O último filme da franquia Jogos Vorazes, Jogos Vorazes: A Esperança - O Final, estreou nessa quarta (18) aqui no Brasil. Pude conferir o filme logo no seu primeiro dia em cartaz, mas precisei de um pouco de tempo para absorver e processar tudo o que assisti.

Meus amigos, que filme é esse, hein? Já imaginava que vinha algo grandioso por aí, mas não esperava que fosse tanto. Francis Lawrence, diretor do longa, fez jus (e foi além, eu diria) ao ótimo livro escrito por Suzanne Collins e nos entregou uma adaptação épica.

"Nada pode nos preparar para o final" a frase usada em um dos trailers do longa estava mais que certa. É impossível conseguir se preparar para tudo o que será visto em Jogos Vorazes: A Esperança - O Final! Mesmo tendo lido o livro e sabendo de todas as cenas que estariam presente no filme, eu vibrei, fiquei tenso, inquieto, emocionado, assustado e claro, realizado.


Ver uma adaptação tão exemplar e fiel à a um livro da minha trilogia preferida é um sonho realizado e foi por isso que saí da sessão tão feliz. Ok, também estava triste por ver o fim dessa série que tanto amo, mas enfim...

Quem é bastante exigente quanto aos quesitos técnicos do filme gostará de saber que TUDO está impecável. O roteiro é bem fiel e mais amplo que o enredo do livro, a fotografia é excelente, as cenas de ação são extremamente bem-feitas, os efeitos visuais e 3D deram um up no filme e a maquiagem está deslumbrante (que trabalho mais perfeito foi aquele que fizeram na personagem Tigris?).


"Mas e as atuações, Tony?" para quem já está inquieto e doido para me perguntar a isso, saibam que os atores deram tudo de si nesse último longa e nos brindaram com atuações excelentes.

Como não vou poder falar de todos os atores, destaco apenas três:

Josh Hutcherson que conseguiu passar com facilidade para os telespectadores toda a confusão e loucura presente em Peeta.


Juliane Moore que soube trabalhar muito bem com toda a ambiguidade de sua personagem (Alma Coin) e passear com louvor pelos dois lados bem distintos de Coin.


E claro, Jennifer Lawrence, que consegue ser perfeita até mesmo quando não tem nenhuma fala. Toda a dor, sede por vingança e fragilidade que Katniss está sentindo são transpassados para o telespectador com uma atuação digna de aplausos de Lawrence.


É, os envolvidos no projeto realmente conseguiram um resultado onde perfeito ainda é um adjetivo pequeno para caracteriza-lo.

Tanto para o fiel fã da saga Jogos Vorazes, quanto para quem só é uma pessoa que viu os três outros filmes "só por assistir", o longa Jogos Vorazes: A Esperança - O Final será um filme digno de aplausos de pé. Esse é mais um excelente filme para uma das séries cinematográficas que ficará para sempre em nossas memórias. 


Nota: 5 de 5 estrelas


48 Comentários

  1. Oi Tony!!

    Menino, me dá uma tristeza no coração quando du lembro que só vou poder ver quando achar pra baixar... Aqui na minha cidade não tem cinema... 😭
    Mas já consigo imaginar como o filme está, consigo imaginar a emoção e a raiva que eu vou passar com o final, igual senti no livro. E a atuação da Jennifer está impecável desde o primeiro filme, convenhamos. Super ansiosa para ver!!

