Título: Os Elefantes Não Esquecem
Título Original: Elephants Can Remember
Autora: Agatha Christie
Ano: 2014
Páginas: 168
Editora: Nova Fronteira
Sinopse: Perguntada a respeito da intrigante morte dos pais de sua afilhada, ocorrida há catorze anos, a escritora Ariadne Oliver não vê outra alternativa senão pedir ajuda a seu velho amigo, o detetive Hercule Poirot. Afinal, o que exatamente aconteceu no penhasco onde o casal foi encontrado? Será que um atirou no outro e, em seguida, tirou a própria vida? Ou teria sido um pacto suicida? É chegado o momento de desenterrar velhas lembranças e tentar dar algum sentido a essa surpreendente história.

"Os Elefantes Não Esquecem" foi um dos últimos livros escritos pela autora Agatha Christie. Nele conhecemos Ariadne Oliver, uma aclamada e bem conhecida autora de romances policiais. Em um certo dia, a sra. Oliver vai a um almoço em homenagem a escritores e acaba se deparando com a sra. Burton-Cox. Esta mulher quer saber o que de fato aconteceu com os pais da afilhada de Ariadne (Celia Ravenscroft), que há catorze anos apareceram mortos em um penhasco.


Desconcertada com a abordagem da mulher, Ariadne Oliver passa a pensar mais do que queria no caso dos Ravenscroft e decide procurar a ajuda de seu amigo Hercule Poirot para desvendar esse mistério.

Pela primeira vez, Agatha Christie não conseguiu me surpreender. Diferente das outras experiências que tive com a autora, as quais ficara extremamente surpreso e abismado com as reviravoltas preparadas pela Rainha do Crime, em "Os Elefantes Não Esquecem" eu logo descobri quem estava por trás do crime ocorrido no livro.

Por causa disso, acabei não gostando tanto da obra. Mas não pensei que o livro é ruim, ok? Muito pelo contrário... A escrita de Christie continua excelente, a leitura do livro foi bem fluída, e os personagens são, como sempre, bem construídos. Destaque para Ariadne Oliver, que me cativou logo nas primeiras páginas.

"— Tem razão — concordou Poirot. — Sempre há uma possibilidade de um incidente ser enterrado e um dia ressurgir do passado. Já me disseram, um dia, que os antigos pecados deixam marcas profundas." - página 86 

Mesmo não me surpreendendo, a trama conseguiu me impactar, o que acho ótimo. A história de General Ravencroft e Lady Ravenscroft é extremamente triste e trágica, e consegue ficar na memória do leitor por um bom tempo.

O único "defeito", como já comentei, está na previsibilidade da resolução do crime. Dessa vez eu não fiquei surpreendido com as conclusões de Poirot, muito pelo contrário: em vários pontos, meu raciocínio bateu com o do detetive e pensamos parecido. E não, não estou tão inteligente assim... O problema é que o crime é bem fácil de resolver. Qualquer pessoa consegue adivinhar quem está por trás de tudo e isso acabou me frustrando...

A edição da Nova Fronteira continua ótima. Só o fato deles insistirem em não colocar notas de rodapé traduzindo as expressões francesas do livro me incomoda. Tirando isso, está tudo impecável.

"— Os elefantes não esquecem — disse a Sra. Oliver, — mas nós somos seres humanos e temos a capacidade de poder esquecer." - página 162 

Em suma, "Os Elefantes Não Esquecem" é um ótimo livro. Um pouco previsível, é claro, mas muito bom. Os fãs de romances policiais não tão complexos certamente irão amar o livro.

 
Nota:

 


48 Comentários

  1. Oie...
    Tenho esse livro aqui na minha estante pra ler :)
    Apesar de seus comentários negativos, ainda quero ler o livro... Acho que vou gostar, pois, nunca li nada da autora, logo, não ficarei tão decepcionada então.
    Bjos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diane! Espero que você leia o livro mesmo. Apesar do ponto negativo que falei, ele é muito bom.

      Excluir
  2. Olá, Tony, tudo bem?

    Caramba assim fica realmente difícil vira fã da Agatha, li um único livro dela e confesso que achei a leitura um tanto vaga, tão vazia, não me convenceu, não conseguiu me prender! É uma pena este livro não ter te decepcionado de certo modo, eu fiquei realmente triste por que estava muito curiosa e chato quando não atinge nossas expectativas.

