Título: Tudo e Todas as Coisas
Título Original: Everything, Everything
Autora: Nicola Yoon
Ano: 2016
Páginas: 304
Editora: Novo Conceito
Sinopse: "Minha doença é tão rara quanto famosa. Basicamente, sou alérgica ao mundo. Qualquer coisa pode desencadear uma série de alergias. Não saio de casa. Nunca saí em toda minha vida. As únicas pessoas que já vi foram minha mãe e minha enfermeira, Carla. Eu estava acostumada com minha vida até o dia que ele chegou. Olho pela minha janela para o caminhão de mudança, e então o vejo. Ele é alto, magro e está vestindo preto da cabeça aos pés. Seus olhos são de um azul como o oceano. Ele me pega olhando-o e me encara. Olho de volta. Descubro que seu nome é Olly. Talvez eu não possa prever o futuro, mas posso prever algumas coisas. Por exemplo, estou certa de que vou me apaixonar por Olly. E é quase certo que será um desastre."

*Exemplar cedido pela editora

"Tudo e Todas as Coisas", de Nicola Yoon, conta a história de Madeline Whittier, uma garota de 18 anos que tem IDCG (Imunodeficiência Combinada Grave). Tal imunodeficiência fez com que a garota se tornasse alérgica ao mundo exterior e passasse a sua vida inteira dentro de casa, tendo somente a companhia de sua mãe e de sua enfermeira Carla. Um dia, porém, tudo muda. Olly chega com sua família para morar na casa ao lado da de Maddy e os dois rapidamente criam uma intensa ligação. Ligação essa que futuramente se transformará em amor. Mas como, em sua atual condição, Madeline poderá ficar com Olly? É o que saberemos durante o decorrer das páginas do livro.


A princípio, achei a premissa do livro um tanto batida e clichê e já estava me preparando para criticar a obra, mas acontece que a escrita singela de Nicola Yoon, o drama comovente de Maddy e a sua relação super fofa com Olly me conquistaram de uma forma arrebatadora. Então lá estava eu, suspirando feito uma adolescente bobinha, com a história apaixonante criada por Yoon. E digo mais: por estar gostando tanto do livro, evitei devorá-lo. Ia lendo aos poucos, saboreando cada momento marcante desta obra singular.

"Talvez eu esteja mantendo a esperança de que um dia, algum dia, as coisas mudem." - página 21

Um dos principais pontos positivos do livro é a escrita da autora. Nicola Yoon tem uma escrita simples, delicada e singela. A autora me pareceu estar confortável escrevendo a história de Madeline e Oliver, o que resultou num texto muito agradável, fluído e delicioso de ser lido. Não sei se vocês já perceberam isso, mas alguns autores se preocupam tanto em deixar sua escrita impecável que acabam tornando sua prosa com uma cara artificial. É um aglomerado de palavras difíceis de pronunciar, extremamente formais que não passam nenhuma verdade ou emoção para quem as leem.

Os personagens também são extremamente bem construídos. Maddy é uma protagonista cativante, bem-humorada, diferente e cheia de atitude que nos conquista logo nas primeiras páginas. Algo que me fez adorá-la foi a sua maneira encarar seus problemas. Mesmo a garota vivendo uma vida monótona e infeliz, ela não se deixa desanimar e encontra-se sempre de bom humor. Além disso, Maddy nutre um amor incondicional pelos livros, o que só fez com que minha paixão pela personagem aumentasse ainda mais.

"Quanto mais eu tento deixar o mundo do lado de fora, ele parece cada vez mais determinado a entrar." - página 39

Olly, pretendente da nossa protagonista, é misterioso, sarcástico, corajoso e gentil. Toda a garra do personagem ao bater de frente com seu pai alcoólatra e agressivo me comoveu e só fez com que minha admiração pelo garoto aumentasse.

E quem pensa que só são os protagonistas é que brilham em "Tudo e Todas as Coisas" está completamente enganado. Carla, enfermeira e melhor amiga de Madeline, é extremamente generosa, sábia (ela sempre solta várias frases de efeito e ótimos conselhos no decorrer do livro) e simpática. E ainda temos a mãe da protagonista, Pauline Whittier, que apesar de não ser tão cativante, consegue nos comover com seu drama de não se recuperar dos traumas vividos no passado.

