E chegamos a segunda parte do "Especial Oscar 2016". Os filmes que falarei um pouco hoje são "O Quarto de Jack" e "Perdido em Marte".

Então vamos lá, né?

Sobre O Quarto de Jack:


Ficha técnica do filme:

Título: O Quarto de Jack
Direção: Lenny Abrahamson
Estreia:
18 de Fevereiro de 2016 ( Brasil )
Duração:
117 minutos 
Gênero: Drama
Sinopse: Jack (Jacob Tremblay), um espirituoso menino de 5 anos, é cuidado por sua amada e devota Ma (Brie Larson). Como toda boa mãe, Ma se dedica em manter Jack feliz e seguro, cuidando dele com bondade e amor, e fazendo coisas típicas como brincar e contar histórias. Sua vida, entretanto, é tudo menos normal – eles estão presos – confinados em um espaço de 10 m² sem janelas, o qual Ma chamou eufemisticamente de “O Quarto de Jack”. Ma criou todo um universo para Jack dentro de O Quarto de Jack, e ela não parará por nada para garantir que, mesmo neste ambiente traiçoeiro, Jack seja capaz de viver uma vida completa e satisfatória. Mas, enquanto a curiosidade de Jack sobre a situação em que vivem cresce, e a resiliência de Ma alcança um ponto de ruptura, eles ensaiam um arriscado plano de escape, o que os leva a ficar face-a-face com o que pode ter se tornado a coisa mais assustadora: o mundo real.

O que eu achei do filme?

"O Quarto de Jack" a princípio parece ser simples. A maioria das cenas se passam em um único cenário (no Quarto), os personagens são poucos (só Jack e Joy) e não há grandes acontecimentos. Mas com um roteiro rico e bem cuidadoso e atuações espetaculares, o filme se torna grandioso e consegue deixar outros indicados no chinelo.

Estou até agora abismado com o talento de Jacob Tremblay. O ator de apenas 9 anos dá um show e consegue nos passar com facilidade toda  a bravura, inocência e criatividade Jack. E Brie Larson então? Está divina no papel de Joy. Consegue rapidamente nos convencer de que é uma mãe desesperada em salvar seu filho. É uma atuação digna de muitos aplausos e lágrimas nos olhos (rs).

Novamente quero destacar o excelente roteiro de Emma Donoghue. A roteirista e também autora (foi ela quem escreveu Room, livro que deu origem ao longa) acertou do começo ao fim e nos brindou com várias cenas que exalam poesia, drama, humanidade, sensibilidade, simplicidade, realidade e revolta. É válido salientar que Donoghue também teve um excelente trabalho ao abordar de uma forma simples temas como estupro, violência e sequestro.

Por fim, basta eu pedir à vocês que corram agora mesmo para o cinema mais próximo, assistam essa maravilha de filme e torçam juntos comigo para o longa levar a estatueta de "Melhor filme" para casa.

Nota:




Sobre Perdido em Marte:


Ficha técnica do filme: 

Título: Perdido em Marte
Direção:
Ridley Scott
Estreia:
1 de Outubro de 2015 ( Brasil )
Duração:
144 minutos
Gênero:
Aventura/Drama/Ficção Científica
Sinopse: Durante uma missão a Marte, o astronauta Mark Watney (Matt Damon) é dado como morto após uma feroz tempestade e é deixado para trás por sua tripulação. Mas Watney sobrevive e encontra-se sem recursos e sozinho no planeta hostil. Apenas com suprimentos escassos, Watney deve contar com a sua criatividade, engenho e espírito para subsistir e encontrar uma maneira de sinalizar à Terra que está vivo. A milhões de quilômetros de distância, a NASA e uma equipe de cientistas internacionais trabalham incansavelmente para trazer "o marciano" de volta enquanto seus colegas de tripulação simultaneamente traçam uma ousada, se não impossível, missão de resgate. Conforme essas histórias de incrível bravura se desdobram, o mundo se une para torcer pelo retorno seguro de Watney.

O que eu achei do filme?

Comecei a assistir "Perdido em Marte" sem saber muito bem o que esperar. Como não havia lido o livro nem a sinopse do longa, não sabia de nada sobre a história de Mark Watney nem tampouco o que aconteceria com ele.

E talvez tenha sido por isso que eu me envolvi tanto com o filme. Logo no início eu me apeguei ao desbocado Mark (e a toda sua tripulação também) e me desesperei quando ele foi deixado por seus companheiros. A partir daí, meus caros, fiquei de olhos grudados na tela do notebook torcendo por Watney, rindo de suas peripécias e me desesperando quando tudo dava errado para ele.

O forte e extremamente cativante protagonista (interpretado pelo ótimo Matt Damon) é o principal motivo para amar o filme, mas além dele temos uma série de excelentes antagonistas (amei quase todo mundo que apareceu no longa!), uma trilha sonora genial, e efeitos especiais e fotografia espetaculares que quase nos fazem acreditar que estamos presenciando cenas gravadas no planeta vermelho.

Em suma, "Perdido em Marte" é um excelente filme. Com muito humor e ficção científica, o longa nos conquista logo de cara e consegue nos entreter facilmente.

Nota:


32 Comentários

  1. Oi Tony,
    Li Perdido em Marte e gostei bastante. Quero ver se assisto o filme um dia desses.
    Tenho vontade de ler Quarto há anos, e ainda mais agora que saiu a adaptação que está sendo tão elogiada.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alê! Assista mesmo, acho que você vai gostar. Eu só vim conhecer o livro por causa do filme, acredita?

