Título: Guia Astrológico Para Corações Partidos
Título Original: Guida astrologica per cuori infranti
Autora: Silvia Zucca
Ano: 2016
Páginas: 360
Editora: Suma de Letras
Sinopse: Alice tem certeza de que está vivendo um inferno astral. Será que as dicas de seu guia astrológico poderão ajudá-la?

Quando Alice recebe, na mesma semana, a notícia de que seu ex vai se casar e de que a empresa onde trabalha contratou um consultor chamado David Nardi para avaliar e demitir parte do pessoal, ela tem certeza de que está vivendo um inferno astral.

E tem razão.

Tito, seu melhor amigo e super entendido de astrologia, jura que é um péssimo momento para ser de Libra, mas que as estrelas também estão lá para nos dizer os dias mais auspiciosos para a esfera profissional ou para encontrarmos nossa alma gêmea.

Embora cética, Alice decide apostar nas dicas de seu guia astrológico, mas, estranhamente, a astrologia não a protege de encontros péssimos, decepções terríveis e algumas pequenas surpresas emocionantes. Por exemplo: por que David lhe parece cada vez mais interessante, se seus quadros astrológicos são a combinação para um desastre?

*Exemplar cedido pela editora 

Quem me conhece sabe que amo astrologia. Estou sempre a procura de novas informações a respeito do meu signo e os de outras pessoas também, faço mapas astrais online, tento descobrir coisas sobre meu ascendente e lua e por aí vai... Quando vi que a premissa de "Guia Astrológico Para Corações Partidos" giraria em torno de horóscopo/signos/astrologia logo o solicitei, pois sabia que ia amar a obra. E mais uma vez eu estava errado e fui trouxa. Tenho certeza que isso só pode ser culpa do meu signo (Câncer)!


Toda a obsessão da protagonista pelos signos me divertiu muito. E as várias passagens com informações sobre astrologia me interessou e entreteu por demais. Mas os pontos positivos do livro param por aí.

Alice é extremamente irritante e uma das piores protagonistas que já tive o desprazer de conhecer. Ela é uma mulher formada, com um bom emprego, ótimos amigos e familiares, mas se mostra o tempo todo infeliz. "Mas por que?", vocês devem me perguntar, e eu respondo: porque não tem um homem do seu lado. Sim, a personagem acha sua vida um saco por estar solteira. E pior: toma como único propósito de sua vida isso: encontrar o homem ideal.

A premissa do livro é basicamente essa. Vamos acompanhando Alice sair com um bocado de homens e fazer de tudo (com a ajuda da astrologia) para dar certo com pelo menos um deles. Nem preciso dizer que odiei isso tudo, né? Cadê a mulher forte, segura e independente que não precisa de um homem para ser feliz? Alice é uma vergonha e suja a imagem das mulheres.

"Eu penso que a vida faz sentido e que, mesmo quando tudo parece andar mal, um final feliz está para chegar, na próxima esquina, no último minuto, pouco antes dos créditos finais." - página 7 

Pausa para contar uma cena que me fez ficar com nojo da personagem: Em um determinado momento do livro, Alice está com mais um dos seus incontáveis pretendentes e tudo está indo bem... Ele é legal e muito bonito. Só que, preparem-se, tem o pênis pequeno. E pasmem: a protagonista do livro acaba perdendo o amor por ele SÓ POR CAUSA DISSO! Que tipo de mulher é essa? E mais: ela quer um namorado legal ou um ator pornô super dotado? Que vergonha desse ser, meu Deus... Ainda bem que não existe de verdade.

Mas não vou culpar a protagonista, até porque ela só faz o que a autora escreve, né? E dona Silvia Zucca além de ter pecado nesse ponto, pecou em mais dois: primeiro tem o fato de ela nem terminar uma cena em um capítulo e já começar o próximo com outra totalmente diferente (odiei isso). Segundo tem as referências. Ah, as referências... Eu sempre as amei, sabe? Mas nesse livro as odiei. Sabem por que? Pelo excesso delas. Zucca coloca uma referência de algum filme/série/livro em praticamente cada página do livro. E tipo, no começo até achei legal, mas depois odiei. Já tinha entendido que a protagonista amava filmes/séries/livros, não precisava ficar lembrando disso o tempo todo...

