Título: Mr. Mercedes
Título Original: Mr. Mercedes
Autor: Stephen King
Ano: 2016
Páginas:
400
Editora:
Suma de Letras
Sinopse: Uma alucinante corrida contra o tempo, em que três heróis improváveis tentam impedir um assassino de acabar com milhares de vidas

Ainda é madrugada e, em uma falida cidade do Meio-Oeste, centenas de pessoas fazem fila em uma feira de empregos, desesperadas para conseguir trabalho. De repente, um único carro surge, avançando para a multidão. O Mercedes atropela vários inocentes, antes de recuar e fazer outra investida. Oito pessoas são mortas e várias ficam feridas. O assassino escapa.

Meses depois, o detetive Bill Hodges ainda é atormentado pelo fracasso na resolução do caso, e passa os dias em frente à TV, contemplando a ideia de se matar. Ao receber uma carta de alguém que se autodenomina o Assassino do Mercedes, Hodges desperta da aposentadoria deprimida, decidido a encontrar o culpado.

Mr. Mercedes narra uma guerra entre o bem e o mal, e o mergulho de Stephen King na mente obsessiva e psicótica desse assassino é tão arrepiante quanto inesquecível.

*Exemplar cedido pela editora 
 
"Mr. Mercedes" é o mais recente livro do Stephen King lançado aqui no Brasil. Ele conta a história de Bill Hodges, um detetive aposentado que até hoje é atormentado pelo fato de não ter conseguido prender o Mr. Mercedes, um assassino que matou várias pessoas atropeladas com um Mercedes Cinza.


Certo dia, Hodges recebe uma carta super sarcástica e bem provocativa do Mr. Mercedes (leia trechos dela no link http://www.blogdacompanhia.com.br/2016/03/a-carta-de-mr-mercedes/) e é a partir daí que o desenrolar da trama começa a se desenvolver. 

"Houve tempo para ele pensar: Talvez ele desvie.
Essa pareceu ser a melhor chance deles, provavelmente a única. Ele levantou a cabeça para ver o que estava acontecendo, mas um pneu enorme consumiu sua visão. Ele sentiu a mão da mulher agarrar seu antebraço. Houve tempo de torcer para que o bebê ainda estivesse dormindo. E aí, o tempo acabou." - página 17

Com muitas provocações, xingamentos, investigações e loucura, acompanhamos a caça à lá gato e rato de Bill Hodges e Brady Hartsfield

"Nunca minta quando você pode falar a verdade." - página 47

É, vocês não leram errado. Já estou entregando a identidade do assassino do Mercedes. Na verdade, isso é uma coisa que já é revelada na orelha do livro! King não se preocupa em fazer mistério quanto a identidade do serial killer, já a revela no começo do livro. O que o autor foca mesmo é em nos adentrar na mente doentia de Brady, nos mostrar como um serial killer pensa e age. E querem saber? Eu amei isso. Os capítulos narrados sob a perspectiva de Brady são os melhores do livro. E não, eu não sou tão louco ao ponto de gostar de um cara feito Brady... O que acontece é que a construção do personagem é tão bem-feita que ficamos na expectativa por ler mais e mais sobre Brady. Hartsfield é sem dúvidas o ponto alto do livro e um personagem que ficará marcado para sempre na memória daqueles que o conhecerem. 

Vocês devem estar se perguntando: "Com tanto destaque dado ao vilão, será que o mocinho da história é ofuscado?" E a resposta é não. Bill Hodges é um baita personagem. Foge dos estereótipos do típico herói e se mostra muitas vezes como um anti-herói. Desbocado, fazendo muitas coisas erradas e precipitadas, mas que no fim ajudam as pessoas. Adorei conhecê-lo e com certeza vou querer acompanhar outras de suas aventuras (esse é só o primeiro livro de uma trilogia).

"A vida é um parque de diversões de bosta com prêmios de merda." - página 99

Os personagem coadjuvantes do livro também são ótimos. Não falarei muito sobre eles, deixarei para que vocês os conheçam melhor. Mas deixo aqui dois nomes que roubarão a cena e que irão cativar todos vocês: Jerome Robinson e Holly Gibney

A edição da Suma de Letras está ótima. Não encontrei nenhum erro de revisão e todo o aspecto físico/gráfico é de deixar qualquer um babando (vocês precisam ver como essa capa é ainda mais linda pessoalmente!).

