Título: Eu Fico Loko 3
Subtítulo: O Livro Secreto dos Bastidores
Autor: Christian Figueiredo de Caldas
Ano: 2016
Páginas: 160
Editora: Novas Páginas
Sinopse: Meus lokões e lokonas, este livro foi escrito especialmente para vocês!

Vocês já conhecem bastante da minha trajetória. Todas as aventuras que relatei no primeiro livro, e boa parte da minha adolescência no segundo. Então, o que faltava? Contar os segredos dos bastidores! E muito mais do que isso, um livro feito sobre os meus fãs!

Mas eu também tenho os meus ídolos e foi muita sorte conhecê-los. Cada um desses encontros foi um grande acontecimento em minha vida, e guardei alguns deles para vocês aqui.

Neste livro, eu conto sobre algumas das minhas viagens, os meus projetos para a televisão, a insegurança de pisar num palco de teatro, um episódio muito louco no hotel, a gravação do meu primeiro filme... Enfim, tudo reunido em páginas que vão mostrar que a vida de um influenciador digital pode ser mais emocionante do que vocês imaginam. 

*Exemplar cedido pela editora 

"Eu Fico Loko 3" é o terceiro livro de Christian Figueiredo, dono do canal Eu Fico Loko, que já conta com mais de 7 milhões de inscritos. No livro, Christian conta algumas histórias dos "bastidores" de suas aventuras como youtuber e influenciador digital.


Antes de começar a resenha, tenho um desabafo a fazer. Não sei muito bem como dizer isso, mas estou cansado de tanto ódio e preconceito contra livros de youtubers. Não que eu ame tais livros e ache que eles são obras primas (embora tenha gostado de todos que já li até hoje), mas é que esse ódio enorme e repúdio de muitos leitores me irrita. Quando disse para alguns amigos (que também são leitores) que estava lendo "Eu Fico Loko 3" a reação foi imediata: ouvi desde "Isso não devia nem ser considerado livro" até "Como você tá lendo uma coisa dessa? Eu jurava que você ia jogar o livro fora". Isso me deixa estupefato. Que mal tem ler livros escritos por youtubers? São livros como quaisquer outros. Todos têm orelhas, capa e contracapa, páginas e palavras. Não é isso que faz um livro ser um livro? E antes que alguém diga: "Mas não tem conteúdo!" Eu logo discordo. Livros de youtubers tem conteúdo sim! Pode não ser o conteúdo que você procura, mas todos eles têm conteúdo. Parece que as pessoas esqueceram que existem vários e vários tipos de leitores e que para esses tipos, há vários gêneros de livros: Romance, YA, Thriller, Erótico, Fantasia, Autoajuda... Enfim, a lista é imensa. E não é porque eu, Tony Lucas (por exemplo), gosto apenas de thrillers que vou sair menosprezando quem ler outros tipos de livros. O Brasil é grande e bem diverso, existe por aqui várias e várias pessoas que são completamente diferentes umas das outras e isso é incrível. Já pensou como seria se todo mundo fosse igual? Seria um saco. Então temos que saber lidar com as diferenças e respeita-las. E quer saber? O mais importante nisso tudo é que as pessoas estão lendo. Não importa se estão lendo Jorge Amado ou Jout Jout (já li ambos), o que importa é o que o hábito da leitura está sendo disseminado e aumentando a cada dia que se passa.


Desabafo feito, agora podemos voltar para a resenha. Bom, eu sempre vi o Christian na TV e internet, mas nunca tinha parado para conhecê-lo a fundo. Então achei que ler o livro seria uma boa justamente por isso e acabou que "Eu Fico Loko 3" foi uma leitura bem leve e descontraída que de fato me fez ver quem é o Christian Figueiredo de verdade. E ele é uma pessoa incrível, hein? Fiquei encantado com o modo como ele trata seus fãs (como se eles fossem da sua família). E tem duas histórias no livro que mostram isso de forma bem clara. Em uma, Figueiredo interage de forma bem simpática com um palhaço que é seu fã e em outra ele dar conselhos e conversa com uma fã que estava passando por sérios problemas.