Como ponto positivo, além do bom humor, a astrologia e cenas hilárias, tem a edição da Suma de Letras, que está impecável. Eu simplesmente amei a capa e a diagramação da obra! <3

"A vida não é feita apenas de cenas significativas, de palavras importantes, de diálogos inteligentes. A realidade é feita principalmente de momentos como esse; segundos vazios em que a insensatez de tudo te esmaga como um trem em alta velocidade." - página 287

Sendo assim, só me resta indicar "Guia Astrológico Para Corações Partidos" para as pessoas que não se incomodariam com nenhum dos pontos negativos que citei.


Nota:



30 Comentários

  1. Olá, Tony.
    Não conhecia esse livro ainda. Que pena que ele não funcionou para você. nem vou me arriscar porque primeiro diferente de você não sou muito fã de astrologia porque não acredito nessas coisas, E segundo, que protagonista é essa? E o pior é que existem muitas mulheres assim, que só estão bem se tem um homem com elas. E essa do tamanho aff hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Uma das piores protagonistas que já conheci. Sério! :/

      Excluir
  2. Oi Tony,
    Ontem, eu quase comprei esse livro! NOSSA, acho que me dei bem, rs. Iria me arrepender. Confesso que esperava algo um pouco diferente do que você me descreveu.
    Ah, eu acho que já abandonei Scream Queens, rs. Cadê a vontade de assistir?
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ale! Acho que ia mesmo, viu? Também tô assim com Scream Queens! :(

      Excluir
  3. Oi Tony
    Só de saber das características dessa protagonista, o fio de interesse que eu tinha sumiu, acho que não é um livro que eu leria, mas o enredo é interessante.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Chocada com essa protagonista! Será que a intenção da autora era fazer a gente odiá-la porque só de ler a descrição dessa Alice peguei raiva rsrsrs Nao vou ler não, tô fora rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi! Talvez sim, viu? rs Imagine se você lesse o livro, hein?

      Excluir
  5. Oi Tony, tudo bem?
    Acho um saco quando os autores querem transformar o protagonista em alguém super ~cool~ e ficam empurrando referências goela abaixo. Se o leitor não as conhece, fica até chato! Fora a obsessão por homem da protagonista...
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Priih! Tudo bem sim e com você? Exatamente. E a autora faz muito isso! :(

      Excluir
  6. Oi Tony,
    Ah como sou a louca dos signos, já estava louca por esse livro desde que vi no Skoob - e me apaixonei por essa fonte de letra na capa tb - porém, tudo em excesso realmente estraga o que está bom :( Ótima resenha.

    tenha uma ótima semana.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nana! Pois é, e é infelizmente o que acontece com esse livro...

      Excluir
  7. Oiii Tony

    Já odiei essa protagonista só pela resenha e ela tem o mesmo nome que eu!!! hahaha
    Não sou nada ligada em astrologia e pelo que vc conta na resenha a historia tampoco creio que seja para mim. Dessa vez deixo a dica passar.

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice! Putz, é mesmo! Vocês duas tem o mesmo nome rs

      Excluir
  8. Oi Tony!
    "Alice é uma vergonha e suja a imagem das mulheres." Adorei esse comentário e, pelas coisas que você falou sobre a personagem, eu não poderia concordar mais. Como assim, ela tem tudo e é infeliz porque não tem um homem?! Alô 2016!
    Acho que tudo em excesso se torna cansativo. Também adoro referencias a filmes e a outros livros, mas uma por página não, né? Isso é um livro com uma história própria ou uma enciclopédia?
    Menos mal que você conseguiu se divertir em alguns momentos.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari! Que bom que concorda comigo. Né? Ela é muito ridícula! Exatamente. Odeio referências em excesso... É, menos mal.

