Título: Gigantes Adormecidos
Título Original: Sleeping Giants
Autor: Sylvain Neuvel
Ano: 2016
Páginas: 328
Editora: Suma de Letras
Sinopse: Rose passeia de bicicleta pelo bosque perto de casa, quando de repente é engolida por uma cratera no chão. A cena intriga os bombeiros que chegam ao local para resgatá-la: uma menina de onze anos caída na palma de uma gigantesca mão de ferro. Dezessete anos depois, Rose é ph.D. em física e a nova responsável por estudar o artefato que encontrou ainda criança. O objeto permanece um mistério, assim como os painéis que cercavam a câmara onde foi deixado. A datação por carbono desafia todas as convenções da ciência e da antropologia, e qualquer teoria razoável é rapidamente descartada. Quando outras partes do enorme corpo começam a surgir em diversos lugares do mundo, a dra. Rose Franklin reúne uma equipe para recuperá-las e montar o que parece ser um robô alienígena gigante quase tão antigo quanto a raça humana. Mas, uma vez montado o quebra-cabeças, ele se transformará em um instrumento para promover a paz ou causar destruição em massa? Parte ficção científica, parte thriller, Gigantes adormecidos é uma história viciante sobre a disputa pelo controle de um poder capaz de engolir todos nós.
*Exemplar cedido pela editora
“Gigantes Adormecidos” é o primeiro livro da trilogia Arquivos Têmis, ainda em lançamento, e primeira obra lançada pelo autor. Narrado de uma forma um tanto quanto diferente, a história é construída através de transcrições de entrevistas, páginas de diários pessoais, notícias impressas, entre outras formas. Pra mim, esse foi um ponto inicialmente positivo, pois por ser diferente da forma de escrita dos livros ‘comuns’, fiquei com mais vontade de lê-lo e isso até deu um maior ar de mistério para o que estava por vir; entretanto, a leitura acabou ficando meio cansativa aos poucos, o que não posso garantir que tenha sido somente por causa disso.
Falando da história em si, após alguns anos da incrível e intrigante descoberta de Rose, por ser agora uma renomada cientista/física, a mesma é selecionada para participar de novos estudos sobre a misteriosa mão metálica que agitara sua infância. Apesar de tudo, Rose recomeça as pesquisas com muita determinação e foco, o que faz com que novas descobertas e teorias enigmáticas surjam, a maioria apontando tais artefatos como obra de civilizações, fora do nosso planeta, anos-luz mais avançadas que a nossa, que saberiam a hora certa de se comunicar conosco: quando desvendássemos a verdade por trás de tudo.
Em uma nova missão, Kara Resnik e Ryan Mitchell encontram outra parte do robô: um antebraço. Com a descoberta, os dois são convidados para participar do projeto de Rose. Com códigos estranhos e ilegíveis escritos nas partes do gigante corpo metálico, o trio precisava de mais alguém para traduzir tais mensagens, e é aí que Vicent Couture entra em ação. Agora como quarteto, eles juntam as partes e montam algo que parece ser um robô alienígena, tão antigo quanto nossa existência. Com o robô formado, o grupo aprende a manipula-lo e percebem que o mesmo possui poder imenso, capaz de promover uma destruição poderosa ou a paz, fazendo com que pessoas – principalmente com más intenções – fiquem obcecadas em encontrar as outras partes ao redor do mundo. Esse é o momento em que a história atinge o pico de ação, política, mistérios e guerras.
Ultimamente tenho me interessado em ler livros de ficção científica, mas ainda não sabia por qual começar. ‘Gigantes Adormecidos’ foi uma boa escolha para estreia do gênero na minha vida, pois apesar de ficar um pouco desmotivado quase na metade da obra, o autor conseguiu me colocar pra cima novamente e ler todo o resto do livro em pouquíssimo tempo. A escrita, como já comentei, é meio diferente (talvez não seja tão diferente para quem já leu Guerra Mundial Z) e, ao menos pra mim, depois de um tempo, um pouco cansativa, mas me acostumei com o passar dos capítulos, esses, são bem curtos e dá pra ler vários num só dia, mesmo com uma rotina corrida.
A edição da Suma de Letras está muito bonita, com direito a figura da mão misteriosa logo no início do livro e, o que dizer dessa capa, né? Maravilhosa! Confesso que o que me chamou a atenção de início nem foi tanto a sinopse – que também é de tirar o fôlego –, mas sim essa capa fascinante ❤_❤
Já adquiri o segundo volume da série, vulgo Deuses Renascidos, e pretendo ler logo logo! Por fim, recomendo a leitura para todos aqueles que gostam de ficção (principalmente científica) e de suspense/mistérios. Viva os Arquivos Têmis, e que venha o próximo volume /o/.
Nota:
Oie
ResponderExcluirGosto muito do gênero, mas tenho lido pouco. Gostei de seus comentários sobre a obra, parece ser um livro muito bom.