"— Tudo é um risco. Não fazer nada é um risco. A decisão é sua." - página 73

Se não bastasse todos esses pontos positivos, ainda temos uma edição espetacular da editora Novo Conceito. Fica nítido a dedicação e o esforço da editora em nos entregar uma edição que trouxesse toda a essência do livro. E eles conseguiram, hein? A edição perfeita de "Tudo e Todas as Coisas" só contribui para que a nossa experiência com a obra seja ainda mais marcante e envolvente. Todos os aplausos do mundo ainda seriam pouco para o trabalho impecável feito pela Novo Conceito.

"Mas a diferença entre saber e ver pessoalmente é a diferença entre sonhar que se está voando e voar de verdade." - página 77 

Em suma, "Tudo e Todas as Coisas" é um livro comovente e extremamente apaixonante. Para quem procura por uma obra tocante, singela e arrebatadora, o romance de estreia (que nos deixa um gostinho de quero mais no final) de Nicola Yoon será uma excelente pedida.

 
Nota:

  


Algumas outras fotos da edição do livro: 






60 Comentários

  1. Que coisa linda esse livro, referente a história, a primeira vista, parece meio monótona, mas como diz aquele velho ditado, nunca julgue o livro pela capa! Enfim coloquei na listinha principalmente porque quero conhecer a escritora, você falou muito bem da forma que ela escreve!
    bjoss
    www.gizahcastro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gisele! Verdade, o livro é uma coisa linda mesmo! :) Espero que você o leia em breve.

      Excluir
  2. Esse livro é puro amor, estou louca para ler.<3
    Sua resenha só fez essa vontade aumentar..<3

    http://carpediemmica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Micaeli! Que bom que consegui aumentar sua vontade de ler o livro! :)

      Excluir
  3. Oie
    Primeira resenha que leio do livro e curti a premissa. Fiquei curiosa mesmo foi pelo final, se eles ficam juntos.
    Adorei a diagramação, fiquei com bastante vontade de conhecer o livro.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nessa! Ah, só lendo para saber como a história termina! rs

      Excluir
  4. Olá, Tony.
    Não tenho o que reclamar da Novo Conceito quando o assunto é edição bonita. Eu até quero ler esse livro, mas vou esperar a poeria baixar para não me decepcionar. A editora fez tanta propaganda nesse livro, desde setembro do ano passado que eles etão anunciando, que quando isso acontece sempre acabo me decepcionando.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! É, acho melhor você fazer isso mesmo. Vai que você acaba se decepcionando, né?

      Excluir
  5. Oii

    Quero muuito esse livro.
    Já li algumas resenhas dele e já coloquei nos meus favoritos, assim que der vou comprar! *-*

    Beijos!

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raíssa! Espero que você consiga ler o livro em breve! :)

      Excluir
  6. Eu estou muito apaixonada por esse livro, pela Maddy, pelo Ollie e pela Nicola. É exatamente isso o que você disse, a escrita dela é deliciosa. Não é tão simples, mas nada rebuscada forçadamente. Ela é objetiva e muito boa no que faz. Eu amei esse livro DEMAIS <3. Ele ultrapassou todas as minhas expectativas.

    Beijos
    http://aquelaborralheira.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Tony, o livro tem uma proposta bonita, que conquistou aos poucos, essa é a minha primeira impressão e espero confirmá-la quando ler
      http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

      Excluir
    2. Oi, Jana! Também estou apaixonado por tudo isso! <3<3<3 Esse livro foi uma grande e agradável surpresa! :)

      Excluir
    3. Oi, Thaila! O livro é bem assim mesmo...

      Excluir
  7. Oi :D
    aaaah, esse livro tá me perseguindo, todo lugar tem resenhas maravilhosas dele *-*
    Quero MUITO ler!
    Adorei ver as imagens do interior do livro.
    Com certeza está nos meus desejados.
    Bj


    IG: @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jess! Hahahaha isso é um sinal que é para você ler o livro logo! rs

      Excluir
  8. Oi, Ton!
    Menino não vou dizer muito sobre o que achei do livro aqui porque ainda vou escrever minha resenha que sai semana que vem.
    Mas posso adiantar que adorei o livro, adorei o drama e o casal romântico.
    E essa página aí com a citação de Alice? Você sabe que fotografei também né? rs.

