Título: Turma da Mônica: Laços
Autores: Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi
Ano: 2013
Páginas: 84
Editora: Panini Comics
Sinopse: O Floquinho desapareceu. Para encontrar seu cachorro de estimação, Cebolinha conta com os amigos Cascão, Mônica e Magali e, claro, um plano “infalível".
Em "Laços", os irmãos Vitor e Lu Cafaggi levam os clássicos personagens de Mauricio de Sousa a uma aventura repleta de emoção, lembrança e perigos.

Quem me acompanha sabe que elegi "Turma da Mônica: Laços", de Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi, como a minha melhor leitura de 2015, certo? Pois bem, nesta resenha eu tentarei mostrar os motivos que me levaram a escolher a graphic novel como a melhor obra lida por mim no ano passado.


"Laços" conseguiu me passar tantos sentimentos e emoções que fica até difícil descrevê-los em uma resenha.

Ler essa nova aventura da Turminha que me acompanha desde a minha infância me trouxe tanta coisa bacana de volta à tona: a magia que é ser criança, a importância da amizade, a ótima sensação de estar ao lado de seus amigos em uma aventura...

Muitas vezes esquecemos de tudo isso. Fazemos com que a nossa essência de criança praticamente desapareça. E Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi conseguiram em apenas 84 páginas reacender essa chama que já andava meio apagada em mim.

É um misto de nostalgia (ao reencontrar os nossos personagens queridos) com uma pitada de curiosidade (para saber o que mudou) que vamos sentindo ao ler "Turma da Mônica: Laços" e é isso que torna a graphic novel tão genial.


Os autores deram uma nova roupagem para os clássicos personagens criados por Maurício de Sousa, mas mantiveram a essência de todos. Mônica ainda tem sua superforça e continua dando umas boas surras (com direito à muitas coelhadas) em Cebolinha que continua trocando r por l insiste em bolar seus planos infalíveis com a ajuda de seu fiel escudeiro Cascão que continua tendo medo de tomar banho. Ah, e a Magali continua comendo muito, é claro.

Além disso, Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi conseguiram bolar uma história que é muito bonita e apaixonante. Impossível não se emocionar com a busca aparentemente sem fim de Cebolinha (e seus amigos) por seu cachorro, o Floquinho.

Não posso deixar de comentar também sobre o cuidado e dedicação dos desenhistas na hora de criar os personagens e cenários de "Laços". Os traços são precisos, delicados, detalhistas e lindos de morrer. Palmas para os Cafaggi, meu povo!

A edição da Panini Comics é digna de muitos elogios. A qualidade do papel das páginas da graphic novel é elevadíssima, o que se torna a experiência com "Laços" ainda melhor.


Em suma, "Turma da Mônica: Laços" é uma leitura altamente recomendada tanto para os fãs dos clássicos personagens de Maurício de Sousa como também para quem curte uma ótima e fascinante história sobre os laços de uma verdadeira amizade.


Nota:



Alguns easter-eggs: 

- Na página 42, Cascão, Magali e Mônica perdem seus sapatos e acabam ficando só de meias. O acontecimento faz referência aos quadrinhos, onde Cebolinha é o único dos personagens que usa sapatos. O personagem até zomba dos outros e pergunta se eles nunca aprenderam a amarrar os cadarços.

- Nas páginas 47 e 48, Mônica conta uma história sobre seu pai. Quem é mostrado nas imagens da lembrança da personagem não é o pai da garota nos quadrinhos e sim, Maurício de Sousa, o criador (e pai) da personagem.

- Nos extras da graphic novel é revelado que antes de ser "Laços", o título da obra era "Meninos Perdidos". Apesar da mudança, as referências à Peter Pan continuam por toda a história.

Outras fotos:






54 Comentários

  1. Turma da Mônica é um marco da infância e essa busca pelo Floquinho (amando cachorros) numa simplicidade bela e direta, me passou um sentimento tão leve essa resenha. Colocarei na minha lista essa graphic novel.


    Beijos,
    http://amamosaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa! No decorrer da graphic novel o que permanece é esse sentimento leve. É uma delicia ler "Laços"! <3

      Excluir
  2. Oi Tony!
    Ai, adoro este tipo de livro, HQs, leituras ótimas para descontrair.
    Adorei sua resenha e fiquei com vontade de ler.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nessa! Fico feliz que você tenha curtido a resenha! :)

      Excluir
  3. Ai que legal, adorei. Nunca tinha visto assim.
    Tem um super sorteio rolando no blog e vc não pode ficar de fora.
    Venha conferir.
    Blog Estilo.Quem tem?
    Quer ter mais acessos ao seu blog? Acesse HitLeap - #
    Seja um afiliado Egrana e ganhe dinheiro na internet de um jeito bem fácil.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Tony!
    Faz séculos que não leio nada da Turma da Mônica.
    Me senti super nostálgica com esse post.
    Magali sempre me representando na vida <3 <3
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiza! Hahahaha a Magali também super me representa! rs

      Excluir
  5. Oi, oi!

