Título: O Teorema Katherine
Título Original: An Anbundance of Katherines
Autor: John Green
Ano: 2013
Editora: Intrínseca
Páginas: 304
Sinopse: Após seu mais recente e traumático pé na bunda - o décimo nono de sua ainda jovem vida, todos perpetrados por namoradas de nome Katherine - Colin Singleton resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e o melhor amigo no carona, o ex-criança prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar o fora, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que as duas pessoas se conheçam.
Uma descoberta que vai entrar para a história, vai vingar séculos de injusta vantagem entre Terminantes e Terminados e, enfim, elevará Colin Singleton diretamente ao distinto posto de gênio da humanidade. Também, é claro, vai ajudá-lo a reconquistar sua garota. Ou, pelo menos, é isso o que ele espera.




Finalmente posso dizer que amei um livro do John Green! Até então, os outros livros que havia lido do autor ("A Culpa é das Estrelas'' e ''Cidades de Papel'') tinham me agradado, mas todos perderam pontos comigo com os seus finais (um mega triste e o outro super frustrante). Entretanto, com "O Teorema Katherine", o autor finalmente me ganhou e me agradou de todas as formas possíveis.

"Qual é o sentido de estar vivo se você nem ao menos tenta fazer algo extraordinário?"
 
"O Teorema Katherine" irá contar a história de Colin Singleton, um garoto prodígio que tem uma característica bem peculiar: Ele só namora com garotas chamadas Katherine! E o pior: Todas as Katherines terminam com o Colin! O livro começa de uma forma bem melancólica/depressiva, com o Colin lidando com o seu mais recente término (o término de número 19 [!!!]). 

Diante disso, Hassan (melhor amigo de Singleton) propõe que ele e o Colin façam uma viagem de carro, sem destino certo, para ajudar a melhorar o estado do amigo. Os dois acabam parando em uma cidadezinha chamada Gutshot, e é aí que a história realmente começa!

"É possível amar muito alguém, ele pensou. Mas o tamanho do seu amor por uma pessoa nunca vai ser páreo para o tamanho da saudade que você vai sentir dela."

John Green fez um trabalho surpreendente nesse livro! É inacreditável como tudo funciona perfeitamente nesse romance, a começar pelos personagens! Colin Singleton é um dos melhores protagonistas que eu já vi. Eu me identifiquei muito (mas muito mesmo!) com o personagem e o legal é que temos várias coisas em comum (até a nossa altura é igual!). A nossa forma de pensar (e de agir) também é bem parecida, o que me fez gostar bastante do personagem! Hassan Harbish é hilário e está a todo momento fazendo piadas (muitas vezes de si próprio), impossível não rir (ou gostar) dele! Lindsey Lee Wells é demais! Engraçada, bonita, inteligente (e tem várias nuances, o que acaba se tornando bacana descobrir quem ela realmente é!)... Enfim, é muito difícil não se apaixonar por essa garota! Até os moradores de Gutshot, que são meio que figurantes na história, são interessantes e bem divertidos! :)

"Colin sempre podia contar com os livros. Os livros são o melhor exemplo de Terminado: deixe-os de lado e eles o esperarão para sempre; dê-lhes atenção e sempre retribuirão seu amor."

A inserção de Matemática na obra, por incrível que pareça, é genial e acaba se encaixando perfeitamente na história de Colin! Adorei ver a criação e os desdobramentos do "Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines"!

E o que falar das (incríveis e super divertidas) notas de rodapé escritas pelo John Green? Nunca tinha lido um livro que possuísse essas notas e simplesmente amei lê-las!

"Filho, se tem uma coisa que eu sei nessa vida [...] é que algumas pessoas nesse mundo cê só consegue amar e amar e amar, não importa o que aconteça."

O bom humor está presente em quase todo o livro e isso me fez dar boas gargalhadas. Fazia um tempo que eu não lia um livro tão engraçado quanto esse... Agradeço desde já ao autor por me proporcionar tantas risadas! :D

Termino essa resenha dizendo a vocês que não tenham medo de pegar "O Teorema Katherine" para ler! Vão em frente e embarquem nessa história engraçada, reflexiva, inteligente e marcante! Tenho certeza de que vocês não vão se arrepender e irão amar o livro!


PS: É muito bacana acompanhar o desenvolvimento e o amadurecimento do Colin no decorrer do livro.
PS 1: A amizade do Colin e o Hassan é muito bonita e verdadeira! 
PS 2: Foi só eu que a todo momento torci para que a Lindsey e o Colin ficassem juntos?
PS 3: Por quê ainda não fizeram um filme desse livro??!! 


