Título: Paralelos - Contos Fantásticos
Autores: Diversos
Ano: 2015
Editora: InVerso
Páginas: 250
Sinopse: Guerras épicas, feiticeiros poderosos, seres de outros planetas, caçadas em meio as galáxias, combates interplanetários, clãs de assassinos, demônios caminhando sobre a Terra, zumbis, lendas se tornando reais, mundos paralelos, mundos inéditos, dimensões inexploradas, aventuras e emoções em dose alta...

Isso tudo é Paralelos - Contos Fantásticos!


* Livro cedido pela Editora InVerso


Como vocês devem saber, o blog agora é parceiro da Editora InVerso e por causa da parceria, acabei recebendo deles a antologia "Paralelos - Contos Fantásticos". O livro é a mais nova aposta da editora e é composto por 15 contos de autores brasileiros, contos esses que foram escolhidos por meio de um concurso promovido pela InVerso nas redes sociais. A antologia é bem diversificada, tendo desde contos sobre alienígenas até contos sobre caçadores de demônios, por exemplo.

Resolvi fazer um comentário (e dar a minha nota) sobre cada conto que compõe o livro e no fim dar as minhas considerações finais sobre a obra.   


Mors - Matheus Vieira da Cunha R.:

O conto de abertura de 'Paralelos' é Mors, do autor Matheus Vieira. A história é bem lúdica e poética e tem várias de suas linhas intercaladas com versos de músicas como "Sweet Dreams (Are Made Of This)" do Eurythmics e "Secrets", do OneRepublic e ainda: do soneto "Pálida à Luz", de Álvares de Azevedo e da peça fictícia "O Rei de Amarelo". Muito bem bolado e diferente. ADOREI!

"(...)Estou aqui desde os primórdios sem saber por que estou aqui, ou “o que sou”, apenas sei que sou o que sou e sempre o serei até o fim."

Nota: 5 de 5 estrelas


O cativeiro do mal - Paola Delben:

"O Cativeiro do Mal", de Paola Delben, acabou não me conquistando tanto quanto o conto Mors. A história é meio arrastada e bem confusa e tem partes bem nojentas. Gostei de algumas poucas coisas na história e ponto final, o conto como um todo infelizmente não me agradou! :/


"(...) Certo, ela não era exatamente uma vítima, tampouco inocente, mas ninguém tem real culpa de sua natureza. Ela era o que era."

Nota: 2 de 5 estrelas

Olhos de mel - Kelly Shimohiro:

"Olhos de Mel", da autora Kelly Shimohiro, é beeeem legal. Muito curto, mas bem legal! A história tem uma premissa bem criativa e original. Peca só na quantidade de páginas. Acredito que a autora poderia desenvolver muitas outras coisas antes de dar o ponto final no conto, mas vou ficar torcendo para ela lançar uma versão estendida da história ou até - quem sabe - um livro! 


"Mesmo neste lugar sombrio, meu peito quase explode. Se isso não for amor, não importa. É a melhor coisa que existe, em todos os mundos por onde eu já estive. O amor continua, mesmo aqui..."

Nota: 4 de 5 estrelas

O segredo do alquimista - Márcia Pfleger:

"O Segredo do Alquimista", de Márcia Pfleger, junto com Mors é um dos melhores contos do livro até então. A narrativa é bem fluída e a escrita da autora é maravilhosa. Sem falar que os personagens do conto são bem cativantes! A trama da história também é bem bolada e consegue (nos momentos finais) deixar o leitor bem surpreso e chocado. ADOREI!


"Um sentimento ruim, de incerteza, começou a me inquietar por dentro. Como quando tingimos uma poção com o ingrediente errado e o conteúdo do crisol inicia a borbulhar numa reação indevida – e fica no ar aquela sensação de ameaça, de desagradável expectativa..."

Nota: 5 de 5 estrelas
 
O assado português - Gerson Augusto Gastaldi:

"O assado português", de Gerson Augusto Gastaldi, começou de uma forma bem devagar, quase parando. Mas aí o autor bolou uma reviravolta que me deixou bem acordado. A história é muito mórbida, macabra e sarcástica. Acabei me surpreendendo com o conto, ele tinha tudo para ser bem chatinho, mas acabou se tornando bem interessante.

“Você viu, caro colega, como um forno elétrico prepara tão bem o assado português e no ponto certo?”

Nota: 3 de 5 estrelas

999: Rebeca Luz e a longa noite do grande amor - Elias Araújo:

"999: Rebeca Luz e a longa noite do grande amor", de Elias Araújo, é pesado, polêmico, e (em certos momentos) sórdido. Mas há uma mensagem por trás de toda essa atmosfera pesada, uma linda mensagem sobre o amor. Por causa disso o autor ganhou alguns pontos comigo.

"(...) Ela se deparou com pessoas boas, com pessoas más e com pessoas que eram uma mescla de ambas as qualidades, daquelas que te amam, mas também te odeiam por te amarem."


Nota: 3 de 5 estrelas

Horror adentro - Oscar Nestarez:

"Horror Adentro", de Oscar Nestarez, é um conto mega parado. São páginas e mais páginas com descrições, narrações e nenhum diálogo, isso deixou a leitura do conto bem arrastada. A trama também não é tão instigante e o protagonista não me conquistou. Resumindo: Não gostei muito  do conto! :/

"Mas não voltaria. Não quando sentia no ar uma eletricidade insólita, como se algo mais antigo que o tempo e mais verdadeiro que a morte se manifestasse."


Nota: 2 de 5 estrelas



Meu irmão mais novo - Pamela Christine:

"Meu irmão mais novo", de Pamela Christine", é um ótimo conto que conquista o leitor logo nas suas primeiras páginas. A trama tem uma dose de realidade misturada com uma boa dose de fantasia, que acaba resultando numa história convincente (mesmo se tratando de uma história que é recheada de seres sobrenaturais). A mitologia do conto é muito bem trabalhada, tendo até criaturas sobrenaturais nunca vistas por mim em nenhuma outra história! O final do conto é muito bom e deixa no leitor um gostinho de "quero mais".

"É claro que se alguém nos encontrasse daquele jeito seríamos despedidos, mas eu não ligava. Tudo o que eu queria naquele momento era ter novamente seu corpo colado ao meu num momento íntimo, e seus lábios em encontros explosivos, como dois cometas colidindo. Tinha me esquecido do que era beijo, e a sensação que eu senti foi como nenhuma outra."


Nota: 5 de 5 estrelas  

Quem você pensa que é? -
Marcelo Araújo:

"Quem você pensa que é?", de Marcelo Araújo, é um conto bem diferente e inteligente. Ele é meio filosófico e nos permite refletir sobre determinados assuntos, mas em certos momentos é um tanto arrastado.

"A verdadeira humanidade não tem regras e se joga na imperfeição de cada dia, no imprevisto de cada conversa inconclusa; cada frase sem sentido, e no entanto inteligível."

Nota: 3 de 5 estrelas

A batalha do grande salão de Eldor -
Cláudio Manoel Almeida:

"A batalha do grande salão de Eldor", de Cláudio Manoel Almeida, é recheado de ação. O conto me lembrou bastante aqueles jogos de RPG, pois os personagens da história travam batalhas regadas com espadas e poderes e ainda enfrentam criaturas sobrenaturais. Ele é muito bom e não me deixou entediado em nenhum momento. Só não curti o final que é "em aberto"...

"Diante da luta iminente, a esperança renasceu em seus corações. A vontade de vencer então faiscou viva em seus olhos e a ira, que estava oculta, conduziu seus atos."

Nota: 4 de 5 estrelas

Joelson — o caçador de demônios -
Alessandra Vasconcelos:

"Joelson o caçador de demônios", de Alessandra Vasconcelos, tem estilo. O protagonista do conto é sarcástico e irreverente e acaba se envolvendo em situações incomuns e bem assustadoras. Apesar de ter ficado com um pouco de medo em determinados momentos, o conto como um todo me agradou bastante! :)

"Filho querido, lembre-se que as bênçãos de Deus não são reconhecidas por todos, mas aos que abrirem os olhos, elas poderão ser vistas abrindo seus caminhos com luz e graça. Não perca a fé. Não se desvie demais. E se achar que é tarde demais, apenas não tente voltar. Sua batalha está em seguir em frente, por onde as sombras cairão."


Nota: 5 de 5 estrelas

O grande Pastor - Paulo Henrique:

"O grande Pastor", de Paulo Henrique, poderia ter sido muito melhor do que é. A história mistura distopia com ficção científica e começou de uma forma bem promissora, mas acabou se arrastando e se perdendo um pouco. Os destinos escolhidos pelo autor para a sua história acabaram não me agradando e o final foi um tanto frustrante.


"Não há sentimento mais forte, mais motivador que a vingança, mas seria esse sentimento tão forte capaz de fazer uma pessoa trair toda a sua espécie e dar fim à humanidade?"


Nota: 3 de 5 estrelas

O Dragão de Cadmo - Paulo Abe:


"O Dragão de Cadmo", de Paulo Abe, é maravilhoso! Uma boa história policial que faz o leitor querer investigar o caso e descobrir quem é o culpado junto com o detetive da trama. É bem interessante também a inserção de mitologia ao caso do conto. Só não vou dar 5 estrelas porque ficaram algumas pontas soltas na história.

"“(...)Talvez se nós formos por duas linhas paralelas poderemos cruzarmos o que sabemos em algum ponto.” 
“Linhas paralelas não se cruzam, Meir.” 
“Só quando a gravidade não é forte.”"


Nota: 4,5 de 5 estrelas

Máscaras - Cecilia Mesquita:

"Máscaras", de Cecilia Mesquita, tem uma proposta interessante, mas acabou não me convencendo. Durante toda a leitura do conto eu não conseguia comprar aquela ideia/história, sabe? Como eu disse, a história é interessante, mas não é convincente.

"(...) deixar suas vontades de lado para o bem de outras pessoas é quase um dom, deixar suas necessidades de lado pela vida de outra pessoa, é amor."


Nota: 2,5 de 5 estrelas

Preto e Vermelho - Washington Albuquerque: 


"Preto e Vermelho", de Washington Albuquerque, é em praticamente todo o momento calmo, mas possuí uma reviravolta inesperada e surpreendente. Confesso que fui pego de surpresa com o que aconteceu e fiquei bem chocado com o final do conto. Apesar disso, a história acabou não me conquistando tanto, talvez por ser super curta.

"Ela empurrou-me para trás, caindo sobre mim, sugando meu medo, minha lucidez, meu sangue e minha vida."


Nota: 3 de 5 estrelas 


Como vocês puderam perceber, "Paralelos" é uma obra recheada de altos e baixos (Algo normal em qualquer antologia), mas mesmo com esses baixos, a obra como um todo é excelente e proporciona uma viagem inesquecível e marcante para o leitor. Sem falar que tem um visual maravilhoso e atraente (alguém aqui também amou essa capa?).

Nota final: 4 de 5 estrelas


32 Comentários

  1. Também recebi Paralelos da editora, vou prestar mais atenção nos contos que você deu uma boa avaliação! E claro estou bem curiosa por serem contos fantásticos.

    Blog: Dei um Jeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Giovana! Espero que você curta a leitura de Paralelos! Vou ficar no aguardo da sua resenha e ver se as nossas avaliações serão parecidas! :)

      Excluir
  2. Olá!

    Eu tô com o e-book para ler, vai ser uma das proximas leituras.
    Gostei da sua resenha dessa forma, contando um pouco de cada um dos contos, deu pra ter uma visão melhor sobre eles <3


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! Espero que curta a antologia! Eba, fico feliz que você tenha curtido a resenha! Vou ficar aguardando a sua, tá? :)

      Excluir
  3. A capa realmente é muito bonita, mas infelizmente o livro não me interessou. Não curto livros de contos. Mas parabéns para a editora por dar uma chance aos novos autores.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Ahh é uma pena que você não curta antologias de contos! :/ A iniciativa da editora foi muito bacana, né? :)

      Excluir
  4. Adorei esse formato de resenha, que deu destaque para todos os contos! Ainda não li nenhum livro de antologias, mas sempre quis - e quem dera participar de algum! A capa de Paralelos é linda, né?

    Beijão, Guta! ♥
    www.opinada.com"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Guta! Tudo bem? Eba, fico feliz que você tenha curtido o formato da resenha! Espero que você possa ler e gostar de Paralelos! Sim, é muito linda! <3

      Excluir
  5. Uooow, quantos contos! É uma oportunidade e tanto pros autores iniciantes. Não gosto muito de contos porque nem sempre conseguimos captar a essência do conto, ou então não dá pra desenvolvê-lo direito e acaba não nos agradando muito, mas bom saber que grande parte te conquistou! Faz parte de antologias né, é uma grande variedade de escritas, e a parte dos temas serem bem distintos deve ter ficado legal :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem tag no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! Pois é, são muuuitos contos! Verdade, a autora fez bonito em dar uma oportunidade para autores iniciantes. Às vezes acontece isso, mas como você mesma disse: Grande parte dos contos me conquistou! :) Sim, ficou bem legal!

      Excluir
  6. Oi!
    Nçao tenho muito o costume de ler contos mas esse livro me chamou atenção!, que bom que gostou de quase todos, parece ser bem legal.
    Abraço
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Guilherme! A antologia é bem legal mesmo, espero que você possa ler e gostar dela! :)

      Excluir
  7. Ollá Tony ^^
    Só a sinopse do livro já me chamaste muito atenção *-* Adoro contos fantástico são meus favoritos.
    Muitos dos contos me deixaram curiosa, acho que eu iria gostar! PRECISO DESTE LIVRO URGENTEMENTE hehehe'

    Beijoxx.
    Princess of Love ♥ http://maria-gabriely.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maby! A sinopse é bem instigante, né? Eu também curto muito contos fantásticos e adorei vários desse livro! Espero que você possa ler e gostar de Paralelos! :)

      Excluir
  8. Ola!
    Tenho ganas de ler este livro. Parecen uns contos bem interesantes. E a capa e fermosa.
    Agardo que me comprendas. Estou a aprender o idioma ainda.
    Parabéns pela resenha.
    Beijinhos de Espanha.
    Eu li voce depois.
    http://abracalibro.blogspot.com.es

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola, cómo estás? El libro tiene algunos cuentos interesantes y su capa es muy bonito, ¿verdad? Yo te entiendo! :) Gracias!

      Excluir
  9. Oi, Tony!
    Não gosto muito de antoloias, mas estou pensando seriamente em começar a dar uma chance.
    Os contos que me chamaram atenção foram: Mors, Meu irmão mais novo, e Joelson -o caçador de demônios.
    Beijos

    Construindo Estante || Curta a fan page
    Sorteio de caneca personalizada de A Culpa é das Estrelas. Participe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eliana! Sério que você não curte muito antologias? Eu adoro! Esses três contos são muitos bons! Espero que você possa ler e gostar de Paralelos! :)

      Excluir
  10. Oi Tony!
    Que livro incrível, adoro contos e me apaixonei pela sinopse.
    Quero ler. Não conhecia!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra! O livro é muuito bom, espero que você possa ler e gostar bastante dele! :)

      Excluir
  11. ME parece que el libro tiene una media de 3 estrellas.

    Tiene una portada hermosa


    Y suena medianamente interesante.


    Lo tendré en cuenta.

    Saludos :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola, Yukimaru! Está bien? Sí, el libro fue un promedio de alrededor de 3,6 estrellas, pero decidió arrendodar 4. La antología está muy bien hecho y muy interesante. Espero que puedas leerlo en un día! :)

      Excluir
  12. Olá, Tony Lucas
    É a primeira vez que vejo uma resenha assim, conto por conto. Ficou bem legal, e você explicou muito bem o que agradou e o que desagradou. Aliás, fiquei feliz que tenha gostado do meu conto e que tenha atiçado a curiosidade de outros leitores ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pamela! Muito bacana ter você por aqui. Fico feliz que você tenha curtido a minha resenha! Eu adorei o seu conto, ele é muuuuuuuito bom! :D

      Excluir
  13. Não conhecia o livro, mas curto ler livros de contos.
    Gostei da enfase que deu em alguns contos, a avaliação detalhada em cada um. Enfim, espero um dia poder ter a oportunidade ler Paralelos.
    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renato! Eu também curto ler livros de contos! :) Eba, fico feliz que você tenha curtido a forma como que escrevi a resenha! Também espero que você possa ler Paralelos em breve! :3

      Excluir
  14. Oi, Tony!

    Lembro de ter visto a capa desse livro e de ter comentado que ela era super bacana, foi aqui? Agora não me recordo...

    Achei a ideia da reunião de vários autores muito legal! Todo mundo teve um espacinho! Lendo as quotes, acho que valeria a pena ler "Olhos de Mel" e o "O Grane Pastor"...não me interessei muito pelos outros! :)

    Beijoca
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamires! Foi aqui mesmo, eu me lembro... Pois é, também achei isso muito legal! Todo mundo teve o seu espaço no livro! :) Olhos de Mel é muito legal! O Grande Pastor é bom! :)

      Excluir
  15. Ah, que incrível! É bem verdade o que você disse sobre o altos e baixos em antologias, Lucas. A arte é sujeita a interpretações subjetivas variadas. O importante, também, é a oportunidade tanto para os autores quanto aos leitores que esse tipo de trabalho dá: o contato com a obra. Ótima resenha, Lucas. :3

    Beijos!
    agathaodaisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Agatha! Sim, isso é muito importante mesmo! Obrigado, fico feliz que você tenha curtido a resenha! :)

      Excluir
  16. Olá, Tony, querido. Vi que publicou uma resenha sobre o livro Paralelos, o qual participo com o conto "O Segredo do Alquimista". Fiquei mega feliz com sua apreciação do meu conto! Aproveito a oportunidade e convido vc a conhecer 2 outros contos meus ("A Ânfora de Ouro" e "Crepúsculo Solferino") - este último uma continuação da história inspirada no conto "Venha Ver o Pôr do Sol", da Lygia Fagundes Telles. Pode conferir no link da revista de literatura Parênteses: http://revistaparenteses.com.br/project/edicao-09/ Abraços

    ResponderExcluir
  17. Olá, Tony, querido. Vi que publicou uma resenha sobre o livro Paralelos, o qual participo com o conto "O Segredo do Alquimista". Fiquei mega feliz com sua apreciação do meu conto! Aproveito a oportunidade e convido vc a conhecer 2 outros contos meus ("A Ânfora de Ouro" e "Crepúsculo Solferino") - este último uma continuação da história inspirada no conto "Venha Ver o Pôr do Sol", da Lygia Fagundes Telles. Pode conferir no link da revista de literatura Parênteses: http://revistaparenteses.com.br/project/edicao-09/ Abraços

    ResponderExcluir