Título: Os Homens Que Não Amavam As Mulheres
Título Original: Män som hatar kvinnor
Autor: Stieg Larsson
Ano: 2015
Páginas: 528
Editora: Companhia das Letras
Sinopse: Vem da Suécia um dos maiores êxitos no gênero de mistério dos últimos anos: a trilogia Millennium - da qual este romance, Os homens que não amavam as mulheres, é o primeiro volume. Seu autor, Stieg Larsson, jornalista e ativista político muito respeitado na Suécia, morreu subitamente em 2004, aos cinqüenta anos, vítima de enfarte, e não pôde desfrutar do sucesso estrondoso de sua obra. Seus livros não só alcançaram o topo das vendas nos países em que foram lançados (além da própria Suécia, onde uma em cada quatro pessoas leu pelo menos um exemplar da série, a Alemanha, a Noruega, a Itália, a Dinamarca, a França, a Espanha, a Itália, a Espanha e a Inglaterra), como receberam críticas entusiasmadas. O motivo do sucesso reside em vários fronts. Um deles é a forma original com que Larsson engendra a trama, fazendo-a percorrer variados aspectos da vida contemporânea, da ciranda financeira feita de corrupção à invasão de privacidade, da violência sexual contra as mulheres aos movimentos neofascistas e ao abuso de poder de uma maneira geral. Outro é a criação de personagens extremamente bem construídos e originais, como a jovem e genial hacker Lisbeth Salander, magérrima, com o corpo repleto de piercings e tatuagens e comportamento que beira a delinqüência. O terceiro é a maestria em conduzir a narrativa, repleta de suspense da primeira à última página. Os homens que não amavam as mulheres é um enigma a portas fechadas - passa-se na circunvizinhança de uma ilha. Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, fechara-se o acesso à ilha onde ela e diversos membros de sua extensa família se encontravam. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o velho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada - o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer. Ou ser morta. Pois Henrik está convencido de que ela foi assassinada. E que um Vanger a matou. Quase quarenta anos depois, o industrial contrata o jornalista Mikael Blomkvist para conduzir uma investigação particular. Mikael, que acabara de ser condenado por difamação contra o financista Wennerström, preocupa-se com a crise de credibilidade que atinge sua revista, a Millennium. Henrik lhe oferece proteção para a Millennium e provas contra Wennerström, se o jornalista consentir em investigar o assassinato de Harriet. Mikael descobre que suas inquirições não são bem-vindas pela família Vanger, e que muitos querem vê-lo pelas costas. De preferência, morto. Com o auxílio de Lisbeth Salander, que conta com uma mente infatigável para a busca de dados - de preferência, os mais sórdidos -, ele logo percebe que a trilha de segredos e perversidades do clã industrial recua até muito antes do desaparecimento ou morte de Harriet. E segue até muito depois.... até um momento presente, desconfortavelmente presente.
* Exemplar cedido pela editora
"Os Homens Que Não Amavam As Mulheres" é o primeiro livro da série Millennium, do autor Stieg Larsson.
Uma
palavra para descrever a obra: Impactante. Stieg não tem medo algum de
abordar temas como estupro, violência extrema contra as mulheres e
animais e a corrupção em seu livro e é por isso que a sua estreia na
literatura é tão avassaladora. É impossível não ficar fascinado — e ao
mesmo tempo chocado — ao ler "Os Homens...". A coragem de Larsson me fez
admira-lo e aplaudi-lo de pé.
Além disso, a narrativa do autor é
bem gostosa. Descritiva demais em alguns certos capítulos (o que torna a
leitura um tanto arrastada), mas muito gostosa. Some isso com a
ambientação deslumbrante (impossível não se apaixonar pelo clima frio da
Suécia) da trama, aos personagens extremamente cativantes e complexos
(Lisbeth! <333 Mikael! <3) e ao mistério instigante a ser
resolvido e tenha um livro que é impossível de se largar.
"— E o que aconteceu?
— Chegamos agora à verdadeira razão pela qual eu gostaria de contratá-lo. Quero que descubra quem, na família, assassinou Harriet Vanger e há quase quarenta anos vem tentando me fazer mergulhar na loucura." - página 91
Todo o mistério envolvendo o desaparecimento (morte?) de Harriet Vanger me inquietou e fez o que bons mistérios geralmente fazem comigo: ficar louco para sua resolução! Só fiquei sossegado quando todas as peças foram se encaixando.
