Título: O lado bom da vida
Título Original: The silver linings playbook
Autor: Matthew Quick
Ano: 2013
Editora: Intrínseca
Páginas: 256
Sinopse: Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados". Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes da internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida. Uma história comovente e encantadora, de um homem que não desiste da felicidade, do amor e de ter esperança.


Tomei conhecimento sobre o livro "O lado bom da vida" no início do ano. Como sou muito ligado em filmes sempre acompanho a divulgação dos indicados ao Oscar e consequentemente a premiação. Na edição de 2013 chamava atenção o número de indicações que o filme "O lado bom da vida" concorria (8), e ao saber que Jennifer Lawrence (uma de minhas atrizes favoritas) estava no filme (e concorrendo na categoria de Melhor Atriz na qual ela venceu :)) resolvi saber mais sobre o filme... Foi então que descobri que o longa era baseado no livro de Matthew Quick e que o mesmo seria publicado no Brasil pela editora Intrínseca. Ao contrário do que sempre faço (ler primeiro o livro e depois ver o filme) assisti primeiro ao filme. Simplesmente amei! E o longa figura a minha lista de filmes favoritos de todos os tempos! Passado muitos e muitos meses após ter visto o filme eu comprei o livro e é agora que conto o que achei!

Li o livro em quatro dias e eu realmente devorei cada palavra que Pat me contara. Chegou um momento em que não parava de pensar em Pat e sua história, não parei de torcer por ele em nenhum momento! O personagem é muito cativante! Uma coisa que admiro nele é o seu otimismo. Por mais que as coisas estão ruim ele não deixa de acreditar no lado bom das coisas.

Uma coisa que notei é que o livro é muito diferente do filme! Isso é bastante perceptível. Se é para escolher apenas um eu fico com o livro! Eu amei o filme mas o livro é MUITO mais melhor!
Uma das coisas que me fazem gostar mais do livro é que ele é narrado em 1ª pessoa e você acaba sentindo o que o personagem está sentindo. Matthew Quick consegue fazer uma história tocante, dramática e muitas vezes engraçada! Gostaria de mencionar um momento da minha leitura que foi memorável! Durante "A montagem de meu filme" ouvi quatro músicas enquanto lia o capítulo. É sério! Foi o próprio Pat que sugeriu isso e foi uma sensação muito agradável! Faça o mesmo quando estiver nesse capítulo e depois me conte o que você achar!

Não tenho o que reclamar de "O lado bom da vida". O livro me marcou muito e com certeza vai figurar a minha lista de livros favoritos de todos os tempos! :)


Nota: 5 de 5 estrelas




Um Comentário

  1. Interessante a Sinopse do livro, parece ser muito bom mesmo! Simpatizei antes de ter lido =P

    ResponderExcluir