Título: Eu Me Chamo Antônio
Autor: Pedro Gabriel
Ano: 2013
Editora: Intrínseca
Páginas: 192
Sinopse: Antônio é o personagem de um romance que está sendo escrito e vivido. Frequentador assíduo de bares, ele despeja comentários sobre a vida — suas alegrias e tristezas — em desenhos e frases escritas em guardanapos, com grandes doses de irreverência e pitadas de poesia. Antônio é perito nas artes do amor, está sempre atento aos detalhes dos encontros e desencontros do coração. Quando está apaixonado, se sente nas nuvens e nada parece ter maior importância, e, quando as coisas não saem como esperado, é capaz de enxergar nas decepções um aprendizado para seguir adiante. Do balcão do bar, onde Antônio se apoia para escrever e desenhar, ele vê tudo acontecer, observa os passantes, aceita conversas despretensiosas por aí e atrai olhares de curiosos. Caso falte alguém especial a seu lado (situação bastante comum), Antônio sempre se acomoda na companhia dos muitos chopes pela madrugada.

A mente por trás de Antônio é Pedro Gabriel. Em outubro de 2012, ele inaugurou a página Eu me chamo Antônio no Facebook para compartilhar o que rabiscava com caneta hidrográfica em guardanapos nas noites em que batia ponto no Café Lamas, um dos mais tradicionais bares do Rio de Janeiro. Em seu primeiro livro, Pedro apresenta histórias vividas por seu alter ego, desde a cuidadosa aproximação da pessoa desejada, o encantamento e a paixão, até o sofrimento provocado pela ausência e a dor da perda.



Desde a primeira vez (há uns dois ou três anos atrás) em que eu vi os guardanapos do Pedro Gabriel sendo compartilhados no Facebook eu me apaixonei pela página "Eu Me Chamo Antônio". Ficava esperando ansiosamente os novos guardanapos serem postados e quando eles eram publicados eu corria para vê-los, revê-los e curti-los.

Quando soube que o Pedro ia lançar o livro Eu Me Chamo Antônio, com vários dos guardanapos já publicados e uma boa parte de inéditos, eu fiquei extremamente ansioso para comprar o livro. Só que o livro foi publicado e eu nunca consegui comprá-lo, mas felizmente em 2015 eu pude finalmente comprar a obra.


O que eu achei do livro? Deixe me ver... Será que posso soltar uma penca de elogios sem soar repetitivo? Ah, posso sim, né? Então aqui vou eu: "Eu Me Chamo Antônio" é uma verdadeira obra de arte. Lindo (tanto na forma estética, como em seu conteúdo), poético, verdadeiro e apaixonante. É um livro para ler, reler, e se apaixonar.

É extremamente apaixonante a forma como Pedro Gabriel consegue fazer poesia com versos simples. São poesias curtas, com poucas (e simples) palavras, mas que são extremamente bem construídas e que sempre tem algo bonito e (muitas vezes reflexivo) para dizer.


Outra coisa que merece ser elogiada é o jogo de palavras frequentemente usado pelo autor em seus versos. Os jogos de palavras que Pedro Gabriel usa são sempre bem pensados e provocam um certo prazer no leitor. Enquanto lia os versos que tinham algum jogo de palavras ia ficando com um sorriso bobo no rosto e me pegava dizendo: "Isso é genial!"

A figura do "personagem" do livro também é muito bem feita. Mesmo o livro não sendo uma narrativa, podemos conhecer muito bem o Antônio através de seus guardanapos. Antônio é um cara bem observador, que divaga bastante (sempre com muita irreverência) sobre o amor (e suas perdas), a saudade, o comportamento e as relações humanas.


O que eu achei bem bolado no personagem é que ele é um frequentador assíduo de bares e é lá que ele escreve os guardanapos do livro. "Ok Tony, mas o que têm de bem bolado nisso?" Acontece que devido ao fato de o personagem estar em bares e bebendo muito, alguns guardanapos saem com uma caligrafia não tão legível (mas não se preocupem, no final do livro há um glossário com a legenda de todos os guardanapos escritos). Achei isso extremamente bem bolado, pois mostra que o Pedro pensou em absolutamente tudo ao criar o personagem.

A edição do livro também está incrível. O livro tem um formato diferenciado (é bem menor que os outros que estamos acostumados a ver por aí) que é bem bonitinho. As páginas também são diferentes e os guardanapos do livro estão sempre acompanhados de alguma imagem ou desenho bem bonitos.


Em suma, "Eu Me Chamo Antônio" é um livro extremamente lindo e encantador. Para quem curte uma boa dose de poesia e ler versos que são lindos, inspiradores e reflexivos, o livro é uma ótima pedida.



Nota: 5 de 5 estrelas

PS: Quero o "Segundo - Eu Me Chamo Antônio" pra ontem! Alguém quer me dar o livro de presente? O meu aniversário é mês que vem, hein? hahaha
PS1: Acabei me empolgando na hora de tirar as fotos do livro, resumindo: O post ficou com uma quantidade enorme de fotos! rsrs
PS2: Obrigado para quem me desejou (nos comentários do post anterior) melhoras. Já estou uns 60% melhor e acho que hoje mesmo consigo responder e retribuir boa parte dos comentários aqui do blog.