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! Aqui onde eu moro também não tem cinema! :( Tive que ir para outra cidade, mas valeu a pena! rs Acho que você vai adorar o filme! :)

      Excluir
  2. Oi Tony !!
    Se tem algo que eu adorei foi esses Jogos Vorazes *-*
    Apesar de não ter lidos os livros (ainda), eu me apaixonei pelos filmes !! Não via a hora de chegar nos nossos cinemas, com certeza quero assistir o quanto antes !!
    Bjim

    blogpatyrezende.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paty! Tem como não se apaixonar por esses filmes maravilhosos? Ah e você também vai amar os livros! :)

      Excluir
  3. Oie, Lucas! Tudo numa nice?!
    Acho que a sua é única crítica que vejo esses dias que traz uma opinião positiva sobre o filme.
    Eu nunca li os livros, mas não tenho vontade alguma. Minha irmã me encheu de spoiler, e disse que a Esperança era chato e tals, mas mesmo que eu não recebesse spoiler eu não leria, simplesmente uso como subterfúgio.
    Mas eu assisti aos filmes e confesso que só gostei até Em Chamas. O último filme me decepcionou demais, e toda a questão de marketing para dividir o livro em dois prejudicou a qualidade do filme que se tornou enfadonha para mim. Eu não gostei e fiquei com vontade sair da sessão.
    Mesmo com tudo que você enalteceu e com os atores super arrasadores - eu gosto do Josh - eu não tenho vontade de assistir no cinema. Talvez em casa, sem muitas expectativas pelo que já andei lendo .
    Mas a sua review está ótima. Parabéns.
    http://piecesofalanagabriela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alana! Tudo sim e por aí? Nossa, sério? É uma pena que você nunca teve interesse em ler os livros (eles são ótimos) e não tenha gostado tanto dos filmes. Eu adoro todos! :) Ah, obrigado!

      Excluir
  4. Olá, Tony.
    Ai que invejinha de você, porque ainda não vi o final hehe. Eu estava com muito medo porque estava todo mundo falando que ia mudar o final, mas todas as impressões do filme que eu vi até agora destacaram a fidelidade ao livro. Gostei. Eu já estou quase me sentindo igual no fim do Harry. Tá nem tanto, mas vai fazer muita falta hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Haha espero que você assista o filme em breve. Ah, nem se preocupe! O filme está ótimo e super fiel ao livro! :) Sim, vai fazer muita falta... :(

      Excluir
  5. Oi, Tony!
    Ouso dizer que essa foi melhor adaptação literária de todas.
    A única coisa que não curti muito foi a fotografia, que foi muito escura. Do jeito que sou cegueta, era complicado em algumas cenas.
    Jennifer conseguiu fazer mudar meus sentimentos por uma personagem. Odeio a Katniss do livro, amo/sou a do filme.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiza! Também ouso a dizer isso. A adaptação está perfeita, digna de aplausos de pé! Haha eu adorei a fotografia! <3 Gosto dessa pegada mais escura, sabe? Jennifer rainha! <3<3<3

      Excluir
  6. Oi, tudo bem?
    Já assisti o filme, muito bom
    bj

    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jess! Tudo ótimo e contigo? O filme está ótimo, né? :)

      Excluir
  7. Oi Tony, tudo bem??? Ainda não vi esse filme, mas se ainda estiver em cartaz no domingo irei ver :) Como aqui na cidade o cinema está fechado, só posso ir quando eu e meu marido folgamos :(
    Mas tomara que ainda esteja <3
    Vou ser bem sincera que não curti muito o último livro. Aliás, não curto muito os filmes. Prefiro um milhão de vezes o filme. E tenho imensa esperança de amar o filme, por ele ser um pouco diferente do livro (algumas pessoas falaram que ele possui alterações) , então só esperando para ver =D
    Ahhh e Peeta <3 Quero tanto ver ele :3 hahahah
    beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gih! Tudo ótimo e contigo? Também espero que o filme ainda esteja em cartaz! As alterações são bem pequenas, mas espero que você curta o filme mesmo assim! :)

      Excluir
  8. Toninho eu sai da cela cansado. Quantas cenas de ação, menino! Não dava pausa pra pessoa se recompor.
    Eu adorei o filme também. Não li a série, conheço apenas os filmes, mas adoro e como não sou fã de séries digo que realmente essa me tomou. Apesar de tudo eu esperava mais do final. Um desfechou que fosse bombástico e épica, mas não rolou. POr isso dei 4 estrelas.
    Nunca fui muito fã da Lawrence (assisti a alguns filmes dela antes de vê-la na série e eu achava seus personagens péssimos), mas depois da série ela mostrou o quanto é boa mesmo. E o elenco inteiro está de parabéns.

