Eu posso até estar sumido, mas nunca abandono a minha tradição de postar aqui no blog minha listinha de melhores do ano. Dessa vez resolvi fazer uma só lista que engloba não só músicas, mas também álbuns, séries e um filme (infelizmente assisti poucos esse ano).

Os escolhidos estão dispostos em trios e se dividem em duas categorias: Audiovisual e Música. Então vamos começar porque tem muita coisa para falar!


AUDIOVISUAL

Arcane, Generation e Nove Desconhecidos

Arcane é o sonho de qualquer lolzeiro se tornando realidade. Dando um excelente background para vários personagens queridos pelos fãs do jogo, a série agrada não só a fanbase de League of Legends como também qualquer pessoa que gosta de uma boa história recheada de dramas familiares.

Falando em dramas familiares, Nove Desconhecidos gira em torno disso, mais especificamente nos traumas das pessoas que desejam curar as feridas de seus passados. Focando em temas como saúde mental, suicídio e drogas psicodélicas, a minissérie que adapta o livro homônimo de Liane Moriarty tem a mesma pegada de Big Little Lies, outro grande sucesso da autora, ou seja: é sinônimo de aclamação. Nicole Kidman (que está nas duas adaptações), por sinal, dá um show de atuação e é o grande destaque da minissérie.

Generation foi uma grata surpresa. Já acompanhei diversas séries sobre adolescentes, mas acho que essa é a que mais consigo ver verossimilhança com os jovens que conheço. É bastante divertida, aborda assuntos importantes, em diversos episódios ousa no estilo narrativo, dá destaque para todos os personagens e é queer! Quem é LGBTQIA+ vai se identificar e amar a série. Uma pena que a HBO Max não renovou a série para uma segunda temporada e ela termina sem uma conclusão :(

Invencível, O Esquadrão Suicida e WandaVision


Eu havia acabado de assistir The Boys, aí vi por acaso, Invencível, no catálogo do Prime Video e resolvi dar uma chance. Não teve outra, amei. A série animada tem um protagonista cativante, cenas de luta de tirar o fôlego e deixar você boquiaberto e ainda tem uns ganchos de um episódio para o outro que te deixam morrendo de ansiedade para assistir o próximo episódio. Já estou com as expectativas lá em cima para a segunda temporada!

O Esquadrão Suicida é a adaptação que o grupo de vilões da DC merecia! Depois do fracasso do filme de 2016 tudo parecia perdido, mas James Gunn conseguiu fazer algo maravilhoso aqui. O filme é engraçado, sanguinário, tem sequências de luta que te deixam vidrado e o melhor de tudo: os personagens tem um excelente desenvolvimento! Uma das coisas que mais reclamei no outro filme é que a maioria dos personagens estava lá só de enfeite e nesse todos tem destaque, o que é maravilhoso. São tantos personagens que gostei que fica até difícil citar alguns, mas roubam a cena: Tubarão-Rei, Caça Ratos e Bolinha. Ah, e Arlequina, é claro.

Eu acompanho praticamente tudo que a Marvel faz, mas confesso que às vezes sinto falta de algo diferente, pois a maioria das produções seguem a mesma fórmula. Felizmente, WandaVision veio para quebrar isso! A primeira produção para o Disney Plus veio carregada de mistério e com um formato nunca visto antes no MCU: o das sitcoms. Era incrível ver a série se transformando a cada semana, saindo do preto e branco para o colorido, mudando os visuais, as roupas, os costumes, etc. Sem falar que conforme assistíamos ficava uma série de dúvidas e uma ansiedade enorme para o desenrolar da série, que no fim, entregou uma conclusão satisfatória.

MÚSICA

Montero, Sour e Te Amo Lá Fora

Provando que não é one-hit wonder, Lil Nas X entregou um álbum de estreia recheado de hinos! É tanta música boa, que fica até difícil de citar algumas, mas minhas preferidas foram: Montero (Call Me By Your Name), Industry Baby, Thats What I Want, Sun Goes Down, Life After Salem e Am I Dreaming. Gosto muito do impacto que Lil Nas X vem causando na indústria musical, de quem ele é e o que representa, então fiquei extremamente feliz com o 2021 dele e já estou ansioso para ver o que ele vai trazer nos próximos anos.

Falando em álbuns de estreias e impacto na indústria, temos ela: Olivia Rodrigo. É praticamente impossível falar de 2021 e não falar de Olivia Rodrigo. Ela foi o momento! E o engraçado é que eu nem dava muita importância para ela, aí um belo dia resolvi ouvir o Sour e já na primeira música (Brutal) eu fiquei: "MEU DEUS, QUE COISA MARAVILHOSA É ESSA E POR QUE DEMOREI TANTO PARA OUVIR?" Sour é um álbum excepcional e o que mais me atrai nele é a sonoridade, que flerta bastante com o rock, que me lembra até quando eu era mais novo e ouvia Miley Cyrus e Avril Lavigne. Se eu que já tô mais velho, amei o álbum dela, imagine os jovens, né? Olivia Rodrigo tem muito futuro e estou bem animado para ver o que ela vai trazer pra gente no próximo ano.