São com histórias como essas e como várias das outras presentes no livro (como a que Figueiredo fica super empolgado quando fica cara a cara com seu ídolo Maurício de Sousa [que por coincidência também é meu ídolo] ou na que ele passa mal de tanta ansiedade na Bienal do Livro) que nos fazem ver que o youtuber tão badalado e famoso é um adolescente normal, assim como nós. E isso é o legal da obra. Ela faz com que a gente se identifique com o Christian e passe até a vê-lo como um amigo.

O único ponto negativo fica por conta da diagramação do livro. A irregularidade da fonte e o fato de algumas frases (sem nenhum motivo aparente) ficarem em negrito e caps lock de repente me incomodou demais. Tirando isso, gostei da edição, que conta com diversas fotos.


Em suma, "Eu Fico Loko 3" é uma leitura bem leve, descontraída e agradável. Ideal para quem já é fã ou tem vontade de conhecer (de verdade) o Christian Figueiredo de Caldas.

Nota:


34 Comentários

  1. Oi, Tony!
    Confesso que não tenho a mínima vontade de ler os livros dele, mas eu vi o trailer do filme e parece ser legalzinho.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Promoção Quatro Anos de Minhas Escrituras

    ResponderExcluir
  2. Oi, Tony!
    Compreendo seu desabafo. Acho que temos que respeitar todos os gêneros, afinal, se eles existem é porque tem alguém que goste. Digo gênero porque os livros de Youtubers "já estão virando quase um gênero literário" (entre muitas aspas, rs) uma vez que algumas pessoas não leem nenhum livro desse tipo.
    Posso dizer que eu dei uma chance ao ler o primeiro Eu Fico Loko e, infelizmente, não gostei. Não tenho mais interesse em ler os próximos dele, mas fico contente que você tenha gostado.
    Abs,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Tony, tudo bem?

    Sinceramente, eu acho que a gente tem que ler pra julgar depois! O que pode acontecer, o que é o meu caso, não me interessar por causa da temática, mas acho que a gente deve respeitar o público que gosta! Não acredito ser o público alvo do livro, mas não o desmereço por isso, mesmo pq acho o Christian bem simpático e sou daquelas que se bater curiosidade eu leio mesmo rsrsrsrs. Fico feliz que vc tenha gostado da leitura!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi! Tudo sim e com você? Muito bem! O mundo seria bem melhor se todo mundo fosse assim como você! :)

      Excluir
  4. Oi Tony!
    Que bom que curtiu a leitura!, acho que gosto é bem particular então enquanto tem publico pro livro não tem porque do hate. Não vou ler pois não faz meu estilo e nem conheço o rapaz, ainda assim sua história parece ser bem admirável.
    Abraços!
    http://leituraforadeserie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oii Tony!!
    Quanto tempo que não vinha aqui haha pelo visto perdi muita coisa boa.
    Enfim, eu também não entendo o porquê desse ódio contra livros de youtubers. Confesso que não me atrai mas é esse tipo de livro que está levando muitas crianças de hoje em dia a gostarem de ler e temos que ficar felizes com isso!!
    Em 2015, o Christian veio pra minha cidade pra autografar livros em uma feira da cidade e bombou! O importante é disseminar o gosto pela leitura. Aí depois, cada um resolve o que agrada, não?
    Sua resenha está ótima como sempre, chega até dar vontade de comprar o livro agora hehe.

