Título: Pequenas Grandes Mentiras
Título Original: Big Little Lies
Autora: Liane Moriarty
Ano: 2015
Páginas: 400
Editora: Intrínseca 
Sinopse: Depois do sucesso de O segredo do meu marido, a autora australiana Liane Moriarty apresenta um livro ousado sobre as perigosas meias verdade que contamos a nós mesmos para sobreviver. Com muita bebida e pouca comida, o encontro de pais dos alunos da Escola Pirriwee tem tudo para dar errado. Fantasiados de Audrey Hepburn e Elvis, os adultos começam a discutir já no portão de entrada, e, da varanda onde um pequeno grupo se juntou, alguém cai e morre.Quem morreu? Foi acidente? Se foi homicídio, quem matou? Pequenas grandes mentiras conta a história de três mulheres, cada uma delas diante de uma encruzilhada.Madeline é forte e decidida. No segundo casamento, está muito chateada porque a filha do primeiro relacionamento quer morar com o pai e a jovem madrasta. Não bastasse isso, Skye, a filha do ex-marido com a nova mulher, está matriculada no mesmo jardim de infância da caçula de Madeline.Celeste, mãe dos gêmeos Max e Josh, é uma mulher invejável. É magra, rica e bonita, e seu casamento com Perry parece perfeito demais para ser verdade.Celeste e Madeleine ficam amigas de Jane, a jovem mãe solteira que se mudou para a cidade com o filho, Ziggy, fruto de uma noite malsucedida.Quando Ziggy é acusado de bullying, as opiniões dos pais se dividem. As tensões nos pequenos grupos de mães vão aumentando até o fatídico dia em que alguém cai da varanda da escola e morre. Pais e professores têm impressões frequentemente contraditórias e a verdade fica difícil de ser alcançada.Ao colocar em cena ex-maridos e segundas esposas, mãe e filhas, violência e escândalos familiares, Liane Moriarty escreveu um livro viciante, inteligente e bem-humorado, com observações perspicazes sobre a natureza humana.

Meu primeiro contato com a Liane Moriarty foi com o seu tão comentado "O Segredo do Meu Marido". Gostei do que li, mas senti que faltou algo. Por acreditar no potencial da autora e que ela poderia escrever algo brilhante e impecável, dei uma chance para "Pequenas Grandes Mentiras". E fiz a escolha certa, meus caros! Esse livro é simplesmente maravilhoso e viciante.


"Pequenas Grandes Mentiras" conta a  história de três mães bem diferentes que acabam se tornando amigas. Madeline é aquela típica "perua". Toda fashionista e alarmante, passa por problemas na sua relação com a sua filha mais velha (Abigail, de 14 anos); Celeste é linda, rica e magra. Tem um casamento tido por muitos como perfeito, mas mal sabem eles que por trás de tanta beleza há tristeza e dor. Muita dor; Jane é a mais nova das três e é mãe solteira. Logo no primeiro dia no novo colégio seu filho Ziggy é acusado de praticar bullying com uma garotinha. E é partir desse fato que tudo desenrola até chegar na noite do concurso de perguntas, onde alguém morre. Acabei não contando, mas o livro começa logo nessa noite e então volta no tempo. Enquanto vamos acompanhando as rotinas dessas três mulheres e seus filhos, recebemos alguns flashs de depoimentos de pessoas envolvidas na noite do concurso de perguntas. Uma pessoa morreu. Alguém a matou. Quem, como e por que? É o que nós vamos descobrir no decorrer das quase quatrocentas páginas dessa viciante história.

"Tudo em volta dela era colorido: de cores fortes e vibrantes. Ela era a única coisa sem cor na casa inteira." - página 86

Já havia notado que Liane Moriarty tem uma capacidade ímpar de fazer personagens bem construídos e isso está mais evidente do que antes em "Pequenas Grandes Mentiras". Os personagens do livro são tão bem construídos que mais me pareceram ser reais. Em muitas passagens eu me via concordando com a forma de pensar de Madeline ou até mesmo de Celeste e percebendo que muitos dos pensamentos delas poderiam ter saído de minha cabeça e de pessoas do meu convívio. Isso só mostra o grau elevado de realismo e humanidade presente nos personagens da obra.

E a força das personagens femininas, hein? É de aplaudir de pé. Tanto Jane, quanto Madeline e Celeste passaram por maus bocados, mas não deixaram serem abatidas por isso. As três mostram que homens maus não têm o direito de acabar com suas vidas e dão a volta por cima. Em uma das cenas finais, quando elas estão juntas com Bonnie (que me surpreendeu de forma positiva) e Renata num dos momentos cruciais da história, é deixada de forma implícita uma mensagem para o público.
É como se a autora estivesse dizendo algo como: "Ei, mulheres! Vocês precisam se unir. Precisam agir. Não deixem nenhum homem levantar a mão para vocês. Vocês são fortes. Lutem. Vocês conseguem". Isso tudo me deixou arrepiado e me fez querer que o mundo literário e real tenha mais mulheres como Moriarty e suas personagens.


"— Amanhã você vai estar melhor. Sempre se sente melhor no dia seguinte." - página 105

Ainda sobre os personagens, destaco Perry e sua dubiedade, Tom e Ed por serem uns amorzinhos, Ziggy por ser uma criança fofa e maravilhosa (até agora estou revoltado com o que fizeram com ele) e Chloe, por ser tão divertida e ter soltado o bordão maravilhoso: "Ai, calamidade."

