Título: Sombras do Medo
Autora: Camila Pelegreni
Ano: 2014
Editora: Garcia Edizioni
Páginas: 200
Sinopse: Em um futuro pós destruição em massa, provocada pelas guerras humanas e desastres naturais - para os quais os humanos também contribuíram grandemente - o mundo é dividido em 5 grandes regiões. Em cada uma delas vivem ordinários e singulares, pessoas com ambições completamente diferentes. Estes dominam o mundo. Aqueles tentam tão somente sobreviver.
E ao viverem dessa forma, a bondade beira a extinção. O caos reina em seu lugar, despertando forças malignas que há muito esperam para serem alimentadas.
A maior guerra de todos os tempos finalmente começa e a humanidade já se encontra em desvantagem. E em meio a tanto ódio e destruição, será o amor capaz de afastar as Sombras do Medo?

*Exemplar cedido pela editora

"Sombras do Medo" foi o meu primeiro contato com uma distopia escrita por um autor brasileiro, até então só havia lido distopias assinadas por autores estrangeiros. Comecei a ler o livro sem saber o que esperar dele, afinal a sinopse nos dá poucas informações a respeito da história. Sabemos que a obra se passará em um futuro pós destruição onde o mundo é dividido em 5 grandes regiões e as pessoas que vivem nele são chamadas de ordinários e singulares. Mas quem são os personagens da obra? E o que eles enfrentarão no decorrer do livro? Essas e outras perguntas serão respondidas já nas primeiras páginas do livro.


No primeiro capítulo de "Sombras do Medo" somos apresentados à Anabele Godhet, uma garota ordinária (como dito anteriormente, as pessoas desse mundo distópico são divididas entre ordinários [pobres] e singulares [ricos]. Anabele infelizmente está no primeiro grupo.) de 20 anos que mora na terceira província. Somos apresentados também a mãe de Anabele, a Amanda e ficamos a par da situação em que as personagens vivem, que é bem miserável. Os ordinários - que são separados dos singulares por uma enorme muralha - vivem precariamente, com poucos alimentos e pouca água, recebem raramente alguma roupa dos singulares e trabalham na maioria do tempo para... acertou quem disse Singulares!

Os Singulares dominam o mundo e são também meio que os vilões do livro. Dividiram o mundo com uma muralha para terem paz, mas acabaram se tornando pessoas egoístas e arrogantes que só se importam consigo mesmos. Paralelo a essa situação há um novo acontecimento que está apavorando os personagens: ordinários começaram a desaparecer! É, isso mesmo: DE-SA-PA-RE-CER! É partindo desse acontecimento que a história irá se desenvolver.


Devo dizer que fiquei surpreso com a abordagem que a Camila utilizou ao tratar esses desaparecimentos. A autora faz uso de elementos de fantasia, dando um toque meio sobrenatural ao livro. Foi arriscado? Foi. Mas inovador! Até então não me lembro de ter lido uma distopia que mesclasse fantasia. Além de ter sido bem bacana o uso de fantasia na história, a autora ainda  consegue se superar ao aproveitar de elementos fantásticos para fazer uma crítica a nossa sociedade atual. Não vou explicar muito bem como é feita essa crítica, porque acabaria soltando spoilers para vocês, mas vos digo: É tudo muito sensacional! Vocês vão ver...

A narração de "Sombras do Medo" é em terceira pessoa e segue sendo intercalada por personagens a cada capítulo. Apesar disso ser ótimo para o leitor ter uma noção de tudo o que está acontecendo no livro, devo dizer que fiquei um pouco incomodado com essa narração nos primeiros capítulos. Me entendam: Eu estava curioso para saber os desdobramentos de determinado capítulo, então passava a página com a maior empolgação, só que o eu encontrava no capítulo seguinte era a apresentação de outro personagem, em outro cenário e etc. Mas passado alguns capítulos acabei me acostumando com essa narração.