    Beijos,
    Natália.

    www.doprefacioaoepilogo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Natália! Pois é, menina. Saudades de você! E é isso mesmo. Que bom que você pensa parecido comigo :)

      Excluir
  6. Oi Tony,
    Meu 'preconceito' com youtubers não é bem um preconceito, é simplesmente: eu não acompanho os canais, rs. Se eu não acompanho os canais, não sinto vontade de ler os livros que eles escrevem.
    Reconheço que alguns podem ser bons, mas não me atraem, sabe?
    Fico feliz que tenha gostado deste.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Te entendo bem com esse preconceito.Sério.Acho que as pessoas estão apelando.Falando da sua resenha, eu só li o segundo livro do Chris, e apesar de acompanhar o trabalho dele no youtube, achei que poderia ter sido algo mais construído sabe?
    No entanto, tem muitos youtubers por aí que estão mandando ver nos livros,rs.

    beeijão :)
    http://www.carolhermanas.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Admito que seu desabafo me fez encarar os livros de youtubers de uma forma diferente, Tony. Sempre evitei lê-los justamente pelo conteúdo, que ao menos para mim, não interessava, mas de fato o que importa é que as pessoas estão lendo. Cada um tem direito de gostar do gênero que quiser, e fico feliz por você ter gostado de saber um pouco mais sobre o Christian!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Lucas, bacana sua resenha., não tenho vontade de ler este livro mas curti muito o post.

    http://www.blogdasmaniasdegarotos.com.br/

    Mega Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jones! Fico feliz em saber que você curtiu o post! :)

      Excluir
  10. Oie
    O livro até parece ser legal, mas te confesso que não sinto vontade de ler livros de booktubers.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Tony.
    Entendo o seu desabafo.
    Na verdade, isso serve pra várias coisas.
    A gente está cansado de ver tanta intolerância, tanto ódio, tanta covardia, disseminada na internet e até fora dela.
    Parece que só as pessoas não sabem entender que existem vários tipos de opiniões e posições ideológicas.
    A gente tem que aprender a ter mais respeito e serenidade.
    Abraço.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diego! Verdade, serve mesmo. E sim, temos que aprender isso mesmo! :)

      Excluir
  12. Oi Tony! Eu gostei da sua resenha e entendo o seu desabafo. Mas confesso que não tenho vontade de ler, não por ser livros de youtubers, mas por não gostar muito de biografias. Mas que bom que você gostou, exceto pela diagramação é claro. Um beijo!
    Sonho Inverossímil

    ResponderExcluir
  13. Realmente não sei como ainda existe gente que desrespeita o gosto das outras pessoas. A mesma coisa é com a música. Se você não gosta, é só não escutar.

    Blog Diamante Turquesa
    Instagram

    ResponderExcluir
  14. Oi, Tony.
    Bom, acho que é de se esperar que o que mais chama atenção nesse post é seu desabafo. Concordo com você em partes. Acho o preconceito gratuito extremamente desnecessário. Não é porque a pessoa é youtuber, gari, professor ou um zé ninguém que tem mais ou menos direito de lançar seu livro. Acho que democracia é tudo e, assim como religião e política, se você não gosta, ao menos respeite. Mas... o meu preconceito é sobre a prepotência. Muito ego inflado, sempre livros lançados sobre suas próprias vidas, autobiografias e etc...minha preguiça (e não preconceito) é com relação a isso.
    Bjs*.*
    O que disse, Alice?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, MaH! Verdade, tem isso também. Isso é de dar preguiça mesmo :S

      Excluir
  15. Oi Tony, tudo bom? Eu também não entendo esse ódio todo pelos livros de Youtubers, apesar de eu não gostar do gênero, eu acho que todos temos histórias pra contar, independente de qual é nossa ocupação. Enfim, eu vou passar a dica, porque como disse eu não gosto do gênero em geral, biografias e talz hahaha Mas sua resenha ficou ótima e eu adorei as fotos <3

    Beijos
    https://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sarah! Tudo sim e contigo? Obrigado! <3 Sempre fico feliz quando alguém elogia as fotos haha

      Excluir
  16. Olá, Tony!
    Confesso que não gosto de livros do gênero, mas parece ser legal saber mais dos bastidores :) Foi ótimo saber que ele trata tão bem os fãs :) Ótima resenha!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.com.br

    ResponderExcluir
  17. Tony, não gosto de livros de Youtubers, sei lá. Acho muito modinha, li apenas um até agora. No entanto, não deprecio essas leituras. Afinal, tem gosto pra tudo!

    ResponderExcluir