Como disse anteriormente, os personagens são muito bem construídos. O protagonista, Mikael Blomkvist cumpre seu papel com louvor. É cativante e tem uma conduta digna de elogios. Ah, e o que falar de Lisbeth Salander? A personagem é quem rouba a cena e que já nos conquista na primeira página em que aparece. A construção e evolução da personagem no decorrer do livro também é ótima e deliciosa de acompanhar.
"Todo mundo tem segredos. Trata-se apenas de descobrir quais são." - página 121
O autor ainda ganha pontos com o leitor ao inserir diversos temas em sua obra. Quem pensa que vai encontrar apenas uma trama policial no primeiro livro da série Millennium está enganado! A obra vai muito além disso: Em "Os Homens Que Não Amavam As Mulheres" há espaço para serem abordados temas como Política, Economia, Jornalismo, Tecnologia e até Religião. Stieg Larsson ainda usa a sua obra para fazer diversas críticas sociais, o que é ótimo.
Entretanto, mesmo tendo curtido toda essa variedade de temas, devo dizer que a presença dela provocou altos e baixos na leitura. Entendam: quando era abordado o Jornalismo ou a Tecnologia (temas que adoro) na trama, a leitura fluía facilmente. Mas quando o autor sueco reservava páginas e mais páginas para abordar a Economia ou a Política (temas que não gosto), a leitura se arrastava e eu demorava muito tempo para ler um pequeno número de páginas.
"Pela primeira vez na vida, Lisbeth Salander sentiu uma necessidade premente de pedir um conselho. No entanto havia um problema: para se aconselhar com alguém, ela seria obrigada a confiar na pessoa, o que significava ser obrigada a se entregar e a contar seus segredos. Com quem poderia falar? Não era muito boa em se relacionar com as pessoas." - página 217
Contudo, os pontos positivos se sobressaem e a experiência final com o livro é mais positiva do que negativa.
A edição da Companhia das Letras está ótima. A nova capa da obra é linda, a diagramação está ótima e as páginas possuem um material de qualidade elevada. Um único defeito, ao meu ver, é a tradução do livro que não está de acordo com o novo acordo ortográfico. Como já estou habituado com a reforma, achei estranho me deparar com palavras como "cinqüenta", "idéia" e entre outras. Apesar da estranheza, o detalhe não chega a incomodar.
"De repente ela percebeu que o amor era o instante em que o coração fica a ponto de explodir." - página 517
Em suma, "Os Homens Que Não Amavam As Mulheres" é uma obra que recomendo para quem procura por um romance policial complexo e que foge do convencional. Se você adora se deparar com um mistério inquietante, personagens cativantes e complexos, e não se incomoda com cenas pra lá de pesadas, ler o livro será a escolha certa a se fazer.
Nota: 4 de 5 estrelas
Oi, Tonyyyy
ResponderExcluirEu nunca tive vontade de ler esse livro. Tem até um filme, né? Sei lá, a sinopse me passa a sensação de uma história cansativa, não sei o motivo.
Acho que eu não leria, mas que bom que você gostou da leitura! \õ/
Beijo
- Tamires
Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook
Oi, Tami! Tem sim, dirigido pelo David Fincher! Ah que pena que você não tem interesse em ler o livro... :(
ExcluirOi Tony !! Tudo bem ??
ResponderExcluirEstava aguardando sua resenha do livro desde a chegada da caixinha de correio hehe
Sempre tive vontade de ler esse livro, o que não me acontece com o filme.
Já está na minha wishlist !!
Bjim
blogpatyrezende.blogspot.com
Oi, Paty! Tudo ótimo e contigo? Haha, espero que tenha gostado da resenha! :) Espero que você consiga ler "Os Homens..." em breve!
ExcluirOi, Tony! Tudo bem?
ResponderExcluirRapaz, achei muito bacana sua resenha, pois não li nenhum livro que é retratado na Suécia.
Deve ser uma experiência interessante poder ler algo do gênero.
Curti! :)
Abraços!