Preciso comentar sobre os temas deveras importantes que são abordados na obra: há um grande destaque para a violência doméstica, o bullying e até mesmo o estupro. Em menor grau de importância, mas muito interessantes, há as fofocas, o adultério, as mentiras e a futilidade das pessoas nesse mundo de aparências e superficialidades no qual vivemos.

"Sentia como se todos os seus sentimentos — até seu gigantesco medo — estivessem bem vestidos por uma camada macia de algodão." - página 351

Partindo para o aspecto do livro, tenho alguns elogios e uma crítica para fazer. A princípio tenho que elogiar a escolha de capa feita pela Intrínseca. A diagramação também está ótima. Mas infelizmente notei alguns errinhos de revisão. Foi uma quantidade até considerável, o que me deixou surpreso, pois a editora não é de entregar livros com erros de revisão. Contudo, não é nada que atrapalhe a experiência do leitor com a obra.

"Aqueles que amamos não se vão, sentam-se ao nosso lado todos os dias." - página 388

Em suma, "Pequenas Grandes Mentiras" é um excelente livro. Ideal para quem gosta de histórias com mentiras, reviravoltas e personagens femininas fortes.


A HBO transformou o livro na minissérie "Big Little Lies", que está sendo exibida todo domingo, às 23h.

Nota:




27 Comentários

  1. Oi, oi Tony!
    Já tinha ouvido falar da série, mas não fazia ideia que era baseada em um livro. Que legal. Pena que a leitura não faz muito o estilo que eu gosto, acho cansativo/chato esse tipo de mistério. Mas adorei a resenha!
    Beijos!
    Borboletas de Papel | fanpage - twitter - instagram

    ResponderExcluir
  2. Oi Tony!
    Eu tenho esse livro há um tempinho, nunca li nada da autora. Está na minha meta de leitura agora por causa da minissérie que saiu. Espero gostar tanto qnt vc!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Tony!
    Quero muito ler!
    Eu tenho O Segredo do Meu Marido, mas não li ainda, apesar da curiosidade.
    E todo mundo fala de Pequenas Grandes Mentiras, que é ótimo mesmo.
    Amo personagens femininas fortes, ainda mais tão diferentes uma das outras.
    Acho que vou ler logo para poder ver a série, que só tem atrizes maravilhosas, né?

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Teca! Se você gosta de personagens femininas fortes é certeza que vai amar Pequenas Grandes Mentiras. Sim, o elenco está ótimo! :D

      Excluir
  4. Olá, Tony.
    Eu gostei de O Segredo do meu marido mais do que você hehe. E imagine esse então? Já fiquei aqui morrendo de vontade de ler e descobrir tudo sobre a história. Depois que ler quero conferir a série também.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Olá, ainda não li nada da autora mas tenho vontade de ler os livros dela. Se tem personagens femininas fortes e essa questão da união entre as mulheres é levantada, pode ter certeza que eu já quero ler! Gostei da resenha.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oii Tony!
    Sempre paquerei a capa desse livro e sempre estive afim de ler, mas nunca tive a chance de ler. Como sempre, sua resenha maravilhosa me deu mais vontade de ler ainda. Continuo procurando a chance de ler hahahaha.

    Beijos,
    Natália.
    www.doprefacioaoepilogo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Natália! A capa dele é linda, né? Espero que você possa lê-lo em breve.

      Excluir
  7. Oi Tony!
    Li esse livro há anos, logo que a Intrínseca lançou, e também gostei bastante. Você tem razão: a trama tem vários elementos viciantes e as quebras da narrativa funcionam muito bem, não é mesmo?
    Estou curiosissima para assistir a série, mas primeiro vou terminar algumas temporadas que tenho em andamento para daí me aventurar em mais uma hehe
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari! Sim, funcionam super bem. A série está bem legal, estou gostando! :)

      Excluir
  8. É a Shailene Woodley ali? Esse dois livros da autora estão na minha listinha, mas ainda não li nenhum. Me interessou a série.

    www.cupidobrega.com.br
    Canal no YouTube

    ResponderExcluir
  9. Oi Tony, tudo bem?
    Eu gostei da sinopse e de ter mulheres marcantes. Provavelmente vá assistir à série da HBO pra matar a curiosidade, mas se curtir talvez eu leia também. =)
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Priih! Tudo ótimo e contigo? Assista mesmo. E se possível, leia também! :)

      Excluir
  10. Oie
    Não conhecia a série e agora fiquei com mais vontade de ler o livro. Nunca li nada da autora e morro de curiosidade.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nessa! A Liane é uma excelente autora. Vale a pena ler os livros dela! :)

      Excluir
  11. Olá!!

    Eu já li um livro dessa autora e achei a escrita dela muito boa!
    Vi um episodio da série e também achei o clima geral da estória interessante.
    Não sei se faria essa leitura agora. Mas talvez mais para frente!!

    Beijo

    ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raissa! Espero que você faça a leitura e acabe gostando tanto quanto eu gostei.

      Excluir
  12. Oi, Tonyzinho das candongas

    Eu tenho O Segredo do Meu Marido aqui, mas não li ainda. A proposta desse livro me chama a atenção e achei interessante o fato da história abordar temas importantes como a violência doméstica, por exemplo. Um dia lerei com certeza.

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  13. A série me pareceu uma das melhores do ano passado. A séries de drama são os meus preferidos, mas Big Little Lies se tornou no meu filme preferido. Sua historia é muito fácil de entender e os atrices podem transmitir todas as suas emoções. Na minha opinião, Sharp Objects serái uma das mehores series drama que será lançado. O ritmo é bom e consegue nos prender desde o princípio. O série superou as minhas expectativas, o ritmo da historia nos captura a todo o momento. Esta série conta uma história extraordinária.

    ResponderExcluir