Algumas fotos do livro:



















50 Comentários

  1. Adorei as fotos que tiraste do livro. :3

    Sabia que nunca havia visto esse livro por dentro?
    Adorei.
    Beijos
    www.modaeeu.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Fico feliz que você tenha gostado das fotos! :)

      Excluir
  2. Eu acho esse livro lindo. Também sempre fui apaixonada pela página,só soube da existência do livro quando vi na prateleira de um amigo. Quando abri, achei de um bom gosto indescritível!

    http://ooraculodeelfos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Giulia! O livro é muito lindo, né? Ele é de fato, de um bom gosto indescritível! :D

      Excluir
  3. Oi Tony,
    Sempre quis ler esse livro, mais nunca consigo compra-lo. Quem sabe ano que vem hahah.
    Adorei a resenha, principalmente as fotos *--*
    O livro parece ser lindo.
    Beijos ♥

    Livros Para o Chá das CincoCurta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ketelyn! O livro é muuuuuito bom, espero que você possa lê-lo em breve! :)
      Fico feliz que você tenha curtido a resenha e as fotos! *-*

      Excluir
  4. Oi, Tony!
    Primeiramente quero deixar claro que não sabia que você estava doente. Mais melhoras, tá?
    Eu não tenho tanto interesse nesse livro. Você gostou bastante e realmente tirou muitas fotos da bela diagramação, mas não é uma leitura que eu queira no momento, sabe? Quem sabe depois...
    Adorei saber sua opinião.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leandro! Eu estava com um probleminha bem irritante nos olhos, mas já estou melhor. Obrigado! :)
      Ah, te entendo... Fico feliz que você tenha curtido a minha opinião! :D

      Excluir
  5. Poxa Tony, porque você não colocou todas as fotos do livro de uma vez? Hahaha brincadeira, mas assim você me deixou curiosa ;( já folheei várias vezes esse livro, mas confesso que nem tive lá muita vontade de ler a fundo. Sua resenha me passou uma outra perspectiva quanto às páginas, às reflexões que o autor transmite, realmente vale a pena!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/2015/06/o-milagre.html
    Tem resenha nova no blog de "O Milagre", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! KKKKK pois é, me empolguei um pouco, eu confesso! rs Espero que você possa ler o livro em breve, a leitura vale muito a pena, pode ter certeza! :D

      Excluir
  6. Olá,
    A ideia do livro é bacana e as coisas escritas nos guardanapos não mais bacanas ainda, mas nada me convence a comprar esse livro. Eu curto a página do Pedro no Facebook e acho o suficiente, nunca realmente quis comprar seu livro.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Inês! Ah, que pena que você não tem interesse em ler o livro, mas te entendo! :)

      Excluir
  7. Já faz um tempo que vi sobre esse livro, até então ele não tinha chamado minha atenção, mas pelo que pude ver aqui, mds, fiquei super curiosa. Amei as fotos *--*

    Beijos
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Joice! "Eu Me Chamo Antônio" é um livro muuuuito bacana, creio que você vai gostar dele. Fico feliz que você tenha curtido as fotos! :)

      Excluir
  8. Oi Tony,
    As frases do Pedro Gabriel são ótimas mesmo. E olha que nem curto poesia tanto assim rsrs
    Minha irma tem o livro e ja estou planejando um emprestimo.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexandre! Eu adoro poesias e amo o trabalho do Pedro Gabriel! *-* Haha pegue emprestado mesmo, acredito que você vai adorar o livro! :)

      Excluir
  9. Concordo com tudo que você disse Tony, é um trabalho lindo, tocante, delicado e ao mesmo tempo direto!
    Adoro as frases, a forma com que são escritas e o jogo de palavras!
    beijinhos

    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice! Fico feliz em saber que as nossas opiniões sobre a obra de Pedro Gabriel são bem parecidas! :)

      Excluir
  10. Olá! Conheci o blog e tô acompanhando.
    Jesus! Esse livro é mto lindo e tem frases ótimas. Adorei a resenha, bastante colorida e diferente (igual ao livro,rs). Espero continuar a ver seus posts. Abs ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dan! Tudo bem? Sim, o livro é muito lindo! :ng Fico feliz que você tenha curtido a resenha! :)
      Também espero que você continue por aqui! ^-^

      Excluir
  11. Olá Tony! Eu tenho este livro, é muito lindo, além de ser uma arte super delicada e criativa. Eu sempre levava ele para onde eu fosse, gostava de quando não estava fazendo nada ficar lendo, e relendo. É muito inspirador!
    Adorei seu blog!

    http://umlevecodinome.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eduardo! Pois é, o livro é muito lindo! <3 Eu também adoro deixar o livro perto de mim, para eu relê-lo sempre que puder! :) Fico feliz que você tenha curtido o blog! :D

      Excluir
  12. Oi Tony! Ahh como não se apaixonar pelas divagações do Antônio?! São sempre tão poéticas e lindas. Linda resenha e eu concordo com tudo o que você disse.