      Excluir
  2. Oi, Tony!
    Eu estou me preparando psicologicamente para assistir O Quarto de Jack. Pelo que já vi do trailer, ele vai mexer muito comigo.
    Beijos
    Balaio de Babados | Participe do sorteio do livro Marianas

    ResponderExcluir
  3. Ainda não assisti aos dois filmes, mas já li críticas boas o suficiente pra ficar ansiosíssima pra ir ao cinema! (Mas creio que o segundo já saiu faz tempo de cartaz...)
    Beijos!
    Maria - doprefacioaoepilogo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria! Pois é, o segundo infelizmente não está mais em cartaz...

      Excluir
  4. Oi Tony! Preciso muito ver esses dois filmes..<3

    Visite: http://carpediemmica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Tony.
    Eu não estava com muita vontade de ver Perdido em Marte, que achei que ia ser muito parado e ia dormir hehe. Mas até que estou querendo ver hehe. Agora O quarto de Jack eu quero muito ver porque só pelo trailer deu para ver que é ótimo. E quero ler o livro também.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! O filme não é parado não, muito pelo contrário. O Quarto de Jack é excelente! <3

      Excluir
  6. Oi...
    Ainda não assisti a nenhum dos filmes, mas, estou com um certo interesse em "O Quarto de Jack", parece ser uma história bem interessante.
    Já "Perdidos em Marte" não tenho interesse.

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Tony !! Tudo bem ??
    Eu quero muitoooooo assistir O quarto de Jack (assim como ler o livro também hehe) !! E agora já quero assistir esse perdido em Marte também !! Vou arranjar um tempo pra assistir aos filmes que estou querendo rsrs
    Bjim

    Paty
    blogpatyrezende.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paty! Tudo ótimo e contigo? Espero que você consiga assistir os dois em breve.

      Excluir
  8. Olá Tony,
    Não costumo acompanhar o Oscar, mas achei os dois filmes interessantíssimos. Acredita que ainda não vi nenhum dos dois? Perdido em Marte não vi, pois quero ler antes e O Quarto de Jack também rs.
    Adorei sua opinião.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá, Tony! Tudo bem?

    Ainda não conferi os dois filmes citados, mas tenho bastante interesse. Perdido em Marte parece uma obra bem diferente das presentes e relacionadas a ficção científica, pois tem humor. Já O Quarto de Jack, me parece um drama intenso e bonito de ser assistido.

    Enfim, vou assistir o quanto antes. Até mais!
    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renato! Tudo ótimo e contigo? Os filmes são exatamente do jeito que você falou! :D

      Excluir
  10. e a grande premiação do oscar está chegando e eu evito assistir todos os filmes que concorrem, difícil eu gostar de um.
    http://blogradioactive.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Como não se emocionar com O Quarto de Jack? E eu fui assistir sem ter lido nem a sinopse do filme, dá pra imaginar que eu me surpreendi e muito né.
    Não sabia que a roteirista também era a autora do livro, bem legal.
    Preciso ver Perdido em Marte
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mandy! É impossível não se emocionar com o filme, né? Sim, é ela mesmo.

      Excluir
  12. Olá, Tony!
    Confesso que não tenho muita vontade de ver esses filmes, mas você me convenceu haha Darei uma chance. Pois se está concorrendo ao Oscar, vale a pena haha
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  13. Oláá Tony
    Ainda não assisti a esses filmes, mas quero muito ver Perdido em Marte, ainda não conhecia O Quarto de Jack, mas pela resenha já deu pra ver que deve ser maravilhoso, então foi pra lista! <3
    *Desculpa o sumiço a faculdade chegou chegando. rsrsrs
    Bjoos


    Jovem Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eloísa! Os dois são ótimos, vale muito a pena ver! :)

      Sem problemas! ;)

      Excluir
  14. Perdido em Marte eu já assisti, é um filme muito intenso! Ficamos na curiosidade se o protagonista vai ou não ser salvo! uheueheuhe Enfim, eu gostei muito e acho que é bem provável que ele ganhe algum prêmio no Oscar 2016!

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
  15. Os dois filmes são adaptações literárias, né? Bem bacana! Eu queria muito assistie ambos, mas tô nessa vibe de querer ler o livro primeiro, sabe? Pq fico com medo de não curtir, pois isso de perder o interesse pelo livro por não ter gostado do filme já aconteceu diversas vezes comigo. Que pena que o menininho não foi indicado ao prêmio de melhor ator, né?

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tami! Sim, isso mesmo. Sei como é... Né isso, foi uma pena mesmo! :(

      Excluir
  16. Oi Tony, tudo bem?
    Também assisti Perdido em Marte sem saber o que esperar, e me surpreendi muito! Vi no cinema, então foi muito impressionante ver Marte e a ambientação no espaço. Além do excelente humor do protagonista. <3
    Quero muuuito ver O Quarto de Jack!
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Priih! Tudo ótimo e contigo? O filme é excelente, né? E O Quarto de Jack é perfeito! :)

      Excluir
  17. Eu gosto da história, mas mais do que isso, o desempenho de Jacob Tremblay. Ele é um ator talentoso. O papel que realizo em a Refém Do Medo é uma das suas melhores atuações, a forma em que vão metendo os personagens e contando suas historias é única. Na minha opinião, este foi um dos mehores filmes suspense 2016 que foi lançado. O ritmo é bom e consegue nos prender desde o princípio O filme superou as minhas expectativas, o ritmo da historia nos captura a todo o momento. Jacob Tremblay esta impecável. Ele sempre surpreende com os seus papeis, pois se mete de cabeça nas suas atuações e contagia profundamente a todos com as suas emoções.

    ResponderExcluir