Beijinhos
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/
Oi Nessa
ExcluirFico feliz que tenha gostado. O livro é muito bom, sim! ;-)
Beijos.
Oi, Leandro
ResponderExcluirQue bom que você acabou curtindo mesmo com o desânimo que acabou te atingindo a partir de um certo momento.
Eu não curto ficção científica, por isso não leria, mas para quem curte parece uma boa pedida. Espero que a leitura do próximo seja ainda mais proveitosa.
Beijos
- Tami
http://www.meuepilogo.com
Oi Tami
ExcluirUma pena que não curte. Espero que a próxima leitura seja maravilhosa, também. ;D
Beijos (=
Oi Leandro,
ResponderExcluirEu não conhecia o livro, mas essa capa!!! DEEEEUS!!!
Infelizmente, eu não leio muita ficção científica, não é algo que me atraia. :(
Beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com.br
Oi Ale,
ExcluirAAAAA, a capa é mto perfeita <3. Tudo bem você não gostar de ficção científica. Mas só pra você saber, eu também não gostava muito antes de assistir filmes do gênero u_u quem sabe você também não muda de ideia, assim como eu, daqui há um tempo hehe
Beijos
OI!! Não é meu gênero favorito. Mas achei a capa linda e o enredo é interessante, apesar de ser cansativo. Vou adicionar a minha lista para ler futuramente. Bjs <3
ResponderExcluirClick Literário
Ooi,
ExcluirSiim, é muito interessante! Espero que a leitura te agrade! ;*
Beijos.
Oi Leandro, tudo bem? Eu não conhecia o livro, mas pelo fato de ter uma narrativa diferente já em chamou atenção. E a suma realmente tem boas edições, que bom que vc curtiu e já quer ler o próximo!
ResponderExcluirBjs, Mi
O que tem na nossa estante
Oi Mi, tudo bem sim! (;
ExcluirQue bom que te chamou a atenção. Eu adoro as edições da suma ♥
Beijos.
Olá, Leandro.
ResponderExcluirEu me encantei com essa capa logo que vi o lançamento. Mas até agora não consegui comprar. Confesso que não sou muito fã de ficção científica, mas de vez em quando eu gosto de me aventurar. O problema é que são três livros e ainda não lançou todos, por isso não vou ler tão já.
Prefácio
Oi Sil,
ExcluirAh, espero que você consiga ler em breve! Esperemos as próximas edições ;D
Abraços.
A capa é mesmo muito linda! Mas a premissa já não havia me interessado muito, e saber que a história tem lá seus altos e baixos me desanimou mais :( achei interessante que a forma de abordagem do autor tenha sido diferente, usando entrevistas e relatos em diário pra construir a obra!
ResponderExcluirxx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
Oi Carol,
ExcluirPois é :/ mas pelo menos pra mim, no final vale a pena. ;D
Abraços.
Olá! Tudo bem?
ResponderExcluirNunca vi esse tipo de abordagem num livro, me parece interessante.
Obrigada pelo comentário lá no blog.
Volte sempre.
Bjo,
miiistoquente ~
Oi Thami,
ExcluirSimm, muito interessante! <3 e com certeza voltarei lá sim :)
Beijos.
Oi Leandro,
ResponderExcluirtenho esse livro no Kindle, mas confesso que não estava muito empolgado pra ler, não digo que será o próximo que vou pegar, mas agora ele vai entrar, realmente, na fila.
Abraço!!
Oi Rudi,
ExcluirAaahh, espero que a leitura te agrade! /o/
Abraços!!
Oi Leandro,
ResponderExcluirNão conhecia muito sobre o livro, mas achei a premissa bem interessante, apesar de não ler muito do gênero. E gostei da edição tb. Não sei se simpatizo com robôs haha
tenha uma ótima semana.
Nana - Canto Cultzíneo
Oi Nana,
ExcluirQue bom que gostou! Entendo sua não simpatia com robôs aushasuh; tenha uma ótima semana também :P
Abraços :*
Oi, Leandro!
ResponderExcluirEu já tinha visto esse livro por aí, mas nunca parei pra saber mais sobre ele. Faz tempo que não leio uma ficção científica, então vou anotar a dica.
Beijos
Balaio de Babados
Oi Lu! Mil desculpas pela demora pra responder
ExcluirAnote sim!! Se você gosta do gênero, provavelmente vai adorar esse volume /o/
Oi Leandro!
ResponderExcluirA primeira coisa que me chamou a atenção nesse livro foi a capa, que acho muito original. Como vc disse, ela é fascinante mesmo!
Mas meu interesse não se resumiu à capa, já que a história parece ser bem legal. Gosto muito de ficção científica então acho que o fato da escrita ser diferente não vai me atrapalhar (nunca li Guerra Mundial Z, então não sei de que tipo de escrita vc fala).
Beijos!
Mais Uma Página
Oi Michelly,
ExcluirSim, a capa é belíssima, bem como a história também. Nesse caso acho que você vai gostar da leitura! ;)
Beijos.