Título: Sete Minutos Depois da Meia-Noite
Título Original: A Monster Calls
Autor: Patrick Ness
Ano: 2016
Páginas: 160
Editora: Novo Conceito
Sinopse: Conor é um garoto de 13 anos e está com muitos problemas na vida.
A mãe dele está muito doente, passando por tratamentos rigorosos. Os colegas da escola agem como se ele fosse invisível, exceto por Harry e seus amigos que o provocam diariamente. A avó de Conor, que não é como as outras avós, está chegando para uma longa estadia. E, além do pesadelo terrível que o faz acordar em desespero todas as noites, às 00h07 ele recebe a visita de um monstro que conta histórias sem sentido.
O monstro vive na Terra há muito tempo, é grandioso e selvagem, mas Conor não teme a aparência dele. Na verdade, ele teme o que o monstro quer, uma coisa muito frágil e perigosa. O monstro quer a verdade.
Baseado na ideia de Siobhan Dowd, Sete minutos depois da meia-noite é um livro em que fantasia e realidade se misturam. Ele nos fala dos sentimentos de perda, medo e solidão e também da coragem e da compaixão necessárias para ultrapassá-los.
*Exemplar cedido pela editora
"Sete Minutos Depois da Meia-Noite" é um livro escrito por Patrick Ness (baseado na ideia da autora Siobhan Dowd). Ele conta a história de Conor, um garoto que em meio a tantos problemas, se vê criando um vínculo de amizade com um Monstro. O Monstro possui forma de teixo e aparece todos os dias à 00:07. Ele vai contar três histórias para Conor e ao fim delas quer que o garoto conte sua própria história e a verdade que esconde de todos.
Não sabia muito bem o que esperar do livro. Claro que a capa maravilhosa (inspirada no pôster da adaptação cinematográfica que foi lançada nesse mês) me causou uma boa impressão e a sinopse me fez pensar que eu estava com uma ótima história em mãos, mas mesmo assim... Comecei a ler o livro sem grandes expectativas e às escuras. Resultado? Me surpreendi e fiquei encantado com o que li.
A
escrita de Patrick Ness tem um quê de inocência e é bem fluída. Mesmo a
narrativa escolhida pelo autor ao desenvolver a trama tenha sido em
terceira pessoa (esse tipo de narrativa quase sempre faz com que o meu envolvimento com a história e os personagens demore um pouco para acontecer), logo nas
primeiras páginas me vi absorto na história de Conor.
"— Histórias são criaturas selvagens — afirmou o monstro. — Quando você as solta, quem sabe o que podem causar?" - página 44
Como o livro é bem curtinho (não tem nem duzentas páginas), o número de personagens é pequeno. Os que possuem grande destaque mesmo só são quatro: O Monstro, Conor, sua mãe e sua avó. Devido a isso, consegui me apegar a todos. Me vi impressionado com toda a sabedoria do Monstro, admirado com a forma extremamente interessante de ser e viver da avó de Conor, comovido e também emocionado com a força e otimismo da mãe de Conor e, bem, sobre nosso protagonista eu reservei um parágrafo somente para ele.
Conor é um garoto bem maduro e
inteligente. Tem somente 13 anos, mas devido a tudo que vem acontecendo
em sua vida, é maduro. Aguenta tudo com muita garra. Eu me pegava
tentando se colocar no lugar dele e a única coisa que pensava era: "Eu
não aguentaria" E foi por ser tão forte, que gostei tanto de Conor. A
minha vontade era de entrar no livro, abraçar o garoto, dizer que eu o
enxergava, tinha orgulho dele e que estaria ali para dar todo o apoio
que ele precisasse.
"Às vezes as pessoas precisam mentir para si mesmas acima de tudo." - página 52
Tem livros que transformam a gente, né? Que de certa forma, com suas mensagens, nos tornam seres humanos melhores, certo? Há alguns que gosto de destacar e recomendar para todas as pessoas que conheço: "A menina que roubava livros", "O Pequeno Príncipe" e "Extraordinário". Após ter concluído a leitura de "Sete Minutos Depois da Meia-Noite" cheguei a conclusão de que ele vai entrar para essa pequena lista. O motivo? Esse é um livro que nos agrega bastante conhecimento. Suas palavras são poderosas e nos ensinam coisas bem importantes. Não direi tudo, para não perder a graça, mas posso adiantar que uma das coisas que o livro me ensinou foi que o mais importante que podemos fazer por nós mesmos é dizer a verdade.
Pausa para dizer que cada história que O Monstro conta para Conor (além de serem excelentes e fascinantes) possui lições que valem a pena serem refletidas por nós.
