Título: Dezesseis Luas
Título Original: Beautiful Creatures
Autoras: Kami Garcia e Margaret Stohl
Ano: 2011
Editora: Galera Record
Páginas: 488
Sinopse: Ethan é um garoto normal de uma pequena cidade do sul dos Estados Unidos e totalmente atormentado por sonhos, ou melhor, pesadelos com uma garota que ele nunca conheceu. Até que ela aparece... Lena Duchannes é uma adolescente que luta para esconder seus poderes e uma maldição que assombra sua família há gerações. Mais que um romance entre eles, há um segredo decisivo que pode vir à tona.

Conheci a série de livros Beautiful Creatures por causa do (desastroso) filme "Dezesseis Luas". Eu achei o filme bem razoável mas decidi ler o livro e ainda bem que fiz isso! Eu amei a história de Ethan e Lena contada no livro e achei a obra infinita vezes melhor que sua adaptação cinematográfica.

A trama de Dezesseis Luas é narrada por Ethan Wate, um garoto bem popular, querido e aparentemente normal, que tem sua vida mudada após a chegada de Lena Duchannes a Gatlin (Cidade que o Ethan mora e odeia [e é realmente um porre...]). Os dois, mesmo sem se conhecerem, sempre tiveram uma ligação estranha por meio de sonhos (que mais parecem ser reais). Essa ligação irá se intensificar e ser tratada ao longo do romance de Margaret Stohl e Kami Garcia.

"Dezesseis Luas, dezesseis anos
Dezesseis dos seus mais profundos medos
Dezesseis vezes você sonhou com minhas lágrimas
Caindo, caindo ao longo dos anos..."

Devo dizer que as autoras fizeram um ótimo trabalho na construção dos elementos presentes em Dezesseis Luas. A começar pelo Ethan! Ao ver que o livro era escrito por duas autoras e que o protagonista da história era um garoto, fiquei me perguntando: "Será que as autoras irão saber escrever sobre - e incorporar - um menino?" E a resposta é Sim! Elas sabem, e como sabem... Ethan se assemelha a alguns garotos que já conheci e em certos momentos, a mim mesmo!

"Ela olhou para mim, e o mundo inteiro desapareceu. Como se houvesse nós dois, como se sempre só fosse haver nós dois. E não precisássemos de magia para isso. Era meio que feliz e triste, tudo ao mesmo tempo. Eu não conseguia ficar perto dela sem sentir coisas, sem sentir tudo.


A mitologia do romance também foi muito bem elaborada, trazendo uma nova visão para as bruxas que conhecíamos. Os bruxos e bruxas de Beautiful Creatures são chamados de Conjuradores e possuem cada qual uma habilidade especial que os diferem entre si. Nesse livro conhecemos um pouco sobre os Palimpsesta (que leem o tempo), as Sirenas (que possuem o dom da Persuasão), os  Sibila (que leem rostos), os Naturais, os Cataclistas e entre outros. Isso mostra que a mitologia da série é bem complexa, o que me faz ficar ansioso para saber mais sobre os Conjuradores!

O romance de Lena e Ethan foi muito convincente e bem lindo! Adorei o casal e a todo momento estava torcendo para que tudo desse certo e os dois ficassem juntos. Tenho certeza que vou amar acompanhar o romance dos dois no decorrer dos próximos livros! :)

"— Saia de perto do meu namorado, bruxa. 
Namorado. Era isso que eu era? Tentei sorrir. Em vez disso, apaguei."

Outra coisa muito legal no livro é o romance de Genevieve Duchannes e Ethan Carter Wate (antepassados de Lena e Ethan) que é mostrado quando Lena e Ethan tocam no medalhão que pertencia a Genevieve. O interessante é como os dois romances se assemelham...

Os personagens secundários são um show a parte! Adorei praticamente todos, mas destaco: Amma, Macon, Marian, Link, Ridley, Reece e As Irmãs.

"Nunca amei você mais do que a amo nesse exato segundo. E nunca vou amar você menos do que a amo nesse exato segundo."
 
Em suma, "Dezesseis Luas" é um livro sensacional! Recomendo a todos que ainda não leram a obra que procurem, comprem, leiam e se apaixonem por essa história incrível!