    Eu super adoro a história da Turma da Mônica. O Maurício de Sousa simplesmente é um gênio. Só não entendi porque os autores são outras pessoas... :D

    Lendo a tua resenha, que ficou ótima, me bateu uma nostalgia da época em que ficava na biblioteca da escola brigando por um exemplar das histórias da Mônica... Sempre fui fã e passava horas lendo.

    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriel! Pois é, o Maurício de Sousa é realmente um gênio! São novos autores porque a premissa desse projeto Graphic MSP é justamente essa: chamar novos autores para contarem (do jeito que bem entenderem) histórias protagonizadas pelos clássicos personagens de Maurício de Sousa.
      É tão bacana sentir essa nostalgia, né? :)

      Excluir
  6. Oi Tudo bem?

    Eu to louco para ler essa HQ, adoro esse projeto do Graphic MSP, as HQ's que eles lançam é uma mais bonita que a outra. A Lu e o Vitor Cafaggi já lançaram uma nova a "Lições" que parece ser tão boa quanto essa e eu to me segurando pra não torrar todo meu dinheiro nelas ahaha.

    Abraços
    http://www.desconstruindooverbo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Erick! Tudo ótimo e contigo? Esse projeto é muito bacana, né? Super quero ler todas as outras graphic novels! :) Ah, eu também tô doido para ler "Lições"! :D

      Excluir
  7. Oi Tony!

    Acho que Turma da Mônica faz parte da infância de todos nós, né? Quando eu era mais criança lia demais as revistinhas, amava! Acho essa GN a coisa mais linda do mundo. O traço é realmente maravilhoso e a história também, apesar de me parecer um pouco melancólica.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! Sim, acho que sim! <3 Eu também amava lê-las quando criança. E concordo contigo: Essa GN é a coisa mais linda do mundo! <3

      Excluir
  8. Não conhecia A Turma da Mônica com essa nova roupagem, mas parece ser excelente, Fiquei bem curioso para conferir. Realmente deve dar uma sensação de nostalgia enorme.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de janeiro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcos! Sim, é de fato excelente. Espero que você possa ler a graphic novel em breve! :)

      Excluir
  9. Oi Tony! Tudo bem?
    Primeiramente, parabéns pelo novo layout. Está leve e lindo!!
    Agora sobre a Turma da Mônica eu posso dizer que era fã. Adorava os quadrinhos e o Almanacão de Férias! Como era divertido... bons tempos rs.
    Adorei as ilustrações e saber que o livro nos remete a infância.
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bah! Tudo ótimo e contigo? Ah, super obrigado! <3 Hahaha eu também era (e ainda sou) fã da Turma da Mônica! <3

      Excluir
  10. Olá, Tony!
    Adorei! Não sabia desse livro. Peguei amor pela leitura lendo os gibis da turma da mônica (confesso que ainda leio). Achei muito interessante esse livro, fiquei com vontade de ler ;3

    Participe do sorteio de livro no blog: http://goo.gl/i03FzM

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rebeca! Ah, o livro é um amorzinho. Espero que você possa lê-lo em breve! :)

      Excluir
  11. Oi, Tony!
    Ahh, acredito que já falei no seu outro post, mas não custa reforçar: estou louca pra ler essas graphic novels!!! É uma fofura sem tamanho, e depois desse seu post, fiquei com mais vontade ainda <3
    Beijosss
    www.vidaemmarte.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kathleen! Pois é, é de fato uma fofura sem tamanho! <3 Espero que você consiga ler as graphic novels em breve! :)

      Abraço

      http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

      Excluir
  12. Não sei, pra mim os quadrinhos do Maurício de Souza naquela época de gibis eram tão bons que preferi nem me arriscar nesses livros novos que saíram, nem mesmo naqueles que a turma aparece crescida. Parece que tira um pouco da emoção, da essência, mas você fez uma resenha tão positiva que me deixou curiosa

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Só por hoje e para sempre", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! Olha, eu garanto que essa graphic novel não tirou nem um pouco da emoção e essência das histórias clássicas da Turma! :)

      Excluir
  13. Olá, Tony.
    Adorei a resenha. Eu ainda não conhecia essa obra, fiquei conhecendo ela na sua retrospectiva. A edição parece estar linda mesmo, só pelas fotos que você colocou já dá para ter uma ideia. A turminha participou da minha infância também, não dá para não amar eles.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Fico feliz que você tenha curtido a resenha! :) A edição é muuuuito linda! *----* Verdade, não dá para não amar eles! <3

      Excluir
  14. Já li muitas resenhas sobre esse quadrinho e tenho bastante curiosidade de conhecer, mas porque tinha que ser tão caro?! kkk
    Mas sei que algum dia terei a chance de ler, só espero que não demore muito. :)
    Um abraço,
    http://juliet-in-crisis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nathy! Mas ele nem é tão caro assim rs Sim, com certeza vai ter! :)

      Excluir
  15. Aiin esse é o segundo blog que fala desse livro e minha vontade só aumenta, já quero !!
    amei o blog, to seguindo ,beijão <3

    Blog: seteprimavera.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabs! Fico feliz que você tenha curtido o blog! :) Obrigado por segui-lo! <3