"Toda religião mente. Todo preceito moral é uma ilusão. Até as estrelas são miragem. A verdade é a escuridão, e a única coisa que importa é fazer uma declaração antes de entrar nela. Rasgar a pele do mundo e deixar uma cicatriz. É disto que se trata a história, afinal: cicatrizes." - página 292

Em suma, "Mr. Mercedes" é um excelente livro. Com muita ação, reviravoltas e loucura (já falei o quanto Brady é insano?), a obra certamente irá agradar todos aqueles que curtem um bom romance policial.



Nota:



51 Comentários

  1. Oi Tony!

    Adorei a sua resenha, você escreve muito bem. Mas não sinto muita vontade de ler nada do King :c

    Beijos,
    Natália

    www.doprefacioaoepilogo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Tony, tudo bom? Acredita que nunca li nada do King? espero mudar isso em breve hahaha Esse livro parece ser bom, sua resenha ficou ótima ^^

    Beijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sarah! Tudo ótimo e contigo? Nossa, sério? Pois precisa ler. Obrigado! <3

      Excluir
  3. Oie...
    Adorei a resenha! Sinceramente, com essas palavras é impossível não desejar o livro! Já estava curiosa a respeito dessa obra e fiquei mega feliz quando vi que você tinha resenhado :)
    Já quero ler!
    Essa capa é linda também! Acho que já disse isso rsrs...
    Beijo

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diane! Que bom saber disso. Espero que você possa ler "Mr. Mercedes" em breve! :)

      Excluir
  4. Oi, Tony!

    Já li muitas resenhas positivas sobre "Mr. Mercedes", e a sua reforçou o fato de que preciso ler este livro. Adorei a ideia de revelar o assassino desde o início e trabalhar com outras questões, como o aprofundamento dos personagens. Fiquei muito curiosa para saber como o autor o desenvolveu, deve ter sido uma leitura incrível.
    Adorei sua resenha e a ilustração da contracapa.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafaela! Precisa mesmo. Isso é muito legal, né? Ah, fico feliz em saber que você curtiu a resenha! :)

      Excluir
  5. Olá, Tony.
    Eu não me dou bem com os livros do Stephen, mas esse me pareceu ser bem diferente do que ele costuma escrever e vou colocar na minha lista já. Eu já li um livro em que tinha essa visão do assassino e também gostei muito de entrar na mente dele e ver o porque daquilo tudo.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Nossa, sério? Mas dê uma chance a Mr. Mercedes mesmo. Talvez você goste! :)

      Excluir
  6. Oi Tony!
    Olha a coincidencia: terminei de ler Mr.Mercedes hoje.
    Também gostei do livro, mesmo que tenha ficado longe de ser um dos meus favoritos do King (acredita que o Brady não me marcou muito como vilão?). Mas fiquei muito curiosa para ler os próximos. Não tenho ideia do que o King planeja para o restante da trilogia, mas acho bastante promissor.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari! Nossa, que legal. Sério? Pois para mim ele marcou demais! Também acho tudo muito promissor. Ansioso para os próximos livros! :)

      Excluir
  7. Oi Tony!
    Preciso ler Stephen King, esse livro (especificamente) já li diversos elogios.
    Não faz meu estilo, mas é algo que quero me obrigar a ler para ter essa experiência.
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Tony!
    Esse negócio de entrar em mente de serial killer... N sei se é muito pra mim kkkk
    Mas o livro parece ser ótimo! Eu realmente preciso ler algo do King, rs.
    Ótima resenha!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! Hahahaha é ótimo, menina! Bem diferente e um pouco doentio, mas ótimo rs Precisa mesmo!

      Excluir
  9. Oi, Tony!
    Eu sou muito alucinada pelo King e lógico que vou ler esse livro.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  10. Não gosto de Stephen King, quer dizer, nada contra, mas não é meu estilo de leitura. Não gosto de sangue, mortes, etc hehehehe :P

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, Toninho!
    Confesso que não li a resenha toda porque, como você sabe, ainda estou lendo o livro e não quero nenhum tipo de influência. Mas já posso adiantar que eu realmente estou amando e que King é realmente um mestre.