Participe do sorteio #Novembro Azul no Irmãos Livreiros
Oi, Daniel! Tudo ótimo e contigo? Sim, é uma experiência bem interessante mesmo! Acho que talvez você vá curtir a obra, hein? :)
ExcluirOlá Tony!
ResponderExcluirQue resenha maravilhosa, hein? Adorei *0* Eu tenho uma coisa de quero e não quero ler esse livro haha A premissa parece ser bem interessante, mas ainda fico com o pé atrás. Gostei de saber que vale a pena ler e é impactante haha
Beijos, Garota Vermelha
www.livrosdagarotavermelha.worpress.com
Oi, Nath! Ah, fico feliz em saber que você achou isso da minha resenha! :) Haha te entendo. Mas mesmo assim, tente ler o livro! Ele é muito bom! :D
ExcluirOi Tony!
ResponderExcluirNão conhecia este livro e gostei muito! Adoro livros policiais e saber que o autor trouxe mais que isso, outros assuntos sociais para refletir, me deixou ainda mais interessada, mesmo que a leitura tenha se arrastado em alguns momentos. Já irei colocar na lista. :)
beijos ♥
nuclear--story.blogspot.com
Oi, Daniela! O livro é bem mais que um romance policial e é por isso que gostei bastante dele. Coloque mesmo! :)
ExcluirJá vi algumas resenhas desse livro e sempre são positivas o que aumenta mais a minha vontade de ler.
ResponderExcluirPost it & Livros
Oi, Evelyn! O livro é muito bom, vale a pena lê-lo! :)
ExcluirParece ser um livro bem complexo... Mas eu o leria mesmo assim! Sem contar na ótima capa!
ResponderExcluirBlog Decidindo-se \o/
Oi, Vinicius! Essa capa é linda, né? E o livro é ótimo! :)
ExcluirOi Tony!
ResponderExcluirTenho a trilogia aqui com as capas antigas e tô morrendo de vontade de comprar com as novas só por causa do quarto livro, alguém tira isso de mim pelamor. HAUEHAUEHAEUAHE
Mas enfim, eu li Os Homens Que Não Amavam as Mulheres quando estava no primeiro ano do ensino médio (tem cinco anos isso, para você ter ideia) e lembro que o livro me marcou demais, que estava tão curiosa que não conseguia parar de ler de jeito nenhum. É uma história que recomendo sempre que posso.
Beijo!
http://www.roendolivros.com
Oi, Ana! Hahahahaha morto contigo! Aconteceu isso comigo também: eu não conseguia parar de ler! É um livro muito bom, sem dúvidas! :)
ExcluirOie, Lucas!! Tudo numa nice?!
ResponderExcluirEu vi que tinha um filme desse livro e fiquei curiosa porque uma blogueira enalteceu tanto a Lisbeth, a curiosidade aflorou, sabe?!
O título já chama a atenção e os temas são interessantes, gosto quando autores usam seus livros para fazer críticas a sociedade!! Não sei se leria, pelo menos não agora, é muito grande e sinto uma vibe de que o livro vai ser meio massante para mim!! Às vezes !e bate uma preguiça enorme para encarar obras grossas assim.
Acho que também ia estranhar pelo livro não está adequado no novo acordo ortográfico! Às vezes eu olho torto para os livros ou apostilas da faculdade, mas depois me lembro que são textos antigos!!
Mas que bom que tu gostou. A resenha está ótima!
Beijin...
http://piecesofalanagabriela.blogspot.com
Oi, Alana! Tudo sim e por aí? Aham, sei sim! Ah, sei como é isso... É preciso ter coragem para encarar livros desse tamanho, né? rs
ExcluirAh, obrigado! Fico feliz que você tenha achado isso da resenha! :)
Olá Tony! Tudo bom?
ResponderExcluirTenho um amigo viciado neste livro, mas eu nunca me senti animada a lê-lo.
Talvez pelo título, mas sua resenha até me surpreendeu, vi um lado da história que não sabia que existia... até porque você descreveu a leitura como impactante.
Gostei bastante, sua resenha está incrível, muito bem estruturada!
Beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com.br/
Oi, Alessandra! Tudo ótimo e contigo? O livro é bem legal. Vale super a pena lê-lo! Ah, fico feliz que você tenha achado isso da minha resenha! :)
ExcluirOi Tony, voltei !! hahaha;
ResponderExcluirEu não conhecia esse livro da trilogia. Que de mais a proposta desse livro, confesso que ele conseguiu me deixar curiosa. Já quero haha.