    Vou assistir novamente.

    Abraço.
    Diego, Blog Vida e letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Di! Né isso, foram muitas cenas de ação! :O Tem como não adorar esse filme? Mas consigo entender o porque de você ter dado 4 estrelas. A Lawrence arrasa, simples assim! :)

      Excluir
  9. Oi, Tony ony! Tudo bem contigo, moço? I'm back. Eu sumo, mas sempre volto. É cada coisa que acontece...

    But estou aqui pra falar da sua resenha e vou me focar, prometo. Amei conhecer as suas impressões a respeito do filme, guri! Ainda não conheço a trilogia e pretendo adquirir o box com os três livros nessa Black Friday. Acha digno?

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jeni! Tudo bem sim e contigo? Hahaha estou percebendo isso! rs
      Acho digno sim, hein? Espero que você acabe também amando essa trilogia maravilhosa! <3

      Excluir
  10. Aaaaa meu deus!!!
    Que dor no coração por eu ainda não ter ido ver esse fiiilmeee!!!
    Nossa, todo mundo tá falando bem. Que foi super bem adaptado e eu tô aqui morreeendo por ainda não ter visto! hahaha
    Mas o farei em breve!!

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raíssa! Espero que você consiga ver o filme em breve! :)

      Excluir
  11. Oi Tony, tudo bem (:
    Assiste o filme na pré-estreia.
    Esta muito bom!
    beijos
    @saymybook
    http://saymybook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Concordo contigo, Tony. A adaptação foi épica e digo isso desde o primeiro filme. A escolha de elenco é perfeita e, roteiro e produção não deixaram nada a desejar. Tô vendo muita gente por aí falando mal, mas ainda bem que você curtiu também. Eu não sei muito bem o que senti, fiquei meio paralisada quando o filme acabou!
    Bjs*.*
    MaH

    O que disse, Alice?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, MaH! Que bom que concorda comigo! :) Acabei também vendo algumas opiniões negativas para o filme, mas o que importa é que nós curtimos, não é?

      Excluir
  13. Eu ainda não fui ver o filme, mas já ouvi todo tipo de opinião sobre o final dessa trilogia nos cinemas. Tem gente que amou e gente que odiou, gente que adorou porque é fiel e gente que odiou porque é fiel.
    Eu gostei dos outros filmes e vou ir bem open mind, com a esperança de que seja realmente um ótimo filme :D

    Beeijo
    Resenhando Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! ^^ Tudo bem? Acho que todo final de saga é assim, né? Tem uns que amam, uns que odeiam... Mas enfim, espero que você goste do filme! :)

      Excluir
  14. Eu vou morrer!! Preciso assistir esse filme logoooooo...
    Só de ler a sua resenha já fiquei com os braços arrepiados, é muito expectativa nesse coração!
    Amei ler a sua opinião.

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juh! Hahaha fico feliz que você tenha curtido tanto minha opinião! :) Ah, espero que você possa ver o filme logo e que goste dele também!

      Excluir
  15. Olá Tony
    tudo bem?
    Caramba sabe que ei estava morrendo de medo de assistir esse filme? Por que eu assistir o parte um e me decepicionei um pouco, assim como parte 2 de -Harry Potter e as Relíquias morte, fiquei meio traumatizada!! Mas fico muito feliz em saber por que estou muito ansiosa para filme e assim como você quero sair super satisfeita do cinema HAHAHAHA mas li apenas ótimas críticas sobre!
    Beijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^ Tudo ótimo e contigo? Sempre rola um medinho, né? Mas algo me diz que você vai amar o filme! :)

      Excluir
  16. Senhoooor, preciso ver isso com meus próprios olhos! Kkkk
    Que bom que gostou tanto, Tony, é realmente gratificante qnd vemos uma adaptação de livro tão bem feita!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Como nunca li nenhum livro e piorou assisti os filmes, passei por esta postagem correndo, deve está lotada de spoiler ha ha. Acho que na Black friday compro todos. Depois vejo no Mega Filmes HD(sou vida loka).

    https://devoradores2livros.blogspot.com

    Um xero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Moises! Na verdade não há nenhum spoiler na postagem, quando há eu aviso antes...

