Título: Pó de Lua
Autora: Clarice Freire
Ano: 2014
Editora: Intrínseca
Páginas: 192
Sinopse: Em 2011, discretamente, a publicitária Clarice Freire criou no Facebook uma página para reunir seus escritos e desenhos. Batizou-a como 'Pó de Lua', sua receita infalível 'para tirar a gravidade das coisas'. Desde então, ela vem conquistando uma legião de fãs fiéis e engajados, que se encantaram com a delicadeza de seus pensamentos, seu humor sutil e o traço despretensioso, que combina desenho e até fragmentos de palavras. Entre eles, estão personalidades como a atriz Grazi Massafera e a apresentadora Ticiane Pinheiro. Da internet para as páginas de um livro, foi mais um salto para a jovem autora recifense. Ela surpreende seus admiradores com uma proposta diferente. Pó de lua, o livro, tem o formato de um dos cadernos moleskine em que Clarice exercita sua criatividade. Inspirada pelas quatro fases da lua - minguante, nova, crescente e cheia - ela trata em frases concisas e certeiras de sentimentos como a saudade, o medo, a paixão e a alegria, sempre em sua caligrafia característica, ilustradas com muitos desenhos.


Desde que a Editora Intrínseca anunciou o lançamento de Pó de Lua, da autora Clarice Freire, fiquei interessado em comprar o livro e conferir de perto as poesias que prometiam "diminuir a gravidade das coisas". Passado algum tempo desde o seu lançamento, consegui finalmente comprá-lo e lê-lo e o que achei de todo o livro pode ser resumido em uma só palavra: Deslumbramento. Estou encantado, deslumbrando e apaixonado por essa belezura de livro!


Primeiramente gostaria de parabenizar a Intrínseca que fez uma edição IMPECÁVEL para "Pó de lua"! O livro (como vocês podem ver na foto aí de cima) possuí as bordas na cor azul (<3) e tem as páginas num formato bem diferenciado (A impressão que temos ao passarmos as mãos pelas páginas do livro é de que elas foram feitas a mão).

O livro é dividido em quatro partes (cada uma leva o nome de uma fase lunar), são elas: Lua minguante, Lua nova, Lua crescente e Lua cheia.

Algumas poesias da Lua minguante são sobre: a despedida, a expectativa, o  tempo, o retrato, a foto, a distância, a saudade, a dor, a  eternidade, o silêncio, o telhado, a felicidade, o encanto, o cansaço e os pontos finais.


Algumas poesias da Lua nova são sobre: os medos, o coração, as frases de efeito, as palavras, os gastos, as pessoas vazias, sobre ser grande nas coisas pequenas, as cinzas, sobre o sol nascendo, as solidões  e a graça perdida.


Algumas poesias da Lua crescente são sobre: A vida, a relatividade, sobre andar em círculos, sobre o excesso de açúcar na palavra amor, sobre a solidão dividida, sobre caminhos mais curtos e sobre dúvidas e certezas.


Algumas poesias da Lua cheia são sobre: A bailarina, a leveza, o sal, o fósforo, a estrada, a alegria e as estrelas. 


Clarice Freire, com seu jeito único e extremamente criativo de escrever e desenhar nos presenteia com poesias bonitas, reflexivas, melancólicas, alegres e que de fato: Diminuem a gravidade das coisas!

Ao virar a última página de Pó de Lua meu semblante estava pra lá de leve e a vontade que brotou em mim foi a de reler e reviver cada verso anteriormente lido! Pois é, pessoal! Esse é um daqueles livros que ao terminarmos já bate uma enorme vontade de reler! :3

Nota: 5 de 5 estrelas


20 Comentários

  1. Gosto muito dos livros desta editora, e quando li a sinopse deste lá na Saraiva, me deu vontade de comprar. Ótima resenha Tony!
    blogdolu.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luis! Eu também gosto muito dos livros da Intrínseca! Ah e por que não comprou? rsrs Se eu fosse você, comprava! O livro é muito lindo. Obrigado! :D

      Excluir
  2. Olá, Tony.
    Tenho muita vontade de ler esse livro, principalmente por causa dessa simplicidade e beleza poética.
    Esse jeito único da autora é cativante.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de fevereiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Olhe, leia mesmo! Acho que você vai amar o livro! Sim esse jeito único da Clarice é muito cativante! <3

      Excluir
  3. Oi Tony,
    Esse livro não me chama muito a atenção não, até me desperta certa curiosidade mas tenho sérias dúvidas se o compraria, se eu encontrar ele numa biblioteca da vida com certeza vou lê-lo, caso contrário duvido muito... não sou um grande amante de poesias :p
    Grande abraço!!!

    http://leitorantissocial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rudi! Te entendo. Espero que você encontre ele em alguma biblioteca porque olha, o livro vale muito a pena ser lido! rs

      Excluir
  4. Toooony!!!!