Beijos ♥
http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/
Hey, Joice! Bem-vinda de volta! \o/ Haha que bom que você ficou curiosa! :D Espero que leia o livro em breve.
ExcluirOlá, Tony.
ResponderExcluirFiquei feliz em saber que você gostou do livro. Eu gostei muito apesar do tamanho o autor consegue prender a gente. A Lisbeth é o cara. É se não a melhor, está entre os cinco personagens mais marcantes para mim de todos os tempos.
Blog Prefácio
Oi, Sil! Pois é, apesar do tamanho a gente consegue ficar preso ao livro! :) Ahhh a Lisbeth é demais, né? Adorei ela! <3
ExcluirOi, tudo bem?
ResponderExcluirAdorei sua resenha.
Faz tempos que quero ler esse livro, e agora com edição nova estou mais afim <3 esperar a Black friday e torcer pra ter um preço bom pra adquirir o meu!
bj
@saymybook
saymybook.blogspot.com
Oi, Jess! Tudo ótimo e contigo? Ah, fico feliz em saber disso! Também espero que você consiga encontrá-lo em um bom preço! :)
ExcluirOi, Tony! Logo nos primeiros parágrafos da sua resenha já fiquei extremamente curiosa sobre a obra do Stieg Larsson. Esse livro parece ser incrível! Acabou de entrar para a minha lista de desejados. Espero comprá-lo em breve. Beijos!
ResponderExcluirhttp://frases-perdidas.blogspot.com.br/
Oi, Gabi! O livro é incrível mesmo, vale a pena lê-lo! :)
ExcluirOi Tony, tudo bem?
ResponderExcluirMorro de vontade de ler esse livro, mas tem tantas páginas que ele me assusta um pouco. Achei bem interessante essa grande variedade de temas, acredito que alcança um bom número de leitores.
Beijos, lendocomabianca.blogspot.com
Oi, Bianca! Tudo ótimo e contigo? Haha a quantidade de páginas assusta um pouco mesmo, mas mesmo assim... Vale a pena lê-lo! :)
ExcluirOi Tony! Tudo bem?
ResponderExcluirEu estava com muita vontade de ler esse livro, mas essa foi a primeira resenha que leio sobre ele. Acho interessante o autor abordar tantos temas e vejo que sua estreia está sendo mesmo avassaladora. No entanto, acredito que alguns assuntos como política também iriam me incomodar. Vou ler mais resenhas e decidir se leio ou não rs.
Parabéns pela ótima resenha!!
Beijos,
versosenotas.blogspot.com.br
Oi, Bárbara! Tudo ótimo e contigo? Ah, obrigado! :) A política aparece mais pouco, já a economia... Está presente o tempo todo no livro!
ExcluirOi, Tony.
ResponderExcluirLi esse livro há uns anos, acho que uns 3, para ser mais exata.
Ganhei também em parceria com a editora, um mega presente. Mas pretendo reler porque gostei bastante. Acredito que essa parte do ponto negativo abordado sobre trabalhar a economia foi uma parte que não refletiu como desconto na minha nota. Gostei muito do livro e dos elementos utilizados. Em breve farei a releitura.
Participe do Top Comentarista e escolha o livro que você deseja ganhar.
Revelando Sentimentos
Oi, Naty! Tudo bem? O livro é muito bom, né? Menina, eu achei bem maçante ler todas aquelas partes sobre Economia, mas enfim... Faça mesmo! :)
ExcluirVejo bastante gente falando que Lisbeth é uma personagem incrível, o que me deixa bem curiosa pra conhecer a história!
ResponderExcluirVocê já assistiu o filme? Penso em vê-lo antes e se curtir ler o livro depois.
Beijinhos,
Alice
www.wonderbooksdaalice.com
Oi, Alice! Comecei a ver o filme nesse final de semana, mas não terminei. Entretanto, posso dizer que ele é muito bom! :)
ExcluirOi Tony,
ResponderExcluirQuero muito ler essa série, apesar de que o que publicaram recentemente, não está sendo muito elogiado.
Deveriam ter deixado os 'só' do autor 'sozinho' haha
Eu só assisti a versão americana e curti...gostei dos personagens principais, mais da Lis.