Nota: 5 de 5 estrelas


50 Comentários

  1. Oi Tony! Eu tbm li e resenhei esse livro no meu blog! Não me canso de dizer que foi uns dos melhores livros que já il! Apesar de odiar matemática e a melancolia do Colin no inicio do livro, no decorrer das páginas ele se torna apaixonante. Tirando o Diário de Rose, foi o segundo livro que eu mais dei gargalhadas enquanto lia!
    E eu acredito que a exemplo de A Culpa é das Estrelas, Cidades de Papel e Quem é você Alasca, este outro fenômeno do João Verde também vai ganhar as telinhas!
    Bjs da Le
    Le Versos & Controvérsias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Letícia! Ah, que bacana! Também posso afirmar que "O Teorema Katherine" foi um dos melhores livros que já li! Eu também odeio matemática, mas confesso que gostei da matéria mostrada no livro! rs Ah eu ri demais, dei tantas gargalhadas! rsrs
      Tomara que adaptem o livro também! :)

      Excluir
  2. Esse é do tipo livro da discórdia né, ou você ama ou odeia porque já ouvi ambos os discursos e confesso que foi um dos empecilhos de eu não ter tido nenhuma vontade sequer de ler esse livro, mas agora sua resenha me deixou curioso para saber mais sobre essas contas de katherines e as notas do rodapé hehe

    Abraços, Guilherme
    http://omeu-diva.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Guilherme! Olha, concordo contigo! Já vi pessoas que odiaram o livro e pessoas que amaram! Eu faço parte do segundo time, claro! rs Mas enfim... recomendo que você leia o livro e torço para que você faça parte do segundo time! :)

      Excluir
  3. Confesso que eu não tinha nenhuma intenção de ler esse livro, mas sua resenha me fez ficar curiosa. Até porque, eu li A culpa é das estrelas e ele apenas me agradou, como você disse. As pessoas falavam tanto dele e quando fui ler, a decepção surgiu um pouco, porque pensei tratar de algo melhor.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher, kit de marcadores e 3 ganhadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Ah que bom que minha resenha fez você ficar curiosa! Dos livros do John Green, esse foi o que mais me agradou! Creio que você gostará dele também! :)

      Excluir
  4. Nunca li nenhum livro dele mas tenho muitaa vontade sabe? ainda vou ler é um dos meus desejos pra 2015! kkkk
    http://geoaraujoand.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Geovana! Sei sim! Também tinha muita vontade de ler os livros do John Green... Espero que você consiga ler os livros dele! :)

      Excluir
  5. Oi, Tony!
    Estava dividinda entre querer ou não ler esse livro, apesar de gostar de todas as obras do Green.
    Já li alguns comentários sobre o livro ser um pouco arrastado, fiquei com receio de não gostar.
    Depois de sua resenha, decidi que vou lê-lo. Fiquei bastante curiosa.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eliana! Eba, que bom que minha resenha convenceu você a ler o livro! Eu não achei o livro arrastado, mas sou meio suspeito para falar dele! rs Enfim, espero que você curta a obra! :)

      Excluir
  6. Oi Tony,
    Lendo sua resenha, eu percebi que temos ideias completamente contrárias sobre esse livro. Todos os pontos que você destacou como positivos, eu destaquei como negativos na minha resenha. kkkkk
    Acho que só nossos quotes foram parecidos.
    Não sei mais o que falar... me deu vontade de ler o livro novamente.
    Pra mim, até agora, é o PIOR do John Green. rs

    Até mais,
    http://entreserieselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Plínio! Cara, as nossas opiniões sempre são divergentes, né? kkkkk Primeiro foi com Dezesseis Luas, depois com A Seleção, e agora com o Teorema! rsrs Mas tem que ter algum livro que nós dois gostamos, não é possível! hahaha
      Pelo menos, nossos quotes foram parecidos! :D

      Excluir
  7. Nunca curti tipos histórias como Um Amor para Recordar, por isso quando vi algo sobre A Culpa das Estrelas, nem pensei em ler, e conhecendo o autor também não quis nem ler nada dele. Mas depois desta resenha, acredito que acabe mudando de ideia! Preciso ler!!
    lelusantos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luis! Espero que você acabe mudando de ideia sobre o John Green e leia algo dele! :)

      Excluir
  8. Oi Tony!
    Eu gosto bastante da escrita do John Green, mas confesso que não curti muito esse livro não. Acredito que esse seja aquele tipo de livro que as opiniões se dividem, eu infelizmente fico do lado dos "odiadores", diferente de você eu não gostei do Colin e muito menos da Lindsey, eles não me conquistaram nenhum um pouco. Mas fico feliz que você gostou, é ótimo terminar um livro e sentir aquele gosto de expectativa alcançada.

    Beijos!
    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jessica! Ah, que pena! Fico triste que você não tenha gostado do livro! Pelo que estou vendo, o livro realmente provoca opiniões bem divididas entre os leitores! Sim, é ótimo sentir aquele gosto de expectativa alcançada! :)

      Excluir
  9. OTK é o meu segundo livro favorito do autor. Ainda prefiro Will e Will (Por que, nér?!). Enfim... Sua resenha tá incrível e trás a alegria que OTK realmente proporciona.