"Você não escreve sua vida com palavras — explicou o monstro. — Você escreve com ações. O que você pensa não é tão importante. Só é importante o que você faz." - página 149
Passado minha pequena pausa, tenho que elogiar a Novo Conceito por seu belíssimo trabalho com a obra. O livro tem uma capa linda, diagramação e fonte confortáveis e uma revisão eficiente. Sem falar que meu exemplar veio com uma espécie de jacket muito fofa e que tem tudo a ver com o livro.
Em
suma, "Sete Minutos Depois da Meia-Noite" é um excelente livro. Para
quem procura por uma história comovente e com elementos fantásticos,
essa é a leitura ideal.
Nota:
Nota:
Nossa, adorei a resenha, estava mesmo procurando leituras interessantes e acabei me identificando com o livro, vou aderir porque me pareceu que as historias são criaturas selvagens, e gosto do perigo heuheu ~
ResponderExcluirNova aqui, prazer sou a Mikah.
Visite meu espaço colorido, vais gostar e será muito bem recebida se seguir tbm.
Retribuirei com todo amor e agradecimento.
Super beijo e sucesso.
https://mundo-mikas.blogspot.com.br/ ❤
Oi, Micah! Fico feliz em saber que você curtiu a resenha! E ah, seja bem-vinda! <3
ExcluirApesar de não ser um livro que eu leria, parece ser bastante interessante. Gostei da sua resenha, é ótimo que tenha gostado do livro!
ResponderExcluirBeijos
Sonho Inverossímil
Oi, Babi! Fico feliz que você tenha gostado da resenha! :)
ExcluirOi, Tony.
ResponderExcluirPuxa, eu me encantei já pela capa do livro.
A sua resenha despertou ainda mais meu interesse.
Parece o tipo de livro que nos dá muitas lições de vida.
E o melhor: tem poucas páginas.
Abraço.
Diego || Diego Morais Viana
Oi, Diego! A capa é linda, né? E sim, o livro realmente nos dá muita lições de vida! :)
ExcluirOi Tony, tudo bem?
ResponderExcluirAaaaaaahhhh você já leu!
Confesso que li sua resenha com medo de encontrar algum spoiler hahaha
Estou muito ansiosa aguardando o meu e tenho certeza de que vou passar na frente de toda a lista de leitura 2017.
Amei sua resenha.
Abraço.
Alana Marques
colecionadoresdelivross.blogspot.com.br
Oi, Alana! Tudo sim e contigo? Pois é, já li! :D Não sou de colocar spoilers hahaha Quando ler, me fala o que achou, tá?
ExcluirOi Tony!!
ResponderExcluirNão li ainda o livro, mas a cada resenha que leio minha curiosidade aumenta! parece ser uma história bem tocante e um amigo viu o filme e adorou tb!!!
Lindas as fotos!
Bjs, Mi
O que tem na nossa estante
Oi, Mi! A história do livro é bem tocante mesmo. E ah, obrigado. Fico feliz em saber que você curtiu as fotos! :)
ExcluirOi, Tony
ResponderExcluirEsse livro também entrou para minha lista de favoritos! Ele me fez refletir bastante e eu chorei copiosamente no final!
Estou mega ansiosa pra conferir a adaptação!
Beijos
- Tami
http://www.meuepilogo.com
Oi, Tami! Como tenho um coração de pedra, não chorei não haha Mas enfim, também estou muito curioso para conferir a adaptação! :)
ExcluirOi, Tony!
ResponderExcluirO Pequeno Príncipe e Extraordinário são um dos melhores livros que já li e, sim, eles também me mudaram um pouco. Já fiquei interessada em ler esse livro só pelo fato dele ter entrado nessa lista, mas, além disso, achei interessante a premissa. Com certeza vai entrar para a lista de desejados!!
Abraços,
versosenotas.blogspot.com.br
Oi, Bah! O Pequeno Príncipe e Extraordinário são excelentes, né? E espero que você leia e goste de "Sete Minutos Depois da Meia-Noite"! :)
ExcluirOlá, Tony.
ResponderExcluirO livro, apesar de curto, parece ter uma história e tanto. O lado fantástico me agrada, porém fiquei curioso mesmo porque a obra deixa ensinamentos e marca o leitor.
Sem dúvidas, quero conferir.
Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de janeiro. Serão dois vencedores, dividindo 4 livros.
Oi, Marcos! Espero que você possa ler e gostar do livro tanto quanto eu gostei! :)
ExcluirOii Tony
ResponderExcluirNão li esse livro ainda, mas quero muito ler! já vi falando muito bem dele.
Abraços;**
http://FebredeLivro
Oi, Maria! Espero que você o leia em breve.