Estranho isso de não revisarem para o novo acordo, se bem que também ando pegando uns livros não revisados ou misturados hahaha
Ótima resenha e quotes!
tenha uma ótima semana.
Nana - Obsession Valley
Oi, Nana! Pois é, concordo contigo! Acho muita falta de respeito terem colocado outro autor para dar continuidade a série!
ExcluirÉ, às vezes também encontro livros assim! rs
Ah, obrigado! :)
Oi, Tony! Tudo bem?
ResponderExcluirQuanto tempo rs
Então... eu sempre tive vontade de ler esse livro. A série toda sempre me interessou muito.
Ótima resenha.
Abraço
mundoemcartas.blogspot.com.br
Oi, Markus! Tudo ótimo e contigo? Pois é, há quanto tempo! rs Ah, obrigado! :) Espero que você leia Millenium em breve! :)
ExcluirOi Tony,
ResponderExcluirBem que eu já tinha visto algo sobre isso, tem filme né? Então o filme eu até cheguei a locar mas não assisti (eheheh) gostei da forma como você abordou, tô interessada kkkk.
beijão!
Beijão!
Isa | http://isabellalessa.com
Oi, Isabella! Sim, tem filme! Ah, que bom que gostou da forma como abordei a resenha! :)
ExcluirOii!
ResponderExcluirEu não li esse livro mas já vi diversos elogios para essa obra, e gosto da temática tratada pelo autor e da forma como isso foi feita!
Não sei se leria agora, mas quem sabe mais para frente. Não li nada da Companhia acredita?
Mas já está anotado!
Beijinhos,
www.entrechocolatesemusicas.com
Oi, Ana! Leia qualquer dia desses mesmo! Nossa, sério? :O
ExcluirOlá
ResponderExcluirTony Tudo bem?
Realmente impactante, lendo sua resenha, confesso que sentir diversas coisas
que loucura! Acredito que o livro, realmente e avassalador!
sempre tive uma enorme curiosidade para lelo, e estava ansiosa esperando pela sua resenha
que não me decepcionou, pelo contrario!Fique. ainda mais curiosa e fascinada.
Adoro romance policial, e este livro esta na minha lista já faz um tempinho!
esta na hora de ler HAHAHAHAHA.
ADOREI.
Beijos
http://resenhaatual.blogspot.com.br/
Oi! ^^ Tudo ótimo e contigo? Nossa, fico feliz que minha resenha tenha te passado diversas coisas e que ela não tenha te decepcionado! :) Está mesmo, hein? Espero que você o leia em breve! :D
ExcluirOi Tony, tudo bem????
ResponderExcluirAinda não li a trilogia, mas leria com toda a certeza. Esse tipo de assunto deve sim ser abordado em livros. Inclusive, hoje tem resenha no blog sobre o livro Eu Vejo Kate que fala sobre isso. E fico muito feliz que o livro seja tão famoso e que tantas pessoas tenham a oportunidade de terem contato com essa realidade
Um beijão
http://profissao-escritor.blogspot.com.br/
Oi, Gih! Tudo ótimo e contigo? Pois é, o assunto realmente deve ser abordado em livros. Também fico muito feliz por isso! :)
ExcluirOi Lucas!
ResponderExcluirTenho esse livro aqui, com a capa antiga ainda, mas ainda não li, acredita? Não por falta de vontade, mas por acabar passando outros livros na frente. Sua resenha despertou novamente a minha curiosidade e espero ler esse livro esse ano ainda!
Beijos,
Epílogos e Finais
Oi, Bianca! Nossa, sério? Mas devia ler, viu? O livro é ótimo! :)
ExcluirOi Tony
ResponderExcluirAinda não li nada deste autor. Uauu, adorei sua resenha, pude ter uma boa visão da história, foi a primeira resenha que li deste livro e fiquei com muita vontade de ler. Gosto do gênero e da premissa.
Bela resenha!!
Beijinhos
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/
Oi, Nessa! Fico feliz que você tenha curtido a resenha! :) O livro é muito bom e eu espero que você possa lê-lo em breve!
ExcluirOláá Tony, tudo bem??
