Título: Dois Irmãos
Autores: Fábio Moon e Gabriel Bá
Ano: 2015
Páginas: 232
Editora: Quadrinhos na Cia.
Sinopse: Um dos livros mais importantes da literatura brasileira contemporânea, Dois irmãos vem, desde seu lançamento há quinze anos, conquistando novas gerações de leitores. E foi com o mesmo entusiasmo desses leitores que Fábio Moon e Gabriel Bá embarcaram na missão de adaptar o romance de Milton Hatoum para uma graphic novel. Entre os mais premiados da última década, os irmãos quadrinistas vêm igualmente arrebatando fãs e trazendo uma verdadeira legião de leitores às HQs. Suas obras foram publicadas em diversos países, atravessando fronteiras culturais e políticas. Ao mesmo tempo que preserva a força narrativa de Hatoum, esta adaptação evidencia o talento de Bá e Moon na construção de histórias que alternam entre a tragédia, a delicadeza, a brutalidade e o humor. No traço deles, a vida dos gêmeos Yaqub e Omar ganha novos contornos épicos. A Manaus dos quadrinhos, feita de um jogo de luz e sombras, acolhe este drama que cruza gerações e, seja nos grandes planos ou nos mínimos detalhes, carrega o enredo original de energia e vitalidade.Quem conhece a obra de Hatoum vai não apenas reencontrar, mas redescobrir com outros olhos personagens marcantes como Domingas, Halim, Zana e Dália. E os novos leitores terão contato com um riquíssimo universo ficcional, um drama que, ao esmiuçar a intimidade e a rivalidade de Yaqub e Halim, lança luz nas frestas das relações familiares, do amor e da história recente do Brasil.
*Exemplar cedido pela editora 

Então eu olho para a graphic novel Dois Irmãos, e tento não criar certa expectativa, devido às maravilhas sobre a seleção dos quadrinistas para a adaptação da obra, pois isto seria aumentar demais a expectativa antes de ler uma graphic novel, o que geralmente acaba comprometendo a leitura.


Halim é uma espécie de vendedor ambulante que ao frequentar um restaurante acaba se apaixonando pela filha de Galib, dono do lugar, a jovem Zana. Dois meses depois, eles casam. Halim abre a sua loja e passam a viverem bons momentos, até que vem a conversa da esposa de terem filhos, e o marido tem medo de perder seus dias de prazer com sua esposa. É oferecida a eles uma menina índia, eles acabam aceitando e a criam como empregada, a Domingas. Logo depois, vêm os filhos do casal, Rânia e os gêmeos (Yaqub e o caçula, Omar); para a tristeza de Zana.

A obra narra com a visão dos próprios personagens a desavença e o desentendimento de Dois Irmãos, Yaqub e Omar, gêmeos de personalidades bastante diferentes. São iguais em aparência, porém indescritivelmente diferentes em suas personalidades e atitudes.

As desavenças de Yaqub e Omar começam quando ainda são crianças e Omar corta o rosto do irmão com estilhaços de garrafa, deixando-lhe a tal cicatriz. E a cicatriz não está 'cicatrizada' ou curada, nem ao menos podemos dizer que superficialmente foi preenchida, pois é notável o afastamento e reclusão do afeto esperado entre irmãos. O pai Halim é um comerciante e a preferência da mãe dos meninos, a Zana, é pelo Omar, algo bastante notável. Enquanto isso, Domingas, a empregada dedica seu tempo e a maior parte de seus cuidados ao Yaqub.

De um lado um garoto inteligente e apaixonado pelos números, do outro um jovem que só pensa em farras e cachaça. De um lado o protegido da mamãe, do outro o que dá sua cara a tapa.

é em meio a estes pensamentos e muitos outros que somos envolvidos.

Enfim, essa é uma daquelas histórias que deixam algo muito forte em você. Que bagunça seus sentimentos e dá vontade de fechar o livro para pensar o que está ali sendo transmitido.



Nota:






10 Comentários

  1. Oie
    Desde que vi a série fiquei doida para ler o livro, tem um enredo muito bom e HQ é melhor ainda, fiquei interessada.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nessa!
      O enredo é maravilhoso e o HQ esse não vamos nem comentar porque é hiper, mega interessante...


      Beijos

      Excluir
  2. Oi Karla, tudo bem? Eu sei que a série fez um enorme sucesso, mas ainda não li o quadrinho. A edição parece estar ótima. E tenho certeza de que é uma história densa e realmente forte.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi, tudo bem e com você? A série fez bastante sucesso. A edição é diva! História super forte e recomendo bastante...


      Beijos

      Excluir
  3. Oi Karla e Tony!
    Parece um livro ótimo, eu não li muitas HQs na vida, além da Turma da Mônica.
    Acho um gênero bem interessante, completo e geralmente as edições são lindas.
    Vou colocar na lista.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra.
      O livro é ótimo! Sou viciada em HQs! Coloque na lista, você não vai se arrepender.


      Beijos

      Excluir
  4. Respostas
    1. Oi Luiza.
      Sou apaixonada por HQs e esse tá um luxo! *.*

      E arrisque, é incrivel a história.


      Beijos

      Excluir
  5. aaaah, já quero! Muito amorzinhooo! <3
    Sou dessas que fica acumulando mais livros na estante do que consigo ler, mas adoro essas resenhas porque já vou renovando listas e mais listas de livros e afins para comprar.

    Beijinhos,
    www.isacarla.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isa *.*
      É muito amorzinho esse livro <3
      Fico feliz que tenha gostado da resenha, anote o livro para ser uma das suas próximas leituras.


      Beijinhos :*

      Excluir