    Beijinhos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ingrid! Tudo sim e contigo? Mas mesmo assim eu ainda continuo fã da autora, acredita? rs

      Excluir
  3. Oi, Tony! Tive meu primeiro contato com um romance da Agatha Christie recentemente e também não fiquei surpresa com o desenrolar da história. Espero me surpreender mais com outros de seus livros. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Tony,
    Ótima resenha. Eu ainda não li nada da autora, mas uma pena que esse livro não atendeu suas expectativas. Mas, darei minha chance haha
    Me incomodaria também o fato dessa questão da tradução no rodapé, já que sempre reclamo quando não há. Francês é demais HAHAHA

    tenha uma ótima terça.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nana! Obrigado. Dê sim! Apesar do que falei, o livro é ótimo! :)

      Excluir
  5. Oi Tony (o corretor ortográfico desse negócio me odeia, então desconsidera qualquer balão que por ventura apareça nesse comentario)
    Eu tinha grandes expectativas pra esse livro porque uma amiga que gosta muito da autora disse que este era um dos que ela mais gostava....
    Fui ler com certa expectativa mas, mesmo também tendo adivinhado o desfecho eu curti.
    Na minha opinião, é isso vai soar estranho, o mistério é o menos interessante dos livros da Agatha, gosto muito mais do desenvolvimento dos personagens e suas relações e reações ao que acontece a sua volta do que com o mistério em si.

    Grande abraço carinha 😉

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rudi! Eu também curti o livro, só a previsibilidade que me incomodou... Pois eu me interesso mais pelo mistério! rs

      Excluir
  6. Oie,
    não conhecia este livro, mas confesso que não me chamou atenção

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, Tony!
    Será que você descobriu logo o assassino por já ter lido muitas obras da Agatha? Por esse ser um dos últimos que ela escreveu, quando lemos demais de um autor, acabamos já ficando feras em alguns aspectos...
    Beijos
    Balaio de Babados
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiza! Só li três livros dela, então acho que não tenha sido isso, mas enfim...

      Excluir
  8. Olá, Tony.
    Livros policiais onde a resolução do caso são mais simples geralmente frustam mesmo o leitor. Porém, ainda assim, parece ser uma boa para ser conferida. Acredito que os demais aspectos compensem a leitura, sabe?
    Ótima resenha, Tony.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de abril. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcos! Sim, exatamente. Eles compensam... Obrigado! :)

      Excluir
  9. Olá, Tony.
    Que coincidência, eu terminei esse livro no sábado hehe. Mas o meu foi uma releitura. Não é um dos melhores da autora realmente, eu não gosto muito dos livros que tem a Ariadne, mas vale e pena ser conferido.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Haha que legal! Sim, apesar de tudo, vale a pena conferir.

      Excluir
  10. Oie
    Curto muito esse gênero e gosto muito da autora.
    Que pena que este não te surpreendeu. Ainda não tive oportunidade de ler este, mas é um enredo que me chama muita atenção.
    Essas edições são lindas né?

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nessa! Mas mesmo assim vale a pena conferi-lo! Sim, são lindas mesmo! :)

      Excluir
  11. Ou ela que caiu na mesmisse, ou você que tá manjando bem demais das obras dela ein hahaha ainda não li nada da Agatha, mas pretendo mudar isso em breve. Adorei a resenha, suspenses são sempre bem-vindos!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Os Humanos", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! É, né? Ou um ou outro! rs Espero que você leia algo dela em breve! :)

      Excluir
  12. Oii Tony, sempre leio/ouço falar bem das obras da Christie mas nunca cheguei a ler algo dela. Como sua maior característica é a surpresa no final, já vou anotar pra eu nunca ler esse livro já que é previsível.

    Beijos,
    Natália

    www.doprefacioaoepilogo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Natália! Espero que você possa ler algo dela em breve.

      Excluir
  13. Oi Tony, tudo bem?
    Livros policiais estão entre meus favoritos, mas acredita que nunca li nada da Agatha?
    Quero muito começar com E Não Sobrou Nenhum! <3
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Priih! Tudo ótimo e contigo? Nossa, sério? Pois devia ler!

      Excluir
  14. Oi Tony, esse livro da Agatha eu ainda n li, uma pena que foi previsível pra vc...
    Até hj eu n consegui adivinhar nenhum dos livros que li dela, hahaha
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, Tony!