    Abraço.

    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Di! Tem como não adorar esse livro? É essa mesmo! :) Sabia que você também ia fotografar! rs

      Excluir
  9. Oi Tony!
    Adorei esse livro, me surpreendi e ja ta entre os melhores desse ano. Que bom que gostou também!
    Abraço!
    http://leituraforadeserie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá, Tony.
    Realmente já perdi a conta de quantas vezes ouvi falar nesse livro... Como você gostou, creio que talvez eu goste também, em diversos momentos, nosso gosto é bem parecido. Vou ver se encontro pra ler e matar minha curiosidade... Adorei o post e em especial as fts.
    Um abraço,
    http://juliet-in-crisis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, R.N.! Também acredito que você vai gostar do livro sim! :) Que bom que curtiu o post! :D

      Excluir
  11. Oi Tony! Desde o ano passado eu tenho esperado para ler esse livro mas estou tão sem tempo que nem adiantaria tê-lo agora :( Parece ser uma história delicada e linda, e diferente de você, acho que devoraria tudo de uma só vez!!

    Beijos,
    Natália.

    www.doprefacioaoepilogo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Natália! Ah, mas espero que você consiga ler o livro em breve.

      Excluir
  12. Oláá Tony
    Eu quero muito ler esse livro, parece ser incrível, mas tenho certeza que antes de lê-lo precisarei garantir que não estaria na bad pq me parece que vou chorar oceanos. kkkkk
    Bjoos

    Jovem Literario

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eloísa! Hahahaha corre o risco de acontecer isso mesmo! rs

      Excluir
  13. Oi, Tony.
    Já li várias resenhas de "Tudo e Todas as Coisas" e sempre que leio uma nova descubro algo novo e interessante no livro.
    A edição está linda e o enredo é um dos que mais gosto de ler. Pretendo adquiri-lo em breve.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sávio! Espero que você leia o livro em breve e goste dele tanto quanto eu gostei! :)

      Excluir
  14. Oi Tony,
    Como vc, a sinopse não me chamou mta atenção, pois parece ser uma estória meio batida.
    Mas com tanto elogios que estou vendo na blogosfera, estou cogitando em comprar o livro.
    Afinal, uma boa narrativa e personagens bem construídos é tudo o que um leitor pode querer, né?
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alê! Exatamente! E algo me diz que você vai curtir o livro, então sugiro que o adquire mesmo.

      Excluir
  15. Olá, Tony!
    Desejo ler esse livro desde que ainda ia lançar nos EUA haha A estória realmente na primeira olhada parece clichê, mas é muito bem escrita e tocante. Amei sua resenha!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nath! O livro é exatamente assim! :) Fico feliz que você tenha curtido a resenha! :D

      Excluir
  16. Eu já estava louca por esse livro desde o lançamento, e agora com as resenhas tão positivas, tô enfartando hahaha sendo diferente ou clichê, adoro histórias envolvendo doenças, então preciso mesmo pra jaa


    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! Hahahaha sei como é isso. Espero que você consiga ler o livro logo! :)

      Excluir
  17. Oi Tony!
    O que está acontecendo que todos estão amando esse livro? Eu só vejo elogios e emoções por onde ele passa!
    Já coloquei na minha lista, preciso entender o que vocês estão sentindo com essa leitura.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ale! É porque simplesmente impossível não amar o livro! Você vai ver...

      Excluir
  18. Oi, Tony!

