Todo ano é a mesma coisa: Anunciam os indicados do Oscar, eu corro para tentar assistir os títulos antes da premiação e acabo sempre não conseguindo ver nem a metade dos indicados! Mas não pensem que eu desisto de ver os longas depois que a premiação se encerra, na verdade eu fico ainda mais ansioso para conferir os filmes e ver se a academia foi justa na hora de escolher os ganhadores da premiação.

Dos oito indicados na categoria de "Melhor Filme" desse ano eu só consegui ver três: "Whiplash – Em Busca da Perfeição", "Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)" e "O Grande Hotel Budapeste". Desses três o meu preferido é (sem dúvidas!) "Whiplash – Em Busca da Perfeição", de Damien Chazelle.

Mas por que eu gostei mais desse filme do que dos outros dois? Ah, meus caros... Whiplash é intenso, viciante, magnífico, grandioso, agoniante e visceral. Um filme marcante e belíssimo sobre Jazz, obsessão e perfeccionismo.



Poderia passar parágrafos e parágrafos falando dos motivos que fazem Whiplash ser grandioso, mas me focarei em apenas dois: As atuações e a música. As atuações de J.K. Simons e Miles Teller são o ponto alto do longa. O primeiro dá vida a um dos personagens mais temíveis da história do cinema, o impetuoso Terence Fletcher. A atuação de Simmons está monstruosa, impecável. Realmente digna de um Oscar (Para quem não sabe, ele levou a estatueta de Melhor Ator Coadjuvante para casa).



Ah e o que falar de Miles Teller? Fiquei sem palavras com a atuação dele. O ator finalmente teve a chance de mostrar que é UM GRANDE ATOR e é mais do que um atorzinho de comédias para adolescentes. Não que eu não goste dele atuando em filmes assim (na verdade adoro todos os filmes em que ele atua), mas acredito que filmes como "Finalmente 18!", "Projeto X" e "Namoro ou Liberdade" acabavam escondendo o potencial do ator e com "Whiplash", ele pode mostrar que tem talento de sobra.

Saindo do quesito atuações, vamos falar sobre música? Ahh a música é uma das grandes protagonistas do filme. Está presente em diversas cenas, deixando o longa delicioso. É muito gostoso de ouvir e impossível não se apaixonar pelo Jazz presente em Whiplash.

Com cenas recheadas de tensão e nervosismo e um final de arrepiar, "Whiplash Em Busca da perfeição" prova ser uma obra prima e um dos melhores filmes já feitos nos últimos tempos. E não, não estou exagerando. Assista ao filme e comprove você mesmo que os elogios feitos para o longa não foram em vão.

Ficha técnica do filme:


Título: Whiplash - Em Busca da Perfeição
Título original: Whiplash
Direção: Damien Chazelle
Gênero: Drama/Música
Duração: 106 min.
Ano: 2014
Elenco: J.K. Simons (Terence Fletcher), Miles Teller (Andrew Neiman), Paul Reiser (Jim Neiman), Melissa Benoist (Nicole), Austin Stowell (Ryan), Nate Lang (Carl Tanner)
Sinopse: O solitário Andrew (Miles Teller) é um jovem baterista que sonha em ser o melhor de sua geração e marcar seu nome na música americana como fez Buddy Rich, seu maior ídolo na bateria. Após chamar a atenção do reverenciado e impiedoso mestre do jazz Terence Fletcher (J. K. Simmons), Andrew entra para a orquestra principal do conservatório de Shaffer, a melhor escola de música dos Estados Unidos. Entretanto, a convivência com o abusivo maestro fará Andrew transformar seu sonho em obsessão, fazendo de tudo para chegar a um novo nível como músico, mesmo que isso coloque em risco seus relacionamentos com sua namorada e sua saúde física e mental.


Trailer do filme:


25 Comentários

  1. Já faz tempo que quero assistir, Tony, mas pra ser sincera só me falta tempo. Mas agora com a sua resenha fiquei mais ansiosa ainda para ver!

    Ah, Tony, criei um grupo no facebook pra blogueiros literários, que tem pouquíssimos membros ainda... Mas se quiser participar aí vai o link: https://www.facebook.com/groups/731700856942110/

    Beijão, Guta! ♥
    www.opinada.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Guta! Espero que você o assista em breve, pois o filme é muuuuuito bom! Vale a pena ver ele! :)

      Opa, vou participar do grupo sim! :D

      Excluir
  2. Olá, Lucas!
    Sua indicação e o trailer do filme foram suficientes para me deixar cobra inquieta para ver o filme. Músicas em longas dão sempre um sabor especial, não é mesmo? (I love.) E jazz, meu bem, JAZZ! Essa essência selvagem como tema e suplemento já é um prato cheio. Procurarei pelo filme assim que assistir "A menina que roubava livros". (Achei sua opinião mais crível do que as daqueles sites voltados para crítica de filmes). Thank you!

