Título: Gigantes
Autor: Pedro Henrique Neshling
Ano: 2015
Páginas: 232
Editora: Paralela
Sinopse: Tudo começa numa festa de formatura de ensino médio. Cinco amigos comemoram juntos o tão aguardado fim da vida escolar. Apesar de bem diferentes entre si, têm algo em comum: enxergam o futuro como um mar de possibilidades a ser descoberto e explorado. Sonham em ser gigantes, tão grandes quanto suas ambições.
Mas para nenhum deles o futuro será conforme o previsto. À medida que os anos passam, os jovens deparam com as complexidades trazidas pelo chamado da vida adulta. Desilusões amorosas, questões familiares, conflitos na carreira, dúvidas e mais dúvidas… É inevitável: ao chegar perto dos trinta, todos nos tornamos um pouco mais desencantados e - por que não? - sábios. Mas e os sonhos da juventude, onde vão parar?


* Exemplar cedido pela editora


"Gigantes" é o primeiro romance do ator, diretor, dramaturgo e roteirista Pedro Henrique Neschling. O livro conta a história de cinco amigos (Fernando, Duda, Zidane, Camila e Lipe) desde seus últimos dias do ensino médio até o presente, onde todos estão encarando suas vidas adultas.




Estou até agora surpreso com o envolvimento intenso que tive com a trama e os personagens de "Gigantes". Logo nas primeiras páginas eu já havia sido fisgado pela ótima escrita de Neschling e estava totalmente envolvido com as tramas de seus personagens.

Precisava saber se Duda e Fernando iam reatar, se Zidane ia virar rockstar e queria conhecer melhor o fiel escudeiro de Duda (Lipe) e a causadora do término de namoro dos dois pombinhos do livro (Camila).

"A vida é complexa demais, achava. Comidas, lugares, pessoas, tudo tem cheiros, gostos, cores, jeitos diferentes. E são múltiplos, instáveis, mutantes. Adorava a descoberta, conhecer melhor e provar cada nova possibilidade que se apresentava todos os dias. " - página 28

E foi assim por durante todo o livro. A cada novo capítulo lido, queria saber mais e mais a respeito da vida desses cinco amigos e o que iria acontecer com eles (Será que Duda finalmente vai encontrar um cara decente? Lipe vai finalmente contar para o pai que é gay? E Fernando? Finalmente vai deslanchar na carreira de cineasta?).

É extremamente fascinante quando um autor consegue escrever um livro com uma trama mais simples e conquistar e cativar os leitores. E Pedro conseguiu fazer isso. A trama de sua obra tem uma simplicidade única, mas que encanta e consegue comover até o leitor mais durão.

"Cada um é o que é, pensava, não adianta lutar contra. E ele nascera desse jeito." - página 37

Fico feliz em ver que um livro pode ser excelente mesmo sem os plots carregados de reviravoltas e surpresas (costumeiros em romances policiais); sem as missões praticamente impossíveis que os protagonistas devem cumprir (frequentes em livros de fantasia) e até mesmo sem os romances adocicados que deixam os leitores sem fôlego (presentes em todo romance água com açúcar).

O foco principal de "Gigantes" está no desenvolvimento e amadurecimento de seus protagonistas. E isso é mostrado através de histórias e mais histórias carregadas de bom humor, música, melancolia e com um toque bem real e humano.

"A vida seguia em frente, mas as feridas continuavam abertas." - página 101

Real e humano. Tá aí, esses são dois adjetivos que descrevem perfeitamente a obra. Toda a trama tem um toque realístico e verossímil e os personagens são humanos. Humanos com defeitos e qualidades, erros e acertos, medos e angústias, tristezas e felicidades, sonhos e desilusões. E talvez seja por esse toque familiar e real que a leitura do livro é tão gostosa e única.

Conseguimos nos ver naquelas histórias e se identificar com cada personagem e percebemos que, no fim das contas, todos nós temos um pouquinho de Fernando, Duda, Camila, Zidane e Lipe dentro de si.

"Mas não dá mais, sabe? Chega uma hora em que ou a gente cresce ou vamos ficar pra sempre vivendo como Peter Pan." - página 127

Por fim, gostaria de parabenizar Pedro Henrique Neschling por sua estreia avassaladora na literatura e a Editora Paralela, por ter feito um trabalho à altura na edição deste grandioso livro.



