Título: 5 Centímetros por Segundo #1
Título Original: 秒速5センチメートル (Byōsoku 5 Senchimētoru)
Autor: Makoto Shinkai
Ilustrador: Yukiko Seike
Ano: 2015
Páginas: 240
Editora: NewPOP
Sinopse: A história se passa no começo dos anos 90, onde a internet ainda não era uma alternativa viável para comunicação a distância. Takaki Tono e Akari Shinohara se conhecem desde o primário, e um sentimento amoroso surge involuntariamente entre eles. A relação, porém, se complica quando Akari tem que se mudar para o interior do país e os dois passam a se comunicar somente por cartas. Com o passar do tempo, a situação só piora, pois, chega a vez de Takaki se mudar, para ainda mais longe de Akari. Na vida do garoto, também entrará uma nova personagem: a sonhadora Kanae Sumida. Será que ele conseguirá esquecer Akari? Irão eles se reencontrar no futuro?

A resenha de hoje tem uma participação pra lá de especial do meu amigo e colunista, Leandro Firmino. Quando ele fez aniversário esse ano eu o presenteei com os dois volumes de "5 Centímetros por Segundo" e para ele ter com quem comentar, também comprei os dois volumes pata mim. Então nada mais justo que nós dois resenharmos o mangá aqui no blog, né? Essa é a primeira parte de duas. Muito em breve sai a resenha do segundo volume, mas enquanto isso não acontece, confiram nossa opinião sobre o primeiro:

Trama

TL: Apesar de ser um pouco clichê (garoto e garota tímidos se apaixonam um pelo outro e não têm coragem de dizer o que sentem), gostei muito da história encontrada em "5 centímetros por segundo". É tudo muito delicado, bonito e inocente. Contudo, houveram algumas cenas, passagens de tempo e até mesmo falas no decorrer do volume que me deixaram bem perdido e confuso.

LF: Uma coisa que me chamou muito a atenção, não sei se positiva ou negativamente, foi o fato de tudo no mangá acontecer muito rápido: literalmente nas primeiras cinco páginas depois que a história tem início, os dois personagens principais se conhecem e tem vários momentos juntos, momentos esses que poderiam ser prolongados e talvez até dar um capítulo inteiro. Fiquei me perguntando se seria assim só nesse comecinho da trama, mas em todo o mangá isso acontece. Romance não é meu gênero favorito e, por se tratar de uma história meio clichê, minhas expectativas não estavam elevadas, por isso não me decepcionei; mas claro que concordo com Tony quando diz que é tudo muito ‘bonito e inocente’ ☺.


Personagens

TL: Só há destaque mesmo para os protagonistas, Akari e Takaki, mas eu confesso que amei demais os dois. Os personagens possuem muita química e são as coisinhas mais fofinhas do mundo juntos. Estou até agora torcendo para eles dois ficarem e se isso não acontecer eu não respondo por mim (me segura, Leandro!). Ah, quase no final aparece uma nova personagem, Kanae, e confesso que não gostei da adição dela. Para mim foi um dos pontos negativos do mangá.

LF: É, somente Akari e Takaki têm destaque, apesar de alguns colegas de classe de ambos aparecerem as vezes, tais aparições são no máximo uns poucos diálogos. A aparição de Kanae Sumida no finalzinho da trama me fez pensar que a única utilidade dela na história é demarcar a passagem tempo, mostrar que após tantas mudanças na vida de Akari e Takaki, o tempo não parou e ambos estão seguindo suas vidas. Espero estar errado. Gostei da Kanae e já suponho que ela irá sofrer quando Akari retornar, uma vez que as duas gostam do mesmo garoto.


Traços

TL: A arte do mangá é assinada por Yukito Seike e é, sem dúvidas, um dos pontos altos da obra. Há muitas cenas lindas e de deixar qualquer um com olhos brilhando. Os destaques ficam para as artes que retratam a natureza, como as cenas onde aparecem as flores de cerejeiras e a nevasca. Os traços dos personagens em si tão bem são muito lindos.

LF: Simm!!! Já li outros mangás em que as famosas flores de cerejeira aparecem bastante, e confesso que a arte desse volume é uma das mais perfeitas. Seike-kun não deixou um detalhezinho sequer a desejar.



Edição

TL: Como ainda tenho poucos mangás, fica difícil traçar um panorama das edições das editoras aqui no Brasil, mas como já vi de perto o trabalho de 3 editoras, posso afirmar que a NewPOP fez um belo trabalho. As primeiras páginas são num papel de revista e há até umas páginas coloridas. A capa é consideravelmente grossa e as folhas bem resistentes.

LF: Também tenho poucos mangás, mas uma coisa que me chamou a atenção de cara foi o fato de as páginas não serem quase transparentes como os mangás de outras editoras que já li, é difícil ver o conteúdo da página a seguir, mesmo em lugares com muita claridade. Sim, as folhas são bem resistentes, o que faz com que esse volume seja um pouco mais pesado do que outros mangás de mesmo tamanho. As páginas em papel de revista são maravilhosas ❤.

