Título: Mau Começo
Título Original: The Bad Beginning
Autor: Lemony Snicket
Ano: 2001
Páginas: 152
Editora: Seguinte
Sinopse: Mau começo é o primeiro volume de uma série em que Lemony Snicket conta as desventuras dos irmãos Baudelaire. Violet, Klaus e Sunny são encantadores e inteligentes, mas ocupam o primeiro lugar na classificação das pessoas mais infelizes do mundo. De fato, a infelicidade segue os seus passos desde a primeira página, quando eles estão na praia e recebem uma trágica notícia. Esses ímãs que atraem desgraças terão de enfrentar, por exemplo, roupas que pinicam o corpo, um gosmento vilão dominado pela cobiça, um incêndio calamitoso e mingau frio no café da manhã. É por isso que, logo na quarta capa, Snicket avisa ao leitor: "Não há nada que o impeça de fechar o livro imediatamente e sair para uma outra leitura sobre coisas felizes, se é isso que você prefere".
Em 2005, Jim Carrey estrelou uma versão cinematográfica dos três primeiros livros da série, no papel de conde Olaf.

*Exemplar cedido pela editora 

"Mau Começo" é o primeiro volume de Desventuras em Série, série de 13 livros escrita por Lemony Snicket (pseudônimo de Daniel Handler).


O livro conta os infortúnios vividos pelos irmãos Baudelaire. Neste primeiro volume somos introduzidos a Violet (14 anos e uma excelente inventora), Klaus (pouco mais que 12 anos e leitor ávido) e Sunny (irmã caçula e mordedora voraz). Logo no primeiro capítulo as crianças recebem a notícia do sr. Poe de que seus pais faleceram num terrível incêndio. Eles passam um tempo na casa do sr. Poe até que vão morar com Conde Olaf, "parente" mais próximo deles. O que os órfãos não sabem é que Olaf não passa de um impostor que irá fazer de tudo para roubar a fortuna herdada pelos garotos.

Eu sabia pouca coisa sobre Desventuras em Série. Meu interesse em ler os livros surgiu após ter visto o trailer da adaptação que a Netflix produziu e lançou no dia 13 desse mês. O tom melancólico, mas sarcástico, misturado a uma pitada de exageros e um clima sombrio logo chamou minha atenção e me fez querer ler todos os livros da série.

"Não compreendiam por que devia ser assim, mas, como ocorre com tantos acontecimentos infelizes na vida, o fato de não compreendermos uma coisa não significa que ela seja menos real." - página 147 

Solicitei "Mau Começo" e "A Sala dos Répteis" à Editora Seguinte e os li assim que chegaram aqui em casa. Por terem um formato menor (18,5 cm de altura por 12,5 cm de largura) e serem curtos (esses dois primeiros volumes juntos não chegam nem a 400 páginas), os devorei e os li em poucas horas. Claro que a escrita altamente sarcástica e pessimista de Lemony Snicket é um fator que contribui e muito para que a leitura flua e seja concluída de forma rápida. O autor, aliás, é o principal ponto positivo da obra. Snicket o tempo todo nos pede para parar de ler a história (que ele mesmo considera desagradável), nos ensina os significados de algumas palavras estranhas que ele insere na narrativa e até desenvolve uma espécie de diálogo conosco. A genialidade e pessimismo dele são elementos marcantes que certamente conquistarão os leitores e farão com que eles se envolvam ainda mais com a história dos Baudelaire.

E por falar nos órfãos, eles são uns amores. Bem distintos, mas muito unidos, as crianças me conquistaram logo de cara e me fizeram torcer por elas e por seus finais felizes que, como Lemony bem avisa, nunca acontecerão. O título de azarados que o autor dar a eles cai como luva, porque olha, nunca vi personagens sofrerem tanto como esses. Em muitos momentos deste primeiro volume me vi de coração partido ao presenciar todo o caos e infortúnios que os Baudelaire passam nas mãos do terrível e detestável Conde Olaf. A infelicidade reina do início ao fim, mas o carisma e otimismo dos garotos me conquistaram de uma forma única e especial e me fizeram querer continuar acompanhando suas desventuras. 


Em suma, "Mau Começo" é um excelente início para uma série que promete ser ótima e marcante. Se você procura por um livro agradável e com um final feliz, não leia esse. Aqui você só encontrará tragédia e tristeza, esteja avisado.

Nota:




Desventuras em Série:

Mau Começo
A Sala dos Répteis
O Lago das Sanguessugas
Serraria Baixo-Astral
Inferno no Colégio Interno
O Elevador Ersatz
A Cidade Sinistra dos Corvos 
O Hospital Hostil
O Espetáculo Carnívoro
O Escorregador de Gelo
A Gruta Gorgônea
O Penúltimo Perigo
O Fim


32 Comentários

  1. Oi Tony, tudo bem?
    Li esse livro semana passada, pra poder assistir os episódios iniciais da série, e amei os irmãos
    Baudelaire, mesmo com tanto infortúnio rodeando esse trio, o narrador consegue tirar o peso da história com seu sarcasmo. Impossível não se envolver e mergulhar na leitura.
    Tirei essa semana pra ler a sala dos répteis e amanhã assisto mais 2 episódios, e assim vou até fechar a série da netflix, depois é só engrenar os livros restantes.