"O medo, como bem sabia ela, era capaz de fazer uma pessoa reagir, lutar. Mas em uma diferente intensidade era também capaz de tornar alguém tão inerte quanto um poste.
No medo encontra-se a esperança e também a morte dela." - página 136

Os personagens do livro são bem construídos e conseguem cativar o leitor. Adorei a Anabele, O Henry (personagem bem importante na história) e a Amanda. Mas nem tudo são flores: Acabei odiando o Vincent (melhor amigo da protagonista). Ok, ódio é um pouco exagerado, mas que eu achei o personagem insuportável e uma mala... Ah, isso é a mais pura verdade!

Em suma, "Sombras do Medo" é uma ótima distopia que não perde em nada para as distopias estrangeiras já consagradas. Com muitos mistérios e acontecimentos frenéticos (além de possuir uma ótima crítica para a nossa sociedade atual), a estreia de Camila Pelegrini tem tudo para conquistar e prender o leitor do início ao fim.



Nota: 4 de 5 estrelas


30 Comentários

  1. Oiiii Tony,
    Aprendi a amar distopias *_*
    Acho elas marailhosas, e sua resenha despertou ainda mais meu interesse, principalmente sendo literatura brasileira que aprecio muito.
    Amei a resenha, e já vou procurar meu exemplar ;)
    Beijos querido.

    Leitora Assídua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Samanta! Tudo bem? Eu também aprendi a amar distopias e acho elas maravilhosas! Fico feliz que você tenha curtido a resenha, procure o livro mesmo e leia ele! Acho que você vai adorar "Sombras do Medo"! :)

      Excluir
  2. Achei a capa sombria, mas bonita.
    Não conhecia esse livro, valeu por compartilhar sua opinião, é muito bom encontrar novos autores e livros para lermos, estou seguindo seu blog

    Daily of Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda! Eu também achei a capa bem bonita, adorei ela! <3 Ah de nada, tô aqui para isso mesmo! XD Obrigado por seguir o blog!

      Excluir
  3. Compraria só pela capa. Não conhecia o livro e gostei da sua resenha. Apesar de achar esse tipo de linhas gerias muito comum atualmente, acho que eu leria esse livro sim!

    xx Carol - Espilotríssimo
    www.carolespilotro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! A capa do livro é muito linda, né? Fico feliz que você tenha gostado da minha resenha. Leia ele mesmo, a história de "Sombras do Medo" é muito boa! :)

      Excluir
  4. Olá, Tony.

    Achei bem legal o enredo do livro e a capa também. Gostei da divisão do mundo, consegui visualizar o mundo que a autora que mostrar em "Sombras do Medo".
    Ainda não li nenhuma distopia, quem sabe essa não é a primeira?! rsrsrs

    Abraços!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sávio! A capa é demais, né? O enredo também. Eu também consegui visualizar facilmente o mundo que a Camila quis mostrar em Sombras do Medo. Sério que você nunca leu nenhuma distopia? Pois comece a ler agora mesmo com esse livro! rsrs

      Excluir
  5. Oii Tony, tudo bem??? Eu ainda não li muitas distopias. Assisti mais a filmes mesmo. Mas adoro os temas abordados. Estou com o livro da Camila aqui para ler e será uma das próximas leituras :)
    Arriscado mesmo misturar fantasia, mas que bom que funcionou tão bem :)
    beijos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gih! Tudo ótimo e contigo? Eu já li várias! E assisti a filmes também. Os temas abordados são sempre muito bacanas, né? Acho que você vai adorar "Sombras do Medo"! Pois é, funcionou muito bem! :)

      Excluir
  6. Oii Tony, tudo bem??? Eu estou louca para ler o livro da Camila. Sou parceira dela e o livro é umas das próximas leituras :)
    É arriscado misturar fantasia, mas que bom que funcionou tão bem :)
    beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah eu me lembro de ter visto (e até comentado) um post seu anunciando a parceria com a Camila Pelegrini! XD

      Excluir
  7. Tony querido, quando vi que era distopia, já ganhou meu coração, haha.
    Eu amo distopias.
    Eu já li umas brasileiras, inclusive da Thati Machado, e tenho achado fantásticas!
    Fiquei curiosa com Sombras do Medo. Eu quero!