Nota: 5 de 5 estrelas


Outros quotes:

"Olharam-se com todo o carinho do mundo. E o tempo parou. Não estavam mais ali na areia, não eram mais os adultos que tinham se tornado sem nem perceber, tampouco eram os adolescentes que se conheceram na escola. Eram alguma coisa além de si mesmos, e a existência, apenas uma fantasia. Tinham se tornado eternos." - página 109

"Parecia que ia morrer. E seria melhor se morresse mesmo, achava. Viver doía demais." - página 137

"Era bom ter planos. Era bom ter desejos. Era bom ter dificuldades e até angústias quando se vislumbravam soluções. Ter motivação para acordar e cansaço para dormir. Era tranquilizante ter força para caminhar sem um pânico paralisante. Ter coragem para arriscar novamente" - página 141

"A beleza da vida está no que há de mais simples. Está em se permitir sem medo." - páginas 157 e 158

"E se desse tudo errado? E se fosse um dos raros casos que quase nunca, quase , como ressaltou a enfermeira mal-humorada, aconteciam. E se os efeitos colaterais batessem? Era a sua cara ser um dos quase. A vida inteira foi um quase. Quase era sua definição perfeita, pensava." - página 162


"Às vezes cobrava de si mais atitude. Queria recuperar uma certa rebeldia que o fizesse dizer para a própria vida, "Ei, quem manda em você sou eu e não o contrário!". Mas não sabia como. E, pior, desconfiava que isso não era verdade." - página 192 

"O apocalipse zumbi foi virtual. Sem perceber, viraram perfis sem alma, vagando a esmo rumo a um futuro de autofagia, intolerância e solidão entre curtidas e retuítes." - página 214

""Posso te dar um abraço?", Lipe perguntou. 
Nenhuma resposta. 
Não importava, abraçou o pai mesmo assim. 
Os olhos molharam dos dois lados. E em volta também. 
O mundo seria um lugar melhor com mais abraços como aquele." - página 220 

"Então posso estar louco, mas acordei pensando que a gente morre quando envelhece sem lutar para reproduzir em si a delícia de crescer mantendo a pureza que temos quando a gente nasce. E que nos fará viver para sempre. Para sempre." - página 229


46 Comentários

  1. Eu quero muito ler esse livro! Quando li as primeiras páginas no site da Companhia já me encantei de cara pela história e pela narrativa simples, mas impactante. Achei muito familiar e real as situações que li (não lbro quantas páginas). Assim que eu puder vou ler. Adoro o Pedrinho como ator também e Gigante é um livro que promete. Depois de sua opinião então a certeza só cresce.

    Abraço.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Di! O livro todo é repleto de situações assim: reais e familiares. Algo me diz que você vai adorar "Gigantes"! :)

      Excluir
  2. Olá,
    Adoro essas histórias interligadas, então quando vi que a Companhia iria lançar o livro não esperei pra solicitar, só chegou aqui em casa ontem, mas já estou ansiosa pra iniciar a leitura. Fico feliz em ler uma opinião positiva e saber que acertei na escolha.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Inês! Estou curioso para saber o que você vai achar do livro, mas algo me diz que você também irá curtir! :)

      Excluir
  3. Helloo, Lucas! Tudo numa nice?!
    Eu tinha visto uns comentários que você fez no skoob durante a leitura, mas antes mesmo de ver você falar sobre a obra eu tinha me interessado por ela, acho interessante e inteligente estórias interligadas, apesar de muitas vezes achar cansativo algumas que já fiz; Acho que sempre tem que ter um balanço. Só que essa obra não seria minha preferência e prioridade no momento visto que agora que deslanchei nas leituras (graças a Deus porque estava empacada com um livro ruim), quero colocar outras obras em dia. *-* Bem, eu gostei de saber que os personagens são bem humanos, cheios de erros e acertos. Gosto de verdade nas obras. Personagens quebrados ou que crescem no decorrer do texto.
    Ótima resenha. Deu para perceber a sua empolgação e o quanto gostou da obra.
    Beijin...
    http://piecesofalanagabriela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alana! Tudo sim e por aí? Entendi, mas espero que você possa ler "Gigantes" em breve! :) Também gosto de verdade nas obras. Obrigado, fico feliz que você tenha achado isso da resenha!