    Até mais!!
    Leituras da Paty


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paty! Tudo sim e contigo? Sim, o Lemony consegue fazer isso mesmo. Eu também estou fazendo assim! Lendo um livro e logo em seguida os dois episódios correspondentes a ele.

      Excluir
  2. Oi Tony,
    Eu estou assistindo a série da Netflix e me apaixonando.
    Não é o tipo de livro que me atraia, mas o Neil Patrick Harris soube me cativar com o Conde Olaf, ou seja, fiquei interessada em conhecê-lo melhor.
    Aliás, que fofura a Sunny, hein? *-*
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ale! Ele está ótimo no papel, né? E sim, a Sunny é muito fofa mesmo! <3

      Excluir
  3. Olá, Tony!
    Desventuras em Série é meu xodó desde o filme <3 Há tempos quero ler os livros, mas não tive oportunidade ainda. Amei saber que o livro é tão bom assim *-* A leitura pelo visto flui e é uma gracinha. Adoro o clima sombrio e estranho haha Adorei a resenha <3
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nath! Pois você devia ler os livros, hein? E que bom que curtiu a resenha! :)

      Excluir
  4. É o seguinte....eu amo esses irmãos! kkkkkk Quero muito ler a série, mas quero logo comprar o box completo. ^^ Essa adaptaçao para o Netflix deu uma visibilidade muito maior para as obras do autor.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Adorei seu post! Ótima resenha. Parece ser um livro bom, me deixou com vontade de ler.

    Estou seguindo seu blog.
    Beijos,
    Ler Antes De Dormir

    ResponderExcluir
  6. Oi Tony! Quero muito ler, só esperando grana pra comprar o box rsrsrss Que bom que vc gostou da leitura e que a narrativa é boa <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Olá, Tony.
    Eu li essa série tem uns dois anos. E confesso que mesmo com todos os avisos eu acabei esperando alguma alegria no livro e por isso acabei me decepcionando. Sou daquelas que gosta de finais felizes e essas crianças só sofrem. Eu li todos eles em uma semana hehe. Já assisti a série e gostei bastante, está bem fiel aos livros. E o Neil está arrasando como Olaf.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Né? Pobrezinhos. Morro de pena deles. E a série tá bem legal mesmo! :)

      Excluir
  8. Olá, Tony.
    Estou interessado em ler esses livros para assim poder assistir a série. Adorei tua Resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alex! Espero que você possa fazer isso em breve. :)

      Excluir
  9. Oi Tony, tudo bem?
    Curto o filme e comecei a assistir à série, mas ela não me prendeu muito. Porém, pretendo continuar assistindo! Se gostar, talvez dê uma chance aos livros também. =)
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  10. Oi, Tony.
    Confesso que Desventuras nunca foi uma série de livros que me chamou muuuuita atenção.
    Eu gosto muito do filme e quero começar a ver a série da Netflix logo mais, mas os livros eu abdico! rs
    De qualquer modo, ótima resenha.
    Bjs*.*
    O que disse, Alice?

    ResponderExcluir
  11. Oi, Tony!
    Com a adaptação da Netflix, descobri que essa série tem muito fã por aí. Infelizmente não tenho muita vontade de ler os livros :(
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bem? Não li o livro... vi o primeiro ep. na netflix e não me interessei muito =/

    Beijãoo

    ResponderExcluir
  13. Oi Tony, tudo bom? Eu sou louca para ler essa série, mas eu queria tero box na minha estante e meu dinheirinho nunca dá para comprar haha Eu estou louca para assistir a adaptação que a Netflix fez, mas ainda não tive tempo. Amei a resenha <3


    Beijos
    https://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sarah! Tudo bem sim e contigo? Também queria o box, mas é muito caro rs Fico feliz em saber disso! <3

      Excluir
  14. Tentei acompanhar a adaptação na netflix, mas confesso que só aguentei ver até o quarto episódio, então provavelmente os livros também não iriam me agradar :( mas fico feliz por Mau começo ser um ótimo volume introdutório à história trágica das crianças órfãs.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu nunca vi o filme, a série ou o livro. Eu já vi vários e vários blogs falando do quanto gostaram do livro. (MAs não parece bem uma história que me encante, entende).
    kk Talvez eu procure um livro agradável com um final feliz <3

    https://ondeeufor.blogspot.com.br
    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  16. Oi Tony, tudo bem?

    Então, como eu não sei quando irei adquirir a coleção de livros, acabei assistindo à série e amei. É realmente tudo isso aí que você escreveu.
    Essa primeira temporada se refere aos quatro primeiros livros.
    E algo que não sabia era o quão curto são os livros.
    Adorei saber disso porque sei que irei devorar em pouco tempo.
    Ótima resenha.

    Abraço.
    Alana Marques
    colecionadoresdelivross.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alana! Tudo sim e contigo? Os livros são bem curtinhos, dá pra ler bem rápido. Obrigado.

      Excluir