Título: Só por Hoje e para Sempre
Autor: Renato Russo
Ano: 2015
Páginas: 168
Editora: Companhia das Letras
Sinopse: Entre abril e maio de 1993, Renato Russo passou vinte e nove dias internado numa clínica de reabilitação para dependentes químicos no Rio de Janeiro. Durante esse período, o músico seguiu com total dedicação os Doze Passos, programa criado pelos fundadores dos Alcoólicos Anônimos, que incluía um diário e outros exercícios de escrita. É este material inédito que vem à tona depois de mais de vinte anos em Só por hoje e para sempre, graças ao desejo de Renato de ter sua obra publicada postumamente. Entremeando as memórias do líder da Legião Urbana com passagens de autoanálise e um olhar esperançoso para o futuro, este relato oferece a seus fãs, além de valioso documento histórico, um contato íntimo com o artista e um exemplo decisivo de superação.
*Exemplar cedido pela editora
Mesmo Renato Russo tendo morrido no ano em que nasci (1996), cresci conhecendo o legado que ele deixara e as maravilhosas canções que ele gravara com a Legião Urbana. Ainda assim, sentia falta de conhecer a fundo sua vida e história, e foi por isso que resolvi ler "Só por Hoje e para Sempre".
A princípio, devo dizer que fiquei um pouco chocado com a situação em que o líder da Legião Urbana se encontrava. De tanto beber e se drogar, Renato chegara ao fundo do poço e tivera que ser internado em uma clínica de reabilitação, a Vila Serena.
Sem papas na língua, o cantor e compositor vai nos contando várias situações de sua vida em que o álcool e as drogas o fizeram agir como uma pessoa totalmente fora de si.
"Só consegui começar a me acalmar quando ele chegou e me abraçou e me beijou e disse as palavras mágicas: “It’s okay”." - página 52
E querem saber? Foi aí que o choque foi embora e o que ficou foi a admiração. Renato Russo me ganhou ao admitir tudo o que fizera e contar não só que se arrependera de tais atos como queria mudar seu jeito de agir para que situações como aquelas não se repetissem.
"Ainda vejo o mundo e a vida com apreensão e desconfiança, mas agora sei que isso também passará." - página 70
"Só por Hoje e para Sempre" é um relato bem íntimo de um Renato Russo fragilizado e psicologicamente exausto. Nas páginas do seu "Diário do Recomeço" ele nos conta diversas situações de sua vida (relacionamentos amorosos que não acabaram bem, bastidores de sua vida como líder da Legião...), além de nos contar o dia a dia na Vila Serena e o atual processo de transformação por qual passa.
Com um ótimo senso de humor e uma escrita crua e por vezes reflexiva, vamos nos conectando e se identificando cada vez mais com o saudoso Renato Russo.
"Procurar acreditar na vida, trabalhar minha espiritualidade, respeitar o próximo, ter esperança, ver o lado bom das coisas, compartilhar, ajudar e pedir ajuda aos outros, acreditar em mim mesmo." - página 84
Antes de encerrar a resenha, quero parabenizar a Companhia das Letras pelo excelente trabalho feito na edição do livro. A capa é linda, a revisão impecável e o trabalho gráfico da obra tenta manter as ilustrações e o estilo das páginas originais do diário de Russo.
"A DOR É INEVITÁVEL, O SOFRIMENTO É OPCIONAL." - página 108
Por fim, quero recomendar "Só por Hoje e para Sempre" não só para quem é fã de Renato Russo como também para quem tem uma visão deturpada da real personalidade do cantor. Mesmo com poucas páginas, o livro proporcionará uma experiência única, tocante e marcante para o leitor.
Nota:
Oi! Passando pra dizer que te indiquei em um post premiado no blog!
ResponderExcluirBeijos!
http://www.doprefacioaoepilogo.blogspot.com.br/2016/03/leitoresss-venho-com-imensa-alegria-e.html
Obrigado pela indicação! <3
ExcluirOlá, Tony, tudo bem?
ResponderExcluirPrimeiro Jorge Amado, agora Renato Russo? que amor,não sei de qual gosto mais, não sou muito fã de leituras assim na verdade, sei que devo mudar isso por que ambos os autores, são um clássico, gostei bastante da resenha, de saber mas sobre Renato e todas as coisas que ele viveu,e bom saber que você apreciou a leitura, no momento minha lista esta cheia, talvez eu leia mas pra frente.
Beijinhos
http://resenhaatual.blogspot.com.br/
Oi, Ingrid! Tudo bem? Haha pois é. Ultimamente tenho estado com ótimas companhias! :) Espero que você consiga ler o livro em breve.