      Excluir
  4. que legal lucas, historias assim tb costumam me envolver bastante, senti muita vontade de ler. Vou ver se encontro por aqui ou compro pela net.
    Tem SORTEIO no blog e post novo tb.
    Te espero lá.
    Blog Estilo.Quem tem?
    Quer ter mais acessos ao seu blog? Acesse HitLeap - #

    ResponderExcluir
  5. Olá, Tony.
    Excelente resenha. Eu ainda não conhecia o livro e você conseguiu despertar a minha atenção para ele. Esse não é o tipo de livro que eu estou acostumada a ler, mas gostei de saber sobre esse amadurecimento dos personagens. Isso é imprescindível em algumas histórias. A capa também conseguiu me conquistar.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Obrigado! Fico feliz que eu tenha feito você se interessar pelo livro! :) A capa é linda, né?

      Excluir
  6. Já tinha ficado com vontade de ler só pela sinopse e capa. Agora leio sua resenha e alguns quotes e fiquei co mais vontade de conhecer a história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Clayci! Olha, vale muito a pena ler o livro! Espero que você possa lê-lo em breve! :)

      Excluir
  7. Olá Tony!
    Desde o lançamento esse livro está na minha wishlist. Ele parece incrível e essa capa é maravilhosa. Pelo visto vale muito a pena ler e sua resenha só aumentou minha vontade haha Adorei! Arrasou!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nath! Essa capa é muito linda, né? Vale super a pena ler sim! :) Fico feliz que você tenha curtido a resenha!

      Excluir
  8. Que livro maravilhoso. Já tinha ouvido falar, mas sinceramente estava duvidoso sobre o tema. Amei a resenha

    Sigo seu blog a um tempo, você poderia me dar uma força com meu novo?

    Abraços...
    http://comum-dois.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fábio! Fico feliz que você tenha curtido a resenha! :) Opa, posso sim!

      Excluir
  9. Ei, Tony!
    É ótimo ler uma resenha tão positiva... a gente acaba ficando empolgado com a história. Fiquei bem curioso pra conhecer. O plot me interessou bastante.

    Abraços,
    http://entreserieselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Plínio! Espero que você possa ler e gostar de "Gigantes"! :)

      Excluir
  10. Oi...
    Não conhecia esse livro e já estou aqui apaixonada pela premissa e desejando muito ler rsrs...
    Achei tudo no livro interessante, inclusive, os quotes ! O meu preferido foi o da página 157 e 158 .
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diane! A premissa dele é ótima, né? Ah, o livro é recheado de excelentes quotes! <3 Esse é muito bom mesmo! :)

      Excluir
  11. Oi, Tony!
    Adorei a premissa da história e esses quotes também.
    Fora que achei a capa bem divertida.
    Parabéns pela resenha.
    Balaio de Babados | Participe da promoção Natal do Babado

    ResponderExcluir
  12. Ah, que linda essa capa, Tony!
    E fiquei super curiosa pra conhecer todas essas reviravoltas!
    Eu sou super hiper mega fã de romances policiais, e fiquei muito a fim de ler o livro!
    Eu querooo!!!

    A propósito, estou te seguindo, pois adorei a sua escrita! Jeitinho diferente e cativante. Adoraria receber a sua visita!

    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    pausaparapitacos.blogspot.com.br | @pausaparapitacos | facebook.com/pausaparapitacos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fabi! A capa é muito linda, né? :) Obrigado pelo carinho! <3

      Excluir
  13. Olá!
    Adorei conhecer esse livro, parece bem legal! Adoro essas obras bem reais, acho que dá para se relacionar melhor com os personagens.

    http://whoisllara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Tony!
    Esse livro não me chamou a atenção quando foi lançado, mas depois comecei a ficar um pouco curiosa e, ao mesmo tempo, receosa. A premissa parece ser daquele tipo que facilmente pode dar errado, caindo em clichês. Mas gostei bastante dos seus comentários, principalmente de saber que é uma trama simples com foco no desenvolvimento e amadurecimento dos personagens. Reviravoltas e missões impossíveis são pontos positivos e empolgam, mas a simplicidade também pode ser tocante, não é mesmo? Concordo plenamente com você que um livro pode ser excelente mesmo tratando de coisas bem cotidianas.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari! Exatamente, mas felizmente deu certo e o livro ficou incrível! :) Sim, isso mesmo. A simplicidade pode ser tocante e é o que acontece em "Gigantes". Espero que você possa lê-lo em breve! :)

      Excluir
  15. Vejo tanta divulgação desse livro que ele está na minha lista de cobiçados. Sua resenha só aumentou minha vontade de ler,eu particularmente acho a capa linda e a premissa da história chama muita minha atenção.