ResponderExcluirEntão, esse livro está na minha lista de desejados desde que li a sinopse dele e a cada resenha fico ainda mais curiosa para lê-lo, pois parece um livro surpreendente e que envolve o leitor do começo ao fim, agora que li sua resenha não foi diferente, minha curiosidade e ansiedade só aumentou!
Quero ainda mais lê-lo haha
Bjoos
Jovem Literário
Oi, Eloísa! Tudo bem sim e contigo? O livro é assim mesmo, acho que você vai adorar ele! :)
ExcluirEi, Tony!
ResponderExcluirEu ganhei esse livro no meu aniversário e estou esperando pra completar a série.
Sempre me interessei pela história de Millennium, e quero começar a ler os livros logo.
Até mais,
http://entreserieselivros.blogspot.com.br/
Oi, Plínio! Espero que você comece a ler os livros em breve e que goste deles também! :)
ExcluirOi Tony!
ResponderExcluirO livro é ótimo, né? Eu o li duas vezes e foi só na segunda que fui apreciar totalmente. Na primeira, gostei da história, mas achei tudo muito arrastado (também não curto política e economia, então patinava nesses trechos, assim como você). Depois cheguei a conclusão que o meu problema podia estar relacionado com ler poucas páginas por dia e resolvi dar uma nova chance anos depois. Resultado: adorei! Li toda a trilogia, um livro atrás do outro, mas esse primeiro é o meu favorito. Agora…será que o quarto vale a pena?
E a palavra é mesmo chocante! É comum eu esquecer detalhes das histórias que leio, mas as respostas por trás do desaparecimento/morte da Harriet são impossíveis de cair no esquecimento.
Beijos,
alemdacontracapa.blogspot.com
Oi, Mari! Sim, ele é ótimo mesmo! Ah, acho que vou fazer isso então! Quem sabe não acontece comigo o mesmo que aconteceu contigo? :)
ExcluirO quarto é bem controverso, né?
E concordo contigo, tudo aquilo é difícil de cair no esquecimento...
Olá, Tony!
ResponderExcluirUma amiga minha comentou sobre esse livro e eu adorei o enredo que ela descreveu. Também adorei a sua resenha, agora sei onde colocar as expectativas para o livro. Irei, sim, lê-lo. Já estava com vontade antes de sua resenha e agora minha vontade aumentou, só tenho medo das descrições que tornam a leitura arrastada :/
http://apenasumaleitura.blogspot.com.br/
Oi, Mariana! Mesmo com essas descrições, o livro é ótimo! Algo me diz que você vai gostar dele! :)
ExcluirMenino só aumenta minha vontade de ler essa série. Meu Deus! Preciso de tempo pra ler tudo!!! :(
ResponderExcluirQuero, quero, quero. As críticas sobre esses livros são maravilhosas! Quanto ao acordo ortográfico é algo que nao e.incomoda porque acho que nem eu me adaptei a ele. Ainda me vejo escrevendo ideia e estréia com acento (rs.), mas o word corrige... Enfim, mais uma bela resenha, Ton!
Parabéns.
Abraço.
Diego, Blog Vida & Letras
www.blogvidaeletras.blogspot.com
Oi, Di! A série já começou de uma forma arrebatadora, então é provável que os outros livros também sejam ótimos! :) Haha sério que você ainda não se adaptou ao novo acordo ortográfico? rs Ah, obrigado! :)
ExcluirTenho o box com os três primeiros, da edição antiga, lá em casa. E acredita que nunca me chamou atenção para ler. Tentei ver ao filme umas 2 vezes, para ver se despertava minha curiosidade e até agora nada, eu sempre durmo. Mas... a hora dele vai chegar! rs
ResponderExcluirDe qualquer modo, sua resenha foi ótima , Tony.
Bjs*.*
MaH
O que disse, Alice?
Oi, MaH! Nossa, sério? Espero que a hora dele chegue mesmo! rs Obrigado! :)
ExcluirOi Tony.
ResponderExcluirMas nossa, que isso? Desse jeito vou ter que ler esse livro mesmo. Todo mundo fala tão bem dessa série. Tu pretende ler os próximos volumes em breve?
Adorei o formato do blog ;)
http://perfectpick001.blogspot.com.br
Oi, tudo bem? Hahaha espero que você possa ler o livro em breve! :) Então, pretendo sim! :D
Excluir