Título: Pipocando
Autores: Rolandinho e Bruno Bock
Ano: 2016
Páginas: 196
Editora: Novas Páginas
Sinopse: Rolandinho e Bruno Bock compartilham, por meio do relato de suas histórias, os tropeços e acertos que levaram o Pipocando a alcançar marcas incríveis – 140 milhões de visualizações e mais de 1,7 milhão de inscritos, transformando-o no maior canal de cinema da América Latina – desde a criação dos primeiros projetos fracassados até o desafio de gerenciar e motivar uma equipe competente.

Recheado de segredos, experiências e histórias hilárias, este livro pretende mostrar que o sucesso vem, na maioria das vezes, para quem tem coragem e disposição de sobra – claro, se você tiver café, também ajuda.

*Exemplar cedido pela editora

É inegável que os livros de youtubers se tornaram uma febre no mercado editorial brasileiro. E embora concorde que, sim, a grande maioria das obras têm como único intuito render lucros e que o conteúdo das mesmas não acrescentam em nada nas nossas vidas, vez ou outra decido apostar em livros que vejo que têm um certo potencial em me render boas leituras. Há alguns meses acertei em ler o maravilhoso "Tá Todo Mundo Mal", da Jout Jout, e agora, contrariando o ditado que diz que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar, acerto novamente com "Pipocando".


Começo dizendo que não, não conhecia o Pipocando. Eu raramente entro no YouTube, só entro pra ver os vídeos das bandas que curto, trailers de filmes, episódios de Girls In The House e as esquetes do canal Inferno Astral. Minha vida no YouTube se resume a isso, portanto sou alheio a diversos canais famosos. Mesmo assim, decidi ler o livro, pois adorei a sinopse, a capa e o fato de o canal ser sobre cinema. Antes mesmo de começar a ler a obra resolvi assistir alguns vídeos do canal e acabou que amei o conteúdo deles. 

Sendo assim, comecei a ler o livro com altas expectativas, e acabou todas elas foram correspondidas e até mesmo superadas. "Pipocando" é um livro de youtubers diferente de qualquer outro que já li. Ele tem várias facetas e um conteúdo muito rico que não só nos diverte como também nos inspira. Resolvi fazer uma resenha diferente e falar um pouquinho sobre as várias facetas do livro para vocês verem como ele é versátil e pode agradar a vários tipos de leitores.

Parte 1: Biografia 


O livro começa com o Rolandinho e o Bruno Bock fazendo biografias de si mesmos e nos contando histórias da sua infância, adolescência e dos dias atuais. Antes que alguém comece a julgar e dizer algo como: "Quem eles pensam que são para escreverem biografia?" devo dizer que o conteúdo autobiográfico do livro é de suma importância para entender a criação do Pipocando. E digo mais: adorei ler as histórias de vida dos caras. O bom humor deles me divertiu muito e a  determinação de ambos em correr atrás dos seus sonhos me inspirou a correr atrás dos meus.

Parte 2: Curiosidades/Bastidores


Não sei vocês, mas eu amo ler histórias de bastidores! E na segunda parte do livro, Rolandinho e Bruno Bock contam várias coisas coisas que aconteceram por trás das câmeras do Pipocando. Também contam detalhes sobre a equipe por trás do canal e várias curiosidades sobre alguns vídeos postados. Um baita presente para os fãs do canal!

Parte 3: Crônicas 


Na terceira parte do livro os autores escrevem crônicas com uma pegada mais pessoal, mas que têm tudo a ver com o Pipocando. Destaques para a maravilhosa "Uma noite escrita por Alfred Hitchcock", a emocionante "A juventude e o que fazer com ela" e a inspiradora "Fazer o que ama ou amar o que faz?"

Parte 4: Tutorial (ou "O Manual de Sobrevivência do Youtuber")


Na derradeira parte do livro os donos do Pipocando dão dicas e mais dicas para você que tem/ou pretende ter um canal e quer que ele faça tanto (ou até mais) sucesso como o deles fez e ainda faz. São dicas muito boas (vindas de quem melhor entende o assunto) e importantes que tenho certeza que ajudarão a muitos que estão começando agora no YouTube e se sentem perdidos e sem saber o que fazer.

***

Sabe aquela sensação de terminar um livro e sentir que sua vida não será mais a mesma? De que aquelas palavras realmente fizeram uma diferença em você? Foi assim que me senti ao terminar de ler o livro. Os relatos de Rolandinho e Bruno Bock me fizeram acreditar que sim, sou capaz de realizar meus sonhos, desde que eu esteja disposto a lutar com unhas e dentes para conseguir tal feito. E me fizeram acreditar que com esforço, dedicação e amor, os bons frutos começam a aparecer e o nosso trabalho duro é recompensado. 