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    Participe do sorteio de um livro no meu blog: http://goo.gl/i03FzM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rebeca! Fico feliz que minha resenha tenha aumentado a sua vontade de ler "Gigantes"! :)

      Excluir
  16. Olá, Tony!
    Terminei de ler sua resenha e a primeira coisa que me veio na mente foi ''nossaaaaaaaaaaaa''. Esse é o tipo de livro que eu não daria nada pela capa, mas depois de ler a sua resenha fiquei interessada.
    A leitura parece ser rápida, não é? Adorei!

    Beijos,
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anni! Sim, super rápida! Espero que você possa ler e gostar de "Gigantes"! :)

      Excluir
  17. Oi, Tony, tudo bem?
    Eu conhecia o Pedro Neschling das novelas, mas não sabia que ele era escritor. Achei a capa do livro linda e, ao ler sua resenha, fiquei mais curioso para conhecer a história desses cinco amigos. Necessito desse livro para ontem rsrsrs

    Abraço!
    http://www.tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sávio! Tudo ótimo e contigo? Ele estreou como escritor esse ano. A capa do livro é linda, né? :) Espero que você possa ler a obra em breve.

      Excluir
  18. Oi Tony!
    Nos últimos dias tenho visto algumas informações do livro em várias redes sociais, mas confesso que nem sabia do que a história se tratava. Com a sua resenha conseguir perceber que é uma leitura leve e cativante. Não é o tipo de livro que costumo ler (sou do tipo romance água com açúcar ou ficção rs), mas me interesso muito por livros que mostram a realidade da vida, que são humanos no melhor significado da palavra. Espero ter oportunidade de ler. Sua resenha ficou ótima! Parabéns!!

    http://blogquerida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa! Obrigado, fico feliz que você tenha achado isso da minha resenha! E olha, o livro é muito bom, viu? Acho que você vai gostar da obra! :)

      Excluir
  19. Oi Tony!

    Ah, esses livros com enredos simples, mas que mesmo assim fisgam a gente são os melhores mesmo. É bom a gente lembrar que não precisa de algo muito inusitado para a história ser boa. Livros assim costumam mexer demais comigo também. A capa está maravilhosa!

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! Sim, são os melhores! <3 Verdade, essa capa está maravilhosa! :)

      Excluir
  20. Oi Tony
    Não conhecia este livro, mas gostei muito da premissa dele. Gosto de livros com tema amizade, crescimento.
    Adorei os quotes que vc escolheu.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nessa! Tudo bem? O livro é ótimo, super recomendo-o! :) Ah, esses quotes são ótimos, né?

      Excluir
  21. Tem todo o jeito mesmo de um livro simples, e às vezes é o que mais precisamos né, de um livro pé no chão, retratando nada menos que a realidade. Ótima resenha! :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "O Projeto Rosie", vem conferir!

    ResponderExcluir
  22. Oi Tony!
    É a primeira resenha q leio sobre esse livro, e gostei bastante do q li! É bom ler algo assim de cez em quando, simples, real e foca no crescimento dos personagens, né?
    Acho a capa do livro muito bonita, e amei os quotes q vc colocou!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! Pois é, isso mesmo! :) Essa capa é demais, né? :D

      Excluir
  23. Oi Tony, tudo bem?
    É tão agradável quando o autor consegue nos cativar e fazer uma história ótima com fatos da nossa vida. Muito difícil os autores dos dias de hoje conseguirem fazer isso e nos impressionar com a leitura. Fico feliz que o autor estreou da melhor maneira possível.
    Beijos, http://lendcomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bianca! Tudo ótimo e contigo? Sim, é muito agradável quando um autor consegue nos cativar com simplicidade! :)

      Excluir