ExcluirAdorei o livro. A novo conceito sempre com ótimos livros!
ResponderExcluirBlog Diamante Turquesa
Siga-me no Instagram: @cristinocampos!
Pois é, eles sempre têm ótimos lançamentos! :)
ExcluirOiii!
ResponderExcluirEu não conhecia esse livro e gostei! Gostei mais ainda por te deixar tão envolvido no enredo. Sua resenha ficou sensacional e mesmo não sendo meu estilo de leitura eu fiquei empolgada para ler! A capa está linda <3
Beijinhos
Oi, Ana! Que bom saber disso! Espero que você possa lê-lo em breve. A capa é maravilhosa, né? :)
ExcluirOiii Tony
ResponderExcluirEu tb gostei da história, é emotiva e dura tb, o Connor é um personagem que a gente se apega bastante, mas senti falta de um epílogo, pois gostaria de saber o que aconteceu com a Connor e a avó depois dos acontecimentos do livro...
Bjs
Alice and the Books
Oi, Alice! Também gostaria de um epílogo. Pena que não teve, né? :(
ExcluirOs nossos posts estão sincronizados mesmo ein Tony hahaha. Eu também peguei a obra pra ler sem grandes expectativas, e no final lá tava eu chorando que nem boba. Uma história sensível, triste e linda ao mesmo tempo. O tipo de obra que te faz querer ser melhor. Ótima resenha!!
ResponderExcluirxx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
Oi, Carol! Né? Morto com isso hahaha A história é tudo isso mesmo. Obrigado! :)
ExcluirOlá, Tony.
ResponderExcluirLevei um susto lá no começo, achei que você fosse falar que não gostou hehe. Só li resenhas positivas dele até agora e estou querendo muito ler ele. Já estou me preparando para me emocionar hehe.
Prefácio
Oi, Sil! KKKK não, adorei o livro! <3 Certeza que você vai se emocionar, viu?
ExcluirHeeey
ResponderExcluirVi que esse livro está bem popular na blogesfera, mas não faz muito meu gênero. Sou aquelas apaixonadas por romances hahahahahha
Beeeijos
ooutroladodaraposa.com.br
Oi, Raissa! Entendo. Cada um tem seu estilo, né?
ExcluirA capa é realmente bem atrativa. Vou separar na minha lista de leitura!
ResponderExcluirhttp://ondeeufor.blogspot.com.br/
Beijinhos ♥
Oi, Pollyanna! A capa é muito legal, né? :)
ExcluirAchei super legal ate deu vontade de saber mais!
ResponderExcluirFica com deus sua linda juizo no corpo e na alma,
Um beijo da Ju Margarida.
Ei venha me ver mais vez em to te esperando la no blog moça
BLOG:
http://www.politicamenteincorreta.com/
Venha conhecer meu canal do YT , voltei com ele estes dias se voce puder da uma passadinha deixa seu comentário vou fica muito feliz nesta minha nova jornada:
https://www.youtube.com/watch?v=JBKvwJOZSt4
E tome divulgação, né? hahaha Ah, e eu sou um garoto.
ExcluirOlá, Tony!
ResponderExcluirQue resenha mais linda *-* Vi o trailer do filme e achei fantástico! Fiquei muito feliz ao saber que o livro vale tanto a pena! Com tantas lições e com a simplicidade da escrita. Amei amei! Quero <3
Beijos, Garota Vermelha
www.livrosdagarotavermelha.com.br
Oi, Nath! Awn, obrigado. Espero que você possa ler o livro e gostar tanto quanto eu gostei.
ExcluirConheci esse livro após ler a resenha em outro blog. Fiquei tão interessado que fui buscando em outros locais, até que encontrei sua resenha. Gostei bastante. Já quero o livro.
ResponderExcluirhttp://www.blogdasmaniasdegarotos.com.br/
Oi, Jones! Que bom que gostou! :)
ExcluirOi, Tony.
ResponderExcluirEu não sabia muita coisa do livro, viu, mas adorei a resenha e me despertou uma grande vontade de ler, pois essa questão de ser uma obra que agrega e transforma a gente, como as outras que citou, me interessa muito.
Bjs*.*
O que disse, Alice?
Oi, MaH! Espero que você consiga ler o livro em breve.
ExcluirUmo dos melhores filmes e histórias. Eu adoro muito os livros por as histórias e sem dúvida quando vi o filme A Monster Calls dublado já queria assistir e agora é um dos meus preferidos. Li o livro em que esta baseada faz alguns anos e foi uma das melhores leituras até hoje, e sem dúvida teve uma grande equipe de produção. É muito inspiradora, realmente a recomendo.
ResponderExcluir