    Abraço
    http://garotodelinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ítalo! O Teorema Katherine se tornou o meu livro favorito do John Green! Ainda não li Will e Will, mas espero ler ele em breve! Ah, obrigado! Fico feliz que tenha curtido a resenha! :)

      Excluir
  10. Que bom que pelo menos esse livro do John Green conseguiu te fisgar! Só li esse e A culpa é das estrelas, e gostei de ambos na mesma proporção, nem me apaixonei mas também não cheguei a desgostar. Essa é uma história bem tranquila mesmo, e concordo de ser genial ele ter conseguido introduzir matemática no esquema todo, e confesso que nem todas eu conseguia entender totalmente. Isso que dá ter fugido o colégio inteiro da matéria hahaha

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Tem resenha nova no blog de "Ligeiramente Casados", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! Somos dois! Em muitos momentos "matemáticos" do livro eu fiquei boiando! haha A matéria passa longe das minhas favoritas... rs

      Excluir
  11. Oi Tony tudo bem?
    Ainda não consegui ler o meu livro :( Como não curto muito John Green ele vai ficando e ficando.. Mas que bom que tu gostou, muita gente curte a narrativa do autor né.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helana! Tudo sim e contigo? Você ainda não leu? :O Leia qualquer dia desses, acho que você vai gostar! rs

      Excluir
  12. Quando este livro lançou eu simplesmente achei que seria o pior do Green. Eu não li o livro, mas já li várias resenhas positivas. É uma história bem divertida né? Espero ler um dia.
    Abraço, www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Érick! Sim, a história é bem divertida! Espero que você leia o livro mesmo, tenho certeza que você irá gostar dele! :)

      Excluir
  13. Oii Tony tudo bem?
    Esse livro é realmente engraçado, em qualquer lugar público eu fazia força para não rir kkkkk, para mim foi chato era a matemática na história mas o resto me surpreendeu! Ficou boa sua resenha :D
    Fique com Deus! Aguardo sua visita *-*
    http://www.doceliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amanda! Hahaha foi exatamente assim comigo, eu tentava não rir mas não conseguia e acabava rindo o tempo todo! rsrsrs Obrigado! Pode deixar que eu irei visitar seu blog! :3

      Excluir
  14. Vou ter que ler esse livro agora. Já li A culpa e Quem é você, Alasca? e o primeiro até gostei, mas esperava muito mais e o segundo achei tão sem graça. Quem sabe agora acerto hehehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Não tenho muita vontade de ler "Quem é você, Alasca?", pois me deram um baita spoiler da história e eu não gostei de saber o que vai acontecer no livro! rs Espero que você curta "O Teorema Katherine"! :)

      Excluir
  15. Oii Tony. Eu ainda não li nenhum livro do autor (pelo menos não inteiro, já que eu comecei a ler A Culpa é das Estrelas e não gostei e desisti). Um que quero ler, é Quem é você Alasca, só porque a menina é bipolar e pirada (tão eu, kkk).
    Gostei bastante da sua resenha e me interessei por esse livro. Credo, 19 Katherine? Onde achou todas elas? e eu surpresa porque minha cunhada teve 3 namorados e todos chamados Patrick. Será que ela deveria ter um teorema Patrick? kkkk
    Ah, muito legal quando nos identificamos tanto com um personagem né? A leitura parece que fica mais ativa, como se a gente se imaginasse ali =D
    Abraços
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gih! Hahaha amei seu comentário! Sério que sua cunhada já namorou com três caras chamados Patrick? Olha, eu acho que ela devia fazer um Teorema Patrick, hein? rsrsrs
      Não tenho muita vontade de ler "Quem é você, Alasca?", mas há quem diga que ele é o melhor livro do John Green!
      Sim, é muito legal e foi exatamente assim que eu me senti lendo o livro! :D

      Excluir
  16. Ainda não tive a oportunidade de ler nada do John Green, mas de longe esse é o livro dele que mais me chama atenção. E ainda mais depois dessa resenha super positiva, acho que quando eu começar a ler John Green será por esse livro.