    Abraços!
    agathaodaisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Agatha! Esse trailer está incrível, né? Sim, e a música presente nesse filme é de alta qualidade! Muito gostosa de ouvir! <3 Espero que você possa assistir o filme em breve! Nossa, muito bom "ouvir" isso. Fico mega feliz em saber que você achou isso da minha opinião... De nada! :3

      Excluir
  3. Ainda estou em dívida com esse filme. Já estava com vontade de assisti-lo; agora com a sua resenha a vontade de assistir ficou maior que tudo.
    Excelente dica.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Espero que você assista o filme em breve. Ele é muuuuito bom, acho que você vai adorar ele! :)

      Excluir
  4. Ollá Tony ^^
    Amo filmes que envolvam o universo da música :D eu tinha visto o trailer do filme uma vez mas a minha incrível capacidade de esquecer nomes de tudo acabou me atacando hehe' porem agora que citaste vou marcar em um papel para não esquecer novamente, breve irei assisti-lo \o/
    Curti bastante a imagem que escolheste da capa (acho que seja a capa do filme ou um poster o.O) ele em cima da baqueta... interessante :)

    Ps. Respondi a tag que me indicaste, demorei mas respondi hehe'
    Beijoxx.
    Princess of Love ♥ http://maria-gabriely.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maby! Tudo bem? Eu também amo filmes que envolvam o universo da música! <3 Hahaha anote mesmo e não se esqueça de ver o filme! rs Sim, é o pôster do filme! Também gosto muito dessa imagem! :)

      Haha vou lá conferir as suas respostas!

      Excluir
  5. Hum...amei sua resenha Tony! Já vi outras resenhas sobre esse filme, mas nenhuma me chamou tanto atenção como a sua. Adoroo! Fiquei super curiosa para assistir!

    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paloma! Fico bem feliz que você tenha gostado tanto assim da minha resenha! Espero que você possa assistir o filme em breve! :)

      Excluir
  6. Oi Tony!
    Que legal a dica, lembro de ter ficado com vontade de ver o filme na época do Oscar mas passou, vou dar uma chance a ele!.
    Abraço
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Guilherme! Fico feliz que você tenha curtido a dica! Dê uma chance ao filme mesmo, acho que você vai adorar ele! :)

      Excluir
  7. Oi, Tony!

    Dentre todos os filmes indicados ao Oscar esse ano os únicos que chamaram minha atenção foram esse, A Teoria de Tudo e Sniper Americano! Consegui assistir os dois últimos, só falta esse! Nunca li nenhuma resenha! Agora só me deu mais vontade de ver!

    E assista A Teoria de Tudo! É ÓTIMO! ♥

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhhhhhhhhhhhhh, e vi Boyhood também, mas esse é tão chato que até esqueci dele! hahahaha

      Excluir
    2. Oi, Tamires! Tudo bem? Dos filmes indicados ao Oscar 2015, eu só consegui ver esses filmes, mas vou assistir todos os outros em breve. Sniper Americano e O Jogo da Imitação serão os próximos! Ahh A Teoria de Tudo parece ser ótimo mesmo! :)

      Excluir
  8. Oi Tony!
    Eu assisti ao Óscar e fiquei bem curiosa sobre esse filme, foi muito elogiado, eu conheço esse ator do filme divergente, ele não faz um papel muito grande então agora fiquei bem curiosa com a atuação dele e com o enredo também é claro! Parabéns pela critica! Beijos
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2015/05/resenha-primeiro-e-unico-emily-giffin.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paula! Sim, o filme é sempre muito elogiado! O Miles Teller deu um show de atuação. Espero que você veja o filme em breve! Obrigado! :)

      Excluir
  9. Eu estou pior que você. Só consigo assistir os filmes depois de anos hehe. Gostei bastante da sua indicação e como adoro filmes com musica, vou assistir.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Hahaha que chato isso. Assista mesmo, acho que você vai adorar o filme! :)

      Excluir
  10. Oi Tony,
    Tudo? Então, ainda não vi esse filme mas fiquei super curiosa com sua resenha parece ser um filme incrivel me lembrou de certa forma Cisne Negro. Se puder quero conferir.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raquel! Tudo ótimo e contigo? Olha, o filme é muuito bom! E sim, ele lembra um pouco Cisne Negro... Espero que você assista ele em breve! :)

      Excluir
  11. Oi, Tony! Já tinha visto falar desse filme por causa das indicações ao Oscar, mas nunca tinha procurado saber sobre o enredo. Fiquei muito curiosa por causa desse post e, apesar de ter me sentido um tanto incomodada ao ver o trailer, pretendo conferir o filme. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabi! O filme é muito bom, possui sim algumas cenas que incomodam um pouco, mas é um longa delicioso de assistir! Espero que você assista ele em breve! :D

      Excluir