Expectativas para o próximo volume

TL: Bom, essa história terá sua conclusão já no próximo volume e eu espero, de coração, que os protagonistas fiquem juntos (eles são muito fofos, gente!). Espero também que não haja tantas cenas que me deixem confuso e que a Akari ganhe mais destaque (Leandro me fez ver que o Takaki teve bem mais destaque que ela).

LF: Concordo com tudo o que disse, Tony senpai. Pois é, em meu ver o Takaki teve um destaque maior. Em geral, todas as cenas de troca de cartas entre os protagonistas eram mostradas a partir do ponto de vista dele. A Akari quase não aparece após a mudança de cidade. Espero sinceramente que isso mude, e espero também que os principais fiquem juntos, mas que a Kanae não sofra com isso tudo, também. Enfim, ansioso estou. /o/


Nota:




28 Comentários

  1. Oi Tony, Oi Leandro,
    Não sou muito de ler mangás, mas achei a história do volume interessante.
    Ainda mais essa abordagem da internet no anos 90. A edição parece estar linda e as ilustrações tb.

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Era pra você ter me dado, aí teria evitado de ler o volume 2 rsrs

      Excluir
  3. Oie!

    Não leio muito manga, mas achei linda essa edição.

    Abraços...

    http://submundosliterarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michael,
      Ah, que pena. Mas está muito bonita, sim :-)

      Abraços ^^

      Excluir
  4. Oie
    Nunca li mangás e não sei por onde começar, morro de curiosidade.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nessa,
      Sério? Devia dar uma chance pros mangás!! Espero que você goste ;D

      Beijoss :P

      Excluir
  5. Oi Tony,
    Ótima dica, as imagens estão lindas!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  6. Olá, meninos.
    Você não deu o presente com segundas intenções como eu faço. Já dou e já me coloco na fila para ler emprestado hehe. Não sou tão fã de mangás. Até já li quando era mais nova, mas hoje dou preferencia para os livros. Mas pelo que vi nas fotos a edição parece muito bem feita.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Morto com você, Sil! Dei sem segundas intenções mesmo rs Sim, a edição é ótima! <3

      Excluir
  7. Oi pro6
    Quando vi o título da postagem eu pensei: "já vi esse nome em algum lugar", quando vi que era um mangá tudo fez sentido haha
    não li esse, e sinceramente não tenho intenção, não é o estilo de história que me chama a atenção.
    Adorei a forma de escreverem a postagem, ficou bem dinâmico

    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rudi! Depois de ter lido o segundo mangá percebi que ele também não é para mim. Que bom que curtiu o estilo da postagem! :)

      Excluir
  8. É, acho que essas cenas que passaram rápido poderiam ter sido melhor desenvolvidas, ainda mais que isso acontece pelo jeito no mangá inteiro. O casal parece ser bem fofo mesmo, já fiquei torcendo por eles só pela resenha hahaha e amei as ilustrações, muito lindas e bem feitas! Adorei a resenha meninos, vou esperar pela resenha do segundo volume, também quero saber qual será o final feliz do casal!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá, meninos.
    Legal ver resenha dupla, sempre gosto de conferir.
    Sempre tive interesse em ler mangás, mas nunca comecei. Acho que essa dica já é válida para começar.
    Já quero saber da continuação se teremos um final feliz.


    Abraços,
    Natalia
    http://www.revelandosentimentos.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naty,
      Hehe <3 comece, sim!! Espero que a leitura te agrade =). Ansioso pro próximo volume desde já \o/

      Abraços.

      Excluir
  10. Ahhhh eu gosto muitos dos filmes do Makoto, mas este eu não vi e acho que vou primeiro ler o mangá! A edição parece boa e pra mim o fato de acontecer tudo rápido é bem positivo!! Adorei a postagem!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi,
      O Makoto é incrível, né? O mangá é uma adaptação do filme, e dizem que é muito fiel a ele. Espero que você goste ;*

      Beijos (:

      Excluir
  11. Nunca li mangas mas gosto muito das ilustrações, são muito bonitas =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  12. Oi, meninos

    Que legal essa leitura conjunta. Eu achei os traços bem bonitos e achei bacana essa inocência que vocês mencionaram, até nas poucas imagens dá para perceber isso. Só não leria porque não curto o gênero mesmo. ;)

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tami! Acho que você deveria dar uma chance e se aventurar pelos mangás, hein?

      Excluir
  13. Oi, Tony e Leandro.
    Puxa, mangá e anime não são o meu forte.
    Acho muito infantil e pelo que vocês comentaram parece mesmo "inocente".
    Não sei. Talvez eu dê alguma chance pra esse estilo no futuro, mas acho bem difícil.
    O mais legal são os desenhos :)
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diego! Mas tem uns mangás/animes bem adultos. É só procurar! ;)

      Excluir
    2. Deixa eu me meter, se quer mangás com uma pegada mais adulta recomendo Green Blood, Monster, Hideout e falam também de Vagabond, mas esse eu não li

      Excluir