Nota: 5 de 5 estrelas



41 Comentários

  1. olá Tony!
    Eu li dezesseis luas, e achei forçado de mais, dai tentei da uma outra chance ao livro e li dezessete luas, e foi a pior coisa que eu fiz a história tinha tudo pra ser boa, tem mistério, suspense, romance e comédia, mas no entanto acho que as autoras se perderam ao narrarem o livro sobre os olhos de um guri.. e 2 Elas desfazem da minha inteligência ao falar que um "inccubus" é vampiro sugador de sonhos, Todo mundo sabe que na verdade é um demônio que se alimenta de sexo. Poxa vida Elas aderiram a Stephenie Meyer transformando todo o mito do vampiro em uma fada que brilha no sol. Então que criasse um ser mitológico fictício , mas não destruísse a imagem do que ja conhecemos.Eu li em 24 horas e assisti o filme, e ta no mesmo nível de insatisfação. 18 e 19 luas, não darei a mesma oportunidade!
    Bjs da Le
    Le Versos & Controvérsias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Letícia! Fico triste que sua experiência com Dezesseis Luas não tenha sido das melhores... Nossa, sério? Eu não sabia nada sobre "Inccubus" então nem liguei muito com isso, mas agora que você me falou isso fiquei chateado! Detesto quando os autores desconstroem seres mitológicos já conhecidos! NEM ME LEMBRE DOS VAMPIROS DA STEPHENIE MEYER! Tenho vergonha alheia daqueles vampiros...

      Excluir
  2. Oi Tony,
    Li esse livro no começo do ano por indicação de uma amiga. Comecei a leitura sem nenhuma expectativa, e infelizmente não gostei. Achei a leitura arrastada, e a escrita repetitiva das autoras me incomodou bastante. A única coisa que me agradou na obra foi o final, sem dúvidas, "salvou" a história.
    Não gostei da forma que as autoras abordaram o tema. Mas enfim, mesmo que nossas opiniões sejam diferentes, gostei da sua resenha.
    Ps: Seguindo o blog ;)

    Até mais,
    http://entreserieselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Plinio! Fico triste que você não tenha gostado do livro... Eu (como você leu na resenha) amei o livro! Mas gosto não se discute, não é verdade? O final é muito bom mesmo! Que bom que curtiu a resenha!

      Obrigado por seguir o blog! :)

      Excluir
  3. Eu fiquei mega curiosa quando li a parte que voce escreveu;
    Os dois, mesmo sem se conhecerem, sempre tiveram uma ligação estranha por meio de sonhos (que mais parecem ser reais).
    Vou ler pra ver se gosto assim que eu terminar de ler meu livro do Carl Sagan O mundo assombrado pelos demônios estou ha tempos querendo acabar e nunca acabo. Eu tbm comprei um livro sobre o paganismo que esta me interessando bastante e estou atrasadona pra ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vany! A ligação deles é uma das coisas que mais gosto do livro! Espero que você leia e goste! :) Sei como é ter vários livros para ler! rsrs

      Excluir
  4. Um dia ainda produzo uma resenha sobre eles hehe... so acho que nao sou muito boa fazendo resenhas, mas vou tentar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre que vou falar de algum livro conto toda a historia e a pessoa perde o interesse em ler.

      Excluir
    2. Tente mesmo! Eu também não era muito bom (e na verdade até hoje não sei se sou bom) mas tentei e até hoje escrevo resenhas no blog! Sei como é querer contar a história toda, mas me controlo! kkk

      Excluir
  5. Tony, quando comecei esse livro tava meio com má vontade (confesso) ja que estava estafada de livros sobrenaturais e achei que era mais do mesmo, entretanto quando peguei o livro senti que seria algo diferente e simplesmente devorei! Margaret e Kami tem um jeito inigualável de escrever e de transformar seus livros em algo especial
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thaila! Também comecei a ler o livro com má vontade (por causa do filme que não me agradou) mas me surpreendi com a escrita das autoras e amei o livro! Concordo com você! Kami e Margaret transformam o livro em algo especial! :)

      Excluir
  6. Olá, Tony. Tudo bem?
    Nunca li o livro e nem assisti ao filme, mas confesso que não tenho interesse em fazer nenhum dos dois. Apesar da sua boa resenha, o livro não faz muito o meu gênero, sabe?
    Certamente passaria a leitura.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Tudo sim e com você? Sei sim! Há vários livros que também não fazem o meu gênero... Opa, já confirmei minha participação lá no Top Comentarista! Espero ganhar! haha

      Excluir
  7. Oi, Tony.
    Não cheguei a ler esse livro porque não faz muito meu gênero favorito, mas assisti ao filme. Não curti muito, pois tem filmes e histórias com o mesmo tema melhores.