    Diego, Blog Vida & Letras

    ~ Venha comemorar o aniversário do blog comigo: http://blogvidaeletras.blogspot.com.br/2016/05/9-anos-de-vida-letras-concurso-cultural.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Di! Entendo... Sim, sim. Ele é, de fato, um mestre! :)

      Excluir
  12. Oi Tony!
    Esse gênero foge muito da minha zona de conforto, mas confesso que tenho uma enorme curiosidade em conhecer a escrita do King. Como ele consegue prender a atenção do leitor ao longo do livro revelando a identidade do assassino no início da história? E como ele consegue dar destaque tanto ao vilão quanto ao mocinho? Adorei a resenha e fiquei com vontade de ler. Sei que vai demorar eu ler alguma obra do autor, mas vou anotar a dica!
    Beijos,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bah! A escrita dele é ótima, certeza que você vai curtir. Aí você vai ter que ler para saber! rs Fico feliz que tenha curtido a resenha! :)

      Excluir
  13. Oi, Tony! Tudo bem?
    Eu fiquei ansiosa com o lançamento desse livro, pois gosto muito do King, mas não sabia como era a premissa dele. Então, o livro é narrado pelo psicopata permitindo que nós entremos em sua cabeça? Acredita que esses dias eu estava pensando em procurar um livro assim? Nossa, com certeza irei ler esse! E não é loucura, Tony, é curiosidade haha Eu também acho que as pessoas olham pra mim e pensem que sou doida por querer saber mais sobre o assunto, mas eu sinto muita curiosidade com essas personagens que mexem com o psicológico. Enfim, com certeza irei ler! Ah, não sei se já assistiu, mas a primeira temporada de American Horror Story mexe muuuito com o psicológico. Têm psicopatas e tal, a história é envolvente... Acho que vai gostar rsrs Bjs,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiza! Tudo ótimo e contigo? Isso. Ele é narrado em terceira pessoa, com o ponto de vista de vários personagens, inclusive o do Brady. Ah, que massa! Pois tenho certeza que você vai amar o livro. KKKKKKKK eu penso isso isso o tempo todo! rsrs Tenho até medo de dizer que gosto de livros assim e tal... Não vi ainda, mas me recomendam muito conferir essa série! :) Obrigado pela dica! <3

      Excluir
  14. Oi! Tenho muita vontade de ler esse livro, amo os livros dele. Amei a resenha.
    Abraços. ❤
    www.amordeluaazul.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Letícia! Os livros dele são sempre ótimos, né? :)

      Excluir
  15. Oi, Tony!

    Até hoje eu li apenas um livro do SK que foi Desespero, mas nem me recordo da história e eu também era muito nova, acredito que não foi um bom momento pra ler. Eu tenho até que reler!
    Acho que os livros sobre serial killers mais legais são aqueles onde o autor faz a gente entrar mesmo na cabeça dos personagens...então Mr. Mercedes é uma ótima pedida.

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  16. Oi, Tony! Assim que Mr. Mercedes foi lançado fiquei super curiosa, mas depois fui perdendo a empolgação. Mesmo assim, quero ler outras coisas do King e essa história parece ser ótima. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi tony,
    Não adianta ne?King é King...esse livro dele parece ser muito alucinante, imagina como o cara descreveu um serial killer???Rsrs...fiquei curiosa. Lembrando assistimos um filme dele esse final de semana chamado O NEVOEIRO...simplesmente perfeito e o final muito KING....Recomendo.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raquel! Pois é! Ele manda muito bem. Espero que você leia Mr. Mercedes em breve e ah, valeu pela dica! :)

      Excluir
  18. Oi Tony,

    Eu tenho muita curiosidade em ler algo do King e estou tentada a começar por esse. Depois da indicação de uma amiga e depois de tantas resenhas maravilhosas sobre esse livro, fiquei ainda mais curiosa.

    Parabéns pela resenha.
    Beijos!