ExcluirOi Tony, tudo certinho?
ResponderExcluirCurti muito a resenha sua indicação, é bacana as vezes quando quebramos o mito e vemos como realmente é uma pessoa por trás de seu "personagem artístico", né? Eu até gostaria de ler esse livro, apesar de não me animar muito com biografias, tem certa curiosidade com sua história de vida e superação. Legião Urbana deixou uma herança boa na música e gostei das quotes que separou.
Achei a capa também muito bonita =)
um abraço!
Pandora
Pan's Mind
Oi, Pan! Tudo sim e contigo? Ah, fico feliz em saber disso! :) Sim, é muito bacana. Espero que você leia o livro e goste dele tanto quanto eu gostei! :D
ExcluirOlá, Tony.
ResponderExcluirInfelizmente esse livro não me interessou. Prefiro ler ficção. Mas para quem é fã e quem gosta do gênero, deve ser ótimo. É uma pena que os maiores cantores se acabam nas drogas e com outras doenças como consequência delas. Poderia ter feito tanto sucesso ainda.
Blog Prefácio
Oi, Sil! Ah, que pena. Mas te entendo, também não sou o maior fã de livros de não ficção...
ExcluirOie...
ResponderExcluirAdorei ler sua resenha!!! Ela me fez querer ainda mais ler essa obra.
Renato Russo é uma pessoa com muito conteúdo e com certeza é um ótimo livro, mesmo tendo o seu lado triste e real.
Beijos
http://coisasdediane.blogspot.com.br/
Oi, Diane! Que bom saber disso. Sim, o livro é ótimo mesmo! Super recomendo-o.
ExcluirOi, Tony!
ResponderExcluirEsse livro deve ser nada menos do que incrível
Renato (íntima kkk) foi e continua sendo um dos maiores nomes da música brasileira e essa obra parece riquíssima. Já adicionei na minha lista do Skoob e preciso pra ontem!
Beijos,
Kemmy - Duas Leitoras| CONCURSO CULTURAL: escolha um nome, ganhe prêmios
Oi, Kemmy! Sim, ele é assim mesmo! :) Espero que você o leia logo.
ExcluirOi Tony!
ResponderExcluirEu jurava que era alguém se passando por Renato Russo, não sabia da profundidade da obra. As músicas dele já tem o poder de me deixar melancólica, imagino um livro desse impacto.
Não sei se conseguiria lidar facilmente com essa leitura, para ser sincera.
Mas achei super válida a ideia de publicar o verdadeiro Renato, se é que você me entende com os defeitos e virtudes.
Beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com.br/
Oi, Ale! O livro consegue ser ainda mais melancólico do que as músicas dele. De fato, não é uma leitura muito fácil. Mas vale a pena fazer, eu garanto! :)
ExcluirOi, Tony!
ResponderExcluirDeve ser maravilhoso mergulhar na mente de Renato. Ele era um poeta, pena que foi embora tão cedo. Tenho curiosidade em ler esse livro, mas não agora. Só leio coisas maravilhosas a respeito dele!
Beijos
- Tami
http://www.meuepilogo.com
Oi, Tami! Sim, é maravilhoso mesmo. Espero que algum dia você consiga ler o livro! :)
ExcluirOlá, Tony!
ResponderExcluirPela maneira que você escreveu a resenha, achei bacana este livro do Renato Russo.
Embora não seja apaixonado por Legião Urbana, ouço algumas músicas do cara, pois ele canta muito! Mas ainda acredito que Cazuza é melhor! (I'm sorry fãs...)
O livro parece ser bem bacana e estilo de livro também gosto de ler. Quem sabe leio em breve? Espero que em breve.
Forte abraço!
Irmãos Livreiros
Oi, Daniel! O livro é bem bacana mesmo. Vale super a pena ler! :)
ExcluirOi Tony!
ResponderExcluirAdorei os quotes, deve ser bem emocionante a trajetória dele!
Pra falar a verdade sei muito pouco sobre a Legião Urbana, e tbm nunca fui de ficar ouvindo músicas deles, mas ultimamente têm despertado meu interesse ;)
Beijos (voltamos das férias!)
http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com
Oi, Carol! Sim, é bem emocionante mesmo! :) Sejam bem-vindos de volta! \o/
ExcluirAssim como a Carol, também amei os Quotes. Esse livro me parece realmente incrível, igual todos os trabalhos do Renato. Amei sua resenha. Beijos
ResponderExcluirwww.quetransborde.com.br
Oi, Lavínia! O livro é incrível mesmo. Vale super a pena lê-lo! :)
ExcluirEi, Tony!