      Excluir
  18. Olá, Tony!

    Bem... eu até queria assistir este filme... então você vem e me fala que é ótimo? Com certeza irei assistir! Preciso muuuito! Vou no cinema neste fim de semana! Com certeza irei!
    Valeu pela dica! :)

    Abraços!

    Participe do sorteio #SomosTodosIguais no Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Daniel! Haha, assista mesmo! Acho que você vai adorar o filme! :)

      Excluir
  19. Concordo com sua opinião! Também fiquei bem feliz com a fidelidade do filme em relação ao livro. Era uma coisa que esperava muito.
    E também não poderia deixar de citar a atuação do Josh né? Foi demais!

    www.booksever.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Filipe! Ah, que bom que concorda comigo! Pois é, o Josh fez uma atuação incrível! :)

      Excluir
  20. Oie
    Disse tudo, o filme está ótimo e bem fiel ao livro, cenas e falas. Eu curti muito.
    Adorei o post.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nessa! Ah que bom que você também curtiu o filme! :)

      Excluir
  21. Olá, Tony. Tudo bem? Nossa, fiquei meses falando de como seria assistir o filme na estreia. E Mds, eu tava sem chão depois de ver , aquilo foi pra lembrar eternamente. Eu me senti assistindo assistindo a dramatização que faço dos livros na minha cabeça. Enfim, perfeição define. E a flecha acertou o alvo. Adorei o post. Parabéns

    Abraço
    Tudo Online - tudoonlinevirtual.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gustavo! Comigo também aconteceu a mesma coisa! hahahaha Fico feliz que você tenha curtido o post! :)

      Excluir
  22. MDS ! Oi, Tony kkk
    Poxa, cada resenha que eu leio sobre o filme fico mais e mais ansiosa para assistir logo o filme. Sério, pensei que estava ansiosa o suficiente até ler o seu post.
    Ao ver cada foto senti um arrepio diferente...
    Parece estar bem fiel ao livro, assim como os outros filmes.
    Me bate uma dor enorme no coração por ser o ultimo filme, mas, como tudo que é bom acaba, temos que aproveitar e assistir.
    Beijos, Sorvete Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lari! Sim, o filme está bem fiel ao livro. Sei muito bem como é isso, também fiquei com essa dor no coração! </3

      Excluir
  23. Oi, Tony!

    Eu como sempre tenho que ser do contra, né? hahahahahaha'
    Não gostei da última parte. Já não tinha gostado da primeira e essa última pecou pela falta.
    "Ué, como assim?"...
    Achei que foi muito pouca coisa para ser esmiuçada em mais de duas horas de filme. Ok, a adaptação foi fiel, tava tudo muito bem feito e estava tudo ali, mas eu insisto em dizer que dividir o último livro de qualquer história que seja é muito sem sentido. É só uma forma de ganhar mais dinheiro quando a história poderia ser facilmente adaptada em um filme de umas três horas...tem muito filme de sucesso que é bem longo.
    E concordo com a Lu...achei muito escuro. Eu vi em 3D e tinha hora que dava tanta agonia da escuridão que eu tirava o óculos pra ver "melhor" mesmo com a tela meio desfocada!!
    Acho que o saldo geral, juntando todos os quatro filmes, é positivo, mas ao meu ver a conclusão poderia ter sido melhor.

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamires! Hahaha pois é! rs Poxa, fico triste em saber que você tenha achado isso do filme... Eu achei ele ótimo! Mas gosto é gosto, né? :)

      Excluir
  24. Acho que vou ter que me render a assistir esse filme , ta todo mundo falando dele *-*
    beijos beijos
    www.cheiadeinvencao.com

    ResponderExcluir