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliete! Não é todo livro que faz o nosso gênero, não é? Dezesseis Luas (o livro) é bem melhor que o filme! A adaptação cinematográfica me decepcionou muito! :/

      Excluir
  8. muahahaha - talvez agora eu possa realmente ler o livro, tenho ele á uns 6 meses, mas a única coisa que fiz foi folheá-lo (bom, tenho livros de mais de um ano que ainda estão plastificados) kkk
    eu não conhecia nada de "dezesseis luas", a não ser que era escrito por duas mulheres, e quando fui lendo sua resenha e vi que o protagonista era um garoto eu pensei "aff, não deu certo", mas você disse/escreveu que elas sabem bem escrever com o protagonista sendo um menino. :o
    quero ler, será que ainda consigo esse ano?

    gabryel fellipe

    ah, quanto ao desafio 'hallowenn literário" só li 3 livros, mas li vários contos. já sei que não vou conseguir cumprir esse desafio, meus dias e esses últimos meses do ano é super preenchido, e talvez eu não consiga ler mais de 2 livros nesse fim de ano :( abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabryel! Espero que você possa ler o livro mesmo! É muito bom, espero de verdade que você goste! Pois é eu também achei que não ia dá certo, só que as autoras conseguiram desenvolver o personagem muito bem! Consegue sim (eu acho rs)! :)

      Ah, que pena... Mas tudo bem! O importante é que você participou e ainda conseguiu ler 3! Pior teria sido se você não tivesse lido nenhum, né? :)

      Excluir
  9. Depois que li a série "A Mediadora" que é sensacional, tenho super preguiça de ler outros tipos de romances sobrenaturais, pois na minha opinião nenhum chegou a ser tão divertido quanto ele. Vi o filme de dezesseis luas e percebi que a historia tem um potencial, mas o romance me pareceu um pouco rápido e intenso demais, então meio que desisti de ler o livro, pois a tendencia é que no livro seja bem mais intenso. E confesso que não faz lá muito meu estilo
    Otima Resenha

    Abraços
    http://des-construindooverbo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Erick! O filme é bem inferior ao livro... mas é um romance intenso mesmo! Só que no livro as coisas são mais lentas e melhor trabalhadas! Sei como é! haha Tem uns livros por aí que também não fazem meu estilo. Obrigado! :)

      Excluir
  10. Eu já tentei muuuito ler o livro, mas nunca consigo sair do primeiro capitulo, então vi o filme, sei que não deve chegar aos pés do livro, mas não gostei muito da história ://
    rsrsr, mas gosto é gosto e vi que você gostou muito :p
    Indiquei seu blog para fazer uma TAG:
    http://muchdreamer.blogspot.com.br/2014/10/tag-meus-livros-ninguem-sai.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sharon! Que pena que você não consegue sair do primeiro capitulo e não gostou muito da história! :/ Eu gostei muito mesmo! rsrs

      Ah que legal, muito obrigado por me indicar! Adoro responder tags! Depois eu respondo, ok? :)

      Excluir
  11. Oi Tony!
    Apesar da tua resenha positiva, eu ainda tenho um pé atrás com essa série. Não sei, o mote não me atrai, mas talvez mais para frente eu acabe deixando essa cisma de lado e dê uma chance ao livro.

    Bjs!
    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jessica! Sei como é isso. Tenho um pé atrás com várias séries também! rs Mas é sempre bom a gente ler pelo menos o primeiro livro e ver o que acha, né? Espero que você faça isso com Dezesseis Luas! :)

      Excluir
  12. Olá

    Seguindo o conselho de "odiei o filme, fui ler e gostei" talvez meu amigo pudesse acabar curtindo os livros. Ainda não vi o filme (e acho que depois de tantos comentários negativos nem vou ver, até porque tem filmes melhores por aí precisando ser assistidos) eu até poderia me interessar pelo livro, gostei bastante das cores utilizadas na capa, mas não sou muito fã de romances e etc. Acho que dispensaria fácil, mesmo trazendo novas mitologias sobre bruxas e também tendo personagens bacanas. Parabéns pela resenha x]

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Matheus! O filme é bem mais ou menos. O livro é muito bom, talvez seu amigo possa curtir mesmo! A capa é muito linda, mas compreendo que "Dezesseis Luas" é um livro que acaba não interessando a todos! Obrigado! :)