    Até agora este livro havia passado despercebido por mim. Via as pessoas comentando, mas não dei muita importância. Porém, depois da sua resenha tão convidativa e positiva, fiquei louca para ler o livro. Deve aquele tipo de história que conquista, arrebata e te deixa com um sorriso no rosto durante a leitura. Gostei de saber que os personagens foram bem construídos e a narrativa foi fluida e bem escrita.
    Ótima resenha!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafaela! De fato, o livro é assim. Obrigado, fico feliz em saber que minha resenha te convenceu a ler o livro! :)

      Excluir
  19. Oi, Tony!
    Eu comprei o ebook desse livro na pré-venda quando ele foi lançado lá fora, mas ele acabou se perdendo no meu Kobo hahahha
    Amei sua resenha! Ficou linda com essas fotos.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  20. Eu achei, de inicio, algo bem passado e clichê, mas então fiquei interessado pela construção bem feita dos personagem, pela protagonista cativante e pela história dita como arrebatadora. E que lindo esse livro!

    http://gabryelfellipeealgo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro só parece ser clichê, Gabryel! Ele é ótimo. Vale muito a pena ler! :)

      Excluir
  21. Estou bem curiosa para ler esse livro. Espero conseguir encaixá-lo um dia! kkkk

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir
  22. Gostei muito!
    http://blogmichaelvasconcelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi, Tony! Quando conheci esse livro, antes de ser lançado em português, fiquei super curiosa, achei a proposta bem interessante. Depois perdi a empolgação e quando ele foi lançado por aqui não me animei para ler. A edição parece estar bem bonita. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabi! Ah, que pena que você tenha perdido o interesse pelo livro...

      Excluir
  24. Oi, Tony. A sinopse parece realmente não ser mais do mesmo, meio batida, mas confesso que fiquei curiosa para ler depois de tantos elogios. A diagramação da NC é sempre perfeita.
    http://revelandosentimentos.blogspot.com.br - Top Comentarista. 2 livros para o vencedor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Naty! Vale a pena ler o livro, menina! Tenho certeza que você vai gostar dele.

      Excluir
  25. Olá, tudo bem ? Estou visitando a primeira vez o seu blog e adorei ele, já estou seguindo. Essa história me fez lembrar um pouco "A culpa é das estrelas" haha, e eu adoro personagens com atitude, que apesar da condição, não se se deixa abater e nem se fazem de "coitadinhos", me interessei pela história :)

    Conto com a sua visita!

    Jéssica Patrício - pitadadecinemaeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jéssica! Tudo sim e contigo? Que bom. Fico mega feliz em saber disso! <3

      Excluir
  26. Oi Tony, tudo bem?
    Apesar de não estar muito curiosa com esse livro, gostei da resenha! Fico feliz em saber que não é mais um livro focado na doença do protagonista.
    Te indiquei numa TAG/prêmio lá no blog! ;)
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Priih! Tudo sim e contigo? Que bom que gostou da resenha! E ah, obrigado pela indicação! <3

      Excluir
  27. Oi, Tony!
    Gostei muito da capa! Me sugeriu mesmo algo bem singelo. E pelo visto, a escrita da autora também é assim. Já marquei ele como "quero ler" no skoob. Espero que em breve eu consiga haha Bjs,

    Luiza Xavier

    Está rolando uma promoção no blog meu blog dos livros de Batman e Superman >>>>>>>>>> http://estranhoscomoeu.com/2016/04/05/sorteio-batman-ou-superman-escolha-seu-time/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiza! E o livro é, de fato, singelo! :) Também espero que você consiga lê-lo em breve.

      Excluir
  28. Lucaaaaaaaaaas!!!

    Li Tudo e todas as coisas no de domingo pra segunda, gente, que livro bom!
    É de fato singelo e emocionante. Daquele tipo de livro que vai, sem pretensão nenhuma, tomando conta do nosso coração. Como não se apaixonar?
    Eu queria um epílogo, confesso. Queria saber deles e da mãe.

    Bj

    http://revelandosentimentos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Krisna! É impossível não se apaixonar pelo livro, né? E ah, também queria um epílogo!

      Excluir
  29. Tem como não amar esse livro? Hahahaha
    Fico feliz em saber que você curtiu, Tony.
    E viu que a NC já confirmou a publicação de mais um livro da Nicola? Já quero ler tudo dessa autora! Haahhaha

    Beijo
    - Tamires
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tami! É impossível não amar o livro, né? Não, não vi. Que notícia ótima! :)

      Excluir