Por: Tony Lucas


Marcando presença em eventos e festivais musicais brasileiros desde 2004, quando lançou seu primeiro álbum, o quarteto capixaba Zémaria é considerado um dos curadores das bandas independentes do Espírito Santo, tendo contribuído na produção e desenvolvimento de álbuns de diversos artistas da região.

Lançado em julho de 2009, o último álbum do grupo (The Space Ahead) é formado por nove faixas do mais fino electro-rock/synth-pop e foi distribuído gratuitamente no site do coletivo Smoke Island, responsável pela divulgação do trabalho de diversas bandas do Espírito Santo e comandado por Marcel Dadalto, multi-instrumentista e produtor do Zémaria. Também fazem parte do grupo Sanny Lys (vocais), Michel Spon (baixo) e NegoLéo (bateria).

O Zémaria já fez história nos palcos internacionais: entre tantas apresentações, podem ser destacadas as realizadas nos clubes Whelans (Dublin), SO36 (Berlim), Guanabara (Londres), Zéro Zéro (Paris), Kitsuné Party (Dublin) e, claro, a do festival Electric Picnic (Irlanda), em que a banda dividiu o palco com nomes como Klaxons, The XX, Echo and the Bunnymen, MGMT e outras dezenas de artistas consagrados.


1. O Último album da banda foi o The Space Ahead. Como foi o processo de produção e gravação desse disco?


Gostamos muito de todos os processos de gravaçao e fazemos tudo nós mesmos, desde nosso primeiro disco... A gente mesmo posiciona os microfones, grava, mixa, masteriza. O processo é meio caótico, mas da certo. Na real não tem muita fronteira entre a hora que a gente está compondo ou mixando ou procurando um timbre no synth, no equalizer ou mesmo escrevendo uma letra. É tudo muito junto, sempre fizemos assim. A gente acabou de gravar um novo disco e foi a primeira vez que a gente teve um produtor de fora da banda. Foi uma experiencia completamente nova pra gente.

2. No VMB de 2010 a banda foi indicada na categoria de Melhor Banda de Música Eletrônica. Como foi?
Foi legal, essa indicaçao mostrou o nosso som pra muita gente que ainda não conhecia a banda. Achei bacana também esse reconhecimento da MTV - a banda Zémaria faz 11 anos agora e a gente sempre navegou a margem de todo esse esquema de mídia, principalmente aqui no Brasil - então acaba que é muito positivo pra gente quando isso acontece. 
3. Quais as Influências no Som de vocês?

Blondie, Fugazi, Giorgio Moroder, Daft Punk, Soulwax.

4. A maioria das músicas de vocês são em Inglês. A banda já foi descriminada por esse motivo?
A gente toca mais fora do Brasil do que dentro do país. E isso não foi uma escolha que fizemos, foi uma fuga. Hoje vemos que faz muito mais sentido pra gente cantar em uma língua que mais pessoas possam entender.  
5. Quais os próximos projetos da banda?

A gente acabou de gravar umas músicas pra um novo disco que deve sair ano que vem. Agora todo nosso foco vai para este novo trabalho que a gente tem muito orgulho de ter realizado. Uma turnê de lançamento desse disco pela Europa também faz parte desse plano.
6. Com que artista ou banda vocês gostariam de fazer uma parceria?

 
Debbie Harry, Thomas Bangalter ou David Bowie.
7. Por Último, deixem um recado para os leitores do blog e para os fãs da ZEMARIA!



A gente quer tocar mais no Brasil. A gente quer tocar na sua cidade. Como faz? :)


2 Comentários

  1. Que bom saber que o nosso BRASIL tem muita banda boa! É NOSSO! É DE NOSSA TERRA!

    Profº WIlliams

    ResponderExcluir