      Excluir
  13. Ué... jurava que já tinha comentado... (meu computador é meio louco...) mas enfim...
    Minha irmã viu o filme e falou maravilhas... fiquei até com vontade de ler o livro, sobretudo agora que você falou tão bem, mas ando com tanta preguiça de séries e nunca fui muito coma cara de fantasia sobrenatural então eu vivo adiando :p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rudi! Hahaha sei como é isso! Ás vezes meus comentários também não aparecem nos posts que comento! ¬¬ rsrs Leia pelo menos esse (que é o primeiro), para ver o que você acha! :)

      Excluir
  14. Eu li "Dezesseis Luas" e gostei bastante da estória criada pelas autoras. Só achei o livro um pouco longo e cansativo em algumas partes.
    Ah, diferente de você, eu gostei do filme, apesar dos pesares.

    Abraços!
    http://www.tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sávio! Que bom que gostou a história! Eu também gostei bastante! Hahaha sério que você gostou do filme? Eu não curti tanto... Achei que as mudanças feitas acabaram estragando um pouco o livro! :/

      Excluir
  15. Eu li Dezesseis Luas ha muito tempo, lembro que na época não havia gostado muito da historia, mas a sua resenha me fez repensar, agora vou ler de novo e quem sabe eu não goste.


    http://fonte-da-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Giovana! Opa, que bom saber que minha resenha fez você querer dar uma nova chance a "Dezesseis Luas"! Espero que você acabe gostando do livro nessa releitura! :)

      Excluir
  16. Cara faz anos que quero ler esse livro e nunca consigo, sabia haaha
    Nossa achei o nome dado as habilidades especiais de cada bruxo muito difícil ia me embolar todo na hora de ler kkk
    Mas enfim vou finalmente tentar ler mas se eu não conseguir vou assistir o filme pelo menos :/

    Abraços, Guilherme
    http://omeu-diva.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Guilherme! hahaha verdade! Os nomes são complicados mesmo! Também me atrapalhei... rsrs Espero que você leia e goste do livro! :)

      Excluir
  17. Tony acredita que estou enrolando para ler esse livro desde que lançou o filme?
    Eu tinha prometido pra mim mesmo que leria antes do filme, acabei que não li até hoje e nem mesmo vi o filme. Olha que eu tenho o filme em dvd aqui em casa haha
    Ótimo post!

    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Filipe! Hahaha sério? Pois trate de ler o livro! rs É muito bom, acho que você vai gostar dele! :)

      Excluir
  18. Esse livro é muito bom mesmo! É uma pena que tenham super estragado com o filme, e acho que o detalhe onde mais pecaram foi na escolha dos atores. Onde que aquele Ethan tem cara de adolescente?? Não deu pra engolir, nem um pouco. Tô com o segundo livro aqui faz séculos, mas acredita que ainda não tive vontade de ler? :(

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Vem conferir o Especial de Halloween que tá rolando na Caverna!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! Muito bom encontrar alguém que concorda comigo! Também acho que erraram feio na escolha dos atores! O Ethan do filme parece ter uns 27 anos! rsrs E a Ridley? No livro tem o cabelo loiro com mexas cor de rosa e no filme apareceu daquele jeito! Aff! Eu estou doido para ler o segundo livro! rsrs

      Excluir
  19. Oi Tony!!
    Eu também assisti ao desastroso filme e confesso que não fiquei muito animada. Até cochilei no meio dele, hahaha.
    Talvez o livro realmente seja melhor... Vejo bastante gente dizendo isso, assim como você.
    Beijos ♥

    Thati;
    http://nemteconto.org

    Sorteio de "As Sete Irmãs", de Lucinda Riley, no blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thati! Aquele filme é de matar qualquer fã de raiva, hein? Também fiquei muito desanimado com ele! :/ O livro é bem melhor mesmo! Espero que um dia você possa lê-lo! :)

      Excluir
  20. Oiii Tony. Nossa adorei a sua resenha. Já tinha ouvido falar no livro, mas n me interessava. mas a sua resenha me deixou muitooo curiosa. E adorei o fato do livro ser narrado por um menino. Isso é bem raro, e fico feliz que as autoras souberam fazer isso muito bem. Abraçosss
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gih! Fico feliz que tenha curtido a resenha! Ultimamente se contam as sagas que são narradas por garotos, também adorei isso! Espero que você possa ler o livro! :)

      Excluir