    Estas edições da Nova Fronteira são belíssimas, não?
    É ótimo quando conseguimos descobrir o culpado, mas logo de cara decepciona. Bom mesmo é ir desvendando junto e, no percurso, descobrir quem é. Uma pena que essa previsibilidade tenha atrapalhado sua leitura... Pensando pelo lado positivo, Agatha é uma excelente escritora e, por isso, a leitura sempre valerá a pena.
    Ótima resenha!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafaela! Estão mesmo, você precisa vê-las de perto! :) Sim, exatamente. Mesmo o livro sendo previsível, ele ainda é ótimo de ser lido!

      Excluir
  16. Os livros da Agatha são <3 Ela de fato merece o titulo de Rainha do Crime. Enfim, ainda não li este livro em especifico, mas super curti a premissa, e mesmo que eu conseguisse desvendar o caso logo de cara, eu acabaria gostando, pois saberia que eu estava certo em minha dedução.

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vinicius! Verdade, ela merece mesmo. É, mesmo assim, ainda vale a pena ler o livro! :)

      Excluir
  17. Oi Tony, tudo bem?
    Nunca li nada da autora acredita? :/
    Sou apaixonada por romance policial, mas gosto daquele mistério, e não de cara já desvendar tudo. Então acho que esse não é um bom livro para começar a ler da Autora.
    Adorei sua resenha, bem feita, e completa, com pontos positivos do livro, e negativos.
    Beijos
    Leitura Nossa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Line! Tudo ótimo e contigo? É, acho que esse não é um bom livro para começar a desbravar pela obra da autora mesmo. Mas ela tem outros excelentes... Obrigado, fico feliz em saber disso! :)

      Excluir
  18. Oii Tony, tudo bem????
    Eu acabei de receber esse livro <3
    Conheci o trabalho da Agatha faz pouco e me apaixonei. E como no próximo mês vou fazer mediação de uma bate-papo sobre literatura policial, ando pesquisando mais a respeito :)
    Eu gosto de descobrir o final das coisas hahahha, me sinto espertinha kkkk, mas as vezes fico frustrada também :P
    Leitores são confusos kkkkk
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gih! Tudo ótimo e contigo? Hahahahaha pois é, nós somos confusos! rs

      Excluir
  19. Oi Tony,

    Adoro os casos do Poirot, ainda não li esse. Pretendo ler em breve, tenho planos em fazer meio que uma "maratona" da autora.
    Adorei a resenha.

    Beijos!

    Cintia
    http://www.devaneiosdeumacindy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Ai, Tony, meu santo não bate com o santo do Poirot! Eu honestamente vou esperar um tempinho pra ler alguma outra obra da Agatha, preferencialmente uma na qual Poirot não seja personagem! Hahaha

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tami! Menina, eu adoro o Poirot! rs Não sei porquê você não gosta dele... rsrs

      Excluir
  21. Oi Tony!
    Mais Agatha Christie? Eu nem comecei a ler meu primeiro ainda, rs.
    A Carol me indicou um livro dela, mas preciso me focar mais na leitura. Esse mês de março foi tão fraquinho.
    Beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ale! Hahahahaha pois é! rs Menina, você precisa ler algo da Agatha Christie logo!

      Excluir
  22. Olá, Tony!
    Ainda não li esse livro da Agatha, mas o título chama bastante atenção. Uma pena ser um mistério que é tão facilmente descoberto. Mas é uma vantagem para quem ainda não é acostumado com tramas policiais. Adorei sua resenha!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nath! Verdade, para algumas pessoas, isso é até bom mesmo. Fico feliz em saber disso! :)

      Excluir
  23. Oi Tonyyy, há um mês ganhei um livro de uma amiga, também da Agatha, espero ter tempo para ler logo.
    Muito legal seu layout, tudo bem organizado aqui, adorei. Beijos!
    Ah, meu blog é recente, então se quiser me dar uma força e ir lá ver: sonaorepareabagunca.blogspot.com :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também espero que você arrume um tempinho logo para ler o livro! :) Ah, obrigado! <3

      Excluir
  24. Hm, já li um livro da autora e gostei demais. Foi o E Não Sobrou Nenhum. Recentemente ganhei o Assassinato no Expresso Oriente, mas ainda não li. Estou procurando ler resenhas de outros livros dela, pra saber por onde ir futuramente hahaha. Adorei a escrita dela, super ágil.
    Que pena não ser surpreendido dessa vez, mas admiro que ainda assim seja um bom livro. Alguns são completamente estragados quando você já desvenda o mistério...


    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou doido para ler esse. E ah, Assassinato no Expresso do Oriente é perfeito! <3

      Excluir