    Abraços
    www.booksever.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Filipe! "O Teorema Katherine" também era o livro do John Green que mais me chamava atenção e foi o livro (do autor) que mais gostei! Recomendo que você comece por esse livro mesmo! Creio que ele também te agradará! :)

      Excluir
  17. Oi Tony,

    então estou temporariamente sem ler livros akakkakka, sou muito viciada e se deixar leio pra sempre!
    Mas já esta nos favoritos e assim que der, janeiro, tenho a pretensão de ler, obrigada pelas resenhas maravilhosas aqui apresentadas para nós *--*

    beijos,
    Isabella | http://isabellalessa.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isabella! Hahaha sei como é isso! Obrigado você pelo carinho, fico feliz de saber que você curte minhas resenhas! :)

      Excluir
  18. Oi Tony, tudo bem?
    Eu tenho o Teorema mas ainda não li, acho que acredito que é porque eu fiquei meio frustada com os outros livros que li do autor ( ACEDE e Quem é você Alasca?). Eu não gostei muito do primeiro livro e achei o segundo razoável, mas todos tem falado muito bem desse livro, até mesmo que não gosta muito dos livros do autor. Acredito que finalmente vou dar uma chance ao livro.

    http://fonte-da-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Giovana! Tudo bem e com você? Dê uma chance a "O Teorema Katherine", tenho certeza de que você vai curtir o livro! :)

      Excluir
  19. Olá

    Depois da sua resenha estou até um pouco mais esperançoso com este livro, todos que me falam dele dizem ser o pior livro do autor. Ganhei ele no início do ano, mas ainda não o li e de John Green só conheço A Culpa é das Estrelas e Will&Will. Vou fazer essa leitura no próximo mês e assim que eu terminar alguns livros que comecei e não pude terminar por conta desse mês completamente tumultuado. Espero que eu goste tanto quanto você.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Matheus! Já vi algumas pessoas falando que o livro é o pior do John Green, mas eu achei o melhor! Espero que você leia e curta o livro! :)

      Excluir
  20. Do autor só já li A Culpa é das Estrelas e, como você, achei um bom livro, mas não tudo isso que dizem. Já quanto a este, tenho muita curiosidade exatamente por causa da matemática envolvida na obra. Acho que irei gostar.
    Excelente resenha.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de novembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? A Matemática tem um papel muito importante e interessante em "O Teorema Katherine", acredito que (assim como eu) você gostará bastante do livro! :)

      Excluir
  21. Olha, confesso que você é a primeira pessoa que conheço que AMA esse livro, rs.
    Li OTK me arrastando... Achei bom em alguns aspectos, mas só. "Cidades de papel" eu nem consegui terminar. Foi frustrante demais! QEA, no entanto, fisgou meu coração! Se eu fosse você corria para ler, rs!
    Beijos, boa semana ♥

    Thati;
    www.nemteconto.org

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thati! Nossa! Sério? :O A leitura de O Teorema Katherine fluiu tão bem que li o livro super rápido! rs Cidades de Papel eu achei meio frustrante mesmo! Quem é você, Alasca? eu ainda não li, mas quem sabe eu não leio qualquer dia desses? ;)

      Boa semana para você também!

      Excluir
  22. caracas, tony! mas uma vez você salva minha vontade, que já estava sumida, de ler uma obra que li mais notas negativas que positivas. depois de ACEDE não quis mais nem ouvir falar sobre outros livros do john, quando vim dar umas bisbilhotada aqui no blog e vi que a resenha era de um livro dele, me deu uma preguiça, já ia saindo, quando por acaso, desci um pouco mais e vi as 5 estrelas e tive que ler pra saber do porquê!
    demaaaais! só não gosto de personagens muito "contador de piada", mas quero muito conhecer esses personagens de OTDK! parabéns pela resenha, afinal, estou lendo 'dezesseis luas' por uma resenha recente sua.


    gabryel fellipe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabryel! Nossa, fico muito feliz de saber que minhas resenhas animam e influenciam você a ler os livros citados! :) Espero que você também leia (e curta bastante) "O Teorema Katherine"! Obrigado! E a propósito, o que você está achando de "Dezesseis Luas"?

      Excluir
  23. Hey, eu por aqui de novo! Só vim avisar que te indiquei pra responder uma tag lá no blog, vem ver! :D http://caverna-literaria.blogspot.com.br/2014/11/tag-dias-da-semana-em-livros.html

    xx Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! Opa, vou dar uma olhada lá na tag! Obrigado por me indicar! :)

      Excluir
  24. Já li esse livro e adorei! Não sei como tanta gente conseguiu não gostar dessa história. O Colin é um amor <3 Amo a escrita do John Green e não vejo a hora de ler outros livros dele. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabi! Ahh que legal saber que você também curtiu o livro! Eu também não entendo o porque de tanta gente não ter gostado da história! rs A escrita do John Green é bem bacana! :)

      Excluir
  25. Estou louco para ler esse livro ... tbm vi alguns comentários negativos sobre ...
    mas depois dessa sua resenha e dessas quotes ... vou tipo elevar OTdK para as prioridades de compra kkkk
    Mto mto bom ^^ Abraço
    ~ Matt the King ~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mateus! Sempre é assim, né? Tem aquelas pessoas que amam o livro e outras que odeiam ele... Mas esse é um ótimo livro, acho que você irá adorar ele! haha

      Excluir