      Excluir
  16. Ta certo, seus motivos explicaram o porque.
    Muito bom o livro, me levou a nostalgia
    Mega beijo
    blogueirasara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá :)
    Adoro a Turma da Mônica e tenho muita curiosidade sobre essas edições em Graphic Novel, as imagens são realmente lindas e as histórias parecem tocantes!
    Beijão,

    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi, Tony

    Nossa, que saudade que bateu agora dos meus gibis e almanaques! hahahaha
    As crianças de hoje em dia não ligam muito pra gibi, né? Eu lembro que na época da escola eu e minhas amigas sempre levávamos nossos almanaques pra ficar colorindo e fazendo as brincadeiras!
    As ilustrações realmente estão belíssimas, mas estão bem diferentes dos personagens. Deve ser alguma coisa de direitos autorais, né?
    Que bom que gostou tanto assim!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamires! Hahaha sei muito bem como é isso.
      Né isso, nem ligam mesmo! :/
      Então, não! Os personagens são diferentes porque essa é justamente a proposta do projeto: convidar outros autores e desenhistas para contarem como bem entenderem novas histórias protagonizadas pelos clássicos personagens do Maurício de Sousa...

      Excluir
  19. Oi, Tony ony! Tudo bem contigo, moço?

    Ahhhhhh! Gente, que resenha mais meiguinha! Maurício acompanhou boa parte da minha infância também e sinto muita falta - sendo bem sincera - das suas tirinhas, dos seus traços e dos personagens que ganharam o nosso coração. Saber que gostou tanto assim dessa HQ, toda chique e digna de muitos aplausos mesmo por conta da delicadeza dos desenhistas, me deixou animada! Ótima dica!

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jeni! Tudo sim e contigo?
      Ah, fico feliz em saber que você achou isso da minha resenha! :)
      Ah, essa Graphic Novel é uma belezura! Espero que você possa lê-la em breve.

      Excluir
  20. Oi Tony,

    Primeira vez que venho aqui. Adorei o blog e a resenha. To louca pra ler Laços e agora tenho mais certeza.

    ;)

    http://tear-de-informacoes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lais! Fico feliz em saber que você curtiu o blog e a resenha! :)

      Excluir
  21. Hey Tony,

    Gostei da resenha, :) aqui onde trabalho tem um almanaque da Mafalda. Bem legal por sinal. Conhece?

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi Tony !! Tudo bem ??
    Adorei ver sua resenha *-*
    A turma da Mônica fez parte da minha infância !! Eu adorava os quadrinhos e até os filmes que minha mãe vivia alugando para eu e meu irmão assistirmos !!
    Deu muita vontade de ler !! Vou procurar aqui na minha city !!
    Bjim

    blogpatyrezende.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paty! Tudo ótimo e contigo? Ah, que bom que curtiu ler minha resenha! :) Acho que a turminha fez parte da infância de todo mundo, né?
      Procure mesmo! :D

      Excluir
  23. Oi Tony !
    Poxa, eu adoro a Turma da Mônica e confesso que só pelas fotos já me encontro totalmente encantada por essa HQ !
    A história em si parece ser bem emocionante, digna do título "Laços"
    Ótima resenha !
    Abraço

    www.sorvete-literario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lari! Sim, a história é muito emocionante mesmo! :)
      Obrigado! <3

      Excluir
  24. Shut up and take my money! Que coisa mais linda *O* Não conhecia essa graphic novel, mas sou apaixonada pela Turma da Mônica. Meus primos tinham assinatura e me davam os gibis velhos quando enjoavam - eu nunca enjoava. Amei os desenhos, são realmente incríveis. Ah, já vou procurar pra comprar.

    www.nemteconto.org

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa! A Graphic novel é muito linda, né? *---* Espero que você possa lê-la em breve! :)

      Excluir
  25. Olá Tony!
    Ahh estou louca por essa Graphic Novel há tempos! A história deliciosa e os desenhos maravilhosos *-* Ainda mais porque acompanho a turminha desde a infancia <3 Amei! Sua resenha está excelente ^^
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nath! Ah, fico feliz em saber que você curtiu a resenha! A Graphic Novel é excelente. Espero que você possa lê-la em breve.

      Excluir
  26. Genteeee Toni, que amor essa graphic. Desenhos lindos, gente. Muito fofoa mesmo. Me deixou com vontade. E a resenha, ó: daquele jeito! Adoro.

    Abraço.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Di! Pois é, ela é um amor mesmo. Espero que você possa lê-la em breve. Fico feliz que você tenha curtido a resenha! :)

      Excluir
  27. Tony! Sou simplesmente apaixonada por toda Graphic MSP que leio.
    Eu ainda não consegui eleger entre elas a melhor, mais linda e que mais me emocionou, de verdade!
    Adorei a resenha também! Me fez ficar com vontade de ir lá na estante e pegar pra ler novamente.
    Bjs*.*
    MaH

    O que disse, Alice?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, MaH! Essa foi a primeira Graphic MSP que li, mas como amei ela, com certeza vou ler as outras! :)
      Fico feliz que você tenha curtido a resenha! :D

      Excluir