Sei que tudo isso pareceu um papo motivacional barato, mas não é. É a mais pura verdade. E convido vocês a também conhecerem e lerem as palavras presentes em "Pipocando" e verem como o livro é bacana e inspirador. Rolandinho e Bruno Bock têm muito a dizer. Basta que vocês deem uma chance para eles. Tentem tirar esse pensamento de que "Livros de youtubers são perda de tempo" e leiam esse livro que tem sim, muito a acrescentar nas vidas daqueles que o lerem.

Com uma edição impecável e deslumbrante, um excelente bom humor e referências cinematográficas deliciosas, "Pipocando" é um excelente livro que indico a todos aqueles que procuram por uma leitura leve, divertida e inspiradora.

 
Nota: 


39 Comentários

  1. Olá, Tony.
    Que bom que acertou nos livros que você apostou. Minha vida no youtube é ainda menor que a sua, só assisto algum vídeo quando está nas postagens do blog que entro hehe. Por isso só conheço esses youtubers que tem algum livro e por causa do livro. Não são livros que eu compraria,mas ganhando é claro que leio. São super divertidos e ótimos para curar ressacas. Gostei da resenha explicando os pontos dos livros.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Eita rs E olha que eu achava que minha vida no YouTube que era pequena rsrs Te entendo. E fico feliz que você tenha gostado da resenha! :)

      Excluir
  2. Olá, Tony! Tudo bem?

    Pipocando é minha próxima leitura e espero gostar, assim como você gostou. Desde o ano passado, tomei conhecimento do canal deles e comecei a assistir com frequência. Quando vi o livro ser lançado fiquei curioso sobre.

    Adorei a forma como desenvolveu a resenha.

    Até mais! http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renato! Tudo ótimo e contigo? Tenho certeza que você vai adorar o livro! :) E que bom que curtiu a forma que desenvolvi a resenha! ^^

      Excluir
  3. Amei esse livro, parece ser muito bom. Quero ler. Gosto mt desse tipo de livro.

    ✯ Instagram ✯✯ Blog Diamante Turquesa ✯✯ Fan Page ✯_

    ResponderExcluir
  4. Olá Tony, tudo bem?

    Nossa... Por causa das críticas, confesso nunca nem ter tido vontade de ler algum livro de algum youtuber. E, sim, minha relação com o youtube é mais resumida que a sua.
    Sua resenha, e as fotos desse livro, me tiraram um preconceito da mente.
    Adorei saber.
    Parabéns pela resenha!

    Abraço
    colecionadoresdelivross.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alana! Tudo bem sim e com você? Nossa, fico muito feliz em saber que minha resenha conseguiu tirar esse preconceito que você tinha! ^^

      Excluir
  5. Oi Tony!
    Já vi alguns videos do canal deles achei bem bacana a proposta do livro. As ilustrações tão lindas!
    Parabens pela resenha.
    Um abraço!
    Guilherme - Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Guilherme! Espero que você consiga ler o livro em breve. Obrigado! :)

      Excluir
  6. Oi Tony!!

    Eu não gosto de livros de Youtubers porque não me chamam atenção, mas eu confesso que o do Pipocando eu quero muito ler e depois dessa resenha minha curiosidade aumentou ainda mais!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi! Pois então leia! Tenho certeza que você vai gostar. :)

      Excluir
  7. Oi Tony
    Pela sua descrição parece que a leitura foi muito prazerosa e até me deixou curiosa. Pelo visto o livro tem de tudo um pouco, parece dinâmico. Eu ainda não conhecia, e achei interessante. Mas confesso que não faz muito o meu estilo. Se eu tiver oportunidade até lerei.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nessa! Ah, te entendo. Mas dê uma chance pro livro mesmo. Quem sabe você não gosta? :)

      Excluir
  8. Oi, Tony!
    A primeira vez que vi a capa desse livro mesmo, foi antes de eu conhecer o canal e confesso que, na época, pensei que seria realmente 'só mais um livro de youtubers'. Mas acabei conhecendo o canal depois de forma meio inesperada e quando gostei do conteúdo de diversos vídeos, logo fiquei curiosa para ver o livro também. Realmente o canal é muito divertido e acompanhar um pouco da biografia dos autores e entender como tudo surgiu deve ser ótimo. Os extras dos bastidores e as crônicas também parecem muito bons, e mesmo o tutorial, que nem me interessa tanto, deve ser legal pela forma como eles interagem e escrevem, então, se eu já estava interessada na leitura, fiquei ainda mais incentivada agora com sua resenha! Bom saber que o livro tem conteúdo e vai até um pouco além do que esperamos com base no canal. Ótima resenha!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sâmmy! O canal deles é sensacional, né? E acredite, o livro é ainda melhor! Tenho certeza que você vai adorar ele! :)