    Cindy
    http://devaneiosdeumacindy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cindy! O livro é ótimo, tenho certeza que você vai amá-lo! :) Obrigado <3

      Excluir
  19. Olá, tudo bom?
    Acredita que ainda não tive a oportunidade de ler nada do King? Mas tenho bastante curiosidade de conhecer sua escrita, só vejo elogios e maravilhas sobre, então creio que vou gostar. Adorei sua resenha, fiquei tentada a comprar.
    Beijos.

    EuVocê&oslivros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^ Tudo sim e contigo? Nossa, sério? Pois espero que essa oportunidade chegue logo.

      Excluir
  20. Oi Tony,
    Confesso que não li sua resenha inteira, minha paranoia me impede de ler algo sobre livros que quero muito ler. Como você sabe já tenho esse livro aqui e quero lê-lo sem saber nada sobre ele (tá que agora já sei que tem um detetive aposentado e um assassino que gosta de atropelar pessoas com um Mercedes)
    Li o comecinho e suas "considerações finais" e fiquei com uma curiosidade que já tinha desde que soube que você tinha conseguido esse livro (talvez você tenha falado ali pelo meio, mas... lembra a paranoia?) que é: o que você achou da forma do autor contar sua história? Não sei se esse é daqueles que o King enrola bastante antes de começar a história de verdade, mas se for, o que você achou da "enrolação" dele, os mais recentes que li têm bem menos divagação do que os antigos então talvez esse seja mais dinâmico... enfim, já estou me enrolando demais...

    Longos dias e belas noites carinha!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rudi! Tudo bem? Primeiramente, que usernames são esses? Ri horrores! rsrsrs E bom, respondendo a sua pergunta... Não, não há enrolação para a história começar. Lá pelo meio há uma certa encheção de linguiça, mas nada que chegue a incomodar.

      Excluir
  21. Que demais essa história. Não li nada do Stephen ainda (que vergonha), mas essa parece uma boa obra para começar. Achei muito interessante ele já dizer quem é o assassino e não focar nisso; isso dá uma perspectiva nova.
    Vou procurar comprar assim que puder; ótima indicação.

    Beijos,
    Bi.

    - www.naogostodeunicornios.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bianca! Sim, ela é mesmo. Espero que você a leia em breve e goste dela tanto quanto eu gostei! :)

      Excluir
  22. Ahh SK, sempre nos surpreendendo. Se o início da sua resenha me empolgou, saber que a história fica na mente do vilão me deixou dando pulos aqui. Existem tão poucos livros aprofundados no criminoso, no que ele pensa, quais seus motivos para agir daquela forma, é algo que me dá muita curiosidade em descobrir, e agora preciso desse livro pra já, oh god!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! Precisa mesmo, menina! Tenho certeza que você vai amar o livro! :)

      Excluir
  23. Olá Luca,
    Um livro que já está na minha grade de leitura e depois de ler sua resenha tão bem escrita não tem como não querer sentir de perto toda essa ação que só um bom romance policial proporciona.
    Abraços
    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Irene! Espero que você possa ler o livro em breve e gostar dele tanto quanto eu gostei! :)

      Excluir
  24. Olá, Tony!
    Esse livro parece ser maravilhoso mesmo e de cara me conquistou pela capa e sinopse. Adoro um bom livro policial cheio de reviravoltas, ação, loucuras e mistérios! Arrasou na resenha! Agora quero ler logo aahh
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nath! Pois assim é certeza que você vai amar esse livro! :D Valeu! <3 Espero que você possa lê-lo em breve.

      Excluir
  25. Olá, Tony!
    Cada dia que passa me sinto mais culpada e sozinha no mundo por nunca ter lido nada do King. E acredite, não é por falta de interesse. Na verdade, todos os livros dele, pelo menos os que tenho conhecimento, são interessantes para mim, apenas não tive a oportunidade certa, sabe? Admito que fiquei muito intrigada com o livro, graças a sua resenha. Também acho interesse o ponto de vista do serial killer na estória.
    Abraços!
    apenasumaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari! Sei sim. Espero que essa oportunidade apareça logo!

      Excluir