    Abraços!!

    http://joandersonoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Joanderson! É impossível não se apaixonar pelas divagações do Antônio, né? :D Fico feliz que você tenha achado isso da minha resenha! :)

      Excluir
  13. Que fotos lindas!!!!
    Acho genial a ideia da construção desse livro, e acho que todo ele deve ser né?

    beijão

    ResponderExcluir
  14. Oii Tony, tudo bem?
    Sou apaixonada por estes tipos de livros, amei muito o livro Pó de Lua, mas o Eu Me Chamo Antônio me surpreendeu ainda mais... Assim que possível irei comprar o segundo livro *-*
    Parabééns pela sua resenha e excelente seleção das poesias em 'guardanapos' do livro!
    Bjoos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eloísa! Tudo ótimo e contigo? Ahh Pó de Lua também é muito amor, né? Também comprarei o Segundo - Eu Me Chamo Antônio assim que possível! *-* Obrigado, fico feliz que você tenha gostado da minha seleção! :)

      Excluir
  15. Li o livro e gostei, mas não achei tudo isso. É lindo, os jogos de palavras são muito bons, mas existem versinhos que ficam muito estranhos para entender... enfim. É um livro bom e só.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paloma! Ah que pena que você não tenha gostado tanto assim do livro...

      Excluir
  16. Respostas
    1. Oi, Bela! Ah, é uma pena que você não curta esse tipo de livro... :(

      Excluir
  17. Este livro é lindo, tanto a história como as ilustrações. Acho muito interessante, amei a resenha.
    Beijos,
    http://o-hyeah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rachel! Pois é, o livro é lindo! :D Fico feliz que você tenha curtido a resenha! :)

      Excluir
  18. Oi Tony!
    Esse livro respira e inspira poesia <3
    Finalmente postei a parte 9 do deserro
    Bjs da Le
    Le Versos & Controvérsias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Letícia! Siiiim, o livro é assim mesmo! <3 Eba, vou lá ler! :D

      Excluir
  19. Oi! Tudo bem?

    Meu, parabéns pela resenha! Estou bem interessada em ler esse livro e as suas fotos não contribuíram muito para que esse desejo saísse um pouco de cena. Sinto que vou gostar da leitura!

    Ah! Espero que esteja ainda melhor que quando publicou a postagem.

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jeni! Tudo ótimo e contigo? Ah, obrigado! :) O livro é muuuuito bom, acredito que você vai adorar ele! :D
      Já estou melhor! \o/

      Excluir
  20. Oi Tony, as fotos ficaram lindas!
    Tbm só comprei o livro esse ano, mas n conhecia a página do face antes n. Acho genial tbm o jogo de palavras que o autor faz, já dei uma olhadinha no livro mas ainda n li tudo XD
    Ótima resenha!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! Obrigado! :) E o que você está esperando para ler o livro? rsrs Leia o quanto antes, ele é ótimo! :D

      Excluir
  21. Oieee,
    que livro lindoo, amei as imagens, as frases, o designer. Acho que retrata super bem o que as vezes a gente vê e não sabe como explicar.
    Por fim, foi mais uma resenha maravilhosa *-*
    Fico feliz que esteja melhorando e espero que fique ainda melhor.
    Beijinhos Screepeer
    screepeer.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ágatha! Pois é, o livro é bem assim mesmo! Mega lindo! :ng
      Ahhh obrigado! :) E ah, já estou melhor! \o/

      Excluir
  22. Olá, Tony.
    Desde que comecei a acompanhar o autor pelas redes sociais, fiquei louco para conferir o livro e a continuação. Incrível parece pouco para descrever o talento do autor.
    Fico feliz em saber que o livro segue o mesmo estilo da página. Com certeza vou comprar a obra.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcos! Pois é, incrível é pouco para descrever o talento de Pedro Gabriel! :)
      Espero que você leia o livro logo e que goste dele assim como eu gostei! :D

      Excluir
  23. Olá Tony.
    Gostei muito das imagens que você colocou. E deu para sentir seu amor e admiração pelo livro. Mas infelizmente esse não é o tipo de livro que eu gosto de ter. Prefiro livros com histórias hehe. Mas o livro é muito bonito sim.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Fico feliz que você tenha gostado das imagens que coloquei! :) Ah é uma pena que o livro não seja o tipo de livro que você gosta de ter/ler...

      Excluir
  24. Oi Tony,
    Concordo com tudo que você disse sobre o livro, e acredite se quiser, o segundo é ainda melhor ele é mais linear e em alguns momentos quase parece uma narrativa mesmo... não vejo a hora do livro do Antônio sair mesmo.
    Grande abraço!!!

    Leitor Antissocial

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rudi! Uau, que ótimo saber disso! Já que vou amar o livro! :D Também não vejo a hora de o livro do Antônio sair mesmo! \o/

      Excluir
  25. Ola, Tony! Tudo bem?
    Nao conhecia o livro mais parece interesante.
    Gostei muito da sua resenha.
    Beijos e boas leituras! :)
    http://abracalibro.blogspot.com.es

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! ^^ Tudo ótimo e contigo? Sim, o livro é bem interessante! Fico feliz que você tenha curtido a resenha! :)

      Excluir