Título: Arábia
Subtítulo: A Incrível História De Um Brasileiro no Oriente Médio
Autores: Rafael Coelho e Raiam Santos
Ano: 2017
Páginas: 155
Sinopse: Você largaria seu emprego em uma multinacional para estudar em uma universidade que ainda nem existia?
E se esta universidade fosse na Arábia Saudita?
Pois é... Rafael Coelho largou tudo, se mudou para o Oriente Médio e agora descreve, sob a perspectiva de um jovem de vinte e poucos anos, este curioso relato de forma divertida e minuciosa. 
Na Arábia Saudita há muito mais do que petróleo e sheiks. Trata-se do berço do Islamismo e um dos países mais conservadores e fechados do mundo, onde mulheres não podem dirigir, bebidas alcoólicas são proibidas e a pena de morte é sentenciada por decapitação em praça pública.
ARÁBIA: A Incrível História de Um Brasileiro no Oriente Médio é uma aula de diversidade cultural e respeito às diferenças, usando de histórias reais nas terras sauditas e, também, em países vizinhos, incluindo a Síria, um pouco antes da ascensão do Estado Islâmico.
ARÁBIA é muito mais do que um livro de viagens. É uma leitura inspiradora que mostra como decisões fora da caixa podem ser acertadas e proveitosas. 
Depois de conhecer essa história, será impossível você olhar para "oportunidades bizarras” com os mesmos olhos de sempre.

*E-book cedido pelo editor

Há alguns meses o autor de "Arábia: A Incrível História De Um Brasileiro no Oriente Médio" me convidou para ler o seu livro. Como gosto de embarcar em novos desafios, topei. Tinha tudo para não gostar do livro, pois não curto tanto obras de não ficção, mas acabou que foi uma experiência bem bacana.

O livro é bem diferente de tudo que já li. É uma mistura de autobiografia com viagens e uma pegada motivacional. Sem falar que tem humor e um conteúdo bem didático acerca da Arábia Saudita e outros países do Oriente Médio.

Eu gosto muito de livros que enriquecem nossa bagagem cultural e "Arábia" faz isso com muita facilidade. Aprendemos alguns costumes da Arábia e ficamos a par da cultura, da política, da economia e da religião do país. Não sei se eu encontraria por aí facilmente as informações de que a internet e o cinema são proibidos na Arábia Saudita, ou de que lá é feita a pena de morte por decapitação. Além disso, há uma outra série de fatos bem interessantes sobre o país.

Tudo isso é feito com muito bom humor. Me diverti bastante com a forma como o Rafael Coelho narra suas aventuras. Os capítulos onde ele também conta algumas de suas experiências pessoais e "noitadas" foram ótimas e as minhas passagens favoritas do livro.

Um pequeno ponto negativo que acabei encontrando foi uma certa falta de coesão em alguns capítulos. Muitas vezes eu sentia que o parágrafo havia acabado de forma abrupta. Por mais que existisse um ponto final, a frase não parecia ter acabado. Faltava complemento e uma conclusão mais trabalhada. Fora isso, o livro me ganhou em todos os outros pontos.

Ao chegar no final do livro, após ler as considerações finais do Rafael e ver as ótimas fotos que ele separou, fica aquele sentimento de que, sim, nós podemos arriscar e se jogar de cabeça onde quisermos. O autor nos encoraja a sair da caixinha. Pensar grande. Ousar. Se jogar. É o que Charlie Brown Jr. já dizia, não é mesmo? "Mas para quem tem pensamento forte, o impossível é só questão de opinião"

Nota:



23 Comentários

  1. Oi, Tony!
    Esse livro só me lembra a experiência do Ciência Sem Fronteiras.
    Que bom que o livro foi uma boa experiência. Infelizmente ele não faz muito meu estilo.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio de aniversário do Balaio de Babados e O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Oi Tony
    Ainda não conhecia este livro, ele tem um tema interessante, mas não faz muito meu estilo de leitura.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi! Achei super interessante, contar um pouco através de uma experiência própria, sobre determinada cultura. Gosto de livros que nos fazem aprender algo. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
  4. Olá, Tony.
    Também não sou muito fã de livros de não ficção, mas quando li a sinopse do livro já me interessou. Como sou avessa a mudanças eu nunca que faria um negócio desses, ainda mais para onde foi hehe. Se der vou ler o livro.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Né? Também não iria rs Espero que você leia o livro.

      Excluir
  5. Não conhecia o livro mas parece-me interessante, às vezes sabe bem ler algo cheio de humor! =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  6. Oi Tony,
    Acho que já tinha visto sobre o livro, mas não tinha parado pra ler sobre. Gostei muito da proposta, e meu Deus, sem cinema e internet que dooor.

    tenha uma ótima semana.
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nana! Que morte horrível, né? Não vivo sem internet!

      Excluir
  7. Que interessante a obra! Sei bem pouco dos costumes da Arábia e adoro livros que nos apresentam a realidade vivida no lugar. Dica anotada e ótima resenha! Sucesso pro autor!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é bom você ler o livro, Carol! Vai aprender muita coisa :3

      Excluir
  8. Oi Tony,
    Uma pena que não consegui ler a obra, acho muito interessante essa perspectiva tão diferente da minha.
    E a capa é bem bonita também.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Confesso que a capa não me atraiu muito, mas a sinopse e sua resenha despertou um pouco da minha curiosidade sobre esse livro!

    Abraços...

    https://submundosliterarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Tony.
    Livros assim não me agradam inicialmente, mas vendo sua resenha percebo que devemos deixar de lado nossos gostos e partir pra temas que não leríamos.
    Não sabia que a Arábia Saudita era tão fechada para internet e cinema.
    Muitas vezes uma decisão improvável gera as melhores experiências.
    Bela resenha.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diego! Obrigado e concordo com que o você falou sobre decisões improváveis! :)

      Excluir
  11. Oiii Tony

    Já li alguns relatos bem legais ambientados no Oriente Médio, é sempre algo diferente e interessante. No momento não é exatamente uma leitura que esteja buscando, até porque tenho sobre o Irã pendente pra ler há um tempinho, mas fico feliz em saber que a leitura te surpreendeu positivamente.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Tony

    Eu também não sou chegada em não-ficçã0, e ao contrário de você acho que eu não ia curtir. A experiência deve ter sido incrível, mas não é algo que me chame atenção. Todavia, fiquei curiosa sobre as fotos.

    Beijos
    - Tami
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir