Título: Morte Súbita
Título Original: The Casual Vacancy
Autora: J.K. Rowling
Ano: 2012
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 501
Sinopse: Quando Barry FairBrother morre inesperadamente aos quarenta e poucos anos, a pequena cidade de Pagford fica em estado de choque.
A aparência idílica do vilarejo, com uma praça de paralelepípedos e uma antiga abadia, esconde uma guerra.
Ricos em guerra com os pobres, adolescentes em guerra com seus pais, esposas em guerra com os maridos, professores em guerra com os alunos Pagford não é o que parece ser à primeira vista.
A vaga deixada por Barry no conselho da paróquia logo se torna o catalisador para a maior guerra já vivida pelo vilarejo. Quem triunfará em uma eleição repleta de paixão, ambivalência e revelações inesperadas? Com muito humor negro, instigante e constantemente surpreendente, Morte Súbita é o primeiro livro para adultos de J.K. Rowling, autora de mais de 450 milhões de exemplares vendidos.



"Morte Súbita" é o primeiro livro para adultos de J.K. Rowling (autora de Harry Potter) e é também o primeiro livro que li da autora (isso mesmo, nunca li Harry Potter.). Por tantas críticas negativas que li sobre o livro, confesso que estava com um pouco de receio para começar a leitura da obra. Mas comecei a leitura e não parei mais, J.K. Rowling me surpreendeu! Seu livro foi um dos melhores que li em 2014, isso é fato.


Rowling conduz com maestria uma trama bem realista (recheada de personagens extremamente bem
construídos) que poderia muito bem acontecer em qualquer cidadezinha de nossa sociedade atual. Na orelha do livro há a seguinte afirmação: "J.K. Rowling define Morte Súbita como uma 'grande história sobre uma cidade pequena'" E eu digo que está afirmação está corretíssima. Morte Súbita é realmente uma GRANDE história sobre uma cidade pequena. Dou ênfase a palavra grande por que essa é de fato uma GRANDE história! É aquela típica história que ao terminamos de lê-la ficamos com uma espécie de vazio, sem saber o que fazer a seguir.

A história de J.K. Rowling possui muitos pontos positivos, mas um ponto que eu diria que foi o responsável por a obra se torna excelente foi o seguinte: Seus personagens. Os personagens desse livro são muito complexos, cada um imerso em uma trama tensa e pesada, e todos (Todos mesmo!) são politicamente incorretos. "Ah então você não gostou de nenhum personagem, né?" Não, muito pelo contrário! Eu gostei, torci e me apeguei a muitos personagens (Sukhvinder, Krystal, Andrew, Tessa, Kay, Samantha...). Ok, também houveram personagens que eu simplesmente odiei (Howard, Shirley, Simon, Bola [esse não tanto como os outros, mas enfim...], Obbo...) e outros personagens que eu não dei a mínima importância (Gavin, Mary, Miles...). Mas independente de amar ou odiar esses personagens, o que me chama a atenção em todos eles é como eles foram bem construídos. A autora esmiúça os pensamentos e os motivos que levaram cada personagem a agir de tal forma no decorrer das páginas do livro e assim nós vamos compreendendo melhor cada personagem que constitui Morte Súbita.

"Nascimento e morte: era a mesma consciência de existência iluminada e do destaque da sua própria importância. A notícia da morte de Barry Fairbrother jazia no seu colo como um bebê recém nascido rechonchudo a ser exibido para todos os seus conhecidos." - página 20

Outro ponto alto do livro é a política. Há um embate muito forte de ricos contra pobres. Achava que eu nem ia ligar muito com esse ponto do livro, mas com o decorrer das páginas eu me vi envolvendo fervorosamente com essa parte da trama. Palmas para Rowling que me fez ver a política com outros olhos. Outro destaque da obra são os temas abordados na história: Há de tudo um pouco, desde os temas que estamos mais acostumados a ver (Violência doméstica, Bullying e Drogas)  à temas não tão abordados assim (Estupros, T.O.C., Dislexia e Automutilação).



A escrita da autora é excelente. A princípio há uma boa parte de páginas voltadas para a apresentação  dos tantos personagens do livro e também para explicar a dinâmica e a política de Pagford, o que deixa a leitura do livro um pouco arrastada, mas depois de certo ponto a leitura engrena e cativa o leitor. Impossível não se emocionar e ficar impactado com os tantos acontecimentos de "Morte Súbita".

Com um final embalado por "Umbrella", de Rihanna, Rowling consegue desestabilizar emocionalmente até o leitor mais durão. Confesso que fiz muita força para não chorar e levei um bom tempo para me recuperar dos acontecimentos desta obra. Para falar a verdade ainda não me recuperei de tudo o que aconteceu nesse livro e vez ou outra acabo revivendo (e sofrendo novamente com) tudo o que aconteceu. É tudo muito impactante e de certa forma revoltante, mas há uma mensagem por trás daquilo tudo: Na atual sociedade em que vivemos, a busca de algumas pessoas por um final feliz acaba se tornando difícil e até mesmo (em muitas vezes) impossível.


"Escolher é algo perigoso: quando escolhemos, temos que abrir mão de todas as outras possibilidades." - página 436

"Morte Súbita" é um livro impactante, complexo, emocionante e marcante. Uma ótima dica para o leitor que está cansado de historinhas bobas e que está procurando por alguma história mais forte e madura.

Nota: 5 de 5 estrelas  


36 Comentários

  1. EU AMO ESSE LIVRO! Confesso que fiz muita força para não chorar... e chorei pra caralhooo !
    Esse livro é perfeito. To tentando ver a série, mas to sem tempo.
    Ótima resenha.
    Abraço
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Markus! Eu também amo esse livro! <3 Confesso que foi muito difícil me segurar para não chorar, mas por incrível que pareça consegui! rs Pois é, Morte Súbita é perfeito! Eu já vi a série, quarta-feira vai até ter um post aqui sobre ela!

      Excluir
  2. Oi Tony!
    Confesso que tbm tenho um pouco de receio da história desse livro, até decidi ler O Chamado do Cuco primeiro, rs
    Mas fico feliz que tenha gostado tanto, me animou! Que a escrita dela é excelente a gnt sabe, né? haha
    Beijos!
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! Haha deixe esse receio de lado e leia o livro! Acho que você vai adorar Morte Súbita! :) Então, eu ainda não conhecia a escrita da J.K., mas agora que li esse livro reconheço e posso afirmar que a escrita dela é excelente!

      Excluir
  3. Maravilhosa resenha, Lucas! Rsrs
    A construção do enredo é o que impressiona nesse livro (senão em todos de Rowling), pois a surpresa do final bem amarrado vem com a mensagem "moral" cuja base foi desenvolvida em toda trama. E o que está nas entrelinhas, sempre precisado de um olhar mais atento para ser encontrado, é o que emociona. Identifiquei-me tanto com suas impressões que senti vontade de reler. Adorei a resenha.

    Beijos!
    agathaodaisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Agatha! Muito obrigado! Fico feliz em saber que você curtiu a minha resenha. Isso que você citou é realmente impressionante, adorei isso. J.K. Rowling está de parabéns por ter criado um livro tão incrível! Nossa, sério? Que demais! *-* Fico feliz em saber que você se identificou com as minhas impressões ao ponto de querer reler o livro! :)

      Excluir
  4. Oi!
    Sabe o que acho?
    O pessoal que é fã de Harry Potter não consegue se acostumar com a autora escrevendo algo tão distante do gênero de Harry Potter.
    Então antes de ler esse livro eles ficam com uma expectativa de encontrar personagens parecidos com os da saga e se decepcionam.
    Estou lendo lendo Harry Potter e adorando a escrita dela, não acho que seria diferente com outro livro.
    Ainda quero ler esse Morte Súbita!

    Beijo
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raissa! Eu também acho isso! Ia até comentar sobre isso na resenha, mas resolvi focar só no livro mesmo. Percebo que os fãs de Harry Potter não conseguem aceitar a ideia de que a J.K. Rowling lançou um livro com uma temática totalmente diferente da dos livros do bruxo. Fico feliz em saber que você pensa diferente! :) Eu também sou assim: Quando gosto muito de uma autor leio qualquer coisa que ele lançar, pode ser um romance ou um suspense...

      Excluir
  5. Eu infelizmente não gostei do livro como um todo. Até que depois da pagina 300 ele ficou muito bom e não consegui mais largar até ver o final. Mas até lá foi uma chatice só. Talvez por você não ter lido Harry Potter e não ter altas expectativas em relação ao livro, você tenha gostado mais do que eu.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Poxa, sério que você não curtiu muito o livro? Eu adorei! Acho que muito antes da página 100 eu já estava amando o livro! rs É, talvez tenha sido isso mesmo.

      Excluir
  6. Oi, Tony.

    Sei que pode ser bobagem, mas li dois ou três livros de Harry Potter e não curti mais nenhuma leitura da autora. Não me interesso muito por esse livro, pode ser preconceito, não sei bem o que dizer hehe. No início do texto tu mencionou que foi assim contigo neh, quem sabe eu não deva dar uma chance para autora???

    beijos

    http;//mundo-restrito.blogspot.com.br
    @rs_juliete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliete! Pois é, acabei ficando com receio de ler Morte Súbita (por causa de vários comentários negativos que li sobre o livro), mas resolvi dar uma chance ao livro e acabou que ele se tornou um dos melhores livros que li no ano passado! Acho que você deve dar uma chance a autora sim! :)

      Excluir
  7. Gente, que saudade desse livro! Eu li logo quando lançou, foi presente de despedida do meu antigo estágio. Sou fã de Harry Potter desde 2001. Tinha exatos 11 anos, entrando em uma nova escola e fantasiando que aquela era minha versão real de Hogwarts. Mas isso não me impediu de adorar Morte Súbita. Mesmo totalmente diferente, os elementos que eternizam J.K. como uma das melhores autoras da nossa geração estão lá. A construção dos personagens, dos locais, da própria história. Ela é maravilhosa!

    Foi uma leitura lenta e sofrida, mas muito gratificante. O que me lembra que preciso ler O Chamado do Cuco pra ontem!

    E sabia que fizeram uma série de Morte Súbita? Baixei o primeiro episódio, mas ainda não assisti.

    Adorei a resenha! :*

    http://nemteconto.org


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa! Nossa, que bacana a sua história com HP! Pelo visto Harry, Hermione e Ron fizeram parte de boa parte da sua história, né? Fico feliz em saber que isso não te impediu de adorar Morte Súbita! A maioria dos comentários negativos que li sobre o livro foram feitos por fãs de Harry Potter... Já tenho O Chamado do Cuco aqui e assim como você. preciso ler ele pra ontem! rs
      Sabia assim. Já vi todos os episódios e vou fazer até um post sobre a série amanhã! ^^

      Excluir
  8. Tooony! Tudo bem? Comigo sim

    Toca aqui, também nunca li Harry Potter \o/ ._. Adorei a resenha, mas assim como a sagaa dos bruxinhos não fiquei interessado :/

    Foram muitos elogios de sua parte e fiquei feliz em saber que gostou tanto assim, mas essa GRANDE trama não parece que vá me agradar :/

    Abs!

    Jhonatan | Leitura Silenciosa
    PARTICIPE DO NOSSO TOP COMENTARISTA E CONCORRA A DOIS LIVROS INCRÍVEIS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jhon! Comigo também está tudo bem! Aeeee achei que só fosse eu que nunca li Harry Potter! Fico feliz que você tenha curtido a resenha! Ah que pena o livro não despertou o seu interesse... :/

      Excluir
  9. Olá,
    Andei sumida por conta de uns im
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tony.
      Andei sumida por conta de uns imprevistos com o notebook, mas já estou de volta. Adoro a J.K., mas, além de HP, os livros que ela lançou não me interessaram muito. Esse é o único que leria, apesar de não ter aquela vontade toda. Mas gostei da resenha.
      Beijos.
      Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

      Excluir
    2. Oi, Inês! Tudo bem? Fiquei sabendo sobre esses seus imprevistos, mas é assim mesmo... Acontece! Bem-vinda de volta! \o/ Sei como é isso, mas espero que você dê uma chance a Morte Súbita! Fico feliz que você tenha curtido o post! :)

      Excluir
  10. Eu sinceramente acho que quem não gostou desse livro, esperava aquela escrita leve de livros infantis, porque J.K fez um brilhante trabalho com essa obra. Krystal por exemplo, é aquele tipo de personagem inesquecível, e todos os outros, lembram um pouco as pessoas que vivem ao nosso próprio redor. Fiquei admirada que você nunca leu Harry Potter, mas espero que um dia leia, Rowling tem lá os seus porquês de ser tão renomada. Estou acompanhando aqui, beijos!
    Desfocando Ideias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Natalia! Pois é, acho que quem não gostou de Morte Súbita estava esperando uma escrita leve de livros infantis! Sim, Krystal é uma personagem inesquecível! E os outros personagens também são bem reais... Nunca li Harry Potter, mas quem sabe se algum dia eu não leio os livros? :)

      Excluir
  11. AAiii, só eu que não li esse livro?? rsrsr
    Estou doida por ele *.*
    Adorei sua resenha!!

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juh! O livro é muito bom, espero que você o leia logo! Ah, fico feliz que você tenha curtido a minha resenha! :)

      Excluir
  12. Oi Tony, acredita que nunca li nada da autora? Sou doida para ler HP, mas até hoje não tive oportunidade ainda. Tenho muita curiosidade em ler Morte Súbita, muitos odeiam e muitos amam o livro, ainda quero ver o que acho dele. Mas acredito que irei adorar, pois gosto de um suspense policial, e pelo que você falou, ele é muito impactante!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kétrin! Acredito sim. Até ler Morte Súbita eu também ainda não tinha lido nada da J.K. Rowling! Mas agora que li esse livro quero ler muitas outras coisas dela. Morte Súbita é muito bom, creio que você vai gostar dele. O livro não é um suspense policial (ele tá mais para o Drama), mas é excelente e bem impactante! :)

      Excluir
  13. Tony, antes de mais nada, preciso dizer uma coisa: COMO ASSIM VOCÊ NUNCA LEU HARRY POTTER????? VOCÊ NÃO TEVE INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA?
    Pronto, desabafei! Hahaha.
    Aaah, eu detestei esse livro. Achei uma chatice sem fim.
    A escrita é muito bem feita, elaborada, com as pontas amarradas, típico da autora, mas eu achei tão, mas tão, chato. Queria dormir a cada uma das páginas, haha.
    Os personagens, alguns, são legais, mas tive raiva da maioria.
    Só que confesso que o final me deixou com uma bola na garganta.
    :x

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Teca! Hahaha olha, eu nunca tive muita vontade de ler Harry Potter. Não sei explicar muito bem o motivo, mas o que sei é que os livros nunca despertaram o meu interesse, sabe? Mas enfim... Fico triste em saber que você detestou Morte Súbita! :/ Eu adorei o livro e achei ele excelente.

      Excluir
  14. Fiquei meio "Depre" depois que terminei de ler esse livro,levei ele para todos os lugares que fui,e foi difícil deixar ele de lado,já que foi um livro incrivelmente fascinante e marcante pra mim.Sem falar que foi minha autora preferida que escreveu ele,amo tudo que a J.K escreve,não me importaria de ler a lista de supermercado dela rsrs.
    Ótima resenha Tony,e você deveria ler Harry Potter,foi esses livros que fizeram parte da minha infância,me fizeram sonhar,então nem tenho palavras para descrever eles.

    Beijos
    http://nadadecontodefadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Erika! Eu também fiquei assim ao terminar de ler Morte Súbita! Ele também foi um livro fascinante e marcante para mim. Haha esse foi o primeiro livro que li da J.K. que li, mas já quero ler tudo que ela escrever! rs
      Obrigado! Eu nunca tive vontade de ler os livros de Harry Potter, mas algum dia eu ainda vou lê-los! :)

      Excluir
  15. Estou querendo ler esse livro faz um tempo, mas por falta de vergonha ainda não li, na verdade tbm tenho um certo receio de ler esse livro, mas estou super curiosa, pois leio várias criticas positivas e negativas. http://luxuosoestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! O livro é muito bom! Deixe esse receio de lado e o leia, viu? rsrsrs

      Excluir
  16. Oi querido,
    Então vi muita coisa negativa sobre esse livro também, alias acho que a sua é a primeira resenha positiva que eu leio sobre ele, e acho que até consigo entender alguns pontos, afinal se não temos personagens por quem se apaixonar e não temos um final feliz a maioria das pessoas acha que esse não é um bom livro, não entendem de fato o que a autora tentou transmitir. Admito que depois de sua resenha fiquei curiosa e tentada a eu mesma tirar minhas conclusões sobre a obra.
    Beijo
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raquel! Eu também já vi muita coisa negativa sobre o livro! Pois é, acredito que por ele ter características que fogem de um livro considerado "normal" o pessoal já o julga como um livro ruim, mas discordo disso! A autora tem uma mensagem por trás disso tudo e o legal no livro é justamente isso: descobrir a mensagem que a J.K. quis passar para o leitor... Espero que você possa ler e gostar de Morte Súbita! :)

      Excluir
  17. Oi Tony, (olha eu aqui novamente)
    Tenho muita vontade de ler esse livro, acho porque eu li Harry Potter e gostei bastante da escrita da Rowling.
    Vi varias resenhas, na maioria criticas negativas :( (o que me deixou com um pouco de receio para comprar o livro), mais adorei a sua resenha. Tá muito boa, gostei também dos quotes selecionados!! Parabéns!! :ng
    Já estou seguindo :)
    Indiquei o seu blog para responder uma tag, passa la no meu blog para conferir!!
    Beijos,


    Livros Para o Chá das CincoTAG: Amo/Odeio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ketelyn! Olha, esse livro realmente tem várias críticas negativas! :( Dá um pouco de receio de ler ele mesmo, mas leia! Ele é ótimo! :) Fico feliz que você tenha curtido a resenha! Obrigado!
      Ah, obrigado! Vou lá dar uma olhadinha na tag!

      Excluir