      Excluir
  9. Fiquei com pena da protagonista, Tony! hahahah
    Eu já não curto astrologia, então estou de boas kk XD
    Resenha clara e objetiva!
    Bjs, te marqueinuma tag lá no blog ;)
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Tony! Tudo bem?
    Não sei se leria o livro só pela sinopse. Parabéns pela sinceridade sobre a personagem. As vezes fico com receio de dizer poucas e boas sobre algumas obras rsrs Ah, uma coisa me chamou atenção. Lembrei de uma citação de Stephen King em Achados e Perdidos, que os autores presenciam as cenas, e não criam. As vezes, era para Alice ser irritante mesmo. Quando escrevemos, os personagens que nos puxam para si rsrs enfim, adorei a resenha! Bjs,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luíza! Tudo sim e com você? Obrigado. Sério? Eu lembro disso. É, pode ser que ela era chata porque era mesmo rs

      Excluir
  11. Olá, tudo bom?
    hudsahduhsauhdaus sou canceriana também e apesar de não 'acreditar' muito nesse negócio eu amo dar olhada nisso e compartilhar coisas sobre eles. Taca o foda-se naquele 'amiguinhos' que ficam se doendo no facebook por causa disso 'ain isso nem existe'.
    AAAH EU ODEIO PROTAGONISTAS CHATAS e que além de chatas acham que precisam de um homem para a vida ser boa :(
    Acho que esse problemas com referências é bem chata, acho que a escritora quis parecer legal enfiando ele por ai, mas acabou sendo bem chato.
    AH nem vou ler, os motivos que você citam me incomodam pra caramba e obrigada pela sinceridade

    Sessão Proibida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lunii! Tudo sim e contigo? AHHHHHHHHH MENTIRA QUE VOCÊ É CANCERIANA?! AMO MEU SIGNO E AMO ENCONTRAR GENTE QUE É DELE TAMBÉM! <3 Exatamente. E de nada! ;)

      Excluir
  12. Que protagonista contraditória, ein! Fiquei com pena dela por ser incapaz de ser feliz sem um homem ao lado, mas conheço muitas pessoas carentes a esse ponto, então fica dificil julgar. Mas ela não colabora também, né? Vai recusar o cara só pela falta de posição dele? Se já tá difícil encontrar namorado, não complica mais ainda né amiga hahaha
    A protagonista acaba sendo o ponto principal pra qualidade da história, né? Uma pena que ela seja chatinha assim, porque gostei bastante do assunto. Sou a doida dos signos também, e aturo muito do drama de vocês cancerianos kkkkkk mas também são os melhores, admito. Taurina falando aqui!
    Já leu No Mundo da Luna da Carina Rissi? Fala também sobre astrologia e garanto que rende boas risadas!
    Tony, te indiquei pra responder uma tag, vem ver!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! Pois é, ela é mesmo. E não, ela não colabora. Exatamente. Ai, sério isso? Que legal! E eu sou muito dramático mesmo! rs E vocês taurinos são muito comilões, hein? HAHAHAHA
      Li não, vou tentar ler. Obrigado pela indicação! :)

      Excluir
  13. Oii Tony meu favs, tudo bem?
    Olha, eu tinha muuuita vontade de ler esse livro, mas agora, quero passar longe! É até engraçado que enquanto a maioria dos autores tem trabalho cada vez mais as Girl Powers da vida, independentes, fortes, essa autora traga uma mulher dessas... Como diria Diego: SOCORRO!
    Já disse que adoro as suas resenhas negativas? Sua sinceridade me contagia haha

    Beijos,
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginas.com.br
    PARTICIPE DO SORTEIO DE 1 ANO DO BLOG!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana minha favs! Tudo sim e contigo? SOCORRO MESMO! KKKKKK a minha vontade era a de dar uma voadora na cara de Alice. Acho que não, mas fico feliz em saber disso! :)

      Excluir