muito chegada em poesias, mas imagino o quanto o livro é bom!
ResponderExcluirxx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
Tem resenha nova no blog de "Invisível", vem conferir!
Oi, Carol! O livro é ótimo! :)
ExcluirOi, Tony! Não gosto muito de poesias, confesso, mas acredito que esse livro deve ser incrível para quem gosta do gênero. Beijos!
ResponderExcluirhttp://frases-perdidas.blogspot.com.br/
Oi, Gabi! Sim, é incrível mesmo! :)
ExcluirOi Tony
ResponderExcluirAcredita que eu nunca li nada do autor??
Fiquei super curiosa para ler algo dele, eu amo poesias e acho que eu iria curtir. Adorei o post.
Beijos
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/
Oi, Nessa! Nossa, sério? Pois devia ler.
ExcluirOiee,
ResponderExcluirCara, nunca li nada dele... mas tenho muita vontade e curiosidade... as capas são lindas
Oi, Alyne! Verdade, as capas são lindas.
ExcluirOlá, Tony.
ResponderExcluirEu gostei bastante da forma como você escreveu a resenha falando um pouco cobre cada livro. Mas infelizmente poesia não é minha praia, então esse é um livro que eu não leria.
Blog Prefácio
Oi, Sil! Que bom que gostou, fico feliz em saber disso! :)
ExcluirOii !
ResponderExcluirachei bem interessante o livro e amei a capinha <3 esses dias eu estava procurando um livro para ler e acho que achei um depois dessa sua resenha, na verdade acho que achei os livros" kk beijão.
Blog: seteprimavera.blogspot.com.br
Oi, Gabs! Essa capa é linda, né? <3 Ah, que bom saber disso! Acho que você vai amar o livro! :)
ExcluirOlá, Tony! Tudo bem?
ResponderExcluirTenho a impressão de que iria adorar esse livro, acho o máximo as frases desse autor.
ÓTima resenha!
Beijos,
http://masenstale.blogspot.com.br/
Oi, Ani! Tudo sim e contigo? Também acho que você vai curtir o livro! :) Obrigado.
ExcluirMeu Deus, eu preciso desse livro pra ontem! Sempre achei a capa linda (e o preço um pouco salgado, hehe), mas depois que vi ele na lista de catalogados pro vestibular da universidade daqui... Senhor... estou louca pra lê-lo (por necessidade e por vontade ao mesmo tempo).
ResponderExcluirBeijos!
Maria - doprefacioaoepilogo.blogspot.com.br
Oi, Maria! Espero que você possa lê-lo em breve e que goste dele tanto quanto eu gostei! :)
ExcluirOi, Tony!
ResponderExcluirPaulo Leminski é incrível. Adorei a proposta deste livro, especialmente por reunir todas as poesias dele - é ótimo jeito de conhecer melhor as obras do autor.
A edição está linda mesmo e imagino quão difícil foi escolher um poema favorito, rs.
Quero este livro para ontem!
Beijocas.
http://artesaliteraria.blogspot.com.br
Oi, Rafaela! Pois é, ele é incrível mesmo! :) Hahaha verdade, foi bem difícil! XD
ExcluirEu lia muito Leminski na minha adolescência, hoje em dia não costumo mais ler poesia, mas amava a escrita dele!
ResponderExcluirBeijinhos,
Alice
www.wonderbooksdaalice.com
Oi, Alice! Você devia voltar a ler poesia, hein?
ExcluirOIii!
ResponderExcluirTony, meu amigo adorou esse livro. Eu confesso que não sou muito fã do estilo, mas leio pois acho que as obras normalmente muito ricas. Gostei da sua forma de resenhar, completa e simples.
Beijinhos
Oi, Ana! Sim, elas são de fato muito ricas! Fico feliz em saber que você gostou da forma que resenhei o livro! :)
ExcluirOi Ton!
ResponderExcluirMenino eu não consigo ler livros de poesia assim como um livro contando uma história. Vez ou outra leio uma ou duas e pronto. Ganhei esse livro no meu aniversário, em 2013 e não li todo ainda. Mas adoro os haikais dele, acho que é a parte que mais gosto.
Abraço.
Diego, blogvidaeletras.blogspot.com
Oi, Di! É bom fazer isso mesmo, pois você absorve melhor o conteúdo do livro! :) Os haikais dele são ótimos, né?
ExcluirRoubei esse livro da biblioteca do meu avô kkkkk Ainda não li, mas pretendo ler em breve! A obra parece ser simplesmente fantástica!
ResponderExcluirótima resenha! Beijos,
Luana Agra - Blog Sector 12 - http://sector-12.blogspot.com.br/
Oi, Luana! Espero que você leia ele logo e goste dele tanto quanto eu gostei.
Excluir