    COnfesso que não li nem comprei ainda, por achar ele carinho, mas vi uns videos da forma como a autora foi fazendo e a delicadeza do trabalho e agora com a resenha, vale a pena. Vou parar de bobeia para comprar.
    Amei as foootos *---*


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! Ele é bem carinho mesmo, né? Mas consegui comprá-lo com um ótimo preço na Black Friday! rs O trabalho da Clarice é realmente bem delicado e muito lindo! Compre mesmo, pois vale a pena! Ah que bom que você curtiu as fotos! Eu tirei elas com o maior carinho! rs

      Excluir
  5. Oláá, tudo bem?!
    Com certeza já ouvi falar desse e com certeza já quero ele, haha. Esse livro é puro amor e é cada parte mais perfeita que a outra.
    Qnd fui na livraria achei o preço dele um tanto caro :/ mas acho que ainda assim deve valer a pena.
    Amei essas fotos do livro, vc mesmo que tirou? *u* Se permitir, me avisa que eu posto uma(s) dela(s) na minha página, te dando os créditos, claro.
    Parabéns pela resenha!

    beeijos,
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo ótimo e contigo? Sim, Pó de Lua é puro amor! <3 É, ele é meio carinho... mas vale super a pena comprá-lo!
      Eba, que bom que você curtiu as fotos! Foi eu que tirei elas sim! Claro que eu permito, pode postar quantas quiser! ;)
      Obrigado! :D

      Excluir
  6. Oi Tony, tudo bem?
    Esse livro é realmente uma coisa linda, né?
    A editora Intrínseca fez um belo trabalho, a Clarice então, nem se fala...
    Tive a oportunidade de conhecê-la no ano passado e ela é uma simpatia sem igual <3
    Grande beijo ♥

    Thati Machado;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thati! Sim, muito lindo! <3 Pois é, ambos estão de parabéns pelo belíssimo trabalho! Nossa, deve ter sido muito legal conhecer ela, né? Também quero conhecê-la! haha

      Excluir
  7. Esse livro parece ser muito fofinho, mas sei lá...compraria mais pela diagramação e ilustrações do que pelo livro em si.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paloma! Hahaha mas vá por mim, além da diagramação e das ilustrações, o livro possui poesias muito lindas! <3

      Excluir
  8. Que livro mais lindoooooooo!! E fofo! Amei! Preciso comprar!
    Adorei o post, super bem escrito!
    Beijos
    Vitoria
    P.s: saiu um novo post da web novela Caso 54 - Tales! Venha conferir a continuação da história de Nina e Tales http://lonelyfireflies.blogspot.com.br/2015/02/web-caso-54-tales-capitulo-3-parte-2.html#.VOXorObF91Y

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vitoria! Sim, Pó de Lua é muito lindo e fofo! Compre mesmo, acho que você vai amar ele! :) Fico feliz que você tenha curtido o post!

      Excluir
  9. Oi Tony!
    Tenho curiosidade em ler esse livro e conhecer as frases da Clarice, é muito lindo!
    Ele me lembra muito Eu me chamo Antonio, que eu ainda não li, mas já comprei, vc já leu?
    Amei suas fotos!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! Leia Pó de Lua, acho que você vai adorar ele! Pois é, o livro lembra Eu Me Chamo Antônio! Ainda não li, comprei ele mas até agora o livro não chegou aqui! :/ Eba, fico feliz que você tenha curtido minhas fotos! :D

      Excluir
  10. Oi querido,
    Que bom que gostou do livro ele parece realmente ser muito lindo. Muito sucesso para a autora.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raquel! Pois é, eu adorei o livro! Ele é muito lindo, você precisa vê-lo de perto! :3

      Excluir