Te Amo Lá Fora é bem a cara da Duda Beat, né? Eu adoro quando um artista cria sua própria sonoridade/identidade e você consegue saber que é ele só de ouvir alguns segundos de suas músicas. A Duda é assim e isso fica nítido nesse álbum, onde ela conseguiu imprimir uma sonoridade única, que mistura o piseiro raiz com o eletrônico e outros sons modernos. Sem falar nos visuais, que estão incríveis e coerentes com o que ela quer passar nas letras das suas músicas e na sonoridade que entregou em todas as faixas do álbum.

Ancient Dreams in a Modern Land, Batidão Tropical e Dancing with the Devil... The Art of Starting Over


Froot é um dos meus álbuns favoritos de todos os tempos e após o Love + Fear, que é bem diferente, a Marina retorna para a sonoridade do meu álbum favorito em seu mais recente trabalho: Ancient Dreams in a Modern Land. O álbum tem 10 músicas que são bem a cara da Marina, que beiram ao psicodélico em batidas viciantes, visuais icônicos e letras fortes com mensagens bem importantes. Por falar em visuais icônicos, o clipe de Venus Fly Trap é maravilhoso e um dos meus favoritos do ano. Se ainda não viu o clipe, saia agora mesmo para o YouTube, assista e volte aqui para ver o resto da lista.

Pabllo Vittar é um dos principais nomes do pop nacional, mas apesar de ser do pop, ela sempre colocou em suas músicas influências de outros gêneros que são bem típicos do norte e nordeste, que são as raízes dela. Em Batidão Tropical, Pabllo abraça de vez essas raízes e entrega um álbum inteiramente focado nessa sonoridade. O resultado? É perfeito. Para quem nasceu e cresceu no Nordeste como eu, ouvir Batidão Tropical é praticamente como fazer uma viagem de volta ao passado e essa nostalgia além de divertida traz felicidade e felicidade é algo meio raro nesses tempos difíceis em que vivemos, então obrigado por isso, Pabllo.

Dancing with the Devil... The Art of Starting Over é o projeto mais maduro de Demi Lovato até agora. Eu acompanho Demi desde seu primeiro álbum, então já vi os vários altos e baixos, principalmente em sua vida pessoal, então é muito emocionante ver Demi abraçando (ou seria dançando?) com todos seus demônios e colocando tudo isso nas suas músicas, pois elas passam toda a verdade de Lovato nesse álbum que conta uma história recheada de quedas, fragilidade, mas que focam na arte de se levantar, reinventar e começar de novo.

Bunny Is a Rider, Good Ones e You can't sit with us


Minhas músicas favoritas de 2021 são de três artistas que acho únicas, talentosas, que sempre entregam estéticas e conceitos impecáveis e que mesmo assim, não são tão reconhecidas pelo grande público. São elas: Caroline Polacheck, Charli XCX e Sunmi. Eu ouvi tanto Bunny Is a Rider, Good Ones e You can't sit with us que até perdi a conta, então não podia deixar de colocar elas aqui na lista. É bem provável que vocês nem conheçam essas artistas incríveis e nem tenham ouvido essas músicas, então faço esse pedido: ESCUTEM AS LENDAS! Ainda dá tempo de ouvir esses hinos e conhecer essas mulheres talentosas. Ah, todas essas músicas que citei aqui têm clipes maravilhosos, então sugiro assistir a todos também. Aí depois vocês voltam aqui e me contam o que acharam, que tal?


E chegamos ao fim da minha lista de melhores do ano. Sentiu falta de alguma coisa? Na verdade, vamos fazer assim: conta aí nos comentários qual é a SUA lista de melhores de 2021. Vou adorar ver o que temos em comum :)


3 Comentários

  1. Adorei os seus melhores de 2021. Arcane é tudo pra mim ♥ Concordo com Montero, Sour e Te amo lá fora, eu ouvi bastante algumas faixas desses álbuns. Indo agora ouvir Ancient Dreams in a Modern Land, gente como assim eu deixei passar esse álbum da Marina??? Um beijo e um ótimo final de ano para você ♥♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isa! Nossa, eu amei tanto Arcane! E ouça mesmo o álbum da Marina, tenho certeza que você vai gostar. Beijos e feliz ano novo para ti também ❤️

      Excluir
  2. Da lista, só conheço Wandavision. Pensando em de uma chance aos demais itens. Abraço!

    ResponderExcluir