      Excluir
  9. Adorooo o canal deles, sempre assisto os vídeos pra conhecer novos filmes!
    Adorei o post e nem sabia que eles tinham feito livro.
    ABRAÇOS!

    http://www.entreeles.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciano! Pois se você curte o canal deles é certeza que vai amar o livro! :)

      Excluir
  10. Oi, Tony! Tudo bem?
    Eu não tenho muito interesse em ler livros de youtubers porque o último e único que li foi um desastre.. Mas fiquei curiosa sobre esse. Nunca assisti os vídeos desse canal, então vou procurar e dar uma olhadinha para ver se gosto.. quem sabe não leio?
    Abraços,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bah! Tudo sim e contigo? Entendo. Mas procure mesmo! ;)

      Excluir
  11. Oi, Tony.
    Não conheço esse canal do youtube.
    Como você eu não sou muito de ver vídeos do youtube.
    Mas esse canal parece legal por tratar de cinema, que é uma das minhas paixões.
    Não é o tipo de livro que eu gosto, mas novamente uma boa resenha.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diego! O canal é legal sim. E o livro também! :) Obrigado ^^

      Excluir
  12. Oi, Toninho!
    Todo livro - goste você ou não - sempre será capaz de passar uma mensagem para alguém, isso depende muito do publico alvo.
    Apesar de não gostar de Livros de youtubers, com certeza alguém gosta e leva para a vida o que leu ali, mesmo que seja uma biografia de alguém que não tem muito o que dizer, mas que diz mesmo assim num ato de levar motivação. Muitas vezes são passagens desnecessárias para alguns e empolgantes para outras.
    Continuo não querendo ler livros de youtuber porque pra mim isso não seria prazeroso e porque meu tempo é curto demais para apostar em coisas que muitas revistas e livros de auto ajuda já me disseram em algum momento, até mesmo os próprios personagens desses canais.
    Mas que bom que você gostou e que o livro acrescentou algo para você.

    Boas leituras.
    Bjão.

    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi,

    Amei a resenha, Tony.


    Abraços...

    blogmichaelvasconcelos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Tony!

    Que bom que você acertou novamente! Livros de youtubers e gente aleatória tipo a Maisa (aquela atriz adolescente) não me chamam um pingo de atenção. Ainda mais quando colocam a própria foto como capa. Não sei, não consigo gostar.

    Beijos,
    Natália.

    www.doprefacioaoepilogo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá, Tony!
    Fico feliz por você ter gostado da leitura :) Gostei da forma como você fez a resenha! Acredito que não sou público alvo desse livro, mas obrigada pela dica! Abraço!
    apenasumaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari! E eu fico feliz por você ter gostado da forma que resenhei o livro! :)

      Excluir
  16. Oi, Tony! Sou apaixonada pelo Pipocando, mas confesso que não me empolguei tanto com o lançamento do livro. Depois de ler a sua resenha fiquei mais curiosa e já estou cogitando realizar essa leitura. A proposta parece bem bacana. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabi! Pois então leia. Quem sabe você não gosta? :)

      Excluir
  17. Oii Tony meu favorito, tudo bem?
    Olha, eu não sou fã do Youtube, não tenho paciência para vídeos, não sei porque rs.
    Fico feliz que você tenha gostado tanto assim da leitua, é muito bom quando um livro nos ganha dessa forma!
    Sua empolgação me motivou, vou colocar na listinha, e quem sabe eu leia né?

    Beijos,
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginas.com.br
    Participe do SORTEIO DE 1 ANO do Blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana (minha favorita)! Tudo sim e com você? Tomara que você leia mesmo e que goste do livro tanto quanto eu gostei! :)

      Excluir
  18. Oi, Tony

    E não é que a edição está caprichada? Adorei saber que você gostou. Infelizmente eu não tenho vontade de me aventurar nos livros de YouTubers, eu realm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita que cliquei em "publicar" sem querer! Estou no celular, o dedo bateu no lugar errado.

      Continuando...

      Eu realmente acho que muitas pessoas podem curtir, assim como você curtiu. Mas eu não tenho tempo para ficar me aventurando em gêneros que não me chamam tanto atenção. Porém, quem sabe um dia, né?

      Beijo
      - Tami
      http://www.meuepilogo.com

      Excluir
    2. Oi, Tami! Ah, odeio quando acontece isso! rs Entendo você. É, quem sabe, né?

      Excluir
  19. Olá, Tony!
    Que resenha maravilhosa :D Adoro o Pipocando e os meninos <3 Estou louca por este livro! Amei saber que é dividido em partes e que nos inspira a não desistir e que somos capazes! Amei as imagens também! Quero!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nath! Awn, obrigado! <3 Espero que você leia em breve e goste dele tanto quanto eu gostei! :)

      Excluir