ResponderExcluirMesmo não gostando muito do Renato Russo - Legião (eu sei... eu sei), esse livro me interessou bastante. Fiquei curioso pra conhecer mais sobre, e sua resenha só me incentivou!
Os quotes estão demais!!
Abraços,
http://entreserieselivros.blogspot.com.br
Oi, Plínio! Cara, como assim você não curte Legião? :O Passado o choque, tenho que te recomendar o livro. Ele é ótimo e eu acho que você vai adorá-lo! :)
ExcluirOi Tony! Sou até um pouco suspeita falar desse livro, amo demais o trabalho do Renato Russo. Acho que ele está no topo da minha lista de pessoas que eu queria ter conhecido, mas que infelizmente não vou poder. Li esse livro logo que lançaram e, como você disse, o trabalho visual feito pela editora ficou maravilhoso. Conheci um Renato bem diferente daquele que eu imaginava. Sua resenha ficou ótima, concordo com tudo que você falou, vale muito a pena ler o livro até mesmo pra aqueles que não são fãs da Legião Urbana.
ResponderExcluirSozinha Na Biblioteca
Oi, Julia! Ahhh que bom encontrar alguém que compartilha da minha opinião sobre "Só por Hoje e para Sempre"! <3<3<3 Obrigado! :)
ExcluirOi Tony
ResponderExcluirTenho muita vontade de ler este livro, sempre fui fã do Renato e da banda. Meu pai sempre ouvia quando eu era criança.
O livro parece ser muito bom.
Beijos
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/
Oi, Nessa! O livro é muito bom, vale super a pena lê-lo! :)
ExcluirToda a história do Renato é chocante e tocante mesmo, saber que no final as coisas estavam começando a se encaixar pra ele, e então ele acabou falecendo, é bem forte mesmo :/ pelo menos as músicas deles sem dúvidas ficaram eternizadas!
ResponderExcluirxx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
Oi, Carol! Pois é, é muito forte! :/ Sim, ficaram e ainda ficarão eternizadas em nossas memórias! <3
ExcluirOiii Tony, tudo bem?
ResponderExcluirEu confesso que não sou fã e nem tenho visão nenhuma :P Na verdade, eu pouco (quase nada, ou nada mesmo) sei do cantor :(
Mesmo assim, gostei da resenha e até fiquei com vontade de ler a obra. Acho sempre bacana conhecer algumas histórias de vida, que podem nos ensinar, inspirar ou ver que nem tudo é o que parece ser.
Beijos
http://profissao-escritor.blogspot.com.br/
Oi, Gih! Tudo ótimo e contigo? Sim, essas histórias são boas justamente por isso! :)
ExcluirOlá, Tony!
ResponderExcluirOuvi falar muito desse livro e só elogios! Pelo visto é tocante e comovente. Tanto para quem era/é fã como para quem só conhece por cima. Pretendo ler! Arrasou na resenha!
Beijos, Garota Vermelha
www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com
Oi, Nath! Sim, ele é assim mesmo. Super obrigado! <3
ExcluirOi Tony,
ResponderExcluirAcho esse é um dos grandes nomes de nossa música e so fico triste pelo fato de eles sempre acabarem deturpados por algo como as drogas ou etc. Deve ser um livro excelente.
Beijos
Raquel Machado
Leitura Kriativa
leiturakriativa.blogspot.com
Oi, Raquel! Sim, o livro é excelente mesmo. E é uma pena quando isso acontece, né? :/
ExcluirRenato Russo era um gênio e não há nada que me faça mudar de ideia.
ResponderExcluirFiquei com muita vontade de ler o livro por causa do seu post, assim que eu conseguir um dinheirinho, será minha próxima aquisição.
E parabéns pelo ótimo gosto musical, é difícil encontrar gente entre a nossa idade que aprecia a boa música brasileira. Ganhou uma seguidora <3
http://dearytales.blogspot.com.br
Oi, Wendy! De fato, ele era um gênio mesmo! E ah, o livro é ótimo, vale super a pena lê-lo. Haha, obrigado! :)
ExcluirOla, eu não sou muito fa do Renato Russo como pessoa, mas o admiro como artista, sendo assim fico meio dividido em relação a se devo ler ou nao o livro.
ResponderExcluirTalvez mais para frente eu de uma chance a ele. Realmente o trabalho na capa esta lindo.
xoxo
Planeta94.blogspot.com
Oi, Jason! Eu recomendo que você leia o livro. Acredito que você vai gostar dele :)
Excluir