    Ah, vi lá no meu blog o seu comentário sobre não achar o filme Anjos da Lei para assistir, e te dou a dica de baixar o Popcorn Time. Ele é tipo um aplicativo para o computador, estilo Netflix, com um zilhão de filmes e séries super atualizado em HD.
    :D

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Teca! Haha eu também amo distopias! É o Ponte de Cristal que você está falando, né? Tenho muita vontade de lê-lo! Acho que você vai adorar Sombras do Medo, o livro é muito bom! :)

      Ai, que demais! Não sabia desse aplicativo! Vou procurar ele para baixar... Obrigado pela dica! :D

      Excluir
  8. Adoro distopias. Está entre os meus gêneros favoritos. Só me lembro de ter lido uma distopia nacional e não gostei muito. Me interessei bastante pela história e se der vou ler.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Também adoro distopias! A história de Sombras do Medo é muuuuuito boa, acho que você vai curtir bastante! Espero que você consiga ler o livro! :)

      Excluir
  9. Oi Tony! Legal essa distopia e temos de dar mais créditos a nossos autores brasileiro, gostei da resenha, me interessei bastante!
    Abraços, Jonatan.
    coisasdeumleitor.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jonatan! Eba, fico feliz que você tenha se interessado pelo livro! :) Espero que você possa ler e gostar de Sombras do Medo! :)

      Excluir
  10. Nossa que legal! Achei interessante essa distopia, quero ler! rs
    Beijo beeeijo ! :*

    www.agorasoulinda.com - #DiaDeBlogueira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliana! Espero que você leia e goste de Sombras do Medo! :)

      Excluir
  11. Pelo início não achei tão distópico. Parece na verdade nada mais do que o Muro de Berlin. Mas se envolve sobrenatural, e as pessoas desaparecendo, aí sim dá um toque especial e beem curioso. Adorei! Quero saber onde elas foram parar já

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Cidades de Papel", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! Tudo bem? Na verdade o distópico do livro é bem mais que isso que citei na resenha, há vários outros elementos distópicos na história! É que não quis contar tudo para vocês, o melhor é vocês mesmos explorarem o mundo da história, né? rs Sim, é bem curioso e muito legal! Acho que vai gostar bastante do livro! :)

      Excluir
  12. Uau! Parece fantástico!
    Fico tão feliz que autores brasileiros estão cada vez melhores!
    bjs da Le
    Le Versos & Controvérsias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Letícia! O livro é muito bom! Acho que você vai adorar ele! :) Pois, é! Também fico super feliz! :)

      Excluir
  13. Oi Tony, fiquei muito feliz em saber que uma distopia brasileira não perde para uma estrangeira :D apesar que a distopia não é meu gênero favorito, mas eu leria o livro por ser brasileiro, adoro ler e prestigiar nossos escritores :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kétrin! Tudo bem? Pois é, a distopia não perde mesmo. Eu também adoro ler e prestigiar nossos autores! :)

      Excluir
  14. Oi Tony!
    Achei a capa do livro muito legal, fico feliz que tu tenha gostado da estória, espero gostar também caso leia.
    Abraço
    http://leituraforadeserie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Guilherme! Eu também achei a capa do livro muito legal e espero que você também goste da história de Sombras do Medo! :)

      Excluir
  15. Oi Tony,
    Estava falando com a Camila ontem mesmo e estou ansiosa para conhecer o livro dela parece ser muito bom adoro distopias e com esse toque de fantasia realmente é um diferencial.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raquel! Nossa, que legal! *-* O livro dela é muuuuuito bom, acho que você vai adorar ele! Esse toque de fantasia